O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPartida com cilindro de ignição quebrado - Vectra B

7 mensagens   •   Página 1 de 1
WMoreira
Member
Member
Nome Completo: Wesley Moreira Mendonça
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Partida com cilindro de ignição quebrado - Vectra B

por WMoreira » 27 Mar 2015, 14:12

Olá pessoal, sou novo por aqui mas já acompanho o fórum a algum tempo. Comprei um Vectrozo GLS 98/99 2.2 8v a 2 semanas.
Logo de cara tive um problema com o cilindro de ignição: estava num bairro da cidade, fui dar partida e eis que o cilindro quebrou, as luzes do painel ficaram acesas mas não dava partida, e nem desligava a ignição caso eu voltasse a chave ou a tirasse.
Por sorte estava perto de uma oficina, onde um sujeito me ajudou. Ele deu partida fechando contato no motor de arranque com um alicate, pra que eu pudesse ir direto pro chaveiro, e disse que se precisasse desligar o carro, era pra desconectar o polo positivo da bateria.
Consegui chegar no chaveiro e resolver o problema, mas as minhas dúvidas são essas:
1- Caso isso aconteça de novo, eu não sei exatamente onde fica o motor de arranque para poder fechar contato com algum metal e ligar o carro (sim, sou noob nisso). Alguém teria uma foto pra me mostrar?
2 - Que eu saiba, o procedimento correto para desligar a bateria de um carro é desconectando primeiro o polo negativo, e não o positivo como o mexânico disse pra fazer. Que eu saiba, se desconectar o positivo primeiro, queima a eletrônica do carro. O mexânico está certo em dizer que eu deveria desconectar o polo positivo, ou isso realmente transformaria minha central em churrasco?

CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Partida com cilindro de ignição quebrado

por CaioMs » 27 Mar 2015, 14:30

Isso aconteceu comigo uma vez. Quebrou a ponta do cilindro. Eu soltei o comutador do lugar, coloquei a chave pra central reconhecer o code e não travar o volante e girei o comutador pra dar a partida com uma chave de fenda. O único problema é ter que desmontar tudo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 27 Mar 2015, 16:32

Se isto acontecer outra vez, minha dica já que voce não sabe ligar pelo motor de arranque, e para voce não se machucar porque ali se fizer errado voce pode se queimar e pode queimar outras coisas no carro, melhor empurrar ele e pegar no tranco. Quando eu digo tranco, não é estas pancadonas que vejo uns dando, é colocar uma segunda, pisar na embreagem e alguem empurrar, ao soltar a empreagem soltar gradativamente que o carro pega sem tranco.

Sim, o correto de desligar a bateria é tirar o negativo. Se for mexer em algo tipo desmontar alternador etc, voce precisa tirar o negativo e depois positivo deixando tudo solto, ao religar ligar o positivo depois o negativo. Para matar o carro, só desligar o negativo e ao religar ligar o negativo sem mexer no positivo.
Imagem

WMoreira
Member
Member

por WMoreira » 27 Mar 2015, 23:39

Obrigado pelas respostas esclarecedoras. Eu tinha quase certeza que o tiozinho estava errado ao dizer que pra matar o carro tinha que desligar o positivo. Aí sim que iria matar o carro queimando a central :38:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Mar 2015, 16:35

WMoreira escreveu:Obrigado pelas respostas esclarecedoras. Eu tinha quase certeza que o tiozinho estava errado ao dizer que pra matar o carro tinha que desligar o positivo. Aí sim que iria matar o carro queimando a central :38:

Queimar não queima fácil assim, mas deve se evitar fazer isto, o que não pode fazer de forma nenhuma é aquelas loucuras de saber se a bateria está boa colocando fio no negativo e positivo para fazer faíscas. Ai sim corre se o risco de queimar a central.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Feliz Aniversário

por JoãodoValle » 31 Mar 2015, 15:56

Já salvei um amigo num astra assim, dando partida direta pelo arranque. Aconteceu exatamente como o seu, quebrou o miolo na posição de chave ligada, realmente tem que saber um pouco o que esta fazendo e quais terminais jumpear para ligar o automático do arranque.

WMoreira
Member
Member

por WMoreira » 31 Mar 2015, 21:06

Eu tentei achar o tal motor de arranque mas não consegui identificar o danado. Tipo, se estiver numa situação onde dê pra empurrar e pegar no tranco, tudo bem, mas e se for tarde da noite sozinho no meio do nada? Creio que o jeito mais fácil seja direto no motor de arranque...

7 mensagens   •   Página 1 de 1