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Vectra BTeste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v - Vectra B

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Pedro Josino
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Pedro Josino » 07 Jun 2015, 12:52

Eu confesso ter um certo preconceito com o Lubrax.

Meu avô roda numa Doblo Cargo 1.4 8v 2013 e o carro hoje está com 34mil km. Esse carro nunca foi revisado na Fiat. Meu tio tem uma conta num posto BR aqui próximo e todos os abastecimentos e trocas de óleo são feitas lá. A cada 5.000Km ou 6 meses eu levo para fazer a troca do óleo e filtros. Coloco o óleo Lubrax Valora 5W30 Sintético SN e troco o filtro de óleo, ar e combustível, usando a marca Vox.

Na troca de 30.000Km ao abrir a tampa de abastecimento deu para notar o motor com bastante verniz e uma pequena quantidade de borra na tampa.

Fiquei indignado, a Fiat recomenda a troca de óleo com 6 meses ou 7.500Km, eu troco antes e mesmo assim aparece essas surpresas.

Disse ao meu tio para levar numa oficina, abrir o cárter e tampa de válvulas e dependendo do estado fazer um flush corretivo ou preventivo da Koube.

O meu Gol e o Vectra eram abastecidos no mesmo posto, mas as trocas de óleo não eram feitas lá e o motor nem verniz tinha. 46mil e 59mil km respectivamente quando vendemos. A diferença era o lubrificante e os filtros.

Só posso suspeitar do óleo.

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Almeidão » 07 Jun 2015, 22:02

Pedro Josino escreveu:Eu confesso ter um certo preconceito com o Lubrax.

Meu avô roda numa Doblo Cargo 1.4 8v 2013 e o carro hoje está com 34mil km. Esse carro nunca foi revisado na Fiat. Meu tio tem uma conta num posto BR aqui próximo e todos os abastecimentos e trocas de óleo são feitas lá. A cada 5.000Km ou 6 meses eu levo para fazer a troca do óleo e filtros. Coloco o óleo Lubrax Valora 5W30 Sintético SN e troco o filtro de óleo, ar e combustível, usando a marca Vox.

Na troca de 30.000Km ao abrir a tampa de abastecimento deu para notar o motor com bastante verniz e uma pequena quantidade de borra na tampa.

Fiquei indignado, a Fiat recomenda a troca de óleo com 6 meses ou 7.500Km, eu troco antes e mesmo assim aparece essas surpresas.

Disse ao meu tio para levar numa oficina, abrir o cárter e tampa de válvulas e dependendo do estado fazer um flush corretivo ou preventivo da Koube.

O meu Gol e o Vectra eram abastecidos no mesmo posto, mas as trocas de óleo não eram feitas lá e o motor nem verniz tinha. 46mil e 59mil km respectivamente quando vendemos. A diferença era o lubrificante e os filtros.

Só posso suspeitar do óleo.


Pedro, quando eu comentei Lubrax, eu não disse que hoje uso lubrax, aliás até comentei que uso Havoline 20W50, já usei muito mobil também 20W50. Eu só dei um exemplo de que o maior problema dos motores nem sempre é o óleo, mas a forma de usar lo, incluo a forma de troca etc. Meu carro tem um ritual na troca e já passei um filem de como deve ser feita esta troca, só que eu diria que menos de 1% faz isto que é a limpeza do carter antes de recolocar o óleo novo. Os carter ou a maioria deles tem a porca para dentro, então é óbvio que não desce tudo e pior ainda o que fica no fundo, algo de 100 a 150 ML dependendo do carter, são pura sujeira e parte arenosa que será misturada ao óleo novo e isto vai criar borras porque esta parte suja não tem mais os aditivos de limpeza que o óleo tem e já vai começar contaminando o óleo novo. Muitos ainda não entenderam esta parte do parafuso para cima, seria como que na parte de dentro fosse soldado uma porca e é assim que ele é, então em volta dela fica a parte que não sai por gravidade que precisa ser tirada e só existe uma forma de tirar que é por meio de uma seringa com ponta tipo azol para sugar esta parte. Uns mete uma mangueira de ar comprimido em cima assoprando e pensa que saiu tudo, redondamente enganados, não tem como sair desta forma.

Não estou defendendo o Lubrax, mas quem quer cuidar do xodó dele, deve aprender algumas coisas importantes e por a mão na graxa, caso contrário ninguém fará isto por ti. São coisas simples e de uma grande importância e não importa o tipo de óleo, seja sintético ou não, na hora da troca devemos ter alguns cuidados para aumentar a vida do motor.
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Pedro Josino
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Pedro Josino » 07 Jun 2015, 22:43

Almeidão escreveu:
Pedro Josino escreveu:Eu confesso ter um certo preconceito com o Lubrax.

Meu avô roda numa Doblo Cargo 1.4 8v 2013 e o carro hoje está com 34mil km. Esse carro nunca foi revisado na Fiat. Meu tio tem uma conta num posto BR aqui próximo e todos os abastecimentos e trocas de óleo são feitas lá. A cada 5.000Km ou 6 meses eu levo para fazer a troca do óleo e filtros. Coloco o óleo Lubrax Valora 5W30 Sintético SN e troco o filtro de óleo, ar e combustível, usando a marca Vox.

Na troca de 30.000Km ao abrir a tampa de abastecimento deu para notar o motor com bastante verniz e uma pequena quantidade de borra na tampa.

Fiquei indignado, a Fiat recomenda a troca de óleo com 6 meses ou 7.500Km, eu troco antes e mesmo assim aparece essas surpresas.

Disse ao meu tio para levar numa oficina, abrir o cárter e tampa de válvulas e dependendo do estado fazer um flush corretivo ou preventivo da Koube.

O meu Gol e o Vectra eram abastecidos no mesmo posto, mas as trocas de óleo não eram feitas lá e o motor nem verniz tinha. 46mil e 59mil km respectivamente quando vendemos. A diferença era o lubrificante e os filtros.

Só posso suspeitar do óleo.


Pedro, quando eu comentei Lubrax, eu não disse que hoje uso lubrax, aliás até comentei que uso Havoline 20W50, já usei muito mobil também 20W50. Eu só dei um exemplo de que o maior problema dos motores nem sempre é o óleo, mas a forma de usar lo, incluo a forma de troca etc. Meu carro tem um ritual na troca e já passei um filem de como deve ser feita esta troca, só que eu diria que menos de 1% faz isto que é a limpeza do carter antes de recolocar o óleo novo. Os carter ou a maioria deles tem a porca para dentro, então é óbvio que não desce tudo e pior ainda o que fica no fundo, algo de 100 a 150 ML dependendo do carter, são pura sujeira e parte arenosa que será misturada ao óleo novo e isto vai criar borras porque esta parte suja não tem mais os aditivos de limpeza que o óleo tem e já vai começar contaminando o óleo novo. Muitos ainda não entenderam esta parte do parafuso para cima, seria como que na parte de dentro fosse soldado uma porca e é assim que ele é, então em volta dela fica a parte que não sai por gravidade que precisa ser tirada e só existe uma forma de tirar que é por meio de uma seringa com ponta tipo azol para sugar esta parte. Uns mete uma mangueira de ar comprimido em cima assoprando e pensa que saiu tudo, redondamente enganados, não tem como sair desta forma.

Não estou defendendo o Lubrax, mas quem quer cuidar do xodó dele, deve aprender algumas coisas importantes e por a mão na graxa, caso contrário ninguém fará isto por ti. São coisas simples e de uma grande importância e não importa o tipo de óleo, seja sintético ou não, na hora da troca devemos ter alguns cuidados para aumentar a vida do motor.


Esse cuidado com sugar o restante que fica no fundo do cárter eu já li aqui no fórum, inclusive com imagens.

Confesso nunca ter feito em nenhum dos carros que tive e até eu poder ter uma garagem com um elevador particular, nunca farei. Tenho um problema no joelho e é muito difícil me abaixar e levantar, então sem condições de eu trocar óleo em casa com o carro em cima de um macaco.

Existe um equipamento chamado LubriCheck que mostra o nível de contaminação do óleo. Já vi um camarada que mostrava um acompanhamento do carro dele, aliás, ele só trocava o óleo pela indicação desse equipamento e a quantidade de óleo novo meio que tornava mais insignificante o resto do óleo antigo no sistema. Claro, 4L novos com uns 200ml velhos. Ele usa há uns 2 anos e o motor bem limpo.

De qualquer forma é muito pouco tempo e quilometragem pra essa Doblo ter verniz e início de borra. Meus outros carros nunca tiveram nada nem parecido.

O Diego Velocímetros também usava no Gol dele um Lubrax semi sintético e teve que fazer o flush corretivo aos 88mil km por causa da borra. E ele disse que sempre trocou com 6 meses ou 5.000Km. Hoje ele adotou o Havoline.

No Vectra eu usava ACDelco a vida toda e no Gol eu usei Elaion enquanto estava na garantia e Mobil 1 quando acabou.

Sempre óleo sintético SN em todos os carros, exceto o Vectra que rodou com mineral SJ por muitos anos sem nenhum problema.

Almeidão
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Almeidão » 08 Jun 2015, 10:18

Devo lembrar lo que estes cuidados são mais para gente como eu que quer ficar com o carro muito tempo, tipo 10 anos e este meu Vectra já está nesta faixa. É bem lógico que quem troca de carro a cada 2 ou 3 anos não haverá perda aparente ainda que ela exista. Mas sem dúvida que pegar um carro zero e já fizer isto ele irá rodar muito mais que um outro que jamais foi feito isto. Sobre a contaminação do óleo, não são somente o que fica no fundo do carter que nem é só óleo, são detritos que vão acumulando e chega um momento que vai grudar no fundo precisando desmontar o carter para limpar e ao sugar o que tem alí, o carter estará sempre zerado. Bem há uma parte na linha por onde passa o óleo que não tem como sair, são os tuchos carregados, um pouquinho mais por cima do cabeçote e o espaço que fica do filtro até os tuchos, eu prefiro deixar somente esta parte e confiar que esta quantidade não contaminará o óleo novo e claro estou ciente que o que estão nos tuchos ou seja o ultimo comentado está pelo menos filtrado.

O filme foi eu quem fiz e é algo simples e concordo plenamente contigo, não se deve entrar embaixo de carros somente com o macaco armado mesmo tendo o joélho bom.
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Mantenedor » 08 Jun 2015, 10:46

Concordo , por isto que as primeiras ferramentas que comprei foram os cavaletes !
Sendo assim fico tranquilo para visualizar o motor , grande observação sobre o macaco hidráulico.

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por ebanir » 14 Jun 2015, 23:10

Retifiquei o motor agora só uso o óleo semi-sintetico 5w30 da mobil
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:88:

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 15 Jun 2015, 00:01

ebanir escreveu:Retifiquei o motor agora só uso o óleo semi-sintetico 5w30 da mobil
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:88:

Mas o 5w30 é sintético [emoji102]

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por mairink » 15 Jun 2015, 09:17

Thiago Menezes escreveu:
ebanir escreveu:Retifiquei o motor agora só uso o óleo semi-sintetico 5w30 da mobil
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:88:

Mas o 5w30 é sintético [emoji102]

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O ecopower da móbil eh semi sintético mesmo...
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 15 Jun 2015, 11:02

mairink escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
ebanir escreveu:Retifiquei o motor agora só uso o óleo semi-sintetico 5w30 da mobil
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:88:

Mas o 5w30 é sintético [emoji102]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2

O ecopower da móbil eh semi sintético mesmo...
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Primeira vez que vejo um óleo 5w30 semi sintético :52:
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Pedro Josino » 15 Jun 2015, 12:28

Thiago Menezes escreveu:Primeira vez que vejo um óleo 5w30 semi sintético :52:


A própria AC Delco tem 5W30 Semi sintético, inclusive vende na concessionária e tem gente que usava achando que era sintético.

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 15 Jun 2015, 13:58

Pedro Josino escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Primeira vez que vejo um óleo 5w30 semi sintético :52:


A própria AC Delco tem 5W30 Semi sintético, inclusive vende na concessionária e tem gente que usava achando que era sintético.


Na CSS eu nunca vou né :52:

Mas na auto peças nunca tinha visto 5w30 semi-sintético.

Eu sempre estou comprando o Havoline API SN Sintético 5w30 custando R$ 22,40 o litro.
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Pedro Josino » 15 Jun 2015, 14:08

Thiago Menezes escreveu:
Pedro Josino escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Primeira vez que vejo um óleo 5w30 semi sintético :52:


A própria AC Delco tem 5W30 Semi sintético, inclusive vende na concessionária e tem gente que usava achando que era sintético.


Na CSS eu nunca vou né :52:

Mas na auto peças nunca tinha visto 5w30 semi-sintético.

Eu sempre estou comprando o Havoline API SN Sintético 5w30 custando R$ 22,40 o litro.


Aqui na cidade eu nunca vi à venda o Havoline em nenhum lugar.

Antigamente eu usava esse aqui, depois fui saber que parece ser um óleo mineral.
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Já vi esse aqui nas concessionárias
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E hoje eu uso esse
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Esse último sem desconto na concessionária custa R$ 39,00/L

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 15 Jun 2015, 14:43

Esse SM eu já vi nos lugares onde eu compro o Havoline, mas não sabia que era semi-sintético.

Eu uso esse aqui:

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Pedro Josino » 16 Jun 2015, 01:34

Hoje fui no Hiper procurar um sabão líquido e sempre passo na parte de carros e tinha Havoline lá, mas 20W50 por 15 conto.. kkkkk

Fespr
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Fespr » 18 Jun 2015, 11:14

Bom pessoal.....pode ser que voces ja saibam,mas de qualquer forma vou dar a dica!
Quem fabrica o AC DELCO eh a propria Havoline.....basta reparar nas embalagens ai!

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Thiago Menezes » 18 Jun 2015, 12:00

Fespr escreveu:Bom pessoal.....pode ser que voces ja saibam,mas de qualquer forma vou dar a dica!
Quem fabrica o AC DELCO eh a propria Havoline.....basta reparar nas embalagens ai!


Na verdade é o grupo Chevron que fabrica ambos :88:
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por ChicaoRoots » 19 Jun 2015, 22:26

Rgapski tem como vc ne add no wpp? 31 8850 - 8589

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Rodrigo C Martini
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Rodrigo C Martini » 19 Ago 2015, 17:34

Comprei meu Vectra Challenge 2002 com 150.000 km o dono anterior colocava esse ACDELCO 5W30 Semi Sintetico, porem no manual consta para usar mineral 20W50 fiquei na duvida seguir o manual ou manter o que estou usando, o carro baixa um pouco de oleo mas não o suficiente para que precise "emendar" durante as trocas. Quem tem vectra a mais tempo da uma dica ai

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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Alcir Andreoni » 19 Ago 2015, 17:46

Rodrigo C Martini escreveu:Comprei meu Vectra Challenge 2002 com 150.000 km o dono anterior colocava esse ACDELCO 5W30 Semi Sintetico, porem no manual consta para usar mineral 20W50 fiquei na duvida seguir o manual ou manter o que estou usando, o carro baixa um pouco de oleo mas não o suficiente para que precise "emendar" durante as trocas. Quem tem vectra a mais tempo da uma dica ai

Cara sinceramente você não leu o tópico, né?

Tem todas as informações que você precisa! :52:
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Rodrigo C Martini
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Re: Teste de óleos / Aditivos no motor 2.2 16v.

por Rodrigo C Martini » 19 Ago 2015, 17:49

Cara li o tópico, porem só perguntei se compensa mudar o óleo que estou usando ou devo manter o mesmo mesmo sendo diferente do que diz o manual.

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