Posso pegar carona no tópico? rsrsrs
Eu sou mecânico de reparação e queria montar o seguinte kit de padaria para mim, porém atente-se que eu queria num Vectra 2008/2010,
ou seja miolo flex, taxa alta:
Antes de mais nada, eu queria potência em torno de 220~230cv e em torno de 30kgf de torque.- MasterPower .50.63 (sem refrigeração especial), monofluxo, pois curto que a pegada venha toda numa vez só tipo uma patada e em regimes mais altos tipo 3500~4000 giros.
- Queria a princípio rodar com 0,8kg... alguns me falaram que o miolo flex ia aguentar, outros mandaram não passar de 0,6 ou 0,7kg no máximo e não segurar muito de final que ou ia derreter canaleta ou ia entortar biela por causa da taxa.
Eu não sei com a taxa de 11:1 quanto de pressão preciso pra ter essa potência... talvez nem fosse preciso chegar nos 0,8kg...
.png)
eu quero mesmo a potência e torque que falei, se pra isso eu precisar usar 0,5kg (como já vi um Astra Flex no youtube que tem 211cv com 0,5kg) ótimo! (mas as vezes eu fico pensando e acho que aquele dinamômetro roubou pra mais!) rsrsrs
- Não iria usar intercooler nem radiador de óleo, nem comando, nem nada. A idéia é justamente um kit simples, um piggyback, um kit de padaria pra que o carro seja 100% original em dirigibilidade e consumo em fase aspirada e só solte os pocotós quando eu quiser...
objetivo: o menor gasto possível! Além de que, a mão de obra seria totalmente minha!
- Como citei, projeto barato, de padaria, piggyback.. eu obviamente queria rodar na injeção original com módulo pra gerenciar bico suplementar e atraso de ponto. No caso o TechRace...
Aí veio o problema... comecei a pesquisar e trocar idéias e o pessoal me assustou MUITO, primeiro com o papo de derreter canaletas ou entortar bielas, depois fiquei sabendo que o câmbio F17WR que equipa 95% dos Vectras GT-X (que é o que quero!) não aguentam muito além de 220cv mesmo e que são bem sensíveis por causa das rodas calçadas com
225/45/17", que mesmo eu não dando tranco na arrancada ou nas trocas (fazendo trocas normais sem dar cacete) ou sem patinar de propósito uma hora ele ia quebrar!
.png)
Aí eu fiquei bem preocupado... por que antes de mais nada, é um carro de uso diário, do dia-a-dia... carro pra no final do ano encher o porta-malas e ir pra praia. Vai que bem numa ultrapassagem lá se iam os dentes da minha 3ª só por tirar de 5ª e voltar com o pé no fundo e carro carregado? Iam os dentes e o meu passeio pro saco né... eu preciso de CONFIABILIDADE!
Comecei então a pesquisar sobre a troca do F17 pelo F23 que é o rei dos câmbios GM e vi que realmente não vale a pena. Valer a pena vale! Mas não pra kit de padaria onde o objetivo é o menor custo possível. Troca de cabos, alavanca, coxins, suportes, câmbio, eixos, etc.... não rola!
Aí encontrei um Vectra GT com características de GT-X de um amigo do fórum, MUITO TOP, MUITO LINDO.
Pensei em comprar, por que ele roda com o F23! Mas o danado é da versão de 140cv... o que dificulta MUITO no meu caso pelo fato de que vou usar a injeção original. Por que? Simples... ele usa duas sondas, uma pré pra ver a mistura e uma pós pra ver a eficiência do catalisador... se eu arrancar o catalisador, botar escape de 2,5" como deve ser feito, é batata que a luz de anomalia vai acender por não identificar o catalisador, né? Ou vocês acham que não? Eu não curto andar com ela acesa... por que dá a impressão de ter alguma gambiarra ou coisa errada (eu sou fresco, ia montar tudinho no maior capricho pra parecer original de fábrica!) e também por que isso pode prejudicar o consumo na fase aspirada...
Então... eu relatei tudo isso pra poder chegar onde eu queria, por que vi que nesse tópico tem gente que entende. O negócio é o seguinte...
quero saber se acham que a luz de anomalia vai acender por tirar o catalisador e caso ela acenda, como ela faz uma leitura diferente da primeira, se teria jeito de por algum resistor (e de qual resistência, alguém sabe?) pra mudar o valor de leitura dela e fazer a central pensar que está catalisando...Outra dúvida que tenho, é se os 11,5:1 de taxa do motor de 140cv vai embaçar com 0,5kg de pressão ou dá pra rodar de boa.... que a taxa é super alta pra turbo eu sei, maaaas.... tenho medo de forjar o miolo, a taxa cair pra 10:1, o carro ficar lazarento de manco em baixas e beber bem mais do que já bebe andando suave...
Muito obrigado e desculpem pela carona rsrsrs