O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalar MID (computador de bordo) em Vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

849 mensagens
Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Instalar MID em vectra GL/GLS 97~05

por Ives » 05 Dez 2014, 06:25

brenocrod escreveu:Cara valeu mesmo. Meu e 99 é achei o computador de bordo Novo na caixa do conector amarelo com preço muito bom o cara ta precisando de grana é me vende por 150,00. Acho que vou encarar pois ta zerado na caixa. Mesmo assim vou precisar da alavanca do limpador para adaptar?

sim, alguma fiação vai ser preciso adicionar, independente do modelo q vc for adaptar.....sinais como velocidade e tanque (vindos do painel), sinal de injeção (vindo do modulo de injeção) vc precisa adicionar, bem como os fios para a alavanca...alguns sensores terão q ser aterrados, pois o seu carro nao terá algumas funções do modulo check (verificação de lampadas) pois esse nao vem nos GL e GLS....mas as melhores funções q ficam visiveis ao usuario, q são as de consumo, funcionam perfeitamente......o chicote infelizmente nao vem preparado "plug & play", mas vale a pena o esforço..... a alavanca será necessária para você poder trocar as funções do computador, senao toda vez q liga ficaria na mesma tela, e normalmente a primeira ao energizar é data/hora/temperatura externa....ou seja, sem alavanca vc fica com TID na pratica....
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 05 Dez 2014, 10:23

Tales Camargo escreveu:Amigos, preciso de uma ajuda. O meu carro usa o conector amarelo, e eu encontrei um computador que usa o conector cinza. Até aí tudo bem, só fazer a conversão dos fios. O problema é que esse computador não vem com o conector do chicote, e eu não tô conseguindo encontrar ele

Alguém aí pode me ajudar? Dar uma dica ou informar alguém que tem esse conector pra me vender

Desde já agradeço a ajuda!

Bom dia
Mercado livre tem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

Forte abraço!!

PLATEADO
GL Member
GL Member
Nome Completo: plateado melarego
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por PLATEADO » 05 Dez 2014, 12:37

galera to com uma duvida.. o meu vectra 99 so tem o relogio, provavelmente com conector amarelo ne.. achei um MID aki na minha cidade com conector cinza.. ai a minha pergunta é.. o que vai acontecer se eu ligar esse esse MID cinza no meu vectra sem fazer as devidas modificações nas pinagens..?
vectra gls 99 2.2 mpfi - completo + ar digital + ABS
viewtopic.php?f=70&t=5070

brenocrod
Member
Member
Nome Completo: Breno De Carvalho Rodrigues
Estado: Minas Gerais

por brenocrod » 05 Dez 2014, 13:22

Ricardo Crispim escreveu:
Tales Camargo escreveu:Amigos, preciso de uma ajuda. O meu carro usa o conector amarelo, e eu encontrei um computador que usa o conector cinza. Até aí tudo bem, só fazer a conversão dos fios. O problema é que esse computador não vem com o conector do chicote, e eu não tô conseguindo encontrar ele

Alguém aí pode me ajudar? Dar uma dica ou informar alguém que tem esse conector pra me vender

Bom dia
Mercado livre tem

Forte abraço!!

Cara também não tava encontrando conector aí hoje fui numa cidade que do lado e comprei o conector do gol g5 igualzinho vem com 26 fios mas na ponta do conector são 32 furos acho que vai dar certo

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 05 Dez 2014, 14:49

brenocrod escreveu:

Bom dia
Mercado livre tem

Forte abraço!!

Cara também não tava encontrando conector aí hoje fui numa cidade que do lado e comprei o conector do gol g5 igualzinho vem com 26 fios mas na ponta do conector são 32 furos acho que vai dar certo

Galera conector do G5 encaixa direitinho tem que fazer algumas adaptações no nos pinos mas é perfeito a conexão o problema foi que o meu computador mid não tá funcionando infelizmente parece que tá queimado mesmo. Só para garantir: com o midi no meu colo tela pra baixo o pino 1 é o primeiro no alto da direita correto?

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 05 Dez 2014, 16:00

Galera eu de novo tô com uma dúvida eu tô tentando comprar a chave do limpador de parabrisa com computador de bordo mas não tá achando a do vectra eu tô encontrando do zafira do corsa sedan ou astra essas chave seta servem? Meu vectra 99 gls 2.2

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 05 Dez 2014, 16:01

brenocrod escreveu:Galera eu de novo tô com uma dúvida eu tô tentando comprar a chave do limpador de parabrisa com computador de bordo mas não tá achando a do vectra eu tô encontrando do zafira do corsa sedan ou astra essas chave seta servem? Meu vectra 99 gls 2.2

Será que tem algum membro aqui do clube que tem essa peça para vender?

JoseEVieira
GL Member
GL Member
Nome Completo: José Etelvino Vieira
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por JoseEVieira » 07 Dez 2014, 19:39

Boa tarde galera.
Tirei esse sábado para instalar o MID no meu Vectra GLS.
Comprei o MID com conector cinza, e a chave do limpador por R$ 150,00.
O problema foi o plug cinza!
Onde comprei, não tinha. Os caras desmontam os carros e vendem os chicotes velhos pra derreter o cobre, junto com os plugs. Dai Fui numa cidade vizinha maior, e fui em todos os ferros velhos e nada de plug.
Então voltei e fui num ferro velho daqui, que tem MID pra vender. Ele só tinha Vgls no desmanchando, mas como tinha os MID, falei que devia ter o chicote. O rapaz me falou que faziam mais de dois anos que não demanchavam Vcd. Me falou se eu quisesse procurar, ele tinha umas caixas com plugs e conectores guardados, junto com chicotes velhos, mas tudo misturado, de todas as marcas e modelos. Vasculhei uma hora e meia, e no fundo da ultima caixa da pilha, achei o Mardito plug cinza. O cara ainda teve a coragem de me cobrar R$ 5,00. kkkkkk
Fiz a adaptação conforme o fórum, e deu tudo certo, só não liguei o fio da central da injeção. Faltou o conector 32 no chicote da Central, que como era sábado e tudo tava fechado, não achei um terminal compatível pra colocar.
Gostaria de ajuda de como passar o fio para dentro do carro, algum macete ou tutorial. Outra dúvida é que sobraram fios do conector amarelo e gostaria de saber o que eles são?
Se alguem precisar do MID com a chave do limpador, onde comprei tem mais uns 4 ou 5.
Abraço

JoseEVieira
GL Member
GL Member

por JoseEVieira » 07 Dez 2014, 19:45

AH outra coisa!
O sensor do nível do oleo é um sensor específico ou posso ligar no sinal da luz do oleo do painel de instrumentos?
Abraço.

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 08 Dez 2014, 13:33

JoseEVieira escreveu:Boa tarde galera.
Onde comprei, não tinha. Os caras desmontam os carros e vendem os chicotes velhos pra derreter o cobre, junto com os plugs. Dai Fui numa cidade vizinha maior, e fui em todos os ferros velhos e nada de plug.
Então voltei e fui num ferro velho daqui, que tem MID pra vender. Ele só tinha Vgls no desmanchando, mas como tinha os MID, falei que devia ter o chicote. O rapaz me falou que faziam mais de dois anos que não demanchavam Vcd. Me falou se eu quisesse procurar, ele tinha umas caixas com plugs e conectores guardados, junto com chicotes velhos, mas tudo misturado, de todas as marcas e modelos. Vasculhei uma hora e meia, e no fundo da ultima caixa da pilha, achei o Mardito plug cinza. O cara ainda teve a coragem de me cobrar R$ 5,00. kkkkkk
Fiz a adaptação conforme o fórum, e deu tudo certo, só não liguei o fio da central da injeção. Faltou o conector 32 no chicote da Central, que como era sábado e tudo tava fechado, não achei um terminal compatível pra colocar.
Gostaria de ajuda de como passar o fio para dentro do carro, algum macete ou tutorial. Outra dúvida é que sobraram fios do conector amarelo e gostaria de saber o que eles são?
Se alguem precisar do MID com a chave do limpador, onde comprei tem mais uns 4 ou 5.
Abraço

Boa tarde colega estou procurando a bendita chave do limpador com os botões e não to achando em lugar nenhum. Porfavor me passa o contato do cara onde vc comprou. Quanto ao local por onde passar o fio, no meu eu to passado por uma borracha que tem perto do hidrovacuo. O meu e um GLS 2.2 99 de for Da mesma faixa de ano me fala que eu mando fotos

Tales Camargo
GL Member
GL Member
Nome Completo: Tales Camargo Rodrigues de Faria
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Tales Camargo » 08 Dez 2014, 16:20

Bom dia
Mercado livre tem

Forte abraço!!

Muito obrigado Ricardo! Já fiz a compra desse link aí mesmo, foi uma mão na roda! Agora é esperar chegar e instalar
Vectra CD 2.2 16v+T.Solar+B.Couro+ArCond+DirHid+VE+Cont.Tração+Comp.Bordo+ABS+AirB

viewtopic.php?f=70&t=3740

Imagem

PLATEADO
GL Member
GL Member

por PLATEADO » 09 Dez 2014, 14:27

Abraço

fala amigao.. por acado nesse lugar nao teria algum TID conector amarelo? o meu vectra tem só o relogio e esta com o visor enrugado.. estou a procura de um TID.. no seu vectra tinha relogio ou TID?

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 09 Dez 2014, 17:17

José Leal escreveu:A ligação é essa mesma: marrom-negativo; vermelho e preto-positivo.

Junte o preto com o vermelho e ligue no + da bateria e o marrom no -. Pode fazer sem medo que não vai queimar nada. Caso não acenda o MID, veja pelo menos se consegue ver os "pixels" na tela. Talvez as lâmpadas de iluminação do display estejam queimadas.

Se seu carro já tem o TID/relógio, uma sugestão que deixo é comprar o conector cinza, desmonta-lo, desmontar o conector amarelo e transplantar os fios de um para o outro. Com uma chave de fenda fina (daquelas de relojoeiro), basta apertar uma trava que tem nos contatos metálicos e puxa-lo. Fiz assim quando troquei o MID do carro do XexeuVCD e ficou como se fosse original de fábrica.

Aí galera pra ilustrar o que o colega comentou em nessa nessa postagem resolvi fazer um vídeo mostrar como tirar o pininho do do plug passar pra outro ok? Espero que isso ajude ainda mais vocês conseguirem fazer adaptações. Segue o link do vídeo:
http://m.youtube.com/watch?v=9JAh3fClUhY

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 11 Dez 2014, 14:20

Ives escreveu:Para a instalação do MID, a maior parte da fiação já esta disponivel no conector amarelo do TID, q precisara ser convertido. Unico fio que precisa ser puxado vem da central de injeção, que é ligada ao pino 32 da injeção e vai para o pino 27 do MID

Abaixo temos detalhado a pinagem do conector Cinza (32 vias) do MID. Caso voce tenha um MID conector amarelo, use a tabela no final para converter a pinagem do cinza para amarelo e ver a fiação equivalente. Vale ressaltar q sempre vale a pena investir na compra do MID conector cinza, visto q sua forma construtiva é robusta, praticamente livre de falhas de display comum nos MID de conector amarelo

Abaixo descreve-se a pinagem do MID conector CINZA, e de onde puxar o fio do conector amarelo existe.

PINO 1: TERRA (utilizar fio marrom pino 2 do conector amarelo original))
PINO 2: NEGATIVO DO SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA( ligar no fio azul/branco do pino 3 )
PINO 3: POSITIVO DO SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA( ligar no fio azul do pino 4 )
PINO 4: 12V DEPOIS DA IGNIÇÃO (fio preto do pino 5)
PINO 5: POSITIVO 12V PERMANENTE (fio vermelho do pino 1)
PINO 6: SENSOR DE ROTAÇÃO (ligar ao fio verde pino 3 do painel de instrumentos 97~99)
PINO 7: INTENSIDADE DE LUZ (ligar ao fio cinza/amarelo do pino 7)
PINO 8: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 9: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 10: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 11: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 12: SINAL DO VELOCÍMETRO (ligar ao fio azul/vermelho pino 4 do painel de instrumentos 97~99)
PINO 13: SENSOR DO NÍVEL DO ÓLEO ( ligar ao 0V negativo/terra)
PINO 14: DIAGNÓSTICOS (ligar ao pino 14)
PINO 15: LIGAR AO PEDAL DE FREIO (ligar ao fio preto/amarelo do pino 15)
PINO 16: FUSÍVEL DAS LUZES DE FREIO (ligar ao pino 16 )
PINO 17: SENSOR DE LUZ BAIXA QUEIMADA ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra)
PINO 18: SENSOR DE LUZ DE FREIO QUEIMADA ( não conectar ou ligar ao 12V)
PINO 19: SENSOR DE PASTILHA DE FREIO ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra )
PINO 20: SENSOR DO NÍVEL DE ÁGUA DO RADIADOR ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra )
*caso queira instalar o reservatorio de nivel com sensor (Recomendado), ligue uma perna do conector do reservatorio ao terra, e o outro fio para o pino 20)
PINO 21: TRANSMISSÃO AUTOMATICA ( não conectar )
PINO 22: SENSOR DO LAVADOR DE PARABRISA ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra)
PINO 23: BOTÃO DA ALAVANCA "RESET" ( fio branco da alavanca do limpador com controles MID )
PINO 24: BOTÃO DA ALAVANCA "SET" ( fio vermelho da alavanca do limpador com controles MID)
* para funcionar os botões, é necessario levar um sinal de 0V negativo/terra para o fio marrom da alavanca do limpador com controles MID)
PINO 25: sem função/não conectar
PINO 26: MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL ( ligar ao fio azul/perto pino 1 do conector do painel de instrumentos 97~99)
PINO 27: LIGAR AO PINO 32 DA CENTRAL DE INJEÇÃO (a central fica instalada na grelha logo abaixo ao limpador do lado do passageiro
PINOS: 28, 29, 30, 31 E 32: sem função/não conectar

Como a maioria que irá instalar terá um conector amarelo, abaixo tem a tabela de conversão direta, talvez facilite a compreensão na hora de converter a fiação. O mesmo vale para quem tenha MID amarelo e esteja substituindo por um MID cinza para evitar falhas de display

Tabela de conversao MID Cinza/Amarelo/TID

MID conector cinza ---------- MID conector amarelo ----- TID

01 ------------------------------- 02 ----------------------- 02
02 ------------------------------- 03 ----------------------- 03
03 ------------------------------- 04 ----------------------- 04
04 ------------------------------- 05 ----------------------- 05
05 ------------------------------- 01 ----------------------- 01
06 ------------------------------- 06 ----------------------- XX
07 ------------------------------- 07 ----------------------- 07
08 ------------------------------- 08 ----------------------- 08
09 ------------------------------- 09 ----------------------- 09
10 ------------------------------- 10 ----------------------- 10
11 ------------------------------- 11 ----------------------- 11
12 ------------------------------- 12 ----------------------- 12
13 ------------------------------- 13 ----------------------- XX
14 ------------------------------- 14 ----------------------- 14
15 ------------------------------- 15 ----------------------- XX
16 ------------------------------- 16 ----------------------- XX
17 ------------------------------- 17 ----------------------- XX
18 ------------------------------- 18 ----------------------- XX
19 ------------------------------- 19 ----------------------- XX
20 ------------------------------- 20 ----------------------- XX
21 ------------------------------- XX ----------------------- 23
22 ------------------------------- 26 ----------------------- XX
23 ------------------------------- 21 ----------------------- XX
24 ------------------------------- 22 ----------------------- XX
25 ------------------------------- XX ----------------------- XX
26 ------------------------------- 24 ----------------------- XX
27 ------------------------------- 25 ----------------------- XX
28 ------------------------------- XX ----------------------- XX
29 ------------------------------- XX ----------------------- XX
30 ------------------------------- XX ----------------------- XX
31 ------------------------------- XX ----------------------- XX
32 ------------------------------- XX ----------------------- XX

Verifiquem duas vezes sempre as cores dos fios antes. Qualquer divergencia informem para corrigir.

Boa tarde, galera.
Boa tarde Ives, preciso muito da sua ajuda

Estou com o MID do conector amarelo. Mas na tabela de conversão estou com muitas dúvidas. Por exemplo no MID amarelo onde vai o pino que sai da central de injeção eletronica do pino 32? você tem a tabela de conversão do TID amarelo para o MID amarelo? Ajudaria muito. Eu agradeço desde já.

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 11 Dez 2014, 15:21

Galera liguei o mid conector amarelo assim: pino 1 e pino 5 no positivo e pino 2 no negativo. As luzes acenderam e um monte de pontos piscando. Isso ta certo ou era para ligar direitinho? Digo as escritas

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 11 Dez 2014, 16:05

HeyronCn escreveu:Testei o MID que comprei, ta perfeito:

Imagem

E acabei de finalizar a adaptação dos plug's xD

Imagem

Agora é só ligar no Vectrão :D

Colega como vc fez para ligar o mid fora do carro? Eu tentei lugar o meu e ficou um monte de pontinhos piscando. O seu aparece as escritas direitinho. Como vc fez?

JoseEVieira
GL Member
GL Member

por JoseEVieira » 12 Dez 2014, 08:56

PLATEADO escreveu:
Abraço

fala amigao.. por acado nesse lugar nao teria algum TID conector amarelo? o meu vectra tem só o relogio e esta com o visor enrugado.. estou a procura de um TID.. no seu vectra tinha relogio ou TID?

Olá, bom dia.
No meu Vectra tinha só Relógio. Ele estava com o ultimo numero com um pequeno defeito, mas nada que descaracterizasse o numero.
Não pedi se tinha TID, mas vi alguns lá, só não vi se eram só relógio, ou relógio, data e temperatura.
O meu estava com o visor um pouco enrugado., tirei ele fora, e com um solvente fui arrumando. O que enruga é uma capa plástica que por causa do calor, fica defeituosa, parecendo uma cola seca. Com um solvente e paciência você consegue tirar.
Tenta ai, se não der vejo se tem um TID barato por aqui.
Abraço

PLATEADO
GL Member
GL Member

por PLATEADO » 12 Dez 2014, 15:01

JoseEVieira escreveu:
PLATEADO escreveu:
Abraço

Olá, bom dia.
No meu Vectra tinha só Relógio. Ele estava com o ultimo numero com um pequeno defeito, mas nada que descaracterizasse o numero.
Não pedi se tinha TID, mas vi alguns lá, só não vi se eram só relógio, ou relógio, data e temperatura.
O meu estava com o visor um pouco enrugado., tirei ele fora, e com um solvente fui arrumando. O que enruga é uma capa plástica que por causa do calor, fica defeituosa, parecendo uma cola seca. Com um solvente e paciência você consegue tirar.
Tenta ai, se não der vejo se tem um TID barato por aqui.
Abraço

Fala amigao, tudo joia? obrigado por me responder! é que aqui na minha cidade eu procurei por TID mas eu só achei MID conector cinza para a venda.. eo cara do desmanche me pediu 250 mangos nele.. o relogio do meu vectra esta com a tela toda enrugada e tbm nao esta funcionando.. tem um cara aqui na cidade vizinha (Americana - SP) que ele faz esse concerto.. ele me pediu 30 reais pra deixar o relogio funcionando.. porem ele disse que a tela enrugada ele nao arruma :61: e como eu ja queria dar um up no meu vecão estou atras de um TID com data, horas e temperatura.. só que aqui ta dificil de achar viu kkk se nao for mto encomodo vc nao poderia ver se tem ai nesse lugar um TID com data, horas e temperatura? ai agente combinaria certinho o pagamento ea entrega.. bom, desde ja obrigado amigo! abraços

brenocrod
Member
Member

por brenocrod » 12 Dez 2014, 19:40

Que solvente vc usou?

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 14 Dez 2014, 02:53

Posso comprar um MID importado para usar? Diz no anúncio que o conector é verde. Achei muito barbada o preço, fiquei bem afim de comprar, alguém pode me informar algo?

http://www.ebay.com/itm/VAUXHALL-VECTRA ... 51c8299787

849 mensagens