O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema No Câmbio Automático - Vectra B

364 mensagens
toechsler
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jan 2015, 21:30
Nome Completo: Thiago Simão Oechsler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por toechsler » 31 Jan 2015, 22:37

Pessoal boa noite.

Estou comorei um vectra cd 2.2 16 V automatico, apresentando defeito na transmissão que é o seguinte:
A marcha re engata você sente um tranquinho, porém não tem força vai pra trás só em linha reta. Se forçar o carro trepida e até vai, também parece ter força depois dos 2 mil giros. Todas as outras marchas, kick down, esportivo funcionam perfeitamente sem trancos ou outro desconforto. Vi que alguns tópicos falam sobre limpeza do seletor de marcha e possível trocá da solenoide. O óleo foi trocado a 15 mil km. Alguém teve um problema parecido? O cb não registra falha no câmbio. Somente a ré que não está de acordo e isso encomoda pacas porque sempre é preciso ver bem onde eestacionar pra não ficar na mão que o carro não tem força na re. Obrigado

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 31 Jan 2015, 22:59

acho que vc devia levar em uma especializada sem compromisso so pra ver o que eles

vão dizer ....

paralelamente eu numa situação desta eu checaria os solenoides ...

afinal seu cambio esta passando marchas

toechsler
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jan 2015, 21:30
Nome Completo: Thiago Simão Oechsler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por toechsler » 31 Jan 2015, 23:49

Correto. Para checar a solenoide da re como faço? Precisa desmontar algo ou ela fica com acesso externo ao câmbio? vou levar em uma especializada aqui em blumenau SC. Você indica algum lugar aqui próximo da minha cidade?

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Thiago Menezes » 01 Fev 2015, 19:42

Para mexer em câmbio automático não é uma coisa simples de fazer, além de precisar de conhecimento teórico precisa de prática e de ferramentas adequadas! Se o óleo já foi trocado e o problema está apenas na re, acredito ser solenoide também, pois a valvula trabalha abrindo e fechando e jogando óleo no mesmo, se a valvula não trabalhar bem vai faltar óleo!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

GyanGuilherme
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Nov 2014, 11:36
Nome Completo: Gyan Guilherme
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

funcionamento da caixa automatica - Vectra B

por GyanGuilherme » 17 Mar 2015, 10:31

Olá, tenho um vectra 97 cd 2.2 16v Auto. Dizem que nesse carro voce nao sente a troca de marcha , mas eu sinto um pouco de solavanco, um amigo meu falou que tem uma valvula que fica externa da caixa que regula essas trocas e reduz o solavanco, alguem pode me indicar onde fica essa valvula e como faço pra trocar ou recondicionar ?

e tambem disseram pra deixar no 'P' , mas porque ?

gilmar34
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Fev 2015, 20:01
Nome Completo: gilmar querino alexandre
Cidade: florianopolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: funcionamento da caixa automatica

por gilmar34 » 18 Mar 2015, 21:40

solavanco de leve é normal nas progressivas, só não pode dar tranco forte! E nas reduzidas tem que ser imperceptíveis! Só se percebe reduzindo manualmente!
O meu da um pequeno tranco,tipo de uma lombada a outra uns 10 MTS que acelero e alivio o pé dae vem o tranco porque ele acaba engatando a terceira na caída de giro,mais me livrei desse vicio de deichar em D e dentro da cidade deixo em 3 ou 2 ! D só em tragetos longos!

Em P é como num manual desligar e deixar engatado,caso o freio de mao falhe, seu carro não vai embora...
Eu nunca deixo em P pois mantenho meu freio de mão bem regulado!

E para evitar aquele estalo,primeiro coloque em N puche o freio de mão deixe ele parar de vez e só depois coloque em P!
Ao sair primeiro tire do P e depois solte o freio de mão! Só não léva a mal,Não to querendo te ensinar, VC já deve saber disso,mais
Pode ajudar os novatos em cambio A/T que passarem por aqui... :88:

Glauberassis
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jan 2015, 09:58
Nome Completo: Glauber Vinicios dos santos Assis
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Problema na transmissão automática

por Glauberassis » 02 Abr 2015, 16:01

Bom, postei a dúvida aqui, li e re-li este tópico dentre outros falando sobre os problemas dos câmbios AT.


o meu Elegance 2006 como eu disse anteriormente entra em modo de emergência com a luz da injeção acesa e travado em terceira marcha, isso ocorre quando a aceleração do carro é constante, se eu variar tirando o pé ou acelerando um pouco mais ele não faz isso, ja andei mais de 200km continuamente assim e ele não apresentou o problema.

Notei também que ele perde um pouco de força nas subidas, ele reduz pra subir e acredito que em terceira marcha ele fica fraco, olhei o óleo e esta parecendo normal, coloração e sem cheiro diferente. (segundo o mecânico se fosse problema mecânico apresentaria cheiro de queimado.)

Fui até uma oficina que mexe com centrais de injeção, o cara passou o escâner (tech 2) e apresentou o erro P0730, redução das marchas incorreta.
Nas pistas planas e descidas ele parece funcionar normalmente, passagem de marchas e redução, mas dai vem a minha dúvida:

Moro em Brasília e aqui os mecânicos que procurei querem abrir a caixa, cobram de cara 4500 reais pra isso, mas estou com a impressão de que não vai resolver o problema, desconfio ainda de alguma das solenóides.

Gostaria da opinião de quem tem mais experiência pra me aconselhar, mando abrir a caixa ou tento ver somente o corpo de valvulas antes?

Obs1: Ja foi verificado os sensores de rotação, entrada e saída, e também a chave seletora. Com isso o carro melhorou mas não esta 100%

Obs2: peguei o carro com 90 mil km rodados, esta com 99 mil agora, acredito que o óleo nunca foi trocado pelo antigo dono.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 02 Abr 2015, 17:59

se obteve alguma melhorar com vc vc disse sem abrir a caixa

acho que deve continuar a tentar resolver sem abri-la

se tiver acesso a um mecânico razoável peça pra testar o sensor de posição da borboleta

Glauberassis
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jan 2015, 09:58
Nome Completo: Glauber Vinicios dos santos Assis
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Problema na transmissão automática

por Glauberassis » 02 Abr 2015, 18:32

Arquiteto escreveu:se obteve alguma melhorar com vc vc disse sem abrir a caixa

acho que deve continuar a tentar resolver sem abri-la

se tiver acesso a um mecânico razoável peça pra testar o sensor de posição da borboleta


Pois é, o que me intriga são as melhoras que têm mesmo sem abrir a caixa.

Entrei em contato com a Edermatic em SP, e recebi esta descrição do erro que deu:

P0730 - incorreta Gear Ratio


As possíveis causas
- Baixo nível do fluido da transmissão
- fluido sujo transmissão
- solenóides Turno
- problemas mecânicos de transmissão
- circuito de controle hidráulico de transmissão

P0730 Descrição
Este diagnóstico monitora a posição real da engrenagem, verificando a relação de deslizamento do conversor de torque calculado pelo módulo de controle da transmissão (TCM) como segue:

Torque conversor deslizamento ratio = A x C / B

A: sinal de rotação do eixo de saída do sensor de velocidade (sensor revolução)

Sinal de velocidade do motor do Módulo de Controle do Motor (: B ECM )

C: Relação de transmissão determinada como a posição das engrenagens que supõe TCM

Se a posição real da engrenagem é maior do que o suposto pelo TCM posição, a relação de deslizamento vai ser mais do que o normal. No caso de o rácio excede o valor especificado, os juízes TCM esta avaria diagnóstico.


São varias possibilidades, pensei em trocar logo o óleo e trocar as solenóides.


Outra dúvida, são 3 ou 5 solenóides ?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 02 Abr 2015, 18:47

a troca do oleo nem falei, achei que vc ja tinha trocado ...

e a primeira é coisa a ser feita ...

:13:


são quatro solenoides ...

Imagem

Glauberassis
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jan 2015, 09:58
Nome Completo: Glauber Vinicios dos santos Assis
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Problema na transmissão automática

por Glauberassis » 02 Abr 2015, 19:01

Arquiteto escreveu:a troca do oleo nem falei, achei que vc ja tinha trocado ...

e a primeira é coisa a ser feita ...

:13:


são quatro solenoides ...

Imagem



Desde que deu o problema encostei o carro e só ligo dentro da garagem mesmo, medo de piorar e como estava com dúvidas sobre a abertura do câmbio ou não acabei esperando pra ver qual a melhor solução.

Obrigado pelo esclarecimento Arquiteto, sem querer abusar da sua boa vontade mas já abusando, tem os nomes de cada uma das solenóides? tem marca especifica?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 02 Abr 2015, 23:38

Glauber infelizmente minha fonte de informação e limitada ao cep chev ...

:76:

então segue os codigos e nomes ... que constam la

Imagem

GyanGuilherme
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Nov 2014, 11:36
Nome Completo: Gyan Guilherme
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: funcionamento da caixa automatica

por GyanGuilherme » 06 Abr 2015, 17:42

Muito obrigado colega Gilmar, nunca tinha andado em automatico, mas agora que acostumei não quero mais saber de manual .

gilmar34 escreveu:solavanco de leve é normal nas progressivas, só não pode dar tranco forte! E nas reduzidas tem que ser imperceptíveis! Só se percebe reduzindo manualmente!
O meu da um pequeno tranco,tipo de uma lombada a outra uns 10 MTS que acelero e alivio o pé dae vem o tranco porque ele acaba engatando a terceira na caída de giro,mais me livrei desse vicio de deichar em D e dentro da cidade deixo em 3 ou 2 ! D só em tragetos longos!

Em P é como num manual desligar e deixar engatado,caso o freio de mao falhe, seu carro não vai embora...
Eu nunca deixo em P pois mantenho meu freio de mão bem regulado!

E para evitar aquele estalo,primeiro coloque em N puche o freio de mão deixe ele parar de vez e só depois coloque em P!
Ao sair primeiro tire do P e depois solte o freio de mão! Só não léva a mal,Não to querendo te ensinar, VC já deve saber disso,mais
Pode ajudar os novatos em cambio A/T que passarem por aqui... :88:

robson3643
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Fev 2015, 20:59
Nome Completo: Robson José de Santana
Cidade: salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: funcionamento da caixa automatica

por robson3643 » 22 Abr 2015, 19:19

Andar no 3 ou 2 na cidade? não aumenta o consumo? como ele irar pra quarta ou quinta? eu tenho um 96/97 cd automatico

Eduardomjusti
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2015, 00:31
Nome Completo: eduardo justi
Cidade: criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Problema na transmissão automática

por Eduardomjusti » 07 Jul 2015, 14:24

Nao sei o q fazer meu vectra elegance auromatico nao engata mais as macha ele engata e o motor apaga ja fui levar para ver mais ja falarao q ia sair uns 1800 por baixo

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Thiago Menezes » 07 Jul 2015, 14:28

Eduardomjusti escreveu:Nao sei o q fazer meu vectra elegance auromatico nao engata mais as macha ele engata e o motor apaga ja fui levar para ver mais ja falarao q ia sair uns 1800 por baixo


Quando você coloca em ''D'' e vai sair com o carro ele morre?

Explique com mais detalhes o seu problema por favor... :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Fernando CD 97
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Set 2015, 21:36
Nome Completo: Fernando Henrique da Silva
Cidade: Jundiaí
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Transmissão automática CD 97

por Fernando CD 97 » 26 Set 2015, 09:13

Olá pessoal. Acabei de comprar um Vectra CD 97. Sempre foi meu sonho de consumo, mas já tive um problema. Apresentou vazamento na mangueira do óleo de transmissão bem debaixo do radiador. Depois de trocada a mangueira e reposto o fluido no começo rodou legal, mas agora ele fica desengatando do nada. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Agradeço a todos.

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 20:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Transmissão automática CD 97

por Jeferson.eng » 26 Set 2015, 09:41

Você só repôs o fluido, ou efetuou a troca total?
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 03:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Transmissão automática CD 97

por Tiagomos1 » 26 Set 2015, 10:10

Vi no fórum vários relatos, como foi perguntado acima. A troca do óleo é importante! Entendi que você só completou, esse procedimento pode ser a causa do seu problema. Óleo novo com óleo velho, da problema!

Mas como no câmbio pode ser várias coisas... me lembro de um problema relatado aqui bem próximo ao seu. Procurei e achei ele, segue o link.

viewtopic.php?t=10088

De qualquer forma, eu ia primeiro no óleo.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Fernando CD 97
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Set 2015, 21:36
Nome Completo: Fernando Henrique da Silva
Cidade: Jundiaí
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Transmissão automática CD 97

por Fernando CD 97 » 26 Set 2015, 10:24

Esse vazamento foi grande. Foi uns 4 litros. E eu ouvi falar que não podia trocar o óleo do câmbio.

364 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: duduw1 e 122 visitantes

Bem-vindo: 04 Jul 2025, 09:21