por Christianbruno »
12 Jun 2013, 22:16
Pessoal,
Resolvi postar aqui o diário de bordo do meu carro. Como este é o meu primeiro carro zero, acho que vale a pena postar todos os defeitos e revisões do carro até pra orientar a quem estiver pensando em comprar um Vectra.
Não quero e nem sonho em me comparar com os testes de longa duração da Quatro Rodas, apenas postar o que passou com o carro desde a aquisição até a revenda. Lembrando que é um carro comum, de um motorista comum que o usa em um trajeto comum. Os carros dos testes de longa duração tem muitos motorista e são usados primordialmente em estradas, ou seja em um ciclo muito leve.
Bom, no dia 25/11/10 retirei da concessionária Champagnat (Curitiba) um Vectra Elegance 10/11 pacote de opções PDI na cor cinza artemis.
Este pacote era a única versão do Vectra Elegance com câmbio manual na data a compra. Sua configuração básica é:
Câmbio manual F23 (com ré sincronizada - aquele em que a ré fica no lugar da sexta marcha)
Airbag Duplo
Freios ABS com EBD com disco nas quatro rodas
Ar digital
Rádio CD com Bluetooth, SD e Aux in e com comandos no volante
Volante em couro
Sensor de chuva
Faróis com ajuste elétrico de altura
Computador de bordo (que não existe mais no Elegance 2011/2011)
Retrovisor interno eletrocrômico (o que escurece sozinho ao identificar farol alto por trás)
Muitas outras firulas que só servem pra aumentar a lista mas não são muito importantes.
Bom, em ordem cronológica, coloco os ocorridos:
8 km - 25/11/10 - Entrega técnica - Champagnat Veículos
800 km - 17/12/10 - Identificado rangido no banco do motorista
888 km - 19/12/10 - Identificado Vazamento de óleo do motor - Junta do cárter - Próximo ao filtro de óleo
1223 km - 25/12/10 - Adicionado 300 ml de água potável ao tanque de expansão - Nível corrigido
1325 km - 27/12/10 - Identificado barulho (estalos) na coluna B, próxmo do ajuste de altura do cinto de segurança.
1500 km - 04/01/11 - Comprados dois esticadores (aqueles de amarram moto em carretinhas) para fixar a carga no porta-malas (é muito ruim andar com um garrafão de água cheio batendo de um lado para o outro no porta-malas.
1547 km - 07/01/11 - Levado à concessionária para reparo do rangido no banco - Aguardando peça (encosto do banco) - ao trocar o encosto pedirei para revisar os estalos na coluna B.
1547 km - 07/01/11 - Adicionado 300 ml de líquido de arrefecimento
2105 Km - 25/01/11 - Trocado o encosto do banco - o barulho persiste (ver post).
3365 km - 23/02/11 - Retrabalhado o encosto do banco - Agora o barulho se foi (ver post)
3365 km - 23/02/11 - Habilitada a tela de consumo instantâneo no MID (ver post)
3580 km - 03/03/11 - Rangido no banco persiste. Clique no cinto de segurança persiste. Lavador (esguicho) do pára-brisa ora funciona ora não. Reparo agendado para o dia 10/03/2011
3973 km - 10/03/11 - Assento do banco do motorista reparado. Ruído na mangueira de direção solucionado (reposicionando mangueira de combustível). (Ver post página #2)
3973 km - 10/03/11 - Feito o pedido da coluna regulável do cinto de segurança. (Ver post página #2)
3973 km - 10/03/11 - Instalado sensor de estacionamento com câmera de ré e visor. Visor com problemas no buzzer e sensores instalados fora da posição recomendada. Aguardando novo visor para substituição e reposicionamento dos sensores. (Ver post página #2)
4306 km - 17/03/11 - substituído o visor da câmera de ré. Reposicionados os sensores. Ao reposicionar os sensores um deles foi danificado. Aguardando pintura dos novos.
4372 km - 18/03/11 - Substituídos os sensores por quatro sensores novos e substutuído o módulo dos sensores de ré. Aparentemente tudo funciona bem.
5619 km - 11/04/11 - Substituído o suporte com regulagem de altura do cinto do motorista na coluna B. Finalmente não há mais o clique. Solucionado o vazameno do cárter com a substituição da junta de metal/borracha que fica entre a primeira e a segunda metades do cárter. Acabamento inferior do assento do motorista (que tem a função de esconder o trilho do assoalho) estava solto e não pôde ser encaixado porque foi quebrado. Aguardando peça para a substituição. Óleo e filtro de óleo substituídos (ver post página #2).
6080 km - 18/04/11 - Peguei uma chuva de granizo no contorno (anel viário de Curitiba), voltando do trabalho. Só terei que levar ao martelinho de ouro pra reparar capô, 3 portas, teto, tampa do porta malas, pára lamas direito e as duas laterais traseiras (ver post página #2).
7925 km - 02/06/11 - Reparado o estrago da chuva de granizo com o trabalho do martelinho de ouro (ver post página #2).
8462 km - 18/06/11 - Substitituída a lâmpada do farol baixo direito e aproveitei para dar uma leve levantada no facho dos faróis (ver post página #2).
10172 km - 20/07/11 - 1° revisão - 10.000km - Substituição: Óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e anel retentor - Reset do percentual de etanol no combustível - Com E23 estava indicando E77 (ver post página#1).
10871 km - 01/08/11 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo (H7 - 93353987) adquirida na concessionária Gran Park.
11880 km - 27/08/11 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo (H7 - 93353987) adquirida na concessionária Gran Park (ver post página#3).
16970 km - 21/12/11 - Retirado o plafonier completo para corrigir trepidação que ocorria ao trafegar em piso irregular.
17389 km - 30/12/11 - Inspeção de Férias - Inspecionado filtro de ar, velas (incl. ajuste de gap), níveis de fluidos, pneus e freios.
18589 km - 18/01/12 - Remendo no pneu dianteiro esquerdo
19617 km - 21/01/12 - Troca das duas lâmpadas dos faróis baixos - Osram Silverstar
20110 km - 26/01/12 - Revisão dos 20.000 Km (ver post Pág #1)
20154 km - 27/01/12 - Refeita a regulagem do freio de mão pois estava com interferência no interior dos tambores
26347 km - 22/05/12 - Troca das duas lâmpadas pingo d'água das meia-luzes - Osram Cool Blue
27188 km - 17/06/12 - Troca das palhetas do limpador do pára-brisa - Bosch Aerotwin
29965 km - 25/06/12 - Revisão dos 30.000 Km (ver post Pág #2)
29965 km - 25/06/12 - Troca do kit de tambores e chaves do carro pois quebrou o miolo de ignição.
32087 km - 23/09/12 - Faltou 1 l de óleo no meu carro! Completado.
35529 km - 10/11/12 - Troca do fluido de freio pois o carro está completando dois anos de fabricação.
38728 km - 29/12/12 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo
40165 km - 18/01/13 - Revisão dos 40.000 km (ver post pág #2)
42719 km - 07/03/13 - Troca da lâmpada de farol baixo lado direito.
43673 km - 10/03/13 - Colado o espelho retrovisor lado direito com fita dupla face - o vidro do espelho havia descolado do alojamento plástico.
45977 km - 19/04/13 - Troca da caixa de direção, lubrificação das buchas da suspensão e balanceamento de rodas (ver post pág #5)
49594 km - 30/05/13 - Revisão dos 50.000 km (ver post pág #2)
54663 km - 30/07/13 - Troca dos 4 pneus e conserto das rodas - post pág. #3
58453 km - 25/09/13 - Substituição de Bateria - Tudor - 60 AH - CCA - 425 A
58455 km - 25/09/13 - Substituição do pára-brisa trincado - Gravação do chassi ficou incorreta
58873 km - 02/10/13 - Polimento e regravação do número do chassi no pára-brisa
58635 km - 28/09/13 - Kit Alinhamento e Balanceamento - R$ 108,00
59670 km - 09/10/13 - Substituição da lâmpada do farol baixo esquerdo
60693 km - 26/10/13 - Revisão de 60.000 km (Óleo, filtro de óleto, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de cabine, velas e palhetas)- (ver post pág #3)
60693 km - 26/10/13 - Troca Emblema dianteiro, rebites exp e rebites plásticos
60693 km - 26/10/13 - Completado nível do Fluido de freio DOT 4
70067 km - 11/04/14 - Reparo de pára-choques e grade dianteira
71962 km - 24/05/14 - Revisão de 70.000 km (Óleo, Filtro de óleo, filtro de combustível) - (ver post pág #3)
77269 km - 17/09/14 - Reparo do tambor da chave de ignição
81693 km - 24/01/15 - Revisão de 80.000 km (Óleo, filtro de óleto, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de cabine, velas, pastilha de freio, fluido de freios e palhetas) - (ver post pág #3)
88102 km - 12/08/15 - Alinhamento e Balanceamento
90080 km - 06/10/15 - Revisão de 90.000 km (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, velas, cabos de velas, correia de acessórios e junta da tampa de válvulas) - (ver post pág #3)
96400 km - 07/09/16 - Carro à venda, ver pág #3
96525 Km - 15/09/16 - Carro vendido (mas combinei com o novo dono que a manutenção preventiva de 100mkm será feita por mim, agora um desvectrado)... Continuarei recebendo as notificações do tópico e as respondendo sempre que possível! Agradeço a todos os vectreiros que contribuem para que outros tirem suas dúvidas! É assim que todos podem aprender cada vez mais! Agora posso afirmar sem sombra de dúvida que foi o caro mais robusto (exceto pelo miolo da chave de partida) que já tive.
À medida que os eventos forem ocorrendo, vou postando nesta lista, pra que fique de fácil visualização. Nas revisões ou reparos abrirei novos posts para informar o detalhes dos serviços.
Aquele abraço!
Editado pela última vez por
Christianbruno em 15 Set 2016, 13:57, em um total de 12 vezes.