Jonathan_. escreveu:Infelizmente essa área do fórum não está muito ativa.
Não entendo muito de preparação, sei o que eu li em fóruns e meu interesse maior é em aspirado mas como ninguém se manifestou vou dar meu pitaco aqui.
O disco de freio do cd é 5 furos, então não vai dar certo.
Pressão dizem que é ate 0.8 mas claro, isso depende da turbina. já li que o miolo original aguenta ate 250cv.
O 8v costuma sim quebrar balancim, não sei se girar 7k é tao arriscado mas seria interessante partir para um roletado dos 2009+. porem se for pra trocar de cabeçote valeria mais a pena partir para 16v que rende muito mais que o 8v e gira isso tranquilo.
use a bomba de oleo do vectra 2.4 16v que é mais parruda que a do 2.2.
megasquirt tem melhor custo x beneficio que fuel tech, porem não é qualquer um que meche. se prefere ft vai fundo.
espero ter ajudado em algo
TBruninng escreveu:Bom pessoal
Vou turbinar meu vectra 2.2 8v
Tenho um projeto em mente já
Porem tenho algumas duvidas..
Suspensão
Rosca Fenix
Barras estabilizadoras???
Rosca? No way!
Não conheço uma alma que tenha carro forte e consiga se entender com sistema de roscas. Ela fica cedendo o tempo todo e isso altera a cambagem, que é um saco pra colocar de volta no lugar, come os pneus e afeta a capacidade de tracionar.
Use molas esportivas com amortecedores bem firmes que já fica ótimo.
A suspensão do vectra já é muito boa, não demandando muitas melhorias.
Se você quiser, pode usar uma barra para união das torres e diminuição da torção.
Freios
Dianteiros 312mm Power brakes
Traseiros 286mm Vectra CD
Pode manter as medidas originais e usar discos frisados com pastilhas ebc.
Trocar os discos vai demandar adaptações, e adaptações em freios e suspensão exigem muita técnica, o que nem sempre acaba ocorrendo e dá problema lá na frente.
Motor
Manter parte interna original
Prisioneiros forjados
Junta metálica
Comandos carlini
Cabeçote ???
Turbina Auto avionics A50 / Caixa fria - .50 c/ Refluxo / Caixa quente - .64 Pulsativa (T3) / Rotor 51 / Eixo 54mm
Coletor???
Embreagem cerâmica
Intercooler frontal
Radiador de óleo
Pra rodar com o miolo original, no máximo até 0,8 e com alcool. E mesmo assim, exige feeling pra não arrebentar com tudo.
Junta metalica, prisioneiros forjados, etc, é bom pra se passar pra barreira do "kilimeio". Com 0.8, não há necessidade disso, mas se quiser colocar, mal não faz.
Troca de comando em carro turbo não é primordial. Lembre-se que comando de turbo é diferente de aspro. Eu não gastaria com isso agora. O que vão te cobrar no comando, talvez dê pra comprar pistões forjados, que seriam mais bem-vindos. Trocar comando pra fazer girar mais é péssima ideia nos 8v. Os balancins quebram mesmo. Já tive 8v aspro e jamais montaria outro.
A turbina achei um pouco grande, mas isso é pessoal. Se a ideia é pegada em alta, ela vai ter bom fluxo.
Embreagem de cerâmica: obrigatório se passar dos 0,5 de pressão.
Intercooler até 0,8 pode ser dispensável. Se quiser colocar, mal não faz, mas precisa ver se vale a pena ($$$).
Sobre o radiador de óleo, não me lembro onde foi, mas teve um ser que adaptou um radiador de carro AT, que tem câmara separada para o óleo, e usou para resfriar. Pode ser uma boa, mas se você souber usar, o sistema de arrefecimento dá conta de manter a temperatura sob controle.
Recomendo que abra o motor e pelo menos faça uma limpeza quimica para remover todo óleo velho e passe a usar óleo sintético. Só esse tipo de lubrificante aguenta a "fritada" da turbina. Usar um 0w40, 5w30 ou 5w40 atendem às necessidades do motor.
Injeção
Bicos Siemens Deka 80lbs / 875cc
Bomba walbro 255LPH
Fueltech FT400 / FT500
Dosador Aeromotive Hpi 1:1
Nada a comentar aqui. Ta no caminho certo.
Bom minhas duvidas são as seguintes..
Algumas pessoas me disseram que o motor do vectra é muito ruim para turbo.. bom eu só tenho experiencia com motor AP 8v 16v 20v e BMW
Não existe motor bom e motor ruim pra turbo. Existem preparações bem feitas e mal feitas.
Se montar direito, não dá problema.
Qual a pressão que eu posso usar com o miolo original?
E também queria saber a questão do cabeçote.. pois dizem que ele quebra balancim
Quero que o meu motor gire perto dos 7mil rpm
Original até 0,8 com bom acerto tem segurança. Acima disso, acho arriscado demais.
Nada de 7mil rpm. Vai arrebentar tudo rapidinho.
Em turbo não precisa girar tanto assim. Com corte em 6mil você já vai ter um bom nível de potencia e segurança pra não arrebentar com tudo.
Não tem jeito, esse cabeçote não gosta de altas rpm's.
Com um pouco de pesquisa cheguei ao cabeçote do vectra 2009+
Comandos carlini e molas melhores.. Confere isso?
Qual a melhor opção?
Preciso de ajuda dos universitários hehehe!
Cabeçote roletado é bem vindo. Mas espere mais durabilidade do que potência. A simples troca de um pelo outro não traz nenhuma diferença perceptível.
Na boa, comando e mola forte é coisa de aspro... No turbo nem sempre precisa disso.
No aspro, você é obrigado a girar mais pra andar. No turbo, você só precisa socar mais ar pra andar, não precisando fazer girar tanto.
Pense nessas melhorias no cabeçote se você for romper a barreira do 1,0kg, mas antes disso você obrigatoriamente vai precisar abrir o motor para reforçar.
Grande abraço e obrigado!
Abs!
rgapski escreveu:Vou dar meus "palpites" (respostas em vermelho abaixo):TBruninng escreveu:Bom pessoal
Vou turbinar meu vectra 2.2 8v
Tenho um projeto em mente já
Porem tenho algumas duvidas..
Suspensão
Rosca Fenix
Barras estabilizadoras???
Rosca? No way!
Não conheço uma alma que tenha carro forte e consiga se entender com sistema de roscas. Ela fica cedendo o tempo todo e isso altera a cambagem, que é um saco pra colocar de volta no lugar, come os pneus e afeta a capacidade de tracionar.
Use molas esportivas com amortecedores bem firmes que já fica ótimo.
A suspensão do vectra já é muito boa, não demandando muitas melhorias.
Se você quiser, pode usar uma barra para união das torres e diminuição da torção.
Freios
Dianteiros 312mm Power brakes
Traseiros 286mm Vectra CD
Pode manter as medidas originais e usar discos frisados com pastilhas ebc.
Trocar os discos vai demandar adaptações, e adaptações em freios e suspensão exigem muita técnica, o que nem sempre acaba ocorrendo e dá problema lá na frente.
Motor
Manter parte interna original
Prisioneiros forjados
Junta metálica
Comandos carlini
Cabeçote ???
Turbina Auto avionics A50 / Caixa fria - .50 c/ Refluxo / Caixa quente - .64 Pulsativa (T3) / Rotor 51 / Eixo 54mm
Coletor???
Embreagem cerâmica
Intercooler frontal
Radiador de óleo
Pra rodar com o miolo original, no máximo até 0,8 e com alcool. E mesmo assim, exige feeling pra não arrebentar com tudo.
Junta metalica, prisioneiros forjados, etc, é bom pra se passar pra barreira do "kilimeio". Com 0.8, não há necessidade disso, mas se quiser colocar, mal não faz.
Troca de comando em carro turbo não é primordial. Lembre-se que comando de turbo é diferente de aspro. Eu não gastaria com isso agora. O que vão te cobrar no comando, talvez dê pra comprar pistões forjados, que seriam mais bem-vindos. Trocar comando pra fazer girar mais é péssima ideia nos 8v. Os balancins quebram mesmo. Já tive 8v aspro e jamais montaria outro.
A turbina achei um pouco grande, mas isso é pessoal. Se a ideia é pegada em alta, ela vai ter bom fluxo.
Embreagem de cerâmica: obrigatório se passar dos 0,5 de pressão.
Intercooler até 0,8 pode ser dispensável. Se quiser colocar, mal não faz, mas precisa ver se vale a pena ($$$).
Sobre o radiador de óleo, não me lembro onde foi, mas teve um ser que adaptou um radiador de carro AT, que tem câmara separada para o óleo, e usou para resfriar. Pode ser uma boa, mas se você souber usar, o sistema de arrefecimento dá conta de manter a temperatura sob controle.
Recomendo que abra o motor e pelo menos faça uma limpeza quimica para remover todo óleo velho e passe a usar óleo sintético. Só esse tipo de lubrificante aguenta a "fritada" da turbina. Usar um 0w40, 5w30 ou 5w40 atendem às necessidades do motor.
Injeção
Bicos Siemens Deka 80lbs / 875cc
Bomba walbro 255LPH
Fueltech FT400 / FT500
Dosador Aeromotive Hpi 1:1
Nada a comentar aqui. Ta no caminho certo.
Bom minhas duvidas são as seguintes..
Algumas pessoas me disseram que o motor do vectra é muito ruim para turbo.. bom eu só tenho experiencia com motor AP 8v 16v 20v e BMW
Não existe motor bom e motor ruim pra turbo. Existem preparações bem feitas e mal feitas.
Se montar direito, não dá problema.
Qual a pressão que eu posso usar com o miolo original?
E também queria saber a questão do cabeçote.. pois dizem que ele quebra balancim
Quero que o meu motor gire perto dos 7mil rpm
Original até 0,8 com bom acerto tem segurança. Acima disso, acho arriscado demais.
Nada de 7mil rpm. Vai arrebentar tudo rapidinho.
Em turbo não precisa girar tanto assim. Com corte em 6mil você já vai ter um bom nível de potencia e segurança pra não arrebentar com tudo.
Não tem jeito, esse cabeçote não gosta de altas rpm's.
Com um pouco de pesquisa cheguei ao cabeçote do vectra 2009+
Comandos carlini e molas melhores.. Confere isso?
Qual a melhor opção?
Preciso de ajuda dos universitários hehehe!
Cabeçote roletado é bem vindo. Mas espere mais durabilidade do que potência. A simples troca de um pelo outro não traz nenhuma diferença perceptível.
Na boa, comando e mola forte é coisa de aspro... No turbo nem sempre precisa disso.
No aspro, você é obrigado a girar mais pra andar. No turbo, você só precisa socar mais ar pra andar, não precisando fazer girar tanto.
Pense nessas melhorias no cabeçote se você for romper a barreira do 1,0kg, mas antes disso você obrigatoriamente vai precisar abrir o motor para reforçar.
Grande abraço e obrigado!
Abs!
Luiz Antunes escreveu:Não sei vc curte upgrade de IGNIÇÃO , mas nos meus carros sempre antes de qq coisa , eu dou um Up na Ignição , assim ela fica preparada para qq upgrade de injeção ou aumento de potencia .
Uma boa queima é o principio de uma boa preparação , a maioria dos mecânicos esquece , ou não tem esse conhecimento , ou simplesmente deixam para o final .
Não se se vc sabe mas existe um fenômeno , quando vc coloca mais pressão na câmara , a mistura entra hiper concentrada, e aumenta muito o dielétrico . Dificultando a pulada da centelha .
Seria como vc nadar na agua , e depois tentar nadar no silicone , teria que ter muito mais força nos braços e pernas !
Em carros turbinados , aspirados com taxa alta para uso do álcool , eu aconselho sempre a ter um booster de ignição , de preferencia MSD , pela confiabilidade e pelos resultados . Já outras marcas que testei queimaram fácil , a MSD nunca presenciei.
Eu sou Eng. Eletrônico e já testei vários módulos , então tenho já pratica disso .
Sei que vários colegas e preparadores , vão dizer que a Ignição do Vectra é forte ,e mais do que suficiente , e realmente é , mas para o projeto original .
Mas a escolha vai depender de cada um , esse assunto rola há mais de 20 anos pelos fóruns, e é motivo até de morte , rs !!
O ultimo modulo que coloquei , foi no Ford Ka xr 1.6 de meu amigo rendeu 7 CV , não é coisa demais, mas somada as outras coisas ficou significativo . Coloquei com uma chave seletora ( original / booster ) no console , no próprio dinamômetro , a gente verifica pelos gráficos a diferença dos 7 CV . Assim não fica a duvida , os gráficos não mentem .
Veja meus tópicos :
viewtopic.php?f=48&t=3977
viewtopic.php?f=48&t=173
TBruninng escreveu:Luiz Antunes escreveu:Não sei vc curte upgrade de IGNIÇÃO , mas nos meus carros sempre antes de qq coisa , eu dou um Up na Ignição , assim ela fica preparada para qq upgrade de injeção ou aumento de potencia .
Uma boa queima é o principio de uma boa preparação , a maioria dos mecânicos esquece , ou não tem esse conhecimento , ou simplesmente deixam para o final .
Não se se vc sabe mas existe um fenômeno , quando vc coloca mais pressão na câmara , a mistura entra hiper concentrada, e aumenta muito o dielétrico . Dificultando a pulada da centelha .
Seria como vc nadar na agua , e depois tentar nadar no silicone , teria que ter muito mais força nos braços e pernas !
Em carros turbinados , aspirados com taxa alta para uso do álcool , eu aconselho sempre a ter um booster de ignição , de preferencia MSD , pela confiabilidade e pelos resultados . Já outras marcas que testei queimaram fácil , a MSD nunca presenciei.
Eu sou Eng. Eletrônico e já testei vários módulos , então tenho já pratica disso .
Sei que vários colegas e preparadores , vão dizer que a Ignição do Vectra é forte ,e mais do que suficiente , e realmente é , mas para o projeto original .
Mas a escolha vai depender de cada um , esse assunto rola há mais de 20 anos pelos fóruns, e é motivo até de morte , rs !!
O ultimo modulo que coloquei , foi no Ford Ka xr 1.6 de meu amigo rendeu 7 CV , não é coisa demais, mas somada as outras coisas ficou significativo . Coloquei com uma chave seletora ( original / booster ) no console , no próprio dinamômetro , a gente verifica pelos gráficos a diferença dos 7 CV . Assim não fica a duvida , os gráficos não mentem .
Veja meus tópicos :
viewtopic.php?f=48&t=3977
viewtopic.php?f=48&t=173
Muito bacana, Com o amplificador o negocio fica monstro!
Agora me diga uma coisa, se eu colocar apenas bobina e cabos Não vai melhorar muito né?
Abraço!
Samir Martello escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal. Queria fazer o mesmo no meu Vectra GT. Colocar um kit turbo "padaria" com no máximo de 0.8 de pressão e injeção original. Queria saber se ficaria bom. Alguém já fez isso?
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