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Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Mantenedor » 20 Jan 2015, 18:18

Almeidão , retirei o radiador do meu carro , da uma olhada por favor no cebolão.

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Agora com relação ao controle das temperaturas sem o ar estar ligado. As 2 duas ventoinhas entram em funcionamento quando atinge 92° Graus e desligam quando atinge os 82° .
Valo lembrar que a temperatura do meu motor é monitorada pela FT400 Fueltech , portanto acredito que foi programada para os valores acima mencionados.



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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 20 Jan 2015, 22:21

Ele usa estes dois cebolões? Este cebolão redondo comanda as ventoinhas e a temperatura dele está idêntica ao MTE 760, porém o MTE abre um pouquinho menos que a temperatura mostrada, já o Wahler abre em cima e original normalmente é Wahler, e o MTE quando estraga ele fica funcionando direto e outro eu não sei. Pode conferir, MTE 760 é 105~100 - 95~90, aliás muitos dizem que é outro o cebolão que original é melhor e que nunca viram este 760, se o seu é original, mostra claramente que a temperatura é a mesma e eu sempre disse isto que qualquer coisa diferente disto e sendo para cima é loucura. Sendo MTE, dá para aceitar o 761

O outro, sinceramente não sei como funciona para lhe explicar corretamente, mas tem a ver com o Ar condicionado e alguns carros não tem, o meu por exemplo que é um 97 segundo semestre não tem.

Ele faz a função de desligar o ar caso a temperatura aumentar muito ou algo falhar tipo segundo estágio da ventoinha, etc. Mas não estou certo disto ok.
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Mantenedor » 20 Jan 2015, 22:46

Sim ele usa os 2 ! O azul fica abaixo do redondo .
Pelo que entendi esta tudo certo com o meu sistema correto?
Como te falei a leitura da temperatura do motor e monitorada também pela Ft400 e notei também que existe uma pequena diferença na leitura entre o painel e a fueltech !


Fiz um vídeo mostrando quando as ventoinhas entram e desligam , vou separar e enviar quem sabe pode ajudar em algo.

Obrigado Almeidão pela aula , a propósito encontrei um MTE 760 no mercado livre , você comentou que precisava de um .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gm-760-_JM

Abs



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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 21 Jan 2015, 08:40

Mantenedor escreveu:Sim ele usa os 2 ! O azul fica abaixo do redondo .
Pelo que entendi esta tudo certo com o meu sistema correto?
Como te falei a leitura da temperatura do motor e monitorada também pela Ft400 e notei também que existe uma pequena diferença na leitura entre o painel e a fueltech !


Fiz um vídeo mostrando quando as ventoinhas entram e desligam , vou separar e enviar quem sabe pode ajudar em algo.

Obrigado Almeidão pela aula , a propósito encontrei um MTE 760 no mercado livre , você comentou que precisava de um .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gm-760-_JM

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Sim, a temperatura está perfeita. Sobre o sensor, vou dar uma olhada e ver se compensa pelo frete.

Obrigado
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Mantenedor » 21 Jan 2015, 08:41

Boa sorte!!

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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 24 Jan 2015, 23:22

Bom Galera, estou de volta aqui pra postar mais uma experiencia que tive com meu vecão nessa historia de temperatura... E acabei descobrindo mais 2 problemas no meu vectra, o que pode ser de outros também, vale a pena observar atentamente isto quando tiver problemas com temperatuara muito acima de 90º como eu tive com o meu...


Vai lá...

Depois de ter trocados os cebolões do radiador e tudo, só pra desencargo levei meu vecão na especializada em ar condicionado, e pedi orientação do especialista... O mecanico de ar condicionado disse que no vectra tem um pressostato que também é responsavel pela segunda velocidade das ventoinhas, e advinhem, pedi pra fazer o teste...

A pressão do meu ar condicionado esta chegando acima de 300 PSI e não estava acionando o 2º estagio da ventoinha, pedi pra fezer a troca do pressostato, pois a pressão correta não pode ultrapassar os 250 PSI quando o sistema estiver estrangulado... Sendo que o pressostato é responsavel por acionar a ventoinha caso chegue aos 250PSI de pressão... Fiz a troca do mesmo, e o segundo estagio da ventoinha do ar condicionado ligou, pois ela é responsavel por refrigerar o condensador do ar condicionado e manter o sistema em boas temperaturas de funcionamento... Porém a ventoinha do motor só funcionou o 1º estagio, o que já é outro problema, saindo da oficina do ar fui na auto eletrica... Contei toda minha trajetoria até chegar ali... Troca de todas as peças que fiz...

O eletricista matou a charada na hora, porém ele disse que talvez foi um recal que não foi feito ou não percebido na época que lançaram o vectra 96 modelo 97 e ano modelo 97... O qual o segundo estagio da ventoinha não aciona em alguns veiculos, não todos, mas o meu foi sorteado... Mesmo chegando na temperatura de trabalho, ainda mais com o ar condicionado ligado que tende esquentar ainda mais o radiador, pelo motivo do condensador do ar ser bem proximo e ficar bem quente quando em uso...

Solução: Foi invertido dois fios que enviam sinal do cebolão do radiador para os reles da ventoinhas, só sei que são dois fios, um deles é preto com uma fita amarela e o outro e preto com uma fita branca, facil de localizar, é só retirar os reles na frente da bateria e os reles são os primeiros contando da direita pra esquerda. Foi feito a inversão o preto com fita amarela foi cortado e imendado no fio preto com fita branca.... E vice versa...

ficou: preto e branco com preto e amarelo / preto e amarelo com preto e branco... Só inverteu a ordem, ou seja na hora que o cebolão enviar um sinal pro rele ligar a ventoinha, ira ligar o 2º estagio direto.

Outra adaptação técnica foi ligar 2º rele direto ao invés de ser pós chave, isso só é para a ventoinha ficar ligada após o o desligamento do motor até ser desligado pelo sinal do cebolão...


São coisas simples que com o tempo com certeza retarda danificar a junta do cabeçote...

Vou tentar tirar umas fotos explicando certinho o que foi feito ou montar um desenho técnico explicando, acreditando que isso resolverá muitos problemas de aquecimento principalmente ao usar o ar condicionado ligado...


No meu caso, a temperatura fica estavel em temperatura ambiente normal, em 82º a 85º tanto com ar ligado ou desligado...

Com temperatura ambiente acima do normal, coisa de 35º igual fez aqui quando apresentou problema, a temperatura até chega aos 91º mas não fica, desse logo pros 85º...

Acredito que esse é o funcionamento normal mesmo em temperatura ambiente elevada...


Qualquer duvida poste aqui e mande uma MP pra mim...

Blz..
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Mantenedor » 25 Jan 2015, 05:18

O Alex seu carro é modelo 96/97 Cd 2.0 16 Válvulas ?

O meu é modelo Cd 96/97 2.0/ 16v.
Esta semana troquei o radiador de água Mais reparo na tubulação de alta do ar condicionado, um pequeno furo .
Fiz alguns testes onde o acionamento dos ventiladores entraram em funcionamento qdo atinge 91° E desliga ambos os ventiladores qdo atinge 81°.
Ainda preciso dar nova carga de gás e fazer o teste com ele ligado e saber se o 2° estágio está funcionando.




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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 25 Jan 2015, 15:24

O que faz uma ventoinha armar o segundo estágio e a outra ficar parada é um problema no relê do primeiro estágio. Na verdade são 4 relês responsável pelas ventoinhas, sendo um o do ar condicionado. Se a informação da alta enviar sinal negativo para as ventoinhas e as mesmas não estiverem sido acionada por um motivo qualquer com a velocidade baixa, funcionará uma só em alta, se jumpear o relê do segundo estágio, girará somente a ventoinha interna. Sobre o pressostato do ar, informo e não de carona porque já comentei várias vezes, não é parâmetro para saber se o segundo estágio esteja perfeito, isto porque se o carro tiver no sol, ao ligar lo e o mesmo tiver com temperatura baixa, pode entrar o segundo estágio pelo pressostado to ar, pode e entra com frequencia. Isto mesmo ele estando com o ponteiro da temperatura no azul.

Eu não entendi algo informado pelo Alex Fernando. Você diz que entra direto o segundo estágio, você quis dizer: Que ele está perfeito ou que não tem mais o primeiro estágio? Digo isto porque estas ventoinhas não duram muito se ficar com o segundo estágio sempre e sei que muitos fazem isto.
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 26 Jan 2015, 19:37

Almeidão escreveu:O que faz uma ventoinha armar o segundo estágio e a outra ficar parada é um problema no relê do primeiro estágio. Na verdade são 4 relês responsável pelas ventoinhas, sendo um o do ar condicionado. Se a informação da alta enviar sinal negativo para as ventoinhas e as mesmas não estiverem sido acionada por um motivo qualquer com a velocidade baixa, funcionará uma só em alta, se jumpear o relê do segundo estágio, girará somente a ventoinha interna. Sobre o pressostato do ar, informo e não de carona porque já comentei várias vezes, não é parâmetro para saber se o segundo estágio esteja perfeito, isto porque se o carro tiver no sol, ao ligar lo e o mesmo tiver com temperatura baixa, pode entrar o segundo estágio pelo pressostado to ar, pode e entra com frequencia. Isto mesmo ele estando com o ponteiro da temperatura no azul.

Eu não entendi algo informado pelo Alex Fernando. Você diz que entra direto o segundo estágio, você quis dizer: Que ele está perfeito ou que não tem mais o primeiro estágio? Digo isto porque estas ventoinhas não duram muito se ficar com o segundo estágio sempre e sei que muitos fazem isto.



Não sei ao certo. O primeiro estagio liga sim. Porém somente quando o acionamento do ar condicionado. Ao uso normal sem ar condicionado, a temperatura chega em 85° liga o segundo estágio acionado pelo sinal do cebolao e ja desce logo aos seus 81 82° desliga a ventoinha e fica por ali. Pode estar fazendo o calor que for. Somente quando muito quente chega mais rapido aos 85 mas logo volta aos 82 e desliga a ventoinha ficando assim.


Ja com o uso do ar condicionado. Assim que aciona ele liga as 2 ventoinhas porém ambas no 1 estágio quando a temperatura sobe aos 85 liga o segundo estagio e volta nos 82 .isso com ar condicionado ligado... quando muito quente a temperatura chega até 90 mais com o 2 estágio funcionando a temperatura fica por ali mesmo se eu tiver com o carro parado e quando ando ja desce. Pros 82 83°.

Lembrando que o segundo estagio da ventoinha do ar. Segundo o tecnico de ar condicionado me informou. Que só liga o segundo estagio caso a pressão ultrapasse os 250psi que quem aciona isso é o pressostato. Ou quando a temperatura do condensador fica muito alta e assim por consequência aumenta a pressão fazendo com que o pressostato acione o 2 estagio ventoinha do ar




E quando desligo o carro se a temperatura estiver acima dos 82 graus a ventoinha fica ligada no 2° estagio ate a temperatura voltar nos 82. Isso evita que prejudique a junta do cabeçote e a resfriar o carro apos o desligamento do motor.


Lembrando que estou em cima da temperatura fazendo alguns testes ainda pra ver se não vou ter mais problemas.

Informo que por enquanto cheguei no resultado que eu queria...

Acredito que possa resolver mais Problemas do pessoal aqui.


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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Mantenedor » 26 Jan 2015, 23:26

Boa noite , eu terminei de trocar o radiador e algumas coisas mais no motor. Logo vou colocar fotos e vídeos da empreitada.
Estou acompanhando o tópico e comparando com o meu motor é o seguinte.
Carro parado: Sem o ar estar ligado temperatura sobe até 91° liga as duas ventoinhas ? Elas irão desligar só com 81° .
Com o ar ligado ainda não tenho relato pois a mangueira e o cano de alta também foram reparados . Espero que quando o ar estiver funcionando o meu sistema possa acionar o 2° estágio através do pressostato ou quando ultrapassar este os 250 psi.

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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 27 Jan 2015, 09:04

Alex Fernando Maia escreveu:
Almeidão escreveu:O que faz uma ventoinha armar o segundo estágio e a outra ficar parada é um problema no relê do primeiro estágio. Na verdade são 4 relês responsável pelas ventoinhas, sendo um o do ar condicionado. Se a informação da alta enviar sinal negativo para as ventoinhas e as mesmas não estiverem sido acionada por um motivo qualquer com a velocidade baixa, funcionará uma só em alta, se jumpear o relê do segundo estágio, girará somente a ventoinha interna. Sobre o pressostato do ar, informo e não de carona porque já comentei várias vezes, não é parâmetro para saber se o segundo estágio esteja perfeito, isto porque se o carro tiver no sol, ao ligar lo e o mesmo tiver com temperatura baixa, pode entrar o segundo estágio pelo pressostado to ar, pode e entra com frequencia. Isto mesmo ele estando com o ponteiro da temperatura no azul.

Eu não entendi algo informado pelo Alex Fernando. Você diz que entra direto o segundo estágio, você quis dizer: Que ele está perfeito ou que não tem mais o primeiro estágio? Digo isto porque estas ventoinhas não duram muito se ficar com o segundo estágio sempre e sei que muitos fazem isto.



Não sei ao certo. O primeiro estagio liga sim. Porém somente quando o acionamento do ar condicionado. Ao uso normal sem ar condicionado, a temperatura chega em 85° liga o segundo estágio acionado pelo sinal do cebolao e ja desce logo aos seus 81 82° desliga a ventoinha e fica por ali. Pode estar fazendo o calor que for. Somente quando muito quente chega mais rapido aos 85 mas logo volta aos 82 e desliga a ventoinha ficando assim.


Ja com o uso do ar condicionado. Assim que aciona ele liga as 2 ventoinhas porém ambas no 1 estágio quando a temperatura sobe aos 85 liga o segundo estagio e volta nos 82 .isso com ar condicionado ligado... quando muito quente a temperatura chega até 90 mais com o 2 estágio funcionando a temperatura fica por ali mesmo se eu tiver com o carro parado e quando ando ja desce. Pros 82 83°.

Lembrando que o segundo estagio da ventoinha do ar. Segundo o tecnico de ar condicionado me informou. Que só liga o segundo estagio caso a pressão ultrapasse os 250psi que quem aciona isso é o pressostato. Ou quando a temperatura do condensador fica muito alta e assim por consequência aumenta a pressão fazendo com que o pressostato acione o 2 estagio ventoinha do ar




E quando desligo o carro se a temperatura estiver acima dos 82 graus a ventoinha fica ligada no 2° estagio ate a temperatura voltar nos 82. Isso evita que prejudique a junta do cabeçote e a resfriar o carro apos o desligamento do motor.


Lembrando que estou em cima da temperatura fazendo alguns testes ainda pra ver se não vou ter mais problemas.

Informo que por enquanto cheguei no resultado que eu queria...

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voce está confundindo algo e pode confundir um que venha a buscar um acerto para as ventoinhas.

PRIMEIRO ESTÁGIO - Elas giram lentas
SEGUNDO ESTÁGIO´- Elas giram rápidas, parece um furacão.
PRIMEIRO ESTÁGIO SEM AR LIGADO - Entra sempre que a temperatura atinge um grau onde seria perigo para o motor
por falta de ventilação frontal, isto ocorre no transito ou parado com o carro
ligado.
PRIMEIRO ESTÁGIO COM AR - Elas ligam assim que liga o ar independente de ar frontal ou não.

SEGUNDO ESTÁGIO TIPO FURACÃO - Somente entram se o ar estiver ligado, mas entram quando são induzidas a entrar.

INDUÇÃO 01 - Quando a pressão do gas aumenta, não importa a temperatura do motor, as vezes se o
carro ficar parado no sol já aumenta a pressão e segundos depois de ligado elas entram en alta. O
sensor que induz esta entrada ´pelo ar no Vectra B modelo mais antigo, fica no cano de gás atrás do
radiador, é o pressostado menor, ali tem 2, o menor joga sinal negativo assim que acionado, para saber
ser entrou por ele, basta desconetar lo assim que elas entrarem e saberão se é por ele ou não.

INDUÇÃO 2 - Entra pelo cebolão para os carros mais antigos e pelo sensor de temperatura para central para os carros acima de 2000. Quanto a temperatura do carro aumenta devido ao ar está ligado e não ter alta pressão no gás, neste caso ela entra pelo cebolão. Serve como segurança para os carros que possa estragar o pressostato e aumentar muito a presão, logo a temperatura do carro vai chegar a um ponto que o cebolão aliviará não só o motor, mas também o sistema do ar evitando estourar uma mangueira e perder todo o gás ou algo pior.

Se o segundo estágio entrar sem o ar estando ligado, podem procurar um defeito porque há, ou o primeiro estágio não acionou ou o radiador está oxidado e a temperatura aumentou a um ponto que não poderia aumentar ou até mesmo um problema elétrico. Estando ele perfeito o segundo estágio não entra nunca com o ar desligado.

Se o eletricista colocou no seu carro somente o segundo estágio funcionando, está errado. Ele funcionando frequentemente alivía o motor, mas sobrecarregam, fusíveis, relês e o alternador. Este ultimo para quem não sabe, é um grande vilão no consumo e quanto mais coisas ligada no carro, mais pesado ele fica e assim o consumo aumenta. Sem contar com a vida útil das ventoinhas que irão diminuir uma porcentage muito grande.

O maior problema das temperaturas nos carros, é que elas trabalham sempe no limíte e na falha de um cebolão armar uma ventoinha, levam minutos para queimar uma junta e ter todo to trabalho de abrir motor e lá se vão os gastos. Não existe tolerância, se a ventoinha não armar em um transito pesado, 3 minutos mais já era a junta.
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Alex Fernando Maia
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 27 Jan 2015, 11:13

Mantenedor escreveu:O Alex seu carro é modelo 96/97 Cd 2.0 16 Válvulas ?

O meu é modelo Cd 96/97 2.0/ 16v.
Esta semana troquei o radiador de água Mais reparo na tubulação de alta do ar condicionado, um pequeno furo .
Fiz alguns testes onde o acionamento dos ventiladores entraram em funcionamento qdo atinge 91° E desliga ambos os ventiladores qdo atinge 81°.
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O meu é 2.0 8V... 96/97
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 27 Jan 2015, 11:17

Almeidão escreveu:
Alex Fernando Maia escreveu:
Almeidão escreveu:O que faz uma ventoinha armar o segundo estágio e a outra ficar parada é um problema no relê do primeiro estágio. Na verdade são 4 relês responsável pelas ventoinhas, sendo um o do ar condicionado. Se a informação da alta enviar sinal negativo para as ventoinhas e as mesmas não estiverem sido acionada por um motivo qualquer com a velocidade baixa, funcionará uma só em alta, se jumpear o relê do segundo estágio, girará somente a ventoinha interna. Sobre o pressostato do ar, informo e não de carona porque já comentei várias vezes, não é parâmetro para saber se o segundo estágio esteja perfeito, isto porque se o carro tiver no sol, ao ligar lo e o mesmo tiver com temperatura baixa, pode entrar o segundo estágio pelo pressostado to ar, pode e entra com frequencia. Isto mesmo ele estando com o ponteiro da temperatura no azul.

Eu não entendi algo informado pelo Alex Fernando. Você diz que entra direto o segundo estágio, você quis dizer: Que ele está perfeito ou que não tem mais o primeiro estágio? Digo isto porque estas ventoinhas não duram muito se ficar com o segundo estágio sempre e sei que muitos fazem isto.



Não sei ao certo. O primeiro estagio liga sim. Porém somente quando o acionamento do ar condicionado. Ao uso normal sem ar condicionado, a temperatura chega em 85° liga o segundo estágio acionado pelo sinal do cebolao e ja desce logo aos seus 81 82° desliga a ventoinha e fica por ali. Pode estar fazendo o calor que for. Somente quando muito quente chega mais rapido aos 85 mas logo volta aos 82 e desliga a ventoinha ficando assim.


Ja com o uso do ar condicionado. Assim que aciona ele liga as 2 ventoinhas porém ambas no 1 estágio quando a temperatura sobe aos 85 liga o segundo estagio e volta nos 82 .isso com ar condicionado ligado... quando muito quente a temperatura chega até 90 mais com o 2 estágio funcionando a temperatura fica por ali mesmo se eu tiver com o carro parado e quando ando ja desce. Pros 82 83°.

Lembrando que o segundo estagio da ventoinha do ar. Segundo o tecnico de ar condicionado me informou. Que só liga o segundo estagio caso a pressão ultrapasse os 250psi que quem aciona isso é o pressostato. Ou quando a temperatura do condensador fica muito alta e assim por consequência aumenta a pressão fazendo com que o pressostato acione o 2 estagio ventoinha do ar




E quando desligo o carro se a temperatura estiver acima dos 82 graus a ventoinha fica ligada no 2° estagio ate a temperatura voltar nos 82. Isso evita que prejudique a junta do cabeçote e a resfriar o carro apos o desligamento do motor.


Lembrando que estou em cima da temperatura fazendo alguns testes ainda pra ver se não vou ter mais problemas.

Informo que por enquanto cheguei no resultado que eu queria...

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PRIMEIRO ESTÁGIO - Elas giram lentas
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PRIMEIRO ESTÁGIO SEM AR LIGADO - Entra sempre que a temperatura atinge um grau onde seria perigo para o motor
por falta de ventilação frontal, isto ocorre no transito ou parado com o carro
ligado.
PRIMEIRO ESTÁGIO COM AR - Elas ligam assim que liga o ar independente de ar frontal ou não.

SEGUNDO ESTÁGIO TIPO FURACÃO - Somente entram se o ar estiver ligado, mas entram quando são induzidas a entrar.

INDUÇÃO 01 - Quando a pressão do gas aumenta, não importa a temperatura do motor, as vezes se o
carro ficar parado no sol já aumenta a pressão e segundos depois de ligado elas entram en alta. O
sensor que induz esta entrada ´pelo ar no Vectra B modelo mais antigo, fica no cano de gás atrás do
radiador, é o pressostado menor, ali tem 2, o menor joga sinal negativo assim que acionado, para saber
ser entrou por ele, basta desconetar lo assim que elas entrarem e saberão se é por ele ou não.

INDUÇÃO 2 - Entra pelo cebolão para os carros mais antigos e pelo sensor de temperatura para central para os carros acima de 2000. Quanto a temperatura do carro aumenta devido ao ar está ligado e não ter alta pressão no gás, neste caso ela entra pelo cebolão. Serve como segurança para os carros que possa estragar o pressostato e aumentar muito a presão, logo a temperatura do carro vai chegar a um ponto que o cebolão aliviará não só o motor, mas também o sistema do ar evitando estourar uma mangueira e perder todo o gás ou algo pior.

Se o segundo estágio entrar sem o ar estando ligado, podem procurar um defeito porque há, ou o primeiro estágio não acionou ou o radiador está oxidado e a temperatura aumentou a um ponto que não poderia aumentar ou até mesmo um problema elétrico. Estando ele perfeito o segundo estágio não entra nunca com o ar desligado.

Se o eletricista colocou no seu carro somente o segundo estágio funcionando, está errado. Ele funcionando frequentemente alivía o motor, mas sobrecarregam, fusíveis, relês e o alternador. Este ultimo para quem não sabe, é um grande vilão no consumo e quanto mais coisas ligada no carro, mais pesado ele fica e assim o consumo aumenta. Sem contar com a vida útil das ventoinhas que irão diminuir uma porcentage muito grande.

O maior problema das temperaturas nos carros, é que elas trabalham sempe no limíte e na falha de um cebolão armar uma ventoinha, levam minutos para queimar uma junta e ter todo to trabalho de abrir motor e lá se vão os gastos. Não existe tolerância, se a ventoinha não armar em um transito pesado, 3 minutos mais já era a junta.



Perfeitamente, isso que o Almeidão descreve está resumindo o que eu estou tentando explicar, porém do meu jeito, sem aplicações técnicas..

Informo que o meu ficou perfeito.
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Mantenedor » 28 Jan 2015, 19:35

Ameidão então o fato do meu motor estar sem liquido refrigerante devido a um furo no tubo que vai até o evaporador , que descobri na troca do radiador agora já reparado.
C.onfirma que o 2° estágio nunca vai entrar mesmo certo?!
Agora um videozinho de todas estas fases cairiam muito bem. Se ninguém tiver condições de colocar até eu levar o meu carro para verificar se está tudo OK , eu posta rei com o maior prazer.

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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 29 Jan 2015, 08:18

Bom galera estou eu aqui denovo com minha novela de alta temperatura...

Seguindo as orientações do nosso amigo Almeidão, resolvi voltar o sistema eletrico como era e deixar original, sem modificações, e tentar achar outra solução pro meu vectra...

Levei em outro eletrecista um pouco mais entendido, ele fez todos os testes de acionamento de estagio da ventoinha e testou o cebolão, tudo denovo...

Tinha comentado das trocas de todas as peças inclusive o cebolão...

Ele me disse o seguinte, apesar do cebolões terem suas respectivas aplicações nos veiculos, sendo usar original o MTE797 ou MTE761, completou a frase dizendo, nos dias de hoje aumentaram muito as temperaturas ambientes comparado ao passado sendo assim mudanças também tem de ser feitas ano após ano, sendo assim me pediu pra averiguar o catalogo com as devidas temperaturas no SITE da MTE (segue abaixo o site do catalogo em PDF), pesquisei e analisei as temperaturas de aberturas dos estagios...

761 = 100 - 110° Sem ar ( Alta pro meu gosto )
760 = 95 - 100° Outros veiculos ( mas considero alta ainda )
797 = 100 - 105° Vectra ( Alta )

Cheguei a conclusão que usando um cebolão 763 = 88 - 95° ( Seria o ideal pro meu vectra nos dias de hoje )


Bom galera, vou fazer a troca e depois volto a postar..


Catalogo MTE Thonson - Os cebolões estão na pagina 62
http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... ternet.pdf
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por JA Fernandes » 29 Jan 2015, 08:36

O segundo estagio são para as duas ventuinhas, ou só para a interna, pois percebi que quando entra o segundo estagio a ventuinha externa fica ainda na primeira velocidade.

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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Ju_Bueno » 29 Jan 2015, 08:41

Alex Fernando Maia escreveu:761 = 100 - 110° Sem ar ( Alta pro meu gosto )
760 = 95 - 100° Outros veiculos ( mas considero alta ainda )
797 = 100 - 105° Vectra ( Alta )

Perguntinha:
Esses valores postados aí não são do 2º estágio? No meu carro - Vectra A - o do 2º estágio é 767, que tem temperaturas próximas à essas acima. Para o primeiro estágio uso o 741, com temperatura gravada nele 88 - 83, e snme, o 760 - que é duplo - tem a temperatura similar para o 1º estágio (e acho que essa q vc postou seria a do segundo).

Postagem do Almeidão nas primeiras páginas desse mesmo tópico :
... o 760... é 105-100/95-90, só que no painel ele acusa 89 a 90 para o primeiro estágio e 91 a 93 para o segundo estágio
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 29 Jan 2015, 12:53

Mantenedor escreveu:Ameidão então o fato do meu motor estar sem liquido refrigerante devido a um furo no tubo que vai até o evaporador , que descobri na troca do radiador agora já reparado.
C.onfirma que o 2° estágio nunca vai entrar mesmo certo?!
Agora um videozinho de todas estas fases cairiam muito bem. Se ninguém tiver condições de colocar até eu levar o meu carro para verificar se está tudo OK , eu posta rei com o maior prazer.

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.


Realmente se tiver sem o líquido ele nunca entrará porque o ar nem vai ligar para pesar o carro e aquecer ele mais que o normal. Isto acontece com um radiador furado, se não tiver agua para esquentar o cebolão, vai acontecer o mesmo, ele não armará.

Sobre os comentários do Ju Buneo:

O 741 - 88~83, informa que ele arma em 88º e desarma em 83º.

O 760 é duplo - 105~100/95~90 - Ele funciona o primeiro estágio em 95 e desarma em 90. Caso o ar esteja funcionando e possivelmente esteja muito calor, esta temperatura pode subir além do primeiro estágio e ao alcançar 105º arma o segundo estágio e desarma com 100º, isto mesmo estando o primeiro estágio acionado já que o ar está ligado. Sem o ar, só aciona se tiver defeito.

Sobre os valores no painel, não se apegue a isto, as informações gravadas na peça se aproxima da temperatura real da água e o painel sempre mostra menos que o informado e isto é algo justo para não espantar os proprietários. Este 95º informado no cebolão da MTE, corresponde no painel 90º. e o 105, que será o segundo estágio, pode ter certeza arma no painel em 93º.

Existe uma diferença de temperatura entre Wahler e MTE. MTE mostra mais e arma com menos ou Wahler mostra uma e arma com mais, e este é o motivo de eu escolher MTE. Fico muito confuso com Wahler por não conhecer as nomenclaturas deles, mas é uma exelente marca. Nos sites, nunca informam o que é aquelas nomenclatura deles. O bom seria que eles colocassem estes valores que alguns sites informam sobre MTE, tipo o 760 que tras estas informações de 105~100/95~90 e eu não tenho acesso a estas peças em uma prateleria para ir checando uma a uma a achar esta mesma nomenclatura em um Wahler, aliás já procurei qual seria o da marca Wahler que corresponderia o 763 MTE e até hoje não sei.

Comentei sobre esta marca, porque quem usa esta Wahler pode ter uma outra referência no painel mesmo usando o cebolão correspondente ao da MTE
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Ju_Bueno » 29 Jan 2015, 13:21

Ju_Bueno escreveu:...MTE 741 com temperatura gravada nele 88 - 83, e snme, o 760 - que é duplo - tem a temperatura similar para o 1º estágio...

Acho que eu fiz uma pequena confusão: essa temperatura gravada no 741 bateu exatamente com a leitura do scanner no meu carro. O 760 aponta + ou - 88-83 no painel (Vectra B), e como citado, nele está gravado 95-90.
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 29 Jan 2015, 14:11

Ju_Bueno escreveu:
Ju_Bueno escreveu:...MTE 741 com temperatura gravada nele 88 - 83, e snme, o 760 - que é duplo - tem a temperatura similar para o 1º estágio...

Acho que eu fiz uma pequena confusão: essa temperatura gravada no 741 bateu exatamente com a leitura do scanner no meu carro. O 760 aponta + ou - 88-83 no painel (Vectra B), e como citado, nele está gravado 95-90.


Exatamente isto, e por este motivo sempre indico ele como numero de referencai 760 e nunca como temperatura de referencia, mas sempre tem um que olha esta temperatura e se assusta e na verdade a nivel de painel ela fica perfeita e é só colocando pra ver o resultado
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