O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 14 Jan 2015, 12:59

JA Fernandes escreveu:Almeidão, eu já andei sem o miolo da válvula termostica, e o resultado foi quase o mesmo que se ela estivesse funcionando, pra falar a verdade ficou até pior, pois quando esquentava subia de uma vez, mas nunca passou de 98 graus nas subidas mais fortes!

É possivel então que o problema do seu carro seja o radiador com passgens obstruidas.
Imagem

mauro_vinicius
Member
Member
Nome Completo: Mauro Vinicius Alves Goes
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por mauro_vinicius » 14 Jan 2015, 16:20

Meu carro com o ar desligado a temperatura fica entra 90 graus ou um pouco abaixo. Mas quando ligo o ar condicionado a temperatura chega a 100 graus alguém pode me ajudar ?

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 14 Jan 2015, 16:42

mauro_vinicius escreveu:Meu carro com o ar desligado a temperatura fica entra 90 graus ou um pouco abaixo. Mas quando ligo o ar condicionado a temperatura chega a 100 graus alguém pode me ajudar ?

Mauro você olhou as páginas anteriores desse tópico? Os possíveis problemas e soluções estão no decorrer do tópico :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Diego
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Diego89 » 14 Jan 2015, 17:00

mauro_vinicius escreveu:Meu carro com o ar desligado a temperatura fica entra 90 graus ou um pouco abaixo. Mas quando ligo o ar condicionado a temperatura chega a 100 graus alguém pode me ajudar ?

To com o mesmo problema seu e até agora nenhuma solução. A situação do meu carro deveria ser melhor no que diz respeito a temperatura, não tem a termostática. Desconfio do meu radiador e se não for provavelmente vai ser o cabeçote.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 14 Jan 2015, 17:05

Diego89 escreveu:

To com o mesmo problema seu e até agora nenhuma solução. A situação do meu carro deveria ser melhor no que diz respeito a temperatura, não tem a termostática. Desconfio do meu radiador e se não for provavelmente vai ser o cabeçote.

Faça uma pesquisa no tópico que tem todas as informações que você precisa. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Alex Fernando Maia
Member
Member
Nome Completo: Alex Maia

por Alex Fernando Maia » 15 Jan 2015, 18:38

Bom galera...

LEvei o carro no mecanico...
Fizemos uma analise grafica com o raster e ele chegou na conclusão que... Meu carro esta em ordem, não a nada de errado, e o acendimento da luz de injeção seria por causa de um problema cronico no sensor de posição de borboleta dos vectras nos modelos de 97 a 2000 que não são tbi eletroninica, ou seja, que possuem o sensor de posição da borboleta, causando um defeito que muita gente quebra a cabeça quando a luz da injeção acende e ao sair com o carro ela apaga, nos codigos de erro aparece a sonda lambda, pois ela é uma das quem tem a função de corrigir as misturas.
No meu caso meu vectra tava dando o codigo 45 - mistura rica. Motivo: o sensor de posição de borboleta vem mau calculado pelos engenheiros e mantem uma leitura que ela estivesse aberta e consequentemente o modulo manda injetar mais combustivel... Meu mecanico fez uma adaptação rapida e facil no meu sensor de posição, soltou os parafusos e deu uma mechidinha de leve em dos sentidos, a rotação mudou na hora equlizando até a marcha lenta...

No raster antes da adaptação descrevia que a borboleta ficava sempre aberta.
depois da adaptação pronto, ficou na margem de trabalho normal.

Ele justificou que esse é o motivo de estar acendendo a luz da injeção e que isso iria resolver...

Ja no problema da temperatura, eu por desencargo vou trocar a bomba de agua, pois desde quando peguei o carro nunca troquei, ai ele justificou que a alteração na temperatura poderia ser por motivo de desgaste nas pás da bomba de agua, ou um defeito que algumas bombas apresentam de chegar a soltar o centro e dar esse problema de a temperatura chegar em um determinado grau e não baixar, principalmente quando se usa o ar condicionado que exige um pouco mais do funcionamento mecanico e das correias...

Amanha vou trocar a bomba e depois volto a falar sobre o problema
Imagem

CHEVROLA É CHEVROLA...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Jan 2015, 19:17

A bomba dágua deve trocar sim, ela faz parte das peças de reposição como rolamento do esticador da correia, mas não vai resolver seu problema e o mecanico vai ficar com a cara no chão porque para soltar esta peça dela, antes já estaria vazando agua aos monte. Como já disse anteriormente, acredito ser radiador que por sinal não tem como um mecanico medir a vazão do mesmo e muitos deles olham e sem entender já diz ter uma vazão boa e sem ao menos saber que se ele tiver 15% comprometido dificilmente será notado visualmente, mas na temperatura sim.

Sobre este problema crônico do Vectra, meu amigo. Como é que estes problemas não aparecem no meu? Será que tenho sorte?

O Vectra B é um carro infinitamente superior a qualquer carro da época dele, aliás acho que ele ainda brigaria hoje, tamanha tecnologia que ele tem e que ainda não é ultrapasada, muito pelo contrário tem carros hoje que ainda não tem a tecnologia dele.

Não vai na conversa de mecânico não, eles não sabem o que falar para se safar, pouquíssimos entendem de temperatura para acertar el como ele vem de fábrica.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Jan 2015, 19:41

Se der tempo, olhem este filme que fiz sobre a temperatura e veja se o seu carro é assim. Esqueça sobre a ventoinha e esqueça o ar ligado, olhe só na rodovia sem ar, se tiver assim está normal.

viewtopic.php?f=39&t=2870&start=20
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Diego
Estado: Rio Grande do Norte

por Diego89 » 15 Jan 2015, 20:02

Almeidão escreveu:Se der tempo, olhem este filme que fiz sobre a temperatura e veja se o seu carro é assim. Esqueça sobre a ventoinha e esqueça o ar ligado, olhe só na rodovia sem ar, se tiver assim está normal.

viewtopic.php?f=39&t=2870&start=20

Engraçado que antes de mexer no ar meu carro estava bem assim, após instalar o ar o inferno começou. Agora nem sem ar ligado ele baixa bem a temperatura, ta com muito mais dificuldade para baixar na rodovia em alta velocidade.

mauro_vinicius
Member
Member
Nome Completo: Mauro Vinicius Alves Goes
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por mauro_vinicius » 16 Jan 2015, 02:39

Diego89 escreveu:

Almeidão
Fiz o cabeçote recentemente troquei a bomba e o radiador, as minhas duas ventoinhas funcionam normal eu acho mais não sei ver primeiro ou segundo estágio.
Ando na cidade e na estrada com o ar desligado a temperatura fica abaixo de 90 sempre sem nenhum problema, mas é ligar o ar a temperatura sobe a 100 brincando e meu carro perde muita rotação com o ar ligado tbem.
Se puder me dar algumas dicas agradeço desde já !
depois que paro o carro a ventoinha demora mais ou menos uns 15 minutos para desligar normal isso ^?

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

por Ju_Bueno » 16 Jan 2015, 07:14

Puxa... Já estou de cara com tanto Vectra que aparece com problemas de temperatura. E o que dá pra entender é que geralmente a causa é por descuido de donos anteriores por não fazerem uma manutenção preventiva adequada, aí qdo a bomba estoura o infeliz do atual dono fica de cabelo em pé!

E o que me deixa mais frustrado ainda é ver que vários dos que chegam no clube com problemas trocam uma ou duas peças, três em alguns casos, e resolvem a parada, enquanto eu que já troquei um monte de coisa - na técnica tentativa e acerto - só tem dado erro... :13:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 16 Jan 2015, 08:50

Todos esses problemas de temperatura (entre outras coisas) não são exclusivas do Vectra não....é que o povo não quer cuidar do carro, só tem carro pra se locomover, quando aparece as manutenções vende e compra outro, ai a pessoa que compra fica com uma bomba na mão.... :62:

Ai quando aparece algum para vender com preço legal pelo estado geral da caranga a pessoa prefere comprar outro abaixo da tabela e sofrer as consequências.... Temos vários exemplos aqui no clube... :13:

Voltando ao assunto, poucos dão importância a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento, sendo este de extrema importância para o carro e para a saúde do motor.

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Jan 2015, 09:01

Eu nem diria que seria o dono anterior, 90% dos carros que não faz as revisões periódicas, ao mexer em qualquer coisa no sistema de arrefecimento já não coloca aditivo e os que colocam procuram os de 5 reais e só dá merda para frente para ser resolvido. Eu não sei se eu sou rico demais ou se todos os outros são pobres, vi dono de S10 nova em auto peças deixando de comprar um retrovisor que custava 5 reais mais caro que outro em outra cidade e que quannnnndo ele fosse lá nesta outra cidade, ele compraria. Brincadeira meu, e eu só no meu ar condicionado e com toda mão de obra minha, gastei em peças este ano 2 mil. O pior de tudo é que falta profissional para esta área de aquecimento também e o que eles sabem falar é que ISTO É NORMAL NO VECTRA, bem se for um Gol a resposta é a mesma e assim por diante e eles vão ali fazendo meia sola e cada mês pega uns centavinhos dos proprietários.

Mauro vinícius, respondi por MP, testa o relê de alta e o que posso dizer de imediato é trocar o sensor de temperatura da agua para checar. Sim, ao ligar o ar o carro perde alguns preciosos cavalos, mas de longe não dá para lhe dizer se o seu é normal ou não. Ou seja perde uns cavalos, não uma troca.

Um detalhe, se o seu cabeçote feito tiver sido muito plainado, a tendencia é ele esquentar um pouco mais que os demais. A troca do radiador que voce fez. Ele é o correto do seu carro? Existem radiadores de tubo tipo o antigo monza que não funciona no seu carro, se for radidor assim, o problema pode ser o radiador.
Imagem

Dawson
Member
Member
Nome Completo: Dawson Robles Dotto
Fabricação/Modelo: 1998/1999

temperatura excessiva

por Dawson » 18 Jan 2015, 14:12

Boa tarde a todos.
Meu vectra é um 2.2 ano 2002 16V automático.
Estou com um problema de super aquecimento no motor.
O que eu já fiz no carro:
Tive que refazer todo o cambio e o motor.
Já troquei todas as peças possíveis: Bomba d'agua, cebolão, ventoinha, termostato, radiador, junta cabeçote, reservatório de água, verifiquei até os mostradores do painel, etc..
O que ainda acontece. Saio com ele de manhã ando mais ou menos uns 7 a 10 Km só ai o ponteiro começa a subir, ele vai direto para o meio. Bom depois ele começa a subir até os 3/4 e volta para o meio, mas conforme o tempo passa ele vai do 3/4 para quase os gráficos vermelhos.
Bom já fazem 3 meses que estou tentando resolver e não consigo, já passei por três mecânicos e dois auto elétricos e ninguém resolve.
A última opinião que me der é que pode ser o cabeçote porque ele já foi feito duas retificas.

Pergunta eu faço têm um limite de medida para as retificas do cabeçote, até quantas podem ser feita sem gerar problema para o carro ?
Será que pode ser esse o problema ou pode ser mais alguma coisa para eu ter que verificar ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Re: temperatura excessiva

por Almeidão » 19 Jan 2015, 09:24

Dawson escreveu:Boa tarde a todos.
Já troquei todas as peças possíveis: Bomba d'agua, cebolão, ventoinha, termostato, radiador, junta cabeçote, reservatório de água, verifiquei até os mostradores do painel, etc..
O que ainda acontece. Saio com ele de manhã ando mais ou menos uns 7 a 10 Km só ai o ponteiro começa a subir, ele vai direto para o meio. Bom depois ele começa a subir até os 3/4 e volta para o meio, mas conforme o tempo passa ele vai do 3/4 para quase os gráficos vermelhos.
Bom já fazem 3 meses que estou tentando resolver e não consigo, já passei por três mecânicos e dois auto elétricos e ninguém resolve.
A última opinião que me der é que pode ser o cabeçote porque ele já foi feito duas retificas.

Pergunta eu faço têm um limite de medida para as retificas do cabeçote, até quantas podem ser feita sem gerar problema para o carro ?
Será que pode ser esse o problema ou pode ser mais alguma coisa para eu ter que verificar ?

Existe sim um limíte ára planar o cabeçote, não sei se o seu foi planado e eu sempre digo que não devem deixar planar caso não tenha nada corroido nele.

Voce descobriu o motivo do aquecimento que levou a juntga a queimar? Voce não pode e nem deve fazer um cabeçote e montar sem saber o motivo que ele aqueceu e acertar antes para ligar depois. Juna não queima por tempo de uso, ou superaqueceu ou foi corroida por não usar aditivo.

Para mim está parecendo problema no radiador. Mas antes eu trocaria a termostática dele colocando um MTE 211-82º, não coloque outra, ela tam´bém danifica o seu carro.

Radiador não tem conserto, não tem como limpar, só trocando mesmo e muito cuidado para não comprar errado. O seu é de palheta, não de tubo e esta informação é importante ao adquirir um novo.

Ainda sobre o cabeçote, voce não informou se ele baixa agua, se não baixa, não precisa refazer lo.

Pode ser problemas com as ventoinhas não funcionando ou não funcionando n a hora certa.

Se voce quiser saber se o problema é radiador, voce deve trocar a termostática por esta que informei, buscar uma rodovia com o ar desligado e andar uns 20 a 30 KM nela. Sem o ar ligado a temperatura deve ficar ai perto dos 82º, sei ficar alem disto é porque o radiador está entupido. Como já informei, sem chance de tentar desentupir, é jogar diheiro fora.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 19 Jan 2015, 09:47

Tópico fundido com o mais antigo! :88:
Imagem

Alex Fernando Maia
Member
Member
Nome Completo: Alex Maia

por Alex Fernando Maia » 20 Jan 2015, 11:56

Depois de muita briga com o mecanico e eletrecista, consegui resolver meu problema...

Mecanico: meu carro esta tudo ok... E eu dizia que não...

Eletrecista: mesmo eu falando que as ventoinhas eram ligadas pelo cebolão, ele dizia que não, era pelo modulo...

Enfim, depois de tanta briga fui em outro eletrecista e ele testo as ventoinhas e o chicote pra mim, e disse que o problema seria sanado se eu trocasse os ceboloes do radiador... PRONTO

Porém segui as especificações da MTE e utilizei o MTE0761, pois além de não encontrar o
MTE 0760 ele é da Silverado e mais alguns veiculos lá que eu não me lembro, mais do vectra 97 não... e o 761 é o indicado pela GM além de encontrar...kkkk

Eu mesmo os coloquei e para minha surpresa ao retirar o cebolão que liga a ventoinha do motor, assustei, pois o numero que esta gravado no cebolão era o 797... Fiquei em choque, pior ainda, descobri que o sensor de temperatura do painel marcava 5 graus a menos do que correspondia no motor, ou seja... Ao marcar 92º no painel que era quando dava o problema, na verdade o motor estava em aproximadamente 98º e permanecia... Por isso não conseguia queimar o combustivel direito e acendia a sonda, pois ela mandava sinal mistura rica (excesso)...

Só percebi depois que troquei os 2 cebolões do radiador, poir na cidade a temperatura do painel não passa dos 85º e já liga o segundo estagio e na pista chega no maximo a 78º aproximadamente, isso com o ar condicionado ligado...

Bom, mas resolvi o problema depois de tanta briga, e se não resolvesse logo e fosse nas ideias de mecanico e eletrecista, com certeza não ia demorar muito pra mim fazer meu cabeçote...
Imagem

CHEVROLA É CHEVROLA...

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 20 Jan 2015, 12:05

Muito bom Alex!

Que bom que resolveu! :88:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Jan 2015, 12:20

O MTE 760 depois que fiz uma propaganda dele parece que todos comprarom, estou precisando de um e não acho tambem kakkakak. Mas o 761, dá pouca diferença para cima e o 763 daria pouca diferença para baixo. O duro o cara olhar o radiador, ver um baita cebolão ali e dizer que a ventoinha é comandada pela central. Na verdade existem mecanico ou eletricista ruins, outros muito ruim e ainda outros pra lá de péssimos.

Sds
Imagem

Dawson
Member
Member
Nome Completo: Dawson Robles Dotto
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: temperatura excessiva

por Dawson » 20 Jan 2015, 15:33

Almeidão escreveu:
Dawson escreveu:Boa tarde a todos.

Existe sim um limíte ára planar o cabeçote, não sei se o seu foi planado e eu sempre digo que não devem deixar planar caso não tenha nada corroido nele.

Voce descobriu o motivo do aquecimento que levou a juntga a queimar? Voce não pode e nem deve fazer um cabeçote e montar sem saber o motivo que ele aqueceu e acertar antes para ligar depois. Juna não queima por tempo de uso, ou superaqueceu ou foi corroida por não usar aditivo.

Para mim está parecendo problema no radiador. Mas antes eu trocaria a termostática dele colocando um MTE 211-82º, não coloque outra, ela tam´bém danifica o seu carro.

Radiador não tem conserto, não tem como limpar, só trocando mesmo e muito cuidado para não comprar errado. O seu é de palheta, não de tubo e esta informação é importante ao adquirir um novo.

Ainda sobre o cabeçote, voce não informou se ele baixa agua, se não baixa, não precisa refazer lo.

Pode ser problemas com as ventoinhas não funcionando ou não funcionando n a hora certa.

Se voce quiser saber se o problema é radiador, voce deve trocar a termostática por esta que informei, buscar uma rodovia com o ar desligado e andar uns 20 a 30 KM nela. Sem o ar ligado a temperatura deve ficar ai perto dos 82º, sei ficar alem disto é porque o radiador está entupido. Como já informei, sem chance de tentar desentupir, é jogar diheiro fora.

Almeidao muito obrigado pelas dicas, sobre a ventoinha gostaria de saber se então é um problema elétrico, se for aonde verifico esse problema na parte elétrica do carro, e tem algo haver com o módulo do carro.

1050 mensagens