O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema Com Ar condicionado - Vectra B

406 mensagens
Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Ar condicionado não está gelando

por Ives » 28 Dez 2014, 11:14

Realmente Keliton...o gás não perde suas propriedades em um sistema lacrado.....e outra coisa, a temperatura marcada no ar digital sempre se refere ao ar de retorno, e não de saída.....o ar de saída vai ficar na faixa de 4 a 6 graus, passar pela cabine e absorver calor, e então retornar para ser novamente soprado através da serpentina....então o ar controla o ar q retorna, p manter na temperatura q o usuário quer.....qdo ficar frio demais, mistura ar quente p q o ar de retorno fique na temperatura selecionada
Imagem

joaolrb
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joao Lucas
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por joaolrb » 28 Dez 2014, 15:56

Fiz o reparo no AC do meu a pouco menos de 2 semanas. Foi constatado o vazamento nas duas válvulas. Para fazer o teste se não havia outro(s) vazamento(s) o pessoal da oficina especializada pediu para deixar o carro por um dia e uma noite, passando a noite no vácuo e verificando no outro dia. Apos a verificação não foi constatado mais vazamentos, então foi preciso trocar as válvulas, nitrogênio (gás refrigerante) e o óleo; aproveitei e fiz a higienização, com troca de filtro. Total do serviço foi 300,00 com o perfeito funcionamento.
OBS: Na oficina os técnicos me deram uma sugestão, desligar o ar quente, que segundo eles poderia gerar alguns futuros problemas em meu carro (211k rodados). Como 99% de nós não utiliza ar quente optei por desativar.
Meu Vectra é 2.0 8v 2000 com AC digital.
Espero ter ajudado!

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por José Leal » 28 Dez 2014, 16:21

Religue seu ar quente urgentemente! E espero que não tenha jogado as mangueiras do sistema fora.
O AC digital usa o ar quente para fazer a mistura na temperatura selecionada.
Se vc usa aditivo no sistema de arrefecimento, nunca vai dar problema no ar quente. Como vc deve saber, o aditivo tem propriedades anti corrosivas, preservando o sistema. E não é a KM do carro que determina se vai dar problema ou não.

Pessoalmente, acho bobagem essa de "ah, no Brasil não precisa de ar quente". Aqui no Centro-oeste, se a temperatura baixou de 18°C, já estamos vestidos com roupa pesada e batendo queixo. E, no inverno, essa temperatura é facilmente atingida.
Imagem
Imagem
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil

por Ju_Bueno » 28 Dez 2014, 16:34

Pois é! A região onde moro tb é quente, mas fiz questão de religar o sistema do ar quente. No pouco período que faz frio por aqui é uma delícia aquecer o habitáculo, principalmente na região dos pés.

Digo uma coisa: esses caras pisaram na bola fazendo essa recomendação num carro com ar digital :13:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

joaolrb
GL Member
GL Member

por joaolrb » 28 Dez 2014, 16:39

... Então to ferrado ? Pois as mangueiras adeus... Cheguei em casa tao feliz de gelar que joguei elas fora no mesmo dia... Affffffffff...

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 28 Dez 2014, 16:59

É o que digo... é cada nível de técnico que tem por ai que dá até medo.

Unica coisa que você perdeu a função de controle de temperatura automático proporcionado pelo ar digital, e também, não terá opção para aquecer o carro em dias frios.

joaolrb
GL Member
GL Member

por joaolrb » 28 Dez 2014, 17:04

renatovisk escreveu:É o que digo... é cada nível de técnico que tem por ai que dá até medo.

Unica coisa que você perdeu a função de controle de temperatura automático proporcionado pelo ar digital, e também, não terá opção para aquecer o carro em dias frios.

É fogo viu... E eu cheguei todo feliz... É considerado a melhor especializada da minha região :62:
Se eu mas pra frente for religar, as mangueiras são caras ?

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Alez » 29 Dez 2014, 23:39

Aproveitando o tópico, quando o ar demora pra gelar o que pode ser?

E quando começa a gelar não fica bem gelado no LO. E no AUTO.

joaolrb
GL Member
GL Member

por joaolrb » 30 Dez 2014, 00:11

Válvulas, vazamentos, gás e óleo... Ou na pior das hipóteses o compressor... É ideal levar em uma especializada e deixar bo vácuo para verificar vazamentos, ai eles testam o compressor... Estando OK é verificar as válvulas, substituir e colocar gás e óleo. Bom também higienizar após a solução do problema, trocando o filtro e usando um produto específico para a higienização dos dutos.

Espero ter ajudado

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 30 Dez 2014, 00:36

Alez escreveu:Aproveitando o tópico, quando o ar demora pra gelar o que pode ser?

E quando começa a gelar não fica bem gelado no LO. E no AUTO.

Sua pergunta é muito relativa... e envolve algumas variáveis:

Seu ar-condicionado vai demorar para baixar a temperatura se por exemplo:
- O veículo está torrando no sol, ai vc entra no carro a 60ºC no seu interior. Nesta situação, vc liga o ar e roda uns 10 minutos em rotações médias (2 a 3k) para seu ar gelar legal.

- Calor escaldante e o carro fica em marcha lenta a maior parte do tempo (congestionamentos). Em marcha lenta a rotação do compressor tbm fica baixa (acompanha o giro do motor) oferecendo um deslocamento volumétrico menor para o refrigerante, o que implica na redução da velocidade que o mesmo circula no sistema, causando uma eficiência menor do ar-condicionado.

Qualquer outra situação que esteja fora do que citei, aí sim pode ser algum problema no sistema.

Abraços!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 30 Dez 2014, 00:49

Renato, a situação era a seguinte... estava bem quente e meu carro é sem film... estava rodando já há algum tempo e o pc de bordo acusava 38°, fechei os vidros e liguei o ar no Auto e mudei pro LO pra gelar rápido e não adiantou. Demorou uns 6 minutos pra começar a gelar e digamos que apenas refrescou...

Já tem um tempo que estou rodando no carro sem ar-quente mas ainda não efetuei a troca da válvula pois ao inspecionar ela não achei qualquer vazamento nem nela nem nas mangueiras de engate rápido.

Qual será meu problema?

Mistério.

Sem ar-quente = ar-quente não funciona já algum tempo.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda

por José Leal » 01 Jan 2015, 08:33

joaolrb escreveu:... Então to ferrado ? Pois as mangueiras adeus... Cheguei em casa tao feliz de gelar que joguei elas fora no mesmo dia... Affffffffff...

Ainda existem essas mangueiras novas e originais para os pós 2000. Até onde sei, para os pré 2000 já não existem mais, mas é possível usar essas do modelo mais novo.
Mas pode separar uns R$300,00 para as mangueiras novas.
Imagem
Imagem
Imagem

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por keliton » 02 Jan 2015, 09:23

renatovisk escreveu:
keliton escreveu:Boa tarde Roneh, o meu estava exatamente assim, quando peguei o carro o ar gelava que era uma beleza, porem usava esporadicamente, com o tempo percebi a queda na eficiência até que foi a zero.
levei em uma oficia especializada aqui na cidade e lá foram feitos os testes, e foi constatado que era somente a falta do Gás refrigerante, como eu não usava com frequência o Gás acabou ressecando e perdendo suas propriedades dentro do sistema por falta de uso, foi feita a carga de Gás e oléo e hoje está uma geladeira, para se ter uma ideia em ponto morto e marcador de temperatura marcando 17º ele real no termômetro está á 12º.
Faça uma revisão talvez seja o mesmo caso do meu.

Abraços

Keliton, desculpe te contradizer, mas o gás não resseca, nem tem prazo de validade, e muito menos perde a eficiência pelo tempo fora de uso.

Para todos, se necessita de carga de gás, é porque existe vazamento no sistema. Os técnicos que somente dão a carga de gás e fica gelando, foge destes caras, pois o problema voltará assim que o gás vazar novamente. O tempo que leva para dar o problema pode variar, se for micro vazamento, pode demorar até 6 meses, mas o problema volta.

Quanto ao Roneh que está com o problema, você tem um vazamento no circuito. Leve à uma loja especializada em ar-condicionado automotivo e diga que tem vazamento no circuito e que você quer que identifiquem, eliminem o vazamento, após isto, efetuem um bom procedimento de vácuo no sistema e façam a carga de gás.

Abraços!

fala Renato beleza, fica sossegado Amigo é que como também não conheço muito de Ac. Só quiz deixar a dica do que passei rsrs mas cada caso é um caso...
um grande abraço a todos.
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 02 Jan 2015, 09:35

Senhores, observei ontem um novo comportamento do meu AC digital.

Sabe quando fazemos aquela re-programação do AC? Liga a chave na posição II (pré-ignição) e aperta AUTO + OFF por 5 segundos nos comandos e ouve-se o ar começando a re-programar?

Então, ontem aconteceu isso sem eu apertar o AUTO + OFF, quando girei a chave para ligar o carro percebi que ele fez a re-programação do ar sozinho.

Será que meu problema é relê ou fusível?

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 02 Jan 2015, 10:00

Alez escreveu:Renato, a situação era a seguinte... estava bem quente e meu carro é sem film... estava rodando já há algum tempo e o pc de bordo acusava 38°, fechei os vidros e liguei o ar no Auto e mudei pro LO pra gelar rápido e não adiantou. Demorou uns 6 minutos pra começar a gelar e digamos que apenas refrescou...

Já tem um tempo que estou rodando no carro sem ar-quente mas ainda não efetuei a troca da válvula pois ao inspecionar ela não achei qualquer vazamento nem nela nem nas mangueiras de engate rápido.

Qual será meu problema?

Mistério.

Sem ar-quente = ar-quente não funciona já algum tempo.

Alez, seguinte... O ar-condicionado nao gela mais ou menos se vc deixar 20 graus ou no LO. Motivo: o ac automotivo não tem controle de capacidade. O motivo de demorar como ja disse eh o calor excessivo dentro e fora do carro. Vc comentou que demorou cerca de 6 minutos para gelar com temperatura externa de 38 g, pode acreditar, seu ac está legal amigo.

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda

por José Leal » 03 Jan 2015, 16:30

Alez, vc escutou realmente os servomotores trabalhando ou foi a bomba do ABS? No caso, depois de algum tempo com o carro desligado, ao ligar a chave, o sistema de ABS faz um teste, que é audível do interior do carro.
Imagem
Imagem
Imagem

JoseEVieira
GL Member
GL Member
Nome Completo: José Etelvino Vieira
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema com Ar-condionado

por JoseEVieira » 10 Jan 2015, 14:28

O meu está com um problema semelhante. Porém, ás vezes escuto o barulho do atracamento, ás vezes não. Quando ele liga gela muito bem, sinal que não ta sem pressão de gás. Pode ser o mecanismo que faz o compressor funcionar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com Ar-condionado

por Almeidão » 10 Jan 2015, 15:29

JoseEVieira escreveu:O meu está com um problema semelhante. Porém, ás vezes escuto o barulho do atracamento, ás vezes não. Quando ele liga gela muito bem, sinal que não ta sem pressão de gás. Pode ser o mecanismo que faz o compressor funcionar?

Se o seu liga as vezes e as vezes não, pode ser problema elétrico, um mal contato qualquer e precisa ser revisado a linha elétrica completa tipo tomadas, relês e fusiveis dando uma limpeza e as vezes só desconectar e reconectar volta a funcionar. Dá uma olhada neste tópico aqui e no final eu acabei resolvendo o problema que pode ser o seu, levei 15 dias sendo no mínimo 3 horas por dia neste problema. Ainda sobre desligar, toda vez que o carro é exigido para uma ultrapassagem ou uma retomada mais forte, ele automaticamente desliga e em seguida liga outra vez, não existe sensor para isto, o módulo faz sozinho.

viewtopic.php?f=45&t=5949

Já o Willians que tem dúvidas se tem gás ou não, precisa primeiro saber se tem este gás, se tiver pode ser o pressostado, e o fato de subir a rotação ao ligar o ar, acredito que o relê la da frente da bateria que faz este serviço e ao aumentar a rotação do motor e logo o compressor não liga ele ficaria acelerado mesmo. Isto eu acredito, não tenho certeza. Existem duas válvulas do ar ali do lado do farol do carona, uma delas é intocável por ser tipo borracha, a outra é igual a uma válvula de pneu, nesta outra voce pode com um objeto qualquer pressionar la, se sair gás forte, é porque tem gás, caso contrário é só acertar o problema que pode ser sim o compressor, mas pode ser o evaporador, condensador ou algo mais.
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c

por Bruno Cesário » 30 Jan 2015, 18:32

Pra não criar outro tópico vou aproveitar esse mermo.

Seguinte, tô com um Goleta G4 pé de boi mais AC, porém o AC não está gelando. Ventoinha arma normalmente quando liga o ac, porém não gela. Seria falta do gás ?
:52:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 31 Jan 2015, 00:59

José Leal escreveu:Alez, vc escutou realmente os servomotores trabalhando ou foi a bomba do ABS? No caso, depois de algum tempo com o carro desligado, ao ligar a chave, o sistema de ABS faz um teste, que é audível do interior do carro.

O collection não tem ABS e o som é o mesmo de quando se faz a re-programação AUTO + OFF para resetar o ar.

Só que fez a re-programação sozinho. Sem que eu apertasse AUTO + OFF.

Esta dica de AUTO + OFF para reset do ar peguei no extinto vectra clube.

406 mensagens