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Vectra BTeste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v - Vectra B

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rgapski
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por rgapski » 27 Mar 2014, 16:50

Pessoal,

Dando sequencia ao teste, hoje completei 2.500 km rodados com óleo Valvoline MaxLife 10w40 + Bardahl B12.

Até agora, o óleo esta no nível correto, bem próximo do indicador "max".
Se muito, baixou 50ml, o que acho um valor desprezível para os fins do teste amador que estou fazendo.

Li em alguns foruns gringos que esse óleo MaxLife tem baixo índice de evaporação, favorecendo a manutenção do nível do lubrificante, além de possuir uma carga de aditivos que favorece a manutenção dos selantes e retentores para evitar vazamento. Me parece legítima a informação.

O óleo já está começando a escurecer, o que revela que ele esta cumprindo bem sua função, qual seja, a de manter em suspensão as sujeiras e resíduos decorrentes da queima.

Com esse óleo + B12 meu motor esta mais silencioso e rodando mais macio. Vou continuar neste setup.

Só não vou experimentar usar 5W30 por não ser o recomendado pelo manual, sendo que já uso o mínimo recomendado, qual seja, 10w40. Tenho medo de ocorrer rompimento do filme de óleo.

A unica coisa que estranhei é que depois que passei usar o B12, quando vou medir o óleo e tiro a vareta sobe um cheiro parecido com peixe.
Alguem já notou isso?

Algumas explicação técnica para isso, Crispim?

Abs!
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Ricardo Crispim » 27 Mar 2014, 20:26

rgapski escreveu:A unica coisa que estranhei é que depois que passei usar o B12, quando vou medir o óleo e tiro a vareta sobe um cheiro parecido com peixe.
Alguem já notou isso?

Algumas explicação técnica para isso, Crispim?

Abs!



rsrsrsrs,,, Morri de rir aqui com o cheiro de peixe.
Na realidade, o B12 tem recebido na sua formulação a uns 3 ou 4 anos, essência de framboesa para dificultar falsificações..
Por incrível que pareça era e ainda é falsificado. hoje bem menos.
Aconteceu algo semelhante com Rad Cool que teve a tampa da embalagem modificada para evitar fraudes.
Acredito que com o trabalho no motor e a mistura com óleo dê essa impressão de cheiro diferente.
Engraçado foi no início, a chuva de telefonemas que eu recebia de clientes dizendo que o B12 tava estragado, com cheiro de chiclete, de xarope, e outras coisas mais..
Espero ter ajudado

Forte abraço!!!!!!!!!!!

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por EvsonSabino » 01 Jun 2015, 15:27

estou na duvida entre o 15w40 mobil protection e o valvoline 15w40 durablend, estava usando oleo sintético 5w40, mas ele é muito fino na fase fria, ai descarrega os tuchos, quando deixa o carro uns 2 dias parado, tudo bem que ele carrega em 2 minutinhos quando da partida, mas não acho que seja o ideal para o carro, sem contar que nao quero prolongar troca de oleo, quero trocar com 4 mil km ou 3 meses como manda no manual, o que vcs acham? quanto ao consumo de oleo, nem ligo muito meu carro baixa pouco porque rodo em torno de 4 mil km no ano ai uma troca de 6 meses são apenas 2 mil km em media.
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Mantenedor » 02 Jun 2015, 20:03

Rgapski , estou acompanhando seu tópico , e estou na mesma pegada estou usando o GM 20w50 SM , mas confesso que o motor ficou mais silencioso e não apresenta batida de tuchos! As partidas de manhã se mostraram mais lentas e pesadas, não estou usando aditivo algum, apenas ele sozinho.
Costumo fazer a troca com 3000 KM independente do prazo que nunca ultrapassou os 3 , 4 meses.
A próxima troca estou pretendendo utilizar o 15w40 GM ou mobil 15w40.
Ainda sem a pretençãoo de adicionar aditivo , para reforça lo contra a alta na temperatura provocada pelo sistema turbo.
Não estou saíndo das informações mantidas no manual do meu carro.
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Só acho que deveria ter começado com o 15W40 desde o início e mudar para o 20W50 a medida que o motor aumenta se na KM.
Então estou apenas aguardando completar os 3000 km rodados para a troca e também visualizar o resultado do Nefroil instado logo depois da troca do óleo.

Seu tópico me orientou muito principalmente porque a rotina é bem parecida com a que tenho , com exceção do tempo no transito que não ultrapassa os 40 minutos e na parte da tarde.

Abraço


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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 02 Jun 2015, 23:42

Mantenedor porque da troca aos 3 mil km? Acho que aos 5 mil km ta de boa!

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por EvsonSabino » 02 Jun 2015, 23:44

no manual do vectra B pelomenos até 2001 manda trocar com 4 mil km ou 3 meses, pelo que entendi o do mantenedor é turbo, então o ideal é reduzir mesmo o periodo de troca
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 02 Jun 2015, 23:46

EvsonSabino escreveu:no manual do vectra B pelomenos até 2001 manda trocar com 4 mil km ou 3 meses, pelo que entendi o do mantenedor é turbo, então o ideal é reduzir mesmo o periodo de troca

Achei que a recomendação fosse 5 mil km, pois vejo os membros trocando com 5 mil km!

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por EvsonSabino » 02 Jun 2015, 23:50

eu fazia isso erroneamente, agora vou voltar ao 15w40, estava usando 5w40, e vou começar a trocar nos 3 meses
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Mantenedor » 03 Jun 2015, 07:57

Bom dia Thiago e a todos , então desde o inicio da preparação para o turbo foi sugerido a troca com 3 mil devido a alta temperatura que o motor sofre a alta rotação que a turbina vira e também ao motor .
Principalmente em dias quentes e no transito terrível de São Paulo.
Eu utilizava um aditivo junto ao óleo para reforçar as características do óleo lubrificante.
Quero ver se consigo ter um resultado satisfatório , com partidas leve , sem ruídos intensos de tuchos e batidas de saia .
Avaliar o motor no transito em tempos quentes e desenpenho na estrada rodando por um período de ~ 60 a 90 minutos .
Por ex: de São Paulo a Bertioga .
Atualmente mantendo o 20W50 não ocorreu nenhuma mudança desagradável .
De manha na partida se mostrou 1/2 pesado , sem batidas de saia sem batidas de tuchos e após uns 2 minutos aproximadamente o motor se mostra gostoso de se ouvir , som encorpado e apenas os ruídos dos bicos injetores se escuta de diferente.
Depois que entrei para o clube , meus conhecimentos tem aumentado e me incentivado a mudar algumas rotinas , hábitos e lógico algumas manutenções no urubu.
Uma delas é a instação do Nefroil , mencionada pelo legier , outra mudança foi o óleo lubrificante , acompanho o tuto do rgapesk.
A revisão total do arrefecimento clamada pelo nosso admirável professor Almeidão , estou sendo modesto e sincero! Sei reconhecer um profissional.
As mudanças na estéticas com o nosso Amigo e Parceiro João do Valle , o arquiteto e o Thiago com os mimos na lataria e interiores . Com certeza esqueci de alguém me perdoem .
Desculpe fugi do foco , mas é isto aí reciclando e renovando para ficar e deixar meu urubu mais redondo , liso e bonito.

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por mairink » 03 Jun 2015, 08:46

Bacana o tópico... Peguei o CD 02 no dia 14, e já de cara experimentei o 5w30 AC Delco, mas a experiência não foi nada boa... Rodei apenas 3 dias... O carro tem 131000 km... E a fumaça foi absurda com o 5w30... Coloquei o 20w50 e problema resolvido... Vou tentar o 15w40 com o flush na próxima pra ver como se comporta...

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Mantenedor » 03 Jun 2015, 09:08

Que bom que resolveu! Este 5W30 na minha humilde experiência não é indicado para motor com esta km , estou certo pessoal?

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por RicardoGLS » 03 Jun 2015, 09:31

Mantenedor escreveu:Que bom que resolveu! Este 5W30 na minha humilde experiência não é indicado para motor com esta km , estou certo pessoal?

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2015, 09:40

mairink escreveu:Bacana o tópico... Peguei o CD 02 no dia 14, e já de cara experimentei o 5w30 AC Delco, mas a experiência não foi nada boa... Rodei apenas 3 dias... O carro tem 131000 km... E a fumaça foi absurda com o 5w30... Coloquei o 20w50 e problema resolvido... Vou tentar o 15w40 com o flush na próxima pra ver como se comporta...

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por mairink » 03 Jun 2015, 10:03

Alcir Andreoni escreveu:
mairink escreveu:Bacana o tópico... Peguei o CD 02 no dia 14, e já de cara experimentei o 5w30 AC Delco, mas a experiência não foi nada boa... Rodei apenas 3 dias... O carro tem 131000 km... E a fumaça foi absurda com o 5w30... Coloquei o 20w50 e problema resolvido... Vou tentar o 15w40 com o flush na próxima pra ver como se comporta...

Eu não faria flush em um carro com 131000km! :76:

Estava vendo uns videos e acho que vou desistir da ideia... Rsrsrs... Vou soh ficar com o b12 e tentar o 15w40... Rsrs

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2015, 10:34

mairink escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
mairink escreveu:Bacana o tópico... Peguei o CD 02 no dia 14, e já de cara experimentei o 5w30 AC Delco, mas a experiência não foi nada boa... Rodei apenas 3 dias... O carro tem 131000 km... E a fumaça foi absurda com o 5w30... Coloquei o 20w50 e problema resolvido... Vou tentar o 15w40 com o flush na próxima pra ver como se comporta...

Eu não faria flush em um carro com 131000km! :76:

Estava vendo uns videos e acho que vou desistir da ideia... Rsrsrs... Vou soh ficar com o b12 e tentar o 15w40... Rsrs

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por rgapski » 03 Jun 2015, 10:38

Mantenedor escreveu:Que bom que resolveu! Este 5W30 na minha humilde experiência não é indicado para motor com esta km , estou certo pessoal?

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Não existe relação de "tal óleo para tal quilometragem".

Meu antigo peugeot 206 1.6 16v ainda usa o óleo 5w30, mesmo após mais de 250mil km e 10 anos de serviço não fuma e nem baixa óleo excessivamente.
Há alguns anos meu pai teve um Classic com motor VHC (que todo mundo fala mal). Rodou mais de 350mil km no transito pesado usando óleo 5w30 AcDelco. E quando foi vendido, não fumava, nem baixava óleo.
Tive um ford ka 1.0 que sofreu na minha mão (era esticada até corte de giro direto), que usava e sempre usou 5w30, e depois de 150mil km, nada de fumaça, baixa excessiva de óleo.

Esse mito que óleo 5w30 não presta é coisa de mexânico vagabundo.
O que acontece é que muita gente pega o carro novinho, com aquela "bíblia" pra pagar, e na hora de trocar o óleo, coloca aquele 20w50 baratinho e troca com 10.000km, ou as vezes anda anos sem trocar. Ou deixa de trocar o óleo porque senão não sobra dinheiro pra ir no pagode.
Essa prática acaba com qualquer carro. Motor novo é justinho, e cada ano que passa, estão com folgas ainda menores, portanto, deve-se usar o óleo mais fino recomendado pela montadora, ou ainda, um que esteja dentro da tolerância e pronto.
Maaas, no Brasil, terra da ignorância e do achismo, nego coloca um 20w50 em um carro que usa 5w30 e sai falando que é bom porque o mexânico do bairro falou que tem que ser assim, porque aqui é quente, e bla, blá, blá...

Depois, ao perceber que o carro começou a fumar, inadvertidamente o dono (se é que pode ser chamado disso) sobe mais ainda a viscosidade do óleo. Já vi gente usar óleo 20w60 em carro que é feito pra rodar com 5w30!! Isso se chama "gambiarra". Ou seja, esconde o desgaste aplicando um óleo mais grosso e que certamente não irá atender a demanda por lubrificação, apenas "tampando" a folga.

As montadoras, quando projetam um motor, preveem uma determinada tolerância de folga, medida esta que será adequadamente preenchida por um filme de óleo. Cada folga demanda um óleo de especificação e viscosidade diferente.
Usar óleo fora da especificação, seja pra mais ou pra menos, vai causar a quebra do filme de óleo (se muito fino), ou até mesmo cessar o fornecimento de óleo para as partes críticas (se muito grosso).

A recomendação é uma só: use o óleo que a montadora indica no manual e faça a troca nos prazos.

Pegou um usado, colocou óleo "original" e fumou/baixou?
Isso é sinal de motor com folga excessiva.

No vectra, por recomendação da fábrica, da pra subir a especificação até 20w50, o que é ótimo! Mas algumas marcas não toleram essa alteração.
Portanto, o limite pro vectra é o 20w50, isso caso ele não aceite as viscosidades menores.

Se o carro vem usando determinado óleo (ainda que fora da especificação) e nada esta acontecendo (fumando ou baixando), mudar a viscosidade para mais fina pode vir a causar esses sintomas que o amigo "mairink" descreveu.
Se notar que o carro não aceita mais a viscosidade mínima, ou até mesmo a máxima, é sinal que em algum tempo o motor precisará de uma retifica.

Pra encerrar, na minha opinião, usar óleo mineral 20w50 só en motor VW AP ou VW a AR original, e olhe lá!
Depois que tive carro turbo, sei bem como esse tipo de óleo se deteriora rapidamente.

Lembro que na primeira volta que dei ao instalar o turbo no meu antigo kadett, a pressão de óleo caia vertiginosamente quando eu acelerava forte, mas depois do motor "relaxar" um pouquinho, a pressão voltava.
Achei que era bomba de óleo, troquei e nada.
Até que um camarada que entendia do assunto me indicou o uso de óleo sintético. Depois disso, nunca mais vi a pressão do óleo baixar a ponto de assustar.

Quem gosta de andar mais forte, ou tem turbo, invistam em um óleo sintético, ou pelo menos semi-sintético.
O óleo é o sangue do motor. Quanto melhor, mais ele dura.
Custa caro? Sim. Mas um retífica também custa caro e dá uma baita dor de cabeça, perda de tempo, etc...

E limpeza química não se faz em motor que não se conhece!
Pegou o carro agora? Não sabe o histórico? Km ta alta?
Tire o cárter e a tampa de válvula para verificar o estado.
Faça uma limpeza manual e somente depois disso faça a limpeza química (flush).
Eu faço flush nos meus carro anualmente e nunca tive problema, mas eu sei que isso não vai causar nenhum entupimento, pois não tem "lodo" dentro do motor, já que a primeira coisa que faço quando compro um carro é tirar o cárter para ver como estão as coisas por lá.
O flush é bom para limpar as galerias, bomba, etc, mas não faz milagre, e em casos críticos, faz é besteira, pois solta aquela graxa e acaba entupindo o pescador.

Abs!
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Alez » 03 Jun 2015, 11:19

Percebi o motor mais silencioso com a adição do B12 na minha última troca combinado com óleo Semi-sintético 15W40.

Agora depois daquela sugestão no zap do clube estou tentado a experimentar o Lubrax TOPTurbo 15W40 para carros Diesel na próxima troca.

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Alez » 03 Jun 2015, 11:23

Também notei que o carro está trabalhando mais tempo no frio até bater o meio da temperatura.

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por JoãodoValle » 03 Jun 2015, 12:32

Mantenedor escreveu:As mudanças na estéticas com o nosso Amigo e Parceiro João do Valle ,


Obrigado por lembrar amigo, estamos sempre dispostos a ajudar!!!!

Mas vem cá, vc não tinha me contado que seu carro era turbo :15:

Tbm estou usando 15w40 SM mobil, super satisfeito, meu carro vai ser mexido em breve por algumas batidinhas de saia, e esse foi unico oleo que ficou legal nessa situação, ja tentei 10w40 semi-sintetico da lubrax, 20w50 acdelco, mas o mobil foi melhor partida mais leve e baixo consumo de oleo, nada de fumaça, apenas as batidas de saia mesmo que já é de meu conhecimento.

Usei B-12 por uma troca de 4k não senti muita diferença juntamente com 15w40, tanto com ou sem o comportamento foi o mesmo, e também sentia esse cheiro de "doce" na vareta, e realmente lembra cheiro de framboesa.

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Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
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Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2015, 15:46

JoãodoValle escreveu:
Mantenedor escreveu:As mudanças na estéticas com o nosso Amigo e Parceiro João do Valle ,


Obrigado por lembrar amigo, estamos sempre dispostos a ajudar!!!!

Mas vem cá, vc não tinha me contado que seu carro era turbo :15:

Tbm estou usando 15w40 SM mobil, super satisfeito, meu carro vai ser mexido em breve por algumas batidinhas de saia, e esse foi unico oleo que ficou legal nessa situação, ja tentei 10w40 semi-sintetico da lubrax, 20w50 acdelco, mas o mobil foi melhor partida mais leve e baixo consumo de oleo, nada de fumaça, apenas as batidas de saia mesmo que já é de meu conhecimento.

Usei B-12 por uma troca de 4k não senti muita diferença juntamente com 15w40, tanto com ou sem o comportamento foi o mesmo, e também sentia esse cheiro de "doce" na vareta, e realmente lembra cheiro de framboesa.

João,

Você já tentou molykote A2 a cada duas trocas? :47:
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