O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho no motor na partida a frio - Vectra C

287 mensagens
FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Filipe de Andrade Severiano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Barulho no motor - A frio

por FLP4118 » 20 Mai 2015, 21:17

Diante de inumeras experiencias com oleo sintético, não ha como negar a qualidade, mas, independente de qualquer tipo de oleo e/ou uso do carro, o importante é fazer as trocas regularmente, a cada 5 mil km e trocar o filtro em todas as trocas de oleo.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Astra Advantage 2p Preto
X Astra Advantage 2p Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 21 Mai 2015, 09:30

Janderson escreveu:Lembrando que no Opala os tuchos são mecânicos e não hidráulicos...

Mago dos Vectras, pesquise um pouco mais...

250-S tucho hidráulico, 4100 e 4.1S tucho mecânico...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 21 Mai 2015, 10:00

Quer dizer então que o meu que uso oleo 20W50 desde 2005 está todo ferrado?

É meu amigo moderador, Alguns Opala mais antigo não tinha tuchos hidarulicos, somente alguns, mas naquela época motores duravam 100 mil km e já estava bom e se os tuchos mecanicos fossem melhores que hidraulicos, certamente estariamos com eles até hoje.

Bem, eu seguirei com meus 20W50 e na minha opinião o mineral ainda é o mais vendido e as informações de motores que rodarom menos de 100 mil sem dar problema não serve para mim como parâmetro, Sendo que alguns motores que usam o sintético apresentarom problemas com menos de 90 e principalmente nos tuchos. Ao usar o 20W50 não estou mascarando meu motor porque este tipo de motor foi lançado usando este óleo e ele não mudou nada, mudarom o óleo para agregar um faturamento maior. Caminhões rodam 1 milhão de Km com óleo mineral. Rodaria 2 milhões com o sintético? E olha que eles usam um óleo bem grossinho

Destesto o Alcool mas se acabar a gasolina irei usar ele porque não irei andar a pé, igualmente farei com o óleo sintético que é indiscutivelmente bom, mas não é tão superior ao minerar com as frequencia de trocas corretamente feitam.

Esperamos que o cara volte para que possamos saber o que houve e quem sabe poder solucionar o probelma que o carro dele tem. O meu já foi resolvido.

Há, já ia me esquecendo, o teste do vídeo liberando óleo, não foi isto que vi quando coloco no meu carro, eles fazem algo tão absurdo e uns acreditam. Nem o Pedróleo cru demoraria tanto tempo para descer
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 21 Mai 2015, 10:32

Almeidão escreveu:Quer dizer então que o meu que uso oleo 20W50 desde 2005 está todo ferrado?

É meu amigo moderador, Alguns Opala mais antigo não tinha tuchos hidarulicos, somente alguns, mas naquela época motores duravam 100 mil km e já estava bom e se os tuchos mecanicos fossem melhores que hidraulicos, certamente estariamos com eles até hoje.

Bem, eu seguirei com meus 20W50 e na minha opinião o mineral ainda é o mais vendido e as informações de motores que rodarom menos de 100 mil sem dar problema não serve para mim como parâmetro, Sendo que alguns motores que usam o sintético apresentarom problemas com menos de 90 e principalmente nos tuchos. Ao usar o 20W50 não estou mascarando meu motor porque este tipo de motor foi lançado usando este óleo e ele não mudou nada, mudarom o óleo para agregar um faturamento maior. Caminhões rodam 1 milhão de Km com óleo mineral. Rodaria 2 milhões com o sintético? E olha que eles usam um óleo bem grossinho

Destesto o Alcool mas se acabar a gasolina irei usar ele porque não irei andar a pé, igualmente farei com o óleo sintético que é indiscutivelmente bom, mas não é tão superior ao minerar com as frequencia de trocas corretamente feitam.

Esperamos que o cara volte para que possamos saber o que houve e quem sabe poder solucionar o probelma que o carro dele tem. O meu já foi resolvido.

Há, já ia me esquecendo, o teste do vídeo liberando óleo, não foi isto que vi quando coloco no meu carro, eles fazem algo tão absurdo e uns acreditam. Nem o Pedróleo cru demoraria tanto tempo para descer

Almeidão, posso dar um pitaco?

O óleo 20W50 é um óleo mais grosso, que demora mais para baixar no motor, ou seja, os tuchos vão demorar mais para esvaziar. Se bater com 20W50 já era!

Dizer que o óleo mineral é bom porque é o mais vendido, em minha pobre opinião, é arriscado! Como bem sabemos, a maioria coloca o mais barato, por isso é mais vendido.

O óleo sintético protege mais os motores porque ele é "mais resistente", entretanto esse mito de que óleo sintético aguenta 10.000km deixou de fazer parte do meu histórico de manutenção há muito tempo!

Troca de óleo deve ser feita em 5.000km ou seis meses, em caso de uso severo, tal como andar menos de 11km por percurso, estradas de terra e puxando reboque, ou 10.000km ou seis meses, se uso normal, lembrando sempre de trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo, porém sempre a cada seis meses e ponto!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Mai 2015, 15:19

Alcir, eu me perco ao escrever, eu não quiz dizer que ele seja melhor porque é mais vendido, eu quiz dizer que por ser ele mais vendido e se fosse ruim teriamos milhares de reclamações e isto não ocorre, óbvio que compram por ser barato e as vezes lucram com isto sem saber. Também nunca disse que o sintético seja ruim, só que estão abusando e fabricando ele cada vez mais fino e com isto muitas peças móveis sofrerão mais cêdo e os tuchos pode ser uma delas e como o carro é descartável para muitos, este problema pode se agravar nas mãos de outros. O Thiago já disse se o carro estiver ruim, a solução á fazer o motor e sabemos que seja com óleo fino ou grosso ele irá gastar, porem o grosso tem a possibilidade de manter por mais tempo. Também não acho certo ir ficando velho e usando olho mais grosso, claro que não, afinal isto não está no manual. Mas não estou afim de trocar os tuchos ou fazer motor porque bateu tuchos com óleo fino o qual as companhia garantem digamos 5 anos ou menos, bem o meu tem 18 e me sinto bem com ele com esta idade, principalmente ao estacionar no meio de muitos e muitos quererem olhar o meu.

O unico problema é ser vigiado por todos, porque todos me virom em tal lugar kakkakakkaakak.

Devemos lembrar que todas garantias são dadas para durar momentos antes de estragar o produto garantido. Eu sou amante de um bom carro antigo, digamos que perfeito e não meço esforço para colocar como eu quero e pode até ser outro, não precisa ser o Vectra B que hora foi escolhido por mim, mas já estou pensando mudar esta idéia e usar um novo e momentos antes de terminar a garantia passar ele pra frente, mesmo sabendo que até hoje ainda não vi ninguem ser beneficiado por esta garantia que eles dão.

Voce viu o filme do óleo? É porque eu não tenho como postar aqui, caso contrário eu iria comprar um 20W50 e um destes sintético e entornar em um recipiente filmando o para que o pessoal veja que a diferença visual é mínima.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 21 Mai 2015, 16:27

Almeidão escreveu:Este tipo de limpeza não se deve fazer nos motores, elas são perigosas apesar que não acredito ser ela o problema. E pode ter certeza um motor GM com 40 mil é novo.

Acho que o problema seja o óleo que voce esteja usando, muito fino para um motor 2.8 8V, a GM não indica este óleo para este motor ou se está indicando agora, mentirom para mim. Se voce usar o óleo mineral 15W40 ou até mesmo o 20W50 ele não fará isto e se trocar a cada 5000 sendo óleo e filtro e tirar a sobra que fica no carter como já indiquei por ai e jamais colcoar 4,5 litros porque excede a quantidade, voce cuidará mais deste motor do que usar o sintético com 10 ou mais kilometragem.

Pessoal tudo começou aqui!!!! O Almeidão é o vilão dessa discussão toda, vamo pegar ele na saída :38: :38:

Mas falando sério, para ser sincero estava sentindo falta de uma discussão dessa (no bom sentido) aqui no fórum, com participação de pessoas que me ensinaram muita coisa sobre o Vectra, realmente muito proveitosa e interessante compartilharmos opiniões nesse nível :88:

Mas o que venho dizendo desde lá de traz é a afirmação da recomendação do 5w30 para o Vectra ''C'' e na minha humilde opinião não tem como deixar o manual de lado. Nele não tem menção de ir usando óleo mais grosso conforme a quilometragem for aumentando, nas páginas anteriores coloquei exatamente o que diz nos manuais do Vectra ''C'' desde de 2006 e no caso o carro do colega é o 2010 que recomenda ''apenas'' o 5w30 até o final de sua vida útil independente da quilometragem.

Então pessoal a recomendação é essa aí da ''GM'' agora vamos partir para o ponto onde entra experiências e opiniões nossas quanto a utilização de determinados tipos de óleos....

Eu concordo com o Alcir, se bater com 20w50 meu amigo já era pode abrir o motor vai ter bastante coisa pra ver.

Agora se pegar o carro do colega com 40 mil km 2010 e bater com 5w30 o problema não está no óleo na minha opinião, ele vai ter que ver outras coisas, pois a GM de forma alguma ia colocar uma recomendação desse óleo para um Vectra bater com apenas 40 mil km e sem falar dos inúmeros membros que usam esse óleo (eu me incluo nessa lista).

Outra opinião minha, não acredito em Marketing, que isso seja apenas uma questão financeira (como já disse anteriormente) o óleo sintético é sim um óleo superior a um mineral e eu já falei 343 vezes o porque deu achar isso :52:

Eu não estou entrando no quesito durabilidade acima dos 100 mil km, 150 mi km ou qual quilometragem for, não tenho um motor aberto em casa do Vectra ''C'' que recomende 5w30 e que tenha usado 5w30 a vida inteira para provar, estou entrando no que é recomendando, no que é superior ( testes e testes de comprovação existem aos montes!! Tá Thiago, mas pode ser uma coisa de mercado, coisa de empresa grande apenas querendo lucrar, mas se eu ficar com essa ''pulga'' atrás da minha orelha estou ferrado para um monte de coisas na minha vida).

Me desculpem a insistência, mas mesmo se o óleo fosse -10w30 não ia bater do jeito que o amigo disse com apenas 40 mil km.

Quem vai dizer o que houve é o colega, mas pelo visto ele não volta nunca mais :105:

Sobre o vídeo, pessoal é um vídeo gravado em câmera lenta e com temperaturas mais baixas!
Reparem quem postou o vídeo foi o Ricardo Crispim. Na época ele chegou a comentar várias coisas do vídeo comigo mas impossível lembrar faz tanto tempo, mas o teste foi feito com baixas temperaturas não foi como se você pegasse dois copos dentro da sua casa despejar os dois óleos e virar em outro recipiente.

Lembrando que mesmo que seja pouca coisa a diferença, um milésimo de segundo com motor girando sem lubrificação causa danos certo? :52:

Aqui tem outro teste sobre os óleos, mas esse aqui envolve marcas e eu não entendo nada de inglês fica pra quem quiser traduzir, é só um demonstrativo para vocês opinarem ok? Não estou usando isso como embasamento para justificar algo é só pra acrescentar informação na discussão:

https://www.youtube.com/watch?v=U_AnRyIxDhs

Deem suas opiniões sobre o vídeo :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Mai 2015, 18:14

Thiago, para lhe ajudar no Inglês, o nome do Cara é David kakakkakakkakakak

Cara, sempre deixei claro que as discuções por mais forte que ela seja, são sempre por minha parte sem ofensa e sempre disse que tomaremos cervejas em qualquer lugar juntos e vamos rir disto tudo. Amanhã se vice vir a perguntar algo, lhe responderei na hora se eu souber, isto é instintivo e a qualquer um uso o mesmo carinho para compartilhar experiencias, é lógico que não concordarei com tudo, mas não vou virar as costas para este ou aquele.

Bem, Se um motor ficar sem lubrificações por segundos quando frio o risco é maior com óleo fino. Isto em um país tropical como o nosso, nós não vivemos lá onde o teste é feito e nem usarei algo porque no inverno fica bom e o meu ruim porque não temos inverno aqui.

Outra coisa que sempre bati o pé, mudou o óleo e não o motor e ele sempre sobreviveu com o óleo mineral, o sintético é novo. Eu já tenho o resultado do meu motor e muitos outros no mineral.

Sds
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 22 Mai 2015, 09:34

Almeidão escreveu:Thiago, para lhe ajudar no Inglês, o nome do Cara é David kakakkakakkakakak

Cara, sempre deixei claro que as discuções por mais forte que ela seja, são sempre por minha parte sem ofensa e sempre disse que tomaremos cervejas em qualquer lugar juntos e vamos rir disto tudo. Amanhã se vice vir a perguntar algo, lhe responderei na hora se eu souber, isto é instintivo e a qualquer um uso o mesmo carinho para compartilhar experiencias, é lógico que não concordarei com tudo, mas não vou virar as costas para este ou aquele.

Bem, Se um motor ficar sem lubrificações por segundos quando frio o risco é maior com óleo fino. Isto em um país tropical como o nosso, nós não vivemos lá onde o teste é feito e nem usarei algo porque no inverno fica bom e o meu ruim porque não temos inverno aqui.

Outra coisa que sempre bati o pé, mudou o óleo e não o motor e ele sempre sobreviveu com o óleo mineral, o sintético é novo. Eu já tenho o resultado do meu motor e muitos outros no mineral.

Sds

Obrigado por traduzir o nome dele Almeidão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :105:

Mas na questão da discussão eu quis dizer que está sendo ótima, eu particularmente adoro falar (detalhe eu falo muito mesmo :38: ) e não gosto de falar pro nada, quer me ver put... é falar meia hora e a pessoa falar aham :55:

Eu gosto de discussão assim, onde eu coloco o que penso e a pessoa coloca o que pensa e assim um vai aprendendo com o outro isso é um fato.

Bom eu gostaria muito de está com o meu carro desde de zero para ver até onde ele vai usando esse óleo, mas infelizmente peguei com 57 mil km e não sei como o carro foi cuidado antes, mas está aí caminhando para os 80 mil com saúde :102:

Ele está a venda e dependendo eu não vou conseguir acompanhar ele futuramente!
Imagem

Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por renatovisk » 23 Mai 2015, 08:34

Pessoal... antes de tudo ... sei que todos querem ajudar, mas leiam as mensagens antes de postar dizendo que abandonei o tópico e talz. Meus dias são extremamente corridos, e como já disse anteriormente, só poderei parar o carro daqui há 2 semanas para verificar com detalhes o que pode ser esse pequeno batido por curto período.

Vou tentar gravar um vídeo do carro ligando até a hora que o barulho cessa. Vou ver se vai dar pra perceber o barulho.

Li todas as mensagens que está no tópico. Para informar não sou um cara que deixo a manutenção de lado, pelo contrário, troco oleo e filtro a cada 5.000km seja uso severo ou não, sempre trocando filtro, usando havoline 5w30 API SN 100% sintético.

O carro depois de uns 2 minutos funcionando não apresenta nenhum problema, barulho, nem nada.

O único erro que cometi admito, foi ter colocado essa m**** de flush. Me arrependi muito. Estou até pensando em adiantar a troca de óleo. Está com 3.000km desde a ultima troca, o que acham? Será que é aconselhável?

Como já disse anteriormente e falo denovo, não vou deixar este tópico sem a solução... Só não consegui verificar ainda, e estou aproveitando este tempo para colher as valiosas informações de todos vocês para levar em consideração na hora da verificação.

Obrigado pelas dicas pessoal, e espero que não seja nada de muito sério. Vou tentar fazer o vídeo.

Abraços!

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 23 Mai 2015, 09:07

Renatovisk

Enquanto vc nao consegue parar para fazer a manutenção e nos fala qual era o problema e a solução, nós vamos enriquencendo o forum :38: a discução esta da hora!

Quanto a fazer a troca antecipada, vc nao ter prejuizos, esta será a primeira trocar após o flush?
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 23 Mai 2015, 09:23

renatovisk escreveu:Pessoal... antes de tudo ... sei que todos querem ajudar, mas leiam as mensagens antes de postar dizendo que abandonei o tópico e talz. Meus dias são extremamente corridos, e como já disse anteriormente, só poderei parar o carro daqui há 2 semanas para verificar com detalhes o que pode ser esse pequeno batido por curto período.

Vou tentar gravar um vídeo do carro ligando até a hora que o barulho cessa. Vou ver se vai dar pra perceber o barulho.

Li todas as mensagens que está no tópico. Para informar não sou um cara que deixo a manutenção de lado, pelo contrário, troco oleo e filtro a cada 5.000km seja uso severo ou não, sempre trocando filtro, usando havoline 5w30 API SN 100% sintético.

O carro depois de uns 2 minutos funcionando não apresenta nenhum problema, barulho, nem nada.

O único erro que cometi admito, foi ter colocado essa m**** de flush. Me arrependi muito. Estou até pensando em adiantar a troca de óleo. Está com 3.000km desde a ultima troca, o que acham? Será que é aconselhável?

Como já disse anteriormente e falo denovo, não vou deixar este tópico sem a solução... Só não consegui verificar ainda, e estou aproveitando este tempo para colher as valiosas informações de todos vocês para levar em consideração na hora da verificação.

Obrigado pelas dicas pessoal, e espero que não seja nada de muito sério. Vou tentar fazer o vídeo.

Abraços!

Amigo Flush é uma merda mesmo...

Faça como outros amigos já falaram....faça flush "natural", ou seja, adiante a troca do óleo e aproveita e abra o cárter para fazer uma limpeza profunda, com certeza o pescador deve estar com muitas borras impedindo sua correta fluidez...

E tome cuidado onde fazer a limpeza do cárter, se o mecânico exagerar no silicone você terá muitos problemas... :76:

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 23 Mai 2015, 23:06

FLP4118 escreveu:Renatovisk

Enquanto vc nao consegue parar para fazer a manutenção e nos fala qual era o problema e a solução, nós vamos enriquencendo o forum :38: a discução esta da hora!

Quanto a fazer a troca antecipada, vc nao ter prejuizos, esta será a primeira trocar após o flush?

Na verdade não será a primeira troca não. Se não me engano já vai ser a segunda ou terceira troca.

Bom como o nosso amigo larussosan disse... independente se o barulho for proveniente ou não do flush, penso seriamente em abrir o cárter e dar uma geral, mesmo que não esteja tão sujo, mas estou pensando em abrir.

Só não entendi o comentário do silicone... Pra que silicone? É só trocar a junta do cárter e pronto. Precisa de silicone para vedar mesmo com junta nova ?

Abraços!

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 24 Mai 2015, 07:21

Pessoal... como prometido, ta ai 2 vídeos de funcionamento do motor pela manhã, primeira partida:

Este primeiro foi feito no dia 23/05 temperatura em torno de 17ºC.
OBS: O grilo que vcs vão ouvir apareceu logo depois que troquei a correia de acessórios e não saiu mais.... também desaparece depois de uns 3 minutos com o motor funcionando e não aparece mais, a não ser que esfrie muito o motor. Neste vídeo ouvi muito baixo o barulho, praticamente não apareceu.
Também vou verificar este grilo quando parar o carro.
https://youtu.be/mplJ8LKAzZA

Este segundo vídeo já é do dia 24/05, temperatura de 16ºC e muita neblina. O som do motor está mais alto neste vídeo pois deixei o celular bem próximo ao motor. Assim como o grilo também está mais alto... :38: Mas a intenção é ver se vcs conseguem reparar algum barulho anormal, pois neste vídeo o barulho apareceu.
https://youtu.be/KyPlhnmrLaE

OBS: No primeiro vídeo, praticamente não notei o barulho, no segundo já notei um pouco, mas o interessante, é que nos dias anteriores, inclusive no dia que eu abri este tópico, o barulho estava bem mais nítido, agora parece que diminuiu.

Bom... não sei se vai dar pra notar algo, mas como prometido aí estão os vídeos e toda ajuda e opinião vai ser de muita valia para mim.

Grande abraço pessoal !!

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 24 Mai 2015, 12:30

Nos dois videos da pra ouvir o "grilado" parece ser algum rolamento, provavelmente o esticador, pra saber, pegue uma chave de fenda bem comprida, encoste no parafuso central do rolamento e encoste o ouvido no cabo da chave, é como se fosse um estetoscópio, assim vc vai ouvir nitidamente o grilado se for proveniente deste ou de outro rolamento, meu mecanico q ensinou essa!
Vc disse q trocou a correia, mas não citou os rolamentos, por isso eu creio q possam ser os rolamendo causadores do grilado.
Quanto ao "tec tec" não notei nada anormal, parece ser os bicos injetores, se fossem tuchos o barulho seria mais forte.
Todo chevrolet faz um ruido muito alto dos bicos, é normal, MAS, vc ja fez limpeza de bico ou trocou os reparos?

Vamos ver oq diz a rapaziada q esta acompanhando o caso!
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Barulho no motor - A frio

por renatovisk » 24 Mai 2015, 12:45

FLP4118 escreveu:Nos dois videos da pra ouvir o "grilado" parece ser algum rolamento, provavelmente o esticador, pra saber, pegue uma chave de fenda bem comprida, encoste no parafuso central do rolamento e encoste o ouvido no cabo da chave, é como se fosse um estetoscópio, assim vc vai ouvir nitidamente o grilado se for proveniente deste ou de outro rolamento, meu mecanico q ensinou essa!
Vc disse q trocou a correia, mas não citou os rolamentos, por isso eu creio q possam ser os rolamendo causadores do grilado.
Quanto ao "tec tec" não notei nada anormal, parece ser os bicos injetores, se fossem tuchos o barulho seria mais forte.
Todo chevrolet faz um ruido muito alto dos bicos, é normal, MAS, vc ja fez limpeza de bico ou trocou os reparos?

Os rolamentos foram trocados sim, somente não foi trocado o tal do "tensionador automático" ali da correia, por este motivo acredito que possa ser ele, pois até a correia troquei denovo acreditando que podia ser defeito de correia, e como havia perdido a nota, comprei outro por ser barato. Resultado... Tenho uma correia zerada da contitech aqui rs.... O mecânico trocou 1 rolamento (o maior) ao trocar a correia, o outro estava bom, como apareceu o barulho, trocou o outro tbm que aparentemente não estava bichado, mas tbm já não estava zero bala. Foram dois rolamentos trocados, tem mais algum? Há possibilidade de precisar trocar mesmo o tensionador?

Quanto ao tec tec, como disse, em dias anteriores estava bem mais alto, um tec mais grave do que os dos bicos. Recentemente fiz limpeza nos bicos, tbi, troca de reparos, teste de vazão e estanqueidade, tudo certinho.

Acho que vou mandar abrir o cárter mesmo pra garantir, pois penso que pode ser alguma borra que está obstruindo parcialmente o pescador, fazendo cair a vazão de óleo no sistema e consequentemente, as vezes, demorando mais para lubrificar os tuchos em algumas partidas. Pode até ser que não seja, mas devido a cagada do flush que eu fiz, acho que compensa gastar umas verdinhas para fazer este trabalho e garantir.

Como sempre, agradeço o empenho do pessoal em me ajudar !!

Grande abraço !

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 24 Mai 2015, 18:56

Rolamento da Correia dentada
Imagem

Rolamento Esticador, um deve ser do 8V e o outro do 16V, este que pode fazer o grilado
Ainda tem a Peça numeor 17, que é a polia, tb pode fazer este barulho.
Imagem

olha a foto do rolamento, com a indicação do parafuso para fazer o teste com o estetoscópio
Imagem
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 24 Mai 2015, 20:03

FLP4118 escreveu:Rolamento da Correia dentada
Imagem

Rolamento Esticador, um deve ser do 8V e o outro do 16V, este que pode fazer o grilado
Ainda tem a Peça numeor 17, que é a polia, tb pode fazer este barulho.
Imagem

olha a foto do rolamento, com a indicação do parafuso para fazer o teste com o estetoscópio
Imagem

Agra ficou claro. Este cara foi trocado, com suspeita que o grilo fosse nele, mas não foi. Aceitei ainda a troca pois ele estava começando a "roçar" levemente, mas não era ele o problema.

agora quanto ao rolamento esticador da correia dentada foi trocado na troca da correia dentada que foi junto com a troca da correia de acessórios e seus rolamentos.

A polia pode ser uma possibilidade. Não foi verificado.

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul

por Janderson » 24 Mai 2015, 20:34

Vc. tem dois ruídos específicos e bem audíveis, o primeiro é aquele constante, um grilo, sssssfififififi...(que bostia de sonografia, kkkkk) esse é certo que deva ser algo que gire, ou seja, rolamento, tensionador, polia, pode, claro, uma hipótese, no meu Elegance apareceu um ruído semelhante (que aumentava conforme a rotação) quando ele tinha duas semanas de uso, estava zero km ainda, levei na concessionária e detectaram que a capa da correia dentada (aquela plástica ) estava muito apertada e pegava a correia , soltaram um parafuso apenas e deu, nunca mais, a correia na parte de baixo raspava por dentro da capa, mas no seu acredito ser mesmo a polia da correia de acessórios ou o tensionador do mesmo.

Pense que, vc. trocando a correia por nova a tensão dela é maior, ou seja, num sistema como esse, com uma correia nova bem tensionada, e que passa por diversos pontos, seja tensor, esticador, polia, se algum desses pontos por onde ela passar estiver bichado com folga, etc...vai forçar e dar ruído, eu já sou daqueles porra louca da vida, quando tem que trocar correia já troco tudo em volta, pois acaba sendo serviço duplo trocar apenas o necessário.

O outro ruído quero estar completamente errado, mas ou é tucho ou é batida de saia do pistão (coisa típica de GM), se fôr batida de saia não se assuste, não é nada grave, porém é xarope esse barulho, é que o motor GM é um projeto antigo, de ferro fundido, e qualquer pequena folga interna quando frio faz esse barulho, daí quando esquenta dilata o bloco e para o barulho, mas vamos ver o que os demais colegas vão achar.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 25 Mai 2015, 08:55

renatovisk escreveu:
FLP4118 escreveu:Nos dois videos da pra ouvir o "grilado" parece ser algum rolamento, provavelmente o esticador, pra saber, pegue uma chave de fenda bem comprida, encoste no parafuso central do rolamento e encoste o ouvido no cabo da chave, é como se fosse um estetoscópio, assim vc vai ouvir nitidamente o grilado se for proveniente deste ou de outro rolamento, meu mecanico q ensinou essa!

Os rolamentos foram trocados sim, somente não foi trocado o tal do "tensionador automático" ali da correia, por este motivo acredito que possa ser ele, pois até a correia troquei denovo acreditando que podia ser defeito de correia, e como havia perdido a nota, comprei outro por ser barato. Resultado... Tenho uma correia zerada da contitech aqui rs.... O mecânico trocou 1 rolamento (o maior) ao trocar a correia, o outro estava bom, como apareceu o barulho, trocou o outro tbm que aparentemente não estava bichado, mas tbm já não estava zero bala. Foram dois rolamentos trocados, tem mais algum? Há possibilidade de precisar trocar mesmo o tensionador?

Quanto ao tec tec, como disse, em dias anteriores estava bem mais alto, um tec mais grave do que os dos bicos. Recentemente fiz limpeza nos bicos, tbi, troca de reparos, teste de vazão e estanqueidade, tudo certinho.

Acho que vou mandar abrir o cárter mesmo pra garantir, pois penso que pode ser alguma borra que está obstruindo parcialmente o pescador, fazendo cair a vazão de óleo no sistema e consequentemente, as vezes, demorando mais para lubrificar os tuchos em algumas partidas. Pode até ser que não seja, mas devido a cagada do flush que eu fiz, acho que compensa gastar umas verdinhas para fazer este trabalho e garantir.

Como sempre, agradeço o empenho do pessoal em me ajudar !!

Grande abraço !

Olá amigo!!

Quanto a limpeza do cárter não tenha dúvidas, faça e você ficará mais tranquilo...

Quanto a utilização de silicone precisaria ver no manual de reparação se há necessidade, a noite dou uma olhada...

Abs!!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 25 Mai 2015, 09:15

Sinceramente escutei os dois vídeos e não identifiquei batida de tucho, como o amigo Filipe disse essas batidas são bem acentuadas quando apresenta problema.

Já o grilo é nítido, tem alguém rolamento ai gritando querendo atenção :38:
Imagem

Imagem

287 mensagens