O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CLuz do óleo ligada em lenta com motor quente

67 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 25 Abr 2025, 08:49

Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, comigo aconteceu o seguinte: em alguns momentos piscava a luz, troquei o sensor e o defeito persistiu e até aumentou a frequência, medi a pressão e com o motor quente estava acima de 1,5 bar , troquei o conector e ainda sim acendia a luz ( mas com menos frequência) , percebi um barulho na tbi e notei que a válvula pcv estava travada aberta , fiz a troca por outra válvula e a mangueira, e acredite, sumiu o problema, não sei qual a ligação disso mas sanou ...

Com a válvula travada aberta o carro iria ficar acelerado, não tenho a mínima ideia o que deu ai. Aliás muitos confundem esta válvula que para um lado ela trava mais não pode travar 100% e para o outro se puxar fica totalmente aberta o lado mais fechado sempre vai para a TBI e o trabalho dela quase fechar é quando está na lenta, e quase fecha para deixar uma pequena entrada de ar para o carro não ficar morrendo em manobras, ao acelerar a esfera volta deixando ela livre e este vai e vem da esfera interna ao acelerar e desacelerar vai mantendo ela sempre desentupida, ou quase sempre.

Meu carro não estáva acelerado porém oscilava a lenta , quando tirei ela ela estava passando o ar livre de ambos lados e a mangueira totalmente esfarelando, e acredite depois da troca a luz do óleo não piscou mais e o carro ficou mais ágil

Sim entendido, travada de forma que fica mais aberta que o normal, neste caso sim a lenta fica irregular porque o atuador de marcha lenta consegue ajustar uma entrada de ar pequena, no seu caso ela ficou maior do que ele consegue e assim ele ficava lutando e ajustando no máximo e tem que liberar porque ajustou demais etc. Fica um cabo de força entre a lenta e a entrada de ar. Aliás esta válvula PCV é terrivel, porque quase ninguem faz manutenção nos carros, e ela precisa de uma artenção especial. Uma manutenção importante que que não fazem e inclui a PCV porque faz parte seria limpar a TBI pelo menos uma vez a cada 3 anos, e parece que até os mecânicos tem preguiça de mexer ali, uns usam um produto mágico jogando ali na entrada dela para enganar clientes kakakaka
Imagem

mwyayo
Member
Member
Nome Completo: Henrique Borgi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por mwyayo » 25 Abr 2025, 17:12

Pessoal, apos ler as respostas no topico, tenho uma pergunta a fazer
o meu vectra anda com Shell Helix 5W30 desde que comprei pois o antigo dono ja utilizava, so mantive o padrao nem mudei a marca, estou com o carro a 5 anos.
Vi aqui no topico que indicam o 15W40 para lugares mais quentes, eu moro no Rio, me pergunto se seria o mais prudente eu fazer a troca do 5W30 para o 15W40, pois eu ja vou fazer a preventida dos oleos mes que vem.
Teria algum problema em mudar o oleo apos tanto tempo usando o mesmo?
So quero tentar deixar o motor andando no melhor possivel

Mais uma pergunta

Eu acho que comprei uma cebolinha ruim, depois que troquei a antiga que estava vazando um pouco de oleo a luz comecou a piscar.
Eu tinha comprado "original"
Dessa vez eu comprei a Continental, existe algum problema de confiabilidade na marca?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Abr 2025, 17:30

mwyayo escreveu:Fuente del Mensaje Dessa vez eu comprei a Continental, existe algum problema de confiabilidade na marca?

não acho que tenha problemas pela marca , cebolinha funciona ou não funciona se estragar a luz vai acender , eucoloco a mais barata e nunca teve problemas por causa de marca , pra vc ver vc coloco a original e deu ruim

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 26 Abr 2025, 08:34

Sobre o óleo tenho o seguinte pensamento (e pode ser que eu esteja equivocado): se está usando o 5w30 e há algum problema somente com o motor quente, talvez seja melhor mudar apenas a viscosidade da fase quente - tipo 5w40, que pelo que já pesquisei, parece só existir o sintético (já vi da marca Motul). Se mudar a viscosidade da fase fria, pode ser que comece a ter problemas na primeira partida do dia, por causa da demora do óleo mais grosso para subir.

Sobre o manual não indicar essa viscosidade, talvez seja pelo fato de na época em que nossos carros foram produzidos era preferível usar óleo mineral ou semi-sintético... ou estou falando abobrinha rsrs...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Abr 2025, 14:08

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o óleo tenho o seguinte pensamento (e pode ser que eu esteja equivocado): se está usando o 5w30 e há algum problema somente com o motor quente, talvez seja melhor mudar apenas a viscosidade da fase quente - tipo 5w40

oleo e umasunto que cada um tem sua opinião e pra falar a vedrdade acho que nema GM sabe dereito qual oleo vai nos carros kakakakakakak
Imagem
acho que so muda a especificação do oleo na minha etiqueta ela fala API ~SJ \SL e diz troca a cada 5 mil KM ou 6 meses , alguem troca oleo a cada 6 meses ? a maioria coloca sintetico e fala que dura 10mil 15 mil kilometros , e um asunto dificil de se tratar .
meu carro tem uma etiqueta igual essa na tampa do portamalas , e olhando os manual e etiquetas que vem nos carros acho que pode colocar o oleo que vc mais gosta e vai funcionar igual .
eu procuro um oleo que se adapte melhor ao uso do carro , se o carro anda mais tempo com o motor frio um oleo mais fino ajudaria mais , se roda bem quente em engarrafamentos ou longos trechos em estrada um oleo mais viscoso pode ajudar mais , vai depender do uso do carro e do gosto e pensamento do dono .

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 28 Abr 2025, 08:07

chirola escreveu:Fuente del Mensaje alguem troca oleo a cada 6 meses ?

Eu troco rsrs... uso predominantemente severo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 28 Abr 2025, 14:08

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco rsrs... uso predominantemente severo.

eu tambemtroco a cada 6 meses sem importar a kilometragem , mais e pouca gente que troca certinho , meu carro tambem o uso dele e severo segundo o manual roda uns 16 km \20 km todo dia mais o trajeto e metade cidade metade br e no inverno não consegue chegar na temperatura de trabalho e isso contamina o oleo por isso sou chato com as trocas , pra ter uma ideia hoje esta fazendo uns 20' graus e o carro não chegou nos 80 graus no painel nem sei se chegou a abrir a termostatica dele kakakakakka imagina nos dias frios que aqui chega dar uns 6 \ 8 graus de temperatura a agulha não sai da faixa azul do painel

67 mensagens