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Vectra BEixo traseiro Duvidas! - Vectra B

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Rafael Mogli
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Eixo traseiro Duvidas! - Vectra B

por Rafael Mogli » 30 Mar 2015, 12:07

Galera fui averiguar o alinhamento a um tempo atras e hj tbem .
acontece que o pessoal ta condenando meu eixo. Falando que ta empenado.
Troquei buxas e tudo ali a uns 5 meses.
O Que ta ocorrendo é que o pneu ta comendo por dentro. porem o lado esquerdo (motorista) ta comendo mais. Nunca bati o carro. E quando comprei-o, ele n comia assim.
hj levei em um coroa que te um maquinário meio antigo ele disse que meu eixo ta assim.

|__---| a Esquerda mais pra trás.

Sendo que o outro falou que a roda ta assim:

/-------\


Vocês Acha melhor eu desempenar o eixo?
ou é melhor trocar por um usado?
Ou tem outra solução?

lá vai as fotos
Ps: Achei estranho essas buchas do amortecedor. Bom, se vcs verem algo estranho ai...
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Arquiteto » 30 Mar 2015, 12:21

o vectra alinha traseira tambem ... ja alinhou algumas vez ...

:47:

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por JoãodoValle » 31 Mar 2015, 15:50

Trocou as buchas centrais? Geralmente elas gastas da câmber.

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 23 Abr 2015, 19:04

rapaz troquei todas a buchas ali.
os dois pneus estão comendo por dentro.
Inclusive uma duvida
Tem diferença do eixo trasiero com abs e o eixo traseiro sem abs?

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 23 Abr 2015, 19:04

:13: Arquiteto nunca alinhei traseira. Falaram que n alinha nas duas oficina que fui.
como seria esse alinhamento? vou rodar mais..
foda que aqui em aracaju ninguem sabe nda. Se n fosse o VC eu tava ferrado

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 23 Abr 2015, 19:10

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 23 Abr 2015, 19:12

Esses foram os reparos na traseira.

Almeidão
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Almeidão » 23 Abr 2015, 20:11

A traseira do Vectra B tem regulagens para girar as rodas, não é que voce tem que alinhar, o alinhador tem que ver isto e se for preciso ele alinha, caso contrário fica como está. Ao colocar os medidores a maquina dirá se é preciso ou não e ai fazem o serviço. Normalmente quando se troca algo ali atrás e que é preciso desmontar os baços da suspenção, neste caso sim tem que alinhar.
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 27 Abr 2015, 04:08

Pelo que me recordo n foi preciso desmontar os braços dela n.
Só acho muita coincidencia os dois pneus ta comendo por dentro da mesma forma. tipo como se fosse carro baixo sendo que meu carro n é rebaixado.
Existe diferença de eixo com ABS e eixo SEM ABS?
Acho que vou comprar um eixo msm e montar pra ver se vai ter diferença...

Almeidão
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Almeidão » 27 Abr 2015, 09:06

Rafael Mogli escreveu:Pelo que me recordo n foi preciso desmontar os braços dela n.
Só acho muita coincidencia os dois pneus ta comendo por dentro da mesma forma. tipo como se fosse carro baixo sendo que meu carro n é rebaixado.
Existe diferença de eixo com ABS e eixo SEM ABS?
Acho que vou comprar um eixo msm e montar pra ver se vai ter diferença...


Não tem diferença de um eixo para outro. Normalmente os carros gastam o pneu um pouco na parte de dentro, isto é normalmente e não em excesso. Os desgastes aparecem pelo motivo que a suspensão dele não trabalha 100% de uma forma, ou seja temos curvas leves, temos curvas pesadas, temos um asfalto inclinado para fora e temos os desgastes das molas que 99,9% nunca troca apesar que elas tem tempo de uso também. Sem contar com os amortecedores que mesmo estando perfeito, porem se passou da kilometragem de uso, já não fáz a mesma função de quando era novo.

Mesmo assim, estando tudo perfeito ainda gastará um pouquinho mais na parte interna
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 27 Abr 2015, 10:48

O cara queria aumentar um preco do eixo pq o meu era abs -.-
No meu caso a diferenca eh gritante. Como se a parte de fora do pneu n encostasse no asfalto.
Acho que tenho duas alternativas:
1 : retrocar todas a buchas existentes na traseira
2 : trocar o eixo.
Meu carro roda a 1 ano com som de mala 50kg
E o gnv.

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por diegoemmanuell » 27 Abr 2015, 15:49

O meu ta rebaixado e ta comendo o pneu por dentro.. Teria alguma solução para isso?? Algum trabalho a fazer? O chato de usar braços na traseira é isso.
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por José Leal » 27 Abr 2015, 16:26

Pessoal, pensem primeiramente em regular a geometria das rodas traseiras. No VectraB isso é possível.
Feito isso, se continuou o problema, existe ferramental para descobrir se o eixo tá empenado ou se os braços da suspensão estão empenados.

Não há diferença entre o modelo com ou sem ABS. Afinal, o sensor do ABS fica no cubo da roda.
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por diegoemmanuell » 28 Abr 2015, 08:21

José Leal escreveu:Pessoal, pensem primeiramente em regular a geometria das rodas traseiras. No VectraB isso é possível.
Feito isso, se continuou o problema, existe ferramental para descobrir se o eixo tá empenado ou se os braços da suspensão estão empenados.

Não há diferença entre o modelo com ou sem ABS. Afinal, o sensor do ABS fica no cubo da roda.


É possível realizar essa regulagem com o carro rebaixado também?
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Almeidão » 28 Abr 2015, 13:35

Exatamente, o eixo é uma coisa e o cubo é outra e ai sim existe diferença pelo sensor que o ABS tem e o outro não, porém no cubo, nada de eixo.

Como já informei, existe alinhamento na traseira, porém direcional. O Vectra B tem como girar as rodas traseira, mas parece que o problema de comer pneus internamente está mais na cambage e ai para resolver, além de usar molas dentro do prazo de validade, ainda precisa checar a bucha dos braços, estra buchas ficam exatamente onde se faz o alinhamento.

Existe uma forma barata de se fazer esta cambage, o problema é conseguir o mesmo resultado nas duas rodas, seria usar arruelas nos parafusos do cubo. O trabalho consiste em tirar fora o cubo, 4 parafusos cada, 2 em cima e dois embaixo, colocar 2 arruelas ou mais em cada parafuso de cima e recolocar o cubo. Quanto mais arruelas colocar em cima por dentro, mais inclinará os pneus para fora e se colocar nos parafusos debaixo abrirá os pnesu embaixo.

Sds
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Rafael Mogli » 28 Abr 2015, 20:11

Essa forma barata seria segura?
corre o risco de danificar algo?
Acho que vou primeiro averiguar essas buchas novamente e trocar as molas por uma de GNV. Se n solucionar é partir pro eixo.

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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por José Leal » 28 Abr 2015, 20:48

diegoemmanuell escreveu:É possível realizar essa regulagem com o carro rebaixado também?

Sim, perfeitamente.

Almeidão escreveu:(...)Como já informei, existe alinhamento na traseira, porém direcional. (...)

Almeidão, esse direcional seria, olhando o carro de cima para baixo, se as rodas estivessem assim: / \ ? Se for isso, tb ocorreria o desgaste irregular dos pneus.

Rafael Mogli escreveu:Essa forma barata seria segura?
corre o risco de danificar algo?
Acho que vou primeiro averiguar essas buchas novamente e trocar as molas por uma de GNV. Se n solucionar é partir pro eixo.

A dica do almeidão é bem válida. Talvez, no máximo, terá que colocar parafusos mais longos, para compensar as arruelas.
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por luizhbh » 29 Abr 2015, 05:17

Vamos lá...

O Vectra B alinha sim o eixo, mas somente a convergência como já foi dito aqui. Seria esse problema que te falaram
(/-------\ )

O eixo não difere se tem ou não ABS... só os cubos de roda. Nego que toca o terror com isso é porque ou tá com preguiça de mexer, ou com medo ou quer te furar o olho mesmo.

Agora, vale uma conferida na bucha do braço que prende ao chassi. O diabo é que pelo que você tá falando, o povo das oficinas que você tem à disposição não parece ter competência nem conhecimento para fazer tal serviço. Você mora em Aracaju, né? Talvez uma revendedora de pneus Michelin ou Continental possa ter uma equipe mais esperta nesse ponto, se tiverem o equipamento pra alinhar.

Aqui tem um vídeo para que você possa localizar essa bucha e ver mais ou menos como troca. Infelizmente tá em inglês, mas é bastante intuitivo.

https://youtu.be/5TWoYM_x9JY

Também vale uma conferida nas buchas que ficam na OUTRA ponta dos braços de controle onde ficam as famosas buchas hidráulicas. Esses braços seguram as rodas no plano vertical.

Olhe essa ilustração. As buchas do eixo, onde se faz a regulagem são as de numero 9, grandes, uma de cada lado. As buchas hidraulicas, são as de numero 10, pequenas e caras, marcadas no quadrado. E por fim as buchas que ficam na outra ponta dos braços de controle, com o numero 22.

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Agora você pode também verificar esses braços de controle, são dois de cada lado. As vezes algum deles tá fora do padrão. Aí não precisa trocar o conjunto do eixo traseiro todo.


Agora uma COISA MUITO IMPORTANTE! !

TENTE mas TENTE com muita fé achar um lugar onde os caras tenham a ferramenta adequada pra sacar e colocar as buchas. É uma especie de copo com um parafuso... o trabalho fica MUITO mais limpo e confiável e até anda mais rápido, pois não precisam desmontar e tirar tudo pra colocar na prensa ou meter a marreta ! ! Prensa e marreta nas buchas são as maiores inimigas da suspensão traseira do Vectra....
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Almeidão » 29 Abr 2015, 11:05

José Leal escreveu:
diegoemmanuell escreveu:É possível realizar essa regulagem com o carro rebaixado também?

Sim, perfeitamente.

Almeidão escreveu:(...)Como já informei, existe alinhamento na traseira, porém direcional. (...)

Almeidão, esse direcional seria, olhando o carro de cima para baixo, se as rodas estivessem assim: / \ ? Se for isso, tb ocorreria o desgaste irregular dos pneus.

Rafael Mogli escreveu:Essa forma barata seria segura?
corre o risco de danificar algo?
Acho que vou primeiro averiguar essas buchas novamente e trocar as molas por uma de GNV. Se n solucionar é partir pro eixo.

A dica do almeidão é bem válida. Talvez, no máximo, terá que colocar parafusos mais longos, para compensar as arruelas.


Sim, exatamente isto, direção.

Sobre as arruelas, não precisa mexer no parafuso, são arruelas finas. MAS ANTES DEVE TER CERTEZA QUE O PROBLEMA NÃO SEJA BUCHAS, não adianta tapar o sol com a peneira. NÃO TEM PERIGO NENHUM, mas como eu disse precisa está tudo perfeito e se não tiver jeito usar as arruelas.

Realmente, quem tem a ferramenta para trocar as buchas, troca em poucos minutos e não desmonta nada da suspensão. As buchas precisam ser Axios ou original, eu troquei as minhas recente e coloquei original porque estavam mais barata. Não confio nestas que custam 50 reais.
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Re: Eixo traseiro Duvidas!

por Mantenedor » 06 Jul 2015, 02:49

Legal está explicação e demonstração com o video., sábado percebi um rangido seguido de toc toc após passar em uma lombada bem acentuada , passei com carro na diagonal para não pegar o escape , foi aí que percebi o ruído e batida.
Levei na roda+ e o Sr. Luiz logo achou o defeito está bucha N° 9 do lado esquerdo , sugeriu que troca se todas as buchas pelo ano e km do carro.

Obrigado , este post me ajudou a entender bem a colocação desta bucha, vou mostrar para o Sr. Luiz.

ABS.

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