Olá pessoal, sou novo por aqui mas já acompanho o fórum a algum tempo. Comprei um Vectrozo GLS 98/99 2.2 8v a 2 semanas.
Logo de cara tive um problema com o cilindro de ignição: estava num bairro da cidade, fui dar partida e eis que o cilindro quebrou, as luzes do painel ficaram acesas mas não dava partida, e nem desligava a ignição caso eu voltasse a chave ou a tirasse.
Por sorte estava perto de uma oficina, onde um sujeito me ajudou. Ele deu partida fechando contato no motor de arranque com um alicate, pra que eu pudesse ir direto pro chaveiro, e disse que se precisasse desligar o carro, era pra desconectar o polo positivo da bateria.
Consegui chegar no chaveiro e resolver o problema, mas as minhas dúvidas são essas:
1- Caso isso aconteça de novo, eu não sei exatamente onde fica o motor de arranque para poder fechar contato com algum metal e ligar o carro (sim, sou noob nisso). Alguém teria uma foto pra me mostrar?
2 - Que eu saiba, o procedimento correto para desligar a bateria de um carro é desconectando primeiro o polo negativo, e não o positivo como o mexânico disse pra fazer. Que eu saiba, se desconectar o positivo primeiro, queima a eletrônica do carro. O mexânico está certo em dizer que eu deveria desconectar o polo positivo, ou isso realmente transformaria minha central em churrasco?