Mantenedor escreveu:Que bom que resolveu! Este 5W30 na minha humilde experiência não é indicado para motor com esta km , estou certo pessoal?
ABS.
Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Não existe relação de "tal óleo para tal quilometragem".
Meu antigo peugeot 206 1.6 16v ainda usa o óleo 5w30, mesmo após mais de 250mil km e 10 anos de serviço não fuma e nem baixa óleo excessivamente.
Há alguns anos meu pai teve um Classic com motor VHC (que todo mundo fala mal). Rodou mais de 350mil km no transito pesado usando óleo 5w30 AcDelco. E quando foi vendido, não fumava, nem baixava óleo.
Tive um ford ka 1.0 que sofreu na minha mão (era esticada até corte de giro direto), que usava e sempre usou 5w30, e depois de 150mil km, nada de fumaça, baixa excessiva de óleo.
Esse mito que óleo 5w30 não presta é coisa de mexânico vagabundo.
O que acontece é que muita gente pega o carro novinho, com aquela "bíblia" pra pagar, e na hora de trocar o óleo, coloca aquele 20w50 baratinho e troca com 10.000km, ou as vezes anda anos sem trocar. Ou deixa de trocar o óleo porque senão não sobra dinheiro pra ir no pagode.
Essa prática acaba com qualquer carro. Motor novo é justinho, e cada ano que passa, estão com folgas ainda menores, portanto, deve-se usar o óleo mais fino recomendado pela montadora, ou ainda, um que esteja dentro da tolerância e pronto.
Maaas, no Brasil, terra da ignorância e do achismo, nego coloca um 20w50 em um carro que usa 5w30 e sai falando que é bom porque o mexânico do bairro falou que tem que ser assim, porque aqui é quente, e bla, blá, blá...
Depois, ao perceber que o carro começou a fumar, inadvertidamente o dono (se é que pode ser chamado disso) sobe mais ainda a viscosidade do óleo. Já vi gente usar óleo 20w60 em carro que é feito pra rodar com 5w30!! Isso se chama "gambiarra". Ou seja, esconde o desgaste aplicando um óleo mais grosso e que certamente não irá atender a demanda por lubrificação, apenas "tampando" a folga.
As montadoras, quando projetam um motor, preveem uma determinada tolerância de folga, medida esta que será adequadamente preenchida por um filme de óleo. Cada folga demanda um óleo de especificação e viscosidade diferente.
Usar óleo fora da especificação, seja pra mais ou pra menos, vai causar a quebra do filme de óleo (se muito fino), ou até mesmo cessar o fornecimento de óleo para as partes críticas (se muito grosso).
A recomendação é uma só: use o óleo que a montadora indica no manual e faça a troca nos prazos.
Pegou um usado, colocou óleo "original" e fumou/baixou?
Isso é sinal de motor com folga excessiva.
No vectra, por recomendação da fábrica, da pra subir a especificação até 20w50, o que é ótimo! Mas algumas marcas não toleram essa alteração.
Portanto, o limite pro vectra é o 20w50, isso caso ele não aceite as viscosidades menores.
Se o carro vem usando determinado óleo (ainda que fora da especificação) e nada esta acontecendo (fumando ou baixando), mudar a viscosidade para mais fina pode vir a causar esses sintomas que o amigo "mairink" descreveu.
Se notar que o carro não aceita mais a viscosidade mínima, ou até mesmo a máxima, é sinal que em algum tempo o motor precisará de uma retifica.
Pra encerrar, na minha opinião, usar óleo mineral 20w50 só en motor VW AP ou VW a AR original, e olhe lá!
Depois que tive carro turbo, sei bem como esse tipo de óleo se deteriora rapidamente.
Lembro que na primeira volta que dei ao instalar o turbo no meu antigo kadett, a pressão de óleo caia vertiginosamente quando eu acelerava forte, mas depois do motor "relaxar" um pouquinho, a pressão voltava.
Achei que era bomba de óleo, troquei e nada.
Até que um camarada que entendia do assunto me indicou o uso de óleo sintético. Depois disso, nunca mais vi a pressão do óleo baixar a ponto de assustar.
Quem gosta de andar mais forte, ou tem turbo, invistam em um óleo sintético, ou pelo menos semi-sintético.
O óleo é o sangue do motor. Quanto melhor, mais ele dura.
Custa caro? Sim. Mas um retífica também custa caro e dá uma baita dor de cabeça, perda de tempo, etc...
E limpeza química não se faz em motor que não se conhece!Pegou o carro agora? Não sabe o histórico? Km ta alta?
Tire o cárter e a tampa de válvula para verificar o estado.
Faça uma limpeza manual e somente depois disso faça a limpeza química (flush).
Eu faço flush nos meus carro anualmente e nunca tive problema, mas eu sei que isso não vai causar nenhum entupimento, pois não tem "lodo" dentro do motor, já que a primeira coisa que faço quando compro um carro é tirar o cárter para ver como estão as coisas por lá.
O flush é bom para limpar as galerias, bomba, etc, mas não faz milagre, e em casos críticos, faz é besteira, pois solta aquela graxa e acaba entupindo o pescador.
Abs!