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Vectra BQuando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

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Renato_RJ
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Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 17 Mar 2015, 15:09

Essa é minha dúvida galera, minha sonda deve chegar semana que vem, quando eu trocar, terei que fazer algum ajuste na central de injeção eletrônica? Li isso em algum lugar na internet, é fato ou mito?

Almeidão
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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Almeidão » 17 Mar 2015, 16:42

Pra mim é mito, apesar que outros que entendam bem em eletronica possa lhe ajudar melhor, pelo menos até 2005. O meu eu troquei e imediatamente o problema foi resolvido, é um 97 e não resetei nada e quando tive um problema, resetei tentando acertar e não acertou nada também.
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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 17 Mar 2015, 18:18

Valeu Almeida, pra trocar, é só tirar a antiga e rosquear a nova, correto? Qual o número da chave? Vou ver se troco em casa mesmo...

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Thiago Menezes » 17 Mar 2015, 20:53

Ajuste na injeçao eletrônica não precisa, porém vai precisar do scanner para limpar erros gravados na ecu, caso a luz de anomalia esteja acesa!

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 17 Mar 2015, 21:22

Thiago, estou trocando ela pq a luz ascende la uma vez ou outra na estrada, sempre quanto necessito do motor e piso, as vezes em alta rotação, as vezes em baixo... Passei scanner, acusou erro 24, do sensor de velocidade e erro 31, falha no sinal de rotação, vi aqui no fórum que teve um caso de erro 31 que foi solucionado trocando a sonda, era conflito de dados... E consultando o antigo dono, fui informado q a sonda nunca foi trocada, o carro ja está com +/-134000 km...
Carro está com um consumo alto, eu acho, fazendo 6.1km/l na cidade com ar e 6.5 sem ar e sem pisar... VElas, cabos de velas, filtro de gasola, tudo novo, bicos limpos e o consumo continua...
Se desconectar a bateria por alguns minutos, zera a central?

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Thiago Menezes » 17 Mar 2015, 22:26

Renato_RJ escreveu:Thiago, estou trocando ela pq a luz ascende la uma vez ou outra na estrada, sempre quanto necessito do motor e piso, as vezes em alta rotação, as vezes em baixo... Passei scanner, acusou erro 24, do sensor de velocidade e erro 31, falha no sinal de rotação, vi aqui no fórum que teve um caso de erro 31 que foi solucionado trocando a sonda, era conflito de dados... E consultando o antigo dono, fui informado q a sonda nunca foi trocada, o carro ja está com +/-134000 km...
Carro está com um consumo alto, eu acho, fazendo 6.1km/l na cidade com ar e 6.5 sem ar e sem pisar... VElas, cabos de velas, filtro de gasola, tudo novo, bicos limpos e o consumo continua...
Se desconectar a bateria por alguns minutos, zera a central?

Alguns dizem que sim, mas pra mim não funcionou! Precisei do scanner mesmo!

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 18 Mar 2015, 08:08

Entendi, bom vamos esperar a sonda chegar, chegando eu troco e falo oque percebi... Muito obrigado!

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Almeidão » 18 Mar 2015, 09:46

Renato_RJ escreveu:Entendi, bom vamos esperar a sonda chegar, chegando eu troco e falo oque percebi... Muito obrigado!


Sobre a chave, infelizmente eu não me lembro, mas não vá de chave de boca, arruma dom estria ou sextavada, deve ser algo entre 20 a 23, mas isto é fácil de medir.

Ao desligar a bateria não zera a central, mas voce pode fazer assim.

1 - deixa o vidro do motorista aberto, se tiver antena elétrica desconecte a e mantem a tampa traseira fechada.
2 - levante o capô e desconecte o sensor do capô para não deixar nada aceso.
3 - Solte o cabo negativo da bateria
4 - solte o cabo positivo da bateria
5 - sem encostar nos terminais da bateria que devem ser protegido com uma borracha ou plático, voce encosta um cabo no outro, se não houver como pela distância, então voce arruma um pedaço de fio e façam com que eles se juntem e deixe assim por 30 minutos, de preferencia, limpar bem os terminais para ter bons contatos entre o fio. Eu enrólo ele no parafuso do terminal e aperto o parafuso, assim tenho certeza do contato.
6 - partindo deste momento não faça nada no carro durante este tempo de 30 minutos, não abra porta, enfim nada, saia de perto dele.
7 - solte os cabos, ainda com cuidado para não encostar em nada, nada mesmo.
8 - coloque o cabo positivo no lugar e depois o negativo, certifique está bem ajustado.
9 - voce deixou o vidro aberto, sem abrir a porta ligue o carro e deixe funcionar até a ventoinha armar e continuando até desarmar. Pronto, ela está zerada, ou pelo menos dizem que sim.
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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 18 Mar 2015, 11:03

Almeida, vou fazer esse procedimento. Muito obrigado!

Agora, cara to pessando em fazer uma limpeza de bico, poderia me dar um auxilio? Estou de férias, queria dar um carinho nele... kkk

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Almeidão » 18 Mar 2015, 15:10

Renato_RJ escreveu:Almeida, vou fazer esse procedimento. Muito obrigado!

Agora, cara to pessando em fazer uma limpeza de bico, poderia me dar um auxilio? Estou de férias, queria dar um carinho nele... kkk


Eu tiraria eles fora, lógico, antes compraria as borrachas de silicone, onde ele entra na TBI, com um contonete embebido de gasolina dava uma geral ali e na ponta dos bicos limpava bem com gasolina também, checava as peneirinhas dos bicos visualmente se não está furada. Em seguida, trocava o filtro e com muito cuidado observando onde ele entra porque tem lado e deve ser respeitado o lado de entrada, soltaria a bomba embaixo do banco e dava uma checada no pre filtro se não tem sujeira, isto tudo sem soltar as mangueiras embaixo onde vai da bomba para a tamapa

Sobre os bicos, é o máximo que voce pode fazer em um bico que esteja funcionando perfeito, se colocar na maquina ele volta como foi e voce um pouquinho mais pobre.

Nos anéis de silicone do lado onde entra a gasolina para encaixar na flauta, ou seja na bunda dos bicos se voce tentar com ele sêco, fica ruim de entrar os anéis com o bico na flauta, o segredo é molhar ele com óleo de freio ou até mesmo, (desculpe ai pessoal) com saliva, ultima opção é melhor, por incrivel que pareça hehehheheh

Sds
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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 19 Mar 2015, 10:26

Almeida, sobre "zerar" a central, teve um passo que vc mandou desconectar o sensor do capo, mas em que momento eu devo conecta-lo novamente?

Sobre as limpezas do bico, algumas dúvidas:
A peneirinha do bico não é interna ? como o visualizo?

"Em seguida, trocava o filtro e com muito cuidado observando onde ele entra porque tem lado e deve ser respeitado o lado de entrada, soltaria a bomba embaixo do banco e dava uma checada no pre filtro se não tem sujeira"

Esse filtro, seria o filtro principal da gasola? Se for, foi trocado a uns 3/4 meses... Esse pré filtro, agente tem acesso de dentro do carro? pq uma vfez levantei o banco e ñ vi nenhuma forma de acesso ao mesmo... Ou seria por baixo do carro?
Sobre a maquina, meu cunhado tem uma maquina ultrasonica que fazia desentupimento de cartucho, se eu pedir ele, ele ñ me cobraria nada...
Tava querendo fazer essa limpeza pq como comentei, o carro ta meio beberrão...

Aaah, e uma ultima dúvida, teria um passo a passo no fórum? kkkk...

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Almeidão » 19 Mar 2015, 15:25

1 - depois que voce ligou o carro, fez o procedimento de ligar a ventoinha e esperar ela desligar voce já pode ligar o interruptor, bem como abrir as portas etc.
2 - Sim peneira do bico fica dentro dele na parte de trás, voce disse que iria limpar então sem tirar ele voce não limparia, dei esta ideia.
3 - O filtro principal é este que voce diz ter trocado, ok não precisa mexer.
4 - O pé filtro, fica dentro do tanque agarrao na bomba, o acesso é embaixo do banco, tirar esta tampa plastica, soltar as mangueiras, soltar a toma e liberar a tampa que ao levantar ainda não levanta a bomba que deve ser solta do encaixe que ela tem que é plastico. Fácil para quem já mexeu ali, sem saber se perde um pouco.
5 - Não sei se tem how to do sobre isto.

Acho que soltar a flauta junto com os bicos e depois soltar os bicos da flauta é muito fácil em um 8V, mas o restante não é tão simples assim.
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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 19 Mar 2015, 15:39

Blz Almeida, muito obrigado pela atenção, mas acho que vou deixar essa parada pro meu tio mesmo fazer, ja que tem algumas coisas mais complicada pra quem nunca mexeu, prefiro ñ me arriscar...

Agora, só no aguardo da sonda pra ver se melhora o consumo...

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 25 Mar 2015, 14:23

Almeida, a sonda chegou hj, fiz a instalação, fiz o procedimento do reset, inclusive, na primeira vez q liguei o carro, conforme a sonda foi esquentando, começou a soltar uma fumaça, ai depois de um tempo parou... acho que era a "graxa" que veio na rosca dela...
Notei que a lenta ficou mais lenta, antigamente era na faixa dos 800/900 rpm, agora ta na casa dos 700 rpm...
Porém fui pra BR da uma esticada, a luz da injeção continua ascendendo, faço o auto diagnostico e da sempre os mesmos erros: 12, 24 e 31. Vc tem ideia doque pode ser cara?
Fotos da sonda antiga:
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Desde já, muito obrigado!

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Almeidão » 25 Mar 2015, 15:34

Não sei realmente o que seja. Que marca de sonda voce colocou? Não seria ela com problema? uma das ocorencias da lus acender ou é a sonda ou sensor de temperatura da agua. Uma raridade o MAP ou o sensor posiconador da borboleta. Ainda sobre o MAP, é uma raridade se for o certo do seu carro, tem us que funcionam e acende a luz, tipo um de cor cinza do Astra, funciona no Vectra e a luz fica acendendo. Bicos do Vectra novo alguns no carro antigo funcionam e acende a luz de injeção. Saõ varias coisas que faz ela acender
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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 25 Mar 2015, 15:49

Almeidão escreveu:Não sei realmente o que seja. Que marca de sonda voce colocou? Não seria ela com problema? uma das ocorencias da lus acender ou é a sonda ou sensor de temperatura da agua. Uma raridade o MAP ou o sensor posiconador da borboleta. Ainda sobre o MAP, é uma raridade se for o certo do seu carro, tem us que funcionam e acende a luz, tipo um de cor cinza do Astra, funciona no Vectra e a luz fica acendendo. Bicos do Vectra novo alguns no carro antigo funcionam e acende a luz de injeção. Saõ varias coisas que faz ela acender


Coloquei da Bosch mesmo. O problema é que não grava nenhum erro na central... Tem como testar o sensor d temperatura da agua? O meu MAP é cinza, qual seria o correto pro vectra 2.2 8v 99?

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Rafael Mogli » 08 Abr 2015, 02:39

e ai cara resolveu? o meu 16v valvulas faz isso de vez em quando .
tem vezes que acelero até e n da nda . E tem vezes que ela acende noto até que quando n acende o carro desenvolve melhor. e nas vezes que acende noto ele um pouco quase nda , mais fraco

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Luiz Antunes » 08 Abr 2015, 02:46

EGR , tb acende e vzs apaga a luz da injeção !

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 09 Abr 2015, 23:46

Rafael Mogli escreveu:e ai cara resolveu? o meu 16v valvulas faz isso de vez em quando .
tem vezes que acelero até e n da nda . E tem vezes que ela acende noto até que quando n acende o carro desenvolve melhor. e nas vezes que acende noto ele um pouco quase nda , mais fraco

Não, amigo, ela ainda acende de vez em quando...

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Re: Quando troca a sonda lambda, tem que calibrar a IE?

por Renato_RJ » 09 Abr 2015, 23:47

Luiz Antunes escreveu:EGR , tb acende e vzs apaga a luz da injeção !


Oque me deixa intrigado é que não grava erro nenhum...

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