Dawson escreveu:Boa tarde a todos.
Meu vectra é um 2.2 ano 2002 16V automático.
Estou com um problema de super aquecimento no motor.
O que eu já fiz no carro:
Tive que refazer todo o cambio e o motor.
Já troquei todas as peças possíveis: Bomba d'agua, cebolão, ventoinha, termostato, radiador, junta cabeçote, reservatório de água, verifiquei até os mostradores do painel, etc..
O que ainda acontece. Saio com ele de manhã ando mais ou menos uns 7 a 10 Km só ai o ponteiro começa a subir, ele vai direto para o meio. Bom depois ele começa a subir até os 3/4 e volta para o meio, mas conforme o tempo passa ele vai do 3/4 para quase os gráficos vermelhos.
Bom já fazem 3 meses que estou tentando resolver e não consigo, já passei por três mecânicos e dois auto elétricos e ninguém resolve.
A última opinião que me der é que pode ser o cabeçote porque ele já foi feito duas retificas.
Pergunta eu faço têm um limite de medida para as retificas do cabeçote, até quantas podem ser feita sem gerar problema para o carro ?
Será que pode ser esse o problema ou pode ser mais alguma coisa para eu ter que verificar ?
Existe sim um limíte ára planar o cabeçote, não sei se o seu foi planado e eu sempre digo que não devem deixar planar caso não tenha nada corroido nele.
Voce descobriu o motivo do aquecimento que levou a juntga a queimar? Voce não pode e nem deve fazer um cabeçote e montar sem saber o motivo que ele aqueceu e acertar antes para ligar depois. Juna não queima por tempo de uso, ou superaqueceu ou foi corroida por não usar aditivo.
Para mim está parecendo problema no radiador. Mas antes eu trocaria a termostática dele colocando um MTE 211-82º, não coloque outra, ela tam´bém danifica o seu carro.
Radiador não tem conserto, não tem como limpar, só trocando mesmo e muito cuidado para não comprar errado. O seu é de palheta, não de tubo e esta informação é importante ao adquirir um novo.
Ainda sobre o cabeçote, voce não informou se ele baixa agua, se não baixa, não precisa refazer lo.
Pode ser problemas com as ventoinhas não funcionando ou não funcionando n a hora certa.
Se voce quiser saber se o problema é radiador, voce deve trocar a termostática por esta que informei, buscar uma rodovia com o ar desligado e andar uns 20 a 30 KM nela. Sem o ar ligado a temperatura deve ficar ai perto dos 82º, sei ficar alem disto é porque o radiador está entupido. Como já informei, sem chance de tentar desentupir, é jogar diheiro fora.