Alex Fernando Maia escreveu:Almeidão escreveu:O que faz uma ventoinha armar o segundo estágio e a outra ficar parada é um problema no relê do primeiro estágio. Na verdade são 4 relês responsável pelas ventoinhas, sendo um o do ar condicionado. Se a informação da alta enviar sinal negativo para as ventoinhas e as mesmas não estiverem sido acionada por um motivo qualquer com a velocidade baixa, funcionará uma só em alta, se jumpear o relê do segundo estágio, girará somente a ventoinha interna. Sobre o pressostato do ar, informo e não de carona porque já comentei várias vezes, não é parâmetro para saber se o segundo estágio esteja perfeito, isto porque se o carro tiver no sol, ao ligar lo e o mesmo tiver com temperatura baixa, pode entrar o segundo estágio pelo pressostado to ar, pode e entra com frequencia. Isto mesmo ele estando com o ponteiro da temperatura no azul.
Eu não entendi algo informado pelo Alex Fernando. Você diz que entra direto o segundo estágio, você quis dizer: Que ele está perfeito ou que não tem mais o primeiro estágio? Digo isto porque estas ventoinhas não duram muito se ficar com o segundo estágio sempre e sei que muitos fazem isto.
Não sei ao certo. O primeiro estagio liga sim. Porém somente quando o acionamento do ar condicionado. Ao uso normal sem ar condicionado, a temperatura chega em 85° liga o segundo estágio acionado pelo sinal do cebolao e ja desce logo aos seus 81 82° desliga a ventoinha e fica por ali. Pode estar fazendo o calor que for. Somente quando muito quente chega mais rapido aos 85 mas logo volta aos 82 e desliga a ventoinha ficando assim.
Ja com o uso do ar condicionado. Assim que aciona ele liga as 2 ventoinhas porém ambas no 1 estágio quando a temperatura sobe aos 85 liga o segundo estagio e volta nos 82 .isso com ar condicionado ligado... quando muito quente a temperatura chega até 90 mais com o 2 estágio funcionando a temperatura fica por ali mesmo se eu tiver com o carro parado e quando ando ja desce. Pros 82 83°.
Lembrando que o segundo estagio da ventoinha do ar. Segundo o tecnico de ar condicionado me informou. Que só liga o segundo estagio caso a pressão ultrapasse os 250psi que quem aciona isso é o pressostato. Ou quando a temperatura do condensador fica muito alta e assim por consequência aumenta a pressão fazendo com que o pressostato acione o 2 estagio ventoinha do ar
E quando desligo o carro se a temperatura estiver acima dos 82 graus a ventoinha fica ligada no 2° estagio ate a temperatura voltar nos 82. Isso evita que prejudique a junta do cabeçote e a resfriar o carro apos o desligamento do motor.
Lembrando que estou em cima da temperatura fazendo alguns testes ainda pra ver se não vou ter mais problemas.
Informo que por enquanto cheguei no resultado que eu queria...
Acredito que possa resolver mais Problemas do pessoal aqui.
Qualquer coisa as vezes é melhor explicar falando. .. meu telefone
(19) 993009006.
Me chamem no watzap
voce está confundindo algo e pode confundir um que venha a buscar um acerto para as ventoinhas.
PRIMEIRO ESTÁGIO - Elas giram lentas
SEGUNDO ESTÁGIO´- Elas giram rápidas, parece um furacão.
PRIMEIRO ESTÁGIO SEM AR LIGADO - Entra sempre que a temperatura atinge um grau onde seria perigo para o motor
por falta de ventilação frontal, isto ocorre no transito ou parado com o carro
ligado.
PRIMEIRO ESTÁGIO COM AR - Elas ligam assim que liga o ar independente de ar frontal ou não.
SEGUNDO ESTÁGIO TIPO FURACÃO - Somente entram se o ar estiver ligado, mas entram quando são induzidas a entrar.
INDUÇÃO 01 - Quando a pressão do gas aumenta, não importa a temperatura do motor, as vezes se o
carro ficar parado no sol já aumenta a pressão e segundos depois de ligado elas entram en alta. O
sensor que induz esta entrada ´pelo ar no Vectra B modelo mais antigo, fica no cano de gás atrás do
radiador, é o pressostado menor, ali tem 2, o menor joga sinal negativo assim que acionado, para saber
ser entrou por ele, basta desconetar lo assim que elas entrarem e saberão se é por ele ou não.
INDUÇÃO 2 - Entra pelo cebolão para os carros mais antigos e pelo sensor de temperatura para central para os carros acima de 2000. Quanto a temperatura do carro aumenta devido ao ar está ligado e não ter alta pressão no gás, neste caso ela entra pelo cebolão. Serve como segurança para os carros que possa estragar o pressostato e aumentar muito a presão, logo a temperatura do carro vai chegar a um ponto que o cebolão aliviará não só o motor, mas também o sistema do ar evitando estourar uma mangueira e perder todo o gás ou algo pior.
Se o segundo estágio entrar sem o ar estando ligado, podem procurar um defeito porque há, ou o primeiro estágio não acionou ou o radiador está oxidado e a temperatura aumentou a um ponto que não poderia aumentar ou até mesmo um problema elétrico. Estando ele perfeito o segundo estágio não entra nunca com o ar desligado.
Se o eletricista colocou no seu carro somente o segundo estágio funcionando, está errado. Ele funcionando frequentemente alivía o motor, mas sobrecarregam, fusíveis, relês e o alternador. Este ultimo para quem não sabe, é um grande vilão no consumo e quanto mais coisas ligada no carro, mais pesado ele fica e assim o consumo aumenta. Sem contar com a vida útil das ventoinhas que irão diminuir uma porcentage muito grande.
O maior problema das temperaturas nos carros, é que elas trabalham sempe no limíte e na falha de um cebolão armar uma ventoinha, levam minutos para queimar uma junta e ter todo to trabalho de abrir motor e lá se vão os gastos. Não existe tolerância, se a ventoinha não armar em um transito pesado, 3 minutos mais já era a junta.