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Vectra CDiário de bordo - Elegance 2011 manual - VENDIDO!

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Christianbruno
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Diário de bordo - Elegance 2011 manual - VENDIDO!

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:16

Pessoal,

Resolvi postar aqui o diário de bordo do meu carro. Como este é o meu primeiro carro zero, acho que vale a pena postar todos os defeitos e revisões do carro até pra orientar a quem estiver pensando em comprar um Vectra.

Não quero e nem sonho em me comparar com os testes de longa duração da Quatro Rodas, apenas postar o que passou com o carro desde a aquisição até a revenda. Lembrando que é um carro comum, de um motorista comum que o usa em um trajeto comum. Os carros dos testes de longa duração tem muitos motorista e são usados primordialmente em estradas, ou seja em um ciclo muito leve.

Bom, no dia 25/11/10 retirei da concessionária Champagnat (Curitiba) um Vectra Elegance 10/11 pacote de opções PDI na cor cinza artemis.

Este pacote era a única versão do Vectra Elegance com câmbio manual na data a compra. Sua configuração básica é:

Câmbio manual F23 (com ré sincronizada - aquele em que a ré fica no lugar da sexta marcha)
Airbag Duplo
Freios ABS com EBD com disco nas quatro rodas
Ar digital
Rádio CD com Bluetooth, SD e Aux in e com comandos no volante
Volante em couro
Sensor de chuva
Faróis com ajuste elétrico de altura
Computador de bordo (que não existe mais no Elegance 2011/2011)
Retrovisor interno eletrocrômico (o que escurece sozinho ao identificar farol alto por trás)
Muitas outras firulas que só servem pra aumentar a lista mas não são muito importantes.

Bom, em ordem cronológica, coloco os ocorridos:

8 km - 25/11/10 - Entrega técnica - Champagnat Veículos
800 km - 17/12/10 - Identificado rangido no banco do motorista
888 km - 19/12/10 - Identificado Vazamento de óleo do motor - Junta do cárter - Próximo ao filtro de óleo
1223 km - 25/12/10 - Adicionado 300 ml de água potável ao tanque de expansão - Nível corrigido
1325 km - 27/12/10 - Identificado barulho (estalos) na coluna B, próxmo do ajuste de altura do cinto de segurança.
1500 km - 04/01/11 - Comprados dois esticadores (aqueles de amarram moto em carretinhas) para fixar a carga no porta-malas (é muito ruim andar com um garrafão de água cheio batendo de um lado para o outro no porta-malas.
1547 km - 07/01/11 - Levado à concessionária para reparo do rangido no banco - Aguardando peça (encosto do banco) - ao trocar o encosto pedirei para revisar os estalos na coluna B.
1547 km - 07/01/11 - Adicionado 300 ml de líquido de arrefecimento
2105 Km - 25/01/11 - Trocado o encosto do banco - o barulho persiste (ver post).
3365 km - 23/02/11 - Retrabalhado o encosto do banco - Agora o barulho se foi (ver post)
3365 km - 23/02/11 - Habilitada a tela de consumo instantâneo no MID (ver post)
3580 km - 03/03/11 - Rangido no banco persiste. Clique no cinto de segurança persiste. Lavador (esguicho) do pára-brisa ora funciona ora não. Reparo agendado para o dia 10/03/2011
3973 km - 10/03/11 - Assento do banco do motorista reparado. Ruído na mangueira de direção solucionado (reposicionando mangueira de combustível). (Ver post página #2)
3973 km - 10/03/11 - Feito o pedido da coluna regulável do cinto de segurança. (Ver post página #2)
3973 km - 10/03/11 - Instalado sensor de estacionamento com câmera de ré e visor. Visor com problemas no buzzer e sensores instalados fora da posição recomendada. Aguardando novo visor para substituição e reposicionamento dos sensores. (Ver post página #2)
4306 km - 17/03/11 - substituído o visor da câmera de ré. Reposicionados os sensores. Ao reposicionar os sensores um deles foi danificado. Aguardando pintura dos novos.
4372 km - 18/03/11 - Substituídos os sensores por quatro sensores novos e substutuído o módulo dos sensores de ré. Aparentemente tudo funciona bem.
5619 km - 11/04/11 - Substituído o suporte com regulagem de altura do cinto do motorista na coluna B. Finalmente não há mais o clique. Solucionado o vazameno do cárter com a substituição da junta de metal/borracha que fica entre a primeira e a segunda metades do cárter. Acabamento inferior do assento do motorista (que tem a função de esconder o trilho do assoalho) estava solto e não pôde ser encaixado porque foi quebrado. Aguardando peça para a substituição. Óleo e filtro de óleo substituídos (ver post página #2).
6080 km - 18/04/11 - Peguei uma chuva de granizo no contorno (anel viário de Curitiba), voltando do trabalho. Só terei que levar ao martelinho de ouro pra reparar capô, 3 portas, teto, tampa do porta malas, pára lamas direito e as duas laterais traseiras (ver post página #2).
7925 km - 02/06/11 - Reparado o estrago da chuva de granizo com o trabalho do martelinho de ouro (ver post página #2).
8462 km - 18/06/11 - Substitituída a lâmpada do farol baixo direito e aproveitei para dar uma leve levantada no facho dos faróis (ver post página #2).
10172 km - 20/07/11 - 1° revisão - 10.000km - Substituição: Óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e anel retentor - Reset do percentual de etanol no combustível - Com E23 estava indicando E77 (ver post página#1).
10871 km - 01/08/11 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo (H7 - 93353987) adquirida na concessionária Gran Park.
11880 km - 27/08/11 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo (H7 - 93353987) adquirida na concessionária Gran Park (ver post página#3).
16970 km - 21/12/11 - Retirado o plafonier completo para corrigir trepidação que ocorria ao trafegar em piso irregular.
17389 km - 30/12/11 - Inspeção de Férias - Inspecionado filtro de ar, velas (incl. ajuste de gap), níveis de fluidos, pneus e freios.
18589 km - 18/01/12 - Remendo no pneu dianteiro esquerdo
19617 km - 21/01/12 - Troca das duas lâmpadas dos faróis baixos - Osram Silverstar
20110 km - 26/01/12 - Revisão dos 20.000 Km (ver post Pág #1)
20154 km - 27/01/12 - Refeita a regulagem do freio de mão pois estava com interferência no interior dos tambores
26347 km - 22/05/12 - Troca das duas lâmpadas pingo d'água das meia-luzes - Osram Cool Blue
27188 km - 17/06/12 - Troca das palhetas do limpador do pára-brisa - Bosch Aerotwin
29965 km - 25/06/12 - Revisão dos 30.000 Km (ver post Pág #2)
29965 km - 25/06/12 - Troca do kit de tambores e chaves do carro pois quebrou o miolo de ignição.
32087 km - 23/09/12 - Faltou 1 l de óleo no meu carro! Completado.
35529 km - 10/11/12 - Troca do fluido de freio pois o carro está completando dois anos de fabricação.
38728 km - 29/12/12 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo
40165 km - 18/01/13 - Revisão dos 40.000 km (ver post pág #2)
42719 km - 07/03/13 - Troca da lâmpada de farol baixo lado direito.
43673 km - 10/03/13 - Colado o espelho retrovisor lado direito com fita dupla face - o vidro do espelho havia descolado do alojamento plástico.
45977 km - 19/04/13 - Troca da caixa de direção, lubrificação das buchas da suspensão e balanceamento de rodas (ver post pág #5)
49594 km - 30/05/13 - Revisão dos 50.000 km (ver post pág #2)
54663 km - 30/07/13 - Troca dos 4 pneus e conserto das rodas - post pág. #3
58453 km - 25/09/13 - Substituição de Bateria - Tudor - 60 AH - CCA - 425 A
58455 km - 25/09/13 - Substituição do pára-brisa trincado - Gravação do chassi ficou incorreta
58873 km - 02/10/13 - Polimento e regravação do número do chassi no pára-brisa
58635 km - 28/09/13 - Kit Alinhamento e Balanceamento - R$ 108,00
59670 km - 09/10/13 - Substituição da lâmpada do farol baixo esquerdo
60693 km - 26/10/13 - Revisão de 60.000 km (Óleo, filtro de óleto, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de cabine, velas e palhetas)- (ver post pág #3)
60693 km - 26/10/13 - Troca Emblema dianteiro, rebites exp e rebites plásticos
60693 km - 26/10/13 - Completado nível do Fluido de freio DOT 4
70067 km - 11/04/14 - Reparo de pára-choques e grade dianteira
71962 km - 24/05/14 - Revisão de 70.000 km (Óleo, Filtro de óleo, filtro de combustível) - (ver post pág #3)
77269 km - 17/09/14 - Reparo do tambor da chave de ignição
81693 km - 24/01/15 - Revisão de 80.000 km (Óleo, filtro de óleto, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de cabine, velas, pastilha de freio, fluido de freios e palhetas) - (ver post pág #3)
88102 km - 12/08/15 - Alinhamento e Balanceamento
90080 km - 06/10/15 - Revisão de 90.000 km (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, velas, cabos de velas, correia de acessórios e junta da tampa de válvulas) - (ver post pág #3)
96400 km - 07/09/16 - Carro à venda, ver pág #3
96525 Km - 15/09/16 - Carro vendido (mas combinei com o novo dono que a manutenção preventiva de 100mkm será feita por mim, agora um desvectrado)... Continuarei recebendo as notificações do tópico e as respondendo sempre que possível! Agradeço a todos os vectreiros que contribuem para que outros tirem suas dúvidas! É assim que todos podem aprender cada vez mais! Agora posso afirmar sem sombra de dúvida que foi o caro mais robusto (exceto pelo miolo da chave de partida) que já tive.

À medida que os eventos forem ocorrendo, vou postando nesta lista, pra que fique de fácil visualização. Nas revisões ou reparos abrirei novos posts para informar o detalhes dos serviços.

Aquele abraço!
Editado pela última vez por Christianbruno em 15 Set 2016, 13:57, em um total de 12 vezes.

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:24

2105 Km - 25/01/11 - Trocado o encosto do banco - o barulho persiste.

Deixei o carro na concessionária Champagnat Veículos cedo para a troca do encosto do banco e verificação do barulho na coluna B do lado esquerdo. Ao retirá-lo fui informado pelo técnico que o barulho não saiu completamente. De fato o banco range menos mas continua rangendo. Fui informado que há uma campanha para os bancos do Vectra com fabricação 2009 e 2010. Esta campanha inclui a troca de alguns rebites e adição de algumas arruelas de feltro tanto no assento quanto no encosto do banco. A concessionária não tinha tais peças em estoque e prometeram informar assim que estiver disponível.

Quanto ao clique-clique no cinto de segurança (na coluna B), foi desmontada toda a coluna e remontada mas nada foi encontrado. Devem também fazer o pedido de um novo cinto para a substituição.

Apesar dos contratempos como a falta das peças, estou satisfeito com a concessionária, estou sendo bem atendido e não acredito que bancos e peças de acabamento sejam peças com um giro tão alto que justifique qua a concessionária os tenha em estoque.

Aquele abraço!

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:24

3365 km - 23/02/11

Foi feito um reparo no banco do motorista para que o rangido fosse embora. Agora não range mais. As molas internas ao banco foram calçadas com um feltro, o que resolveu o problema.

Foi desmontada a coluna B para resolver o clique clique no cinto de segurança. Aparentemente reduziu o ruído, mas como o ruído aparece mais em dias quentes e hoje choveu aqui em Curitiba, ainda não posso afirmar que o problema foi resolvido.

Foi habilitada a tela de consumo instantâneo no MID. Como não estava na Concessionária, não acompanhei o trabalho, mas me disseram lá mesmo que foi coisa bem simples.

O mecânico que me atendeu identificou um ruído na direção, que está tendo uma interferência com uma mangueira. Pediu pra que eu informe no serviço de troca de óleo para que ele retire o agregado e repoisicione a mangueira. Farei isso aos 5000 km. Aliás, como uso o carro em ciclo leve, esta será a única troca de óleo fora das revisões. Optei por fazer isso pois durante os primeiros km o motor gera mais partículas que depois de amaciado.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:25

Após rodar um pouco com o carro, percebi que ainda range o banco. Muito menos, mas range. Antes o que rangia era o encosto (costas) e agora o que range é o assento e apenas em ruas mal conservadas. Pelo que o mecânico falou, o reparo que ele fez pode ser aplicado tanto ao encosto quanto ao assento.

Bom, vou rodar com o carro mais um mês e ao efetuar troca de óleo e filtro aos 5000km, vou reclamar disso, do barulho na direção próximo à caixa de direção e vou avaliar o vazamento de óleo na junta líquida do cárter e na tampa de válvulas. Caso os dois últimos não evoluam até la, não vou mexer.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:26

3973 km - 10/03/11 - Assento do banco do motorista reparado. Ruído na mangueira de direção solucionado (reposicionando mangueira de combustível). Feito o pedido da coluna regulável do cinto de segurança. Instalado sensor de estacionamento com câmera de ré e visor. Visor com problemas no buzzer e sensores instalados fora da posição recomendada. Aguardando novo visor para substituição e reposicionamento dos sensores.

Estou bem chateado com a maneira como a concessionária tratou o tema do acessório original que instalei lá (sensor+camera+visor). Paguei muito caro e não percebi o valor agregado a isso. Falhas no atendimento, na comunicação com o cliente e com a instalação do produto. Assim que chegar o visor novo, postarei aqui o desfecho.

De modo geral, o pessoal da oficina tem me atendido de forma espetacular. Esperava este mesmo atendimento e profissionalismo da equipe de acessórios da Concessionária (Champagnat em Curitiba), mas infelizmente não foi o que aconteceu.

Abraço!

Edit 18/03/11: Agora foi trocado tudo (exceto chicote). Parece funcionar bem. Não recomendo que façam a instalação de acessórios nesta concessionária. Acessório caro e com muita dor de cabeça agregada. Porém recomendo a oficina desta concessionária.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:27

5619 km - 11/04/11

- Substituído o suporte com regulagem de altura do cinto do motorista na coluna B. Finalmente não há mais o clique.

- Solucionado o vazameno do cárter com a substituição da junta de metal/borracha que fica entre a primeira e a segunda metades do cárter.

- Acabamento inferior do assento do motorista (que tem a função de esconder o trilho do assoalho) estava solto e não pôde ser encaixado porque foi quebrado em uma das 8347 intervenções no banco. Aguardando peça para a substituição.

- Óleo e filtro de óleo substituídos. Lembrando que esta deve ser a única troca que estou fazendo fora das revisões. O motivo, com já foi dito, é que meu ciclo de utilização é predominantemente leve e como nos primeiros km do motor é onde há mais partículas metálicas em suspensão, resolvi efetuar esta troca em um intervalo de uso severo.

Agora estou voltando a me animar com o carro. O pessoal da concessionária que me atende tem sido muito atencioso e prestativo (com excessão do pessoal de acessórios, que pra ficar ruim tem que melhorar muito ainda) e tem resolvido de maneira muito profissional os probleminhas, em sua maioria de acabamento, do meu carro.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:27

6080 km - 18/04/11 - Peguei uma chuva de granizo no contorno (anel viário de Curitiba), voltando do trabalho. Só terei que levar ao martelinho de ouro pra reparar capô, 3 portas, teto, tampa do porta malas, pára lamas direito e as duas laterais traseiras. Não havia um local pra eu encostar o carro, sob uma ponte, marquise ou coisa assim.

Fiquei com uma dor no coração danada, nem tanto pelo carro, pois não danificou a pintura, então um bom serviço de martelinho de ouro resolve, mas porque como o dano foi geral, terei que gastar algum com isso. E o pior é que o vectra é meio chato de fazer capô e porta malas por conta da chapa interna que é muito grande e não dá acesso por dentro. Aí só nos martelinhos de ouro com sucção.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:28

7925 km - 02/06/11 - Reparado o estrago da chuva de granizo com o trabalho do martelinho de ouro.

Sobraram umas 5 marcas pequenas que foram reduzidas mas não sumiram totalmente. Estas marcas são em chapas reforçadas e para repará-las com as técnicas de hoje não é muito fácil. Teria que pintar.

Prefiro manter a pintura original e deixar as marcas lá. São quase todas muito pequenas, só vê quem está procurando por defeitos. Há uma maior, mas não é grande não.

O preço que me pediram logo que a chuva caiu foi de 1500 a 2000 reais. Agora, um mês e meio depois da tal chuva, paguei 800 reais pelo serviço.

Capô, teto e tampa do porta-malas que estavam bem feios ficaram perfeitos. Não imaginei que ficariam assim.

Muito bom o trabalho, recomendo.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:30

6080 km - 18/04/11 - Peguei uma chuva de granizo no contorno (anel viário de Curitiba), voltando do trabalho. Só terei que levar ao martelinho de ouro pra reparar capô, 3 portas, teto, tampa do porta malas, pára lamas direito e as duas laterais traseiras. Não havia um local pra eu encostar o carro, sob uma ponte, marquise ou coisa assim.

Fiquei com uma dor no coração danada, nem tanto pelo carro, pois não danificou a pintura, então um bom serviço de martelinho de ouro resolve, mas porque como o dano foi geral, terei que gastar algum com isso. E o pior é que o vectra é meio chato de fazer capô e porta malas por conta da chapa interna que é muito grande e não dá acesso por dentro. Aí só nos martelinhos de ouro com sucção.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:30

7925 km - 02/06/11 - Reparado o estrago da chuva de granizo com o trabalho do martelinho de ouro.

Sobraram umas 5 marcas pequenas que foram reduzidas mas não sumiram totalmente. Estas marcas são em chapas reforçadas e para repará-las com as técnicas de hoje não é muito fácil. Teria que pintar.

Prefiro manter a pintura original e deixar as marcas lá. São quase todas muito pequenas, só vê quem está procurando por defeitos. Há uma maior, mas não é grande não.

O preço que me pediram logo que a chuva caiu foi de 1500 a 2000 reais. Agora, um mês e meio depois da tal chuva, paguei 800 reais pelo serviço.

Capô, teto e tampa do porta-malas que estavam bem feios ficaram perfeitos. Não imaginei que ficariam assim.

Muito bom o trabalho, recomendo.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:31

8462 km - 18/06/11 - Substitituída a lâmpada do farol baixo direito e aproveitei para dar uma leve levantada no facho dos faróis.

Ontem queimou a lâmpada, ao procurar a mesma nas concessionárias é que fiquei sabendo que o vectra C pode ter 2 tipos distintos de lâmpadas pra farol baixo. Segundo as infos do pessoal técnico, de 2006 a 2009 eles usavam as caras HB4 e de 2009/10 em diante passaram a usar as H7. O problema é que no CEPChev consta como HB4 do 2006 em diante. Isso causa confusão na hora de comprar as lâmpadas. Então fiquem espertos, vectra 2006 a 2009 usa HB4 e 2009/10 (NE e Remix) em diante usa as H7.

Aproveitei a troca (que fiz em casa, claro) pra dar uma leve levantada no facho dos faróis que estavam com uma queda muito grande. Parece uma tendência mundial que os carros saiam de fábrica com os faróis muito baixos (exceto palio e novo uno). Regulei pra 1,0% de queda, de acordo com o que está gravado na carcaça dos faróis. Lembrando que como o meu carro tem regulagem elétrica, se eu colocar carga, posso baixá-los pra não cegar ninguém. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:31

10172 km - 20/07/11 - 1° revisão - Substituição: Óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e anel retentor - Reset do percentual de etanol no combustível - Com E23 estava indicando E77.

Bem, além da revisão normal, aquela de R$ 180,00 do site da chevrolet, reclamei do fedor de enxofre no escapamento ao usar gasolina. Ao expor a situação o pessoal da oficina falou que iriam colocar o Tech II pra ver o que aconteceu.

Ao instalar o equipamento, estava claro lá. Eu estava rodando com gasolina (E23 a E25) e ele indicava que eu tinha bastante álcool no tanque (E77).

Aí fez sentido. Se cheiro de enxofre indica mistura rica e o carro pensava que havia mais álcool que gasolina no tanque, seria normal ele injetar mais combustível, tornando a mistura muito rica pra gasolina.

Agora vou rodar. Como está mais vantajoso rodar com gasolina, se o fedor voltar eu retornarei lá pra pedir uma investigação mais detalhada.

Falei sobre a atualização de SW e me disseram que da versão 1064 para a 1067 não há diferença perceptível. Falaram que se o percentual de etanol estivesse ok, aí eles atualizariam meu SW para 1067, uma vez que pela data de fabricação ele está com a 1064.

Quanto aos barulhinhos (o rangido do banco e o clique no cinto de segurança), ele persistem. Muito menos incômodos, mas persistem. Pra esses dois incômodos, eu fiz a escolha entre ser feliz e ter razão. Escolhi ser feliz e não dar muita bola pra esses pequenos deslizes do acabamento chevrolet. Quando comprei o carro já esperava que ele tivesse um acabamento meia boca, então, melhor aceitar e ser feliz.

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:32

Recentemente os problemas de acabamento não tem se alastrado, apenas se mantiveram. Como é algo que pra 95% dos motoristas passa despercebido, resolvi também não me apegar a esses barulhinhos...

De modo geral o carro é bom, compatível com o preço, e agora a única coisa que está em observação é a dificuldade de aprendizado quando o carro quando está apenas com gasolina no tanque (E22). O odor de enxofre persiste e esta semana resolvi reduzir a proporção de gasolina. Com 20l de álcool e o restante ~38l de gasolina o odor se foi. No próximo abastecimento voltarei a usar gasolina. SE o odor voltar, voltarei na ccs. De modo geral, é mais uma coisa que 95% dos motoristas não percebem, mas os detalhistas...

Mas tô bem satisfeito com o carro... atende muito bem às minhas necessidades e quase atende muito bem às minhas expectativas.

Abraço!

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:33

10871 km - 01/08/11 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo (H7 - 93353987) adquirida na concessionária Gran Park.
11880 km - 27/08/11 - Troca da lâmpada do farol baixo lado esquerdo (H7 - 93353987) adquirida na concessionária Gran Park.

A Lâmpada original do farol baixo esquerdo queimou. Comprei outra e montei lá. Até aí, tudo legal. Só que durante a montagem, a mesma caiu com a ponta no chão e trincou um pedacinho da ponta. Montei mesmo assim, mas foi meio na sorte.

Claro que queimou de novo! Mas fiquei no lucro, rodei 4 semanas com uma lâmpada trincada, achei que duraria menos.

Uma coisa que observei quanto a estas lâmpadas, é que as originais do veículo são Osram feitas na alemanha e as de reposição ACDelco são Philips, também alemãs. Bom, se as originais osram não tiveram lá uma vida útil muito grande, tomara que as philips tenham...

Aproveitei pra comprar uma lâmpada sobressalente. O par, na concessionária, custou 80 reais, mais barato que se comprar um par de blue vision em lojas de acessórios ou mesmo em algumas lojas virtuais. Em lojas virtuais o preço dela varia entre 35 e 40 reais, mais frete.

Abraço!

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:34

Bom, depois de algum tempo sem postar neste tópico, coloco aqui o que foi feito. Mas em resumo se trata de:

- trocar umas lâmpadas (como queima lâmpada esse meu carro, quando estiver com ânimo vou dar uma verificada nos pontos de massa pra ver se não tem nada errado),
- tirar um ou outro barulhinho (que eu mesmo ando fazendo pois já vi que dá mais resultado que mandar pra concessionária)
- e o básico (óleo, filtros, alinhamento, rodas amassadas, higienização)...

Vejam o histórico:

16970 km - 21/12/11 - Retirado o plafonier completo para corrigir trepidação que ocorria ao trafegar em piso irregular.
17389 km - 30/12/11 - Inspeção de Férias - Inspecionado filtro de ar, velas (incl. ajuste de gap), níveis de fluidos, pneus e freios.
18589 km - 18/01/12 - Remendo no pneu dianteiro esquerdo
19617 km - 21/01/12 - Troca das duas lâmpadas dos faróis baixos - Osram Silverstar
20110 km - 26/01/12 - Revisão dos 20000 Km
20154 km - 27/01/12 - Refeita a regulagem do freio de mão pois estava com interferência no interior dos tambores

Na revisão de 20000 km foi feito o básico (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de cabine). Isso por 4 X R$ 122,00. Ô precinho pra manter a garantia, hein! Além disso foi trocado a meu pedido o filtro de ar do motor, foi feita a higienização, o alinhamento, balanceamento e conserto de 2 rodas, que estavam com a parte interna amassada. O serviço efetuado em garantia foi a solução de um vazamento de água do evaporador do ar condicionado para dentro da cabine. Um pouco de paciência do mecânico, um pouco de silicone e tudo resolvido. Pedi tbm para passar o tech II pra verificar ciclagem de sonda lambda e o integrador. Tava td ok. Quem sabe se o carro voltar a feder catalisador eu volte lá com o carro fedendo pra descobrir por que raios hora ou outra a mistura enriquece do nada.

Resumindo, R$ 612,00 por tudo. Não achei tão caro, uma vez que só o básico é R$ 488,00...

Depois de muitas idas e vindas pra concessionária nos primeiros 10 mil km, agora parece que entrei na curva normal de novo. Naquilo que se espera de um carro zero: Trocar só óleo e filtros e olhe lá!

Claro que o serviço da concessionária funciona bem quando eu estou por perto, afinal eu, CHATO, com o manual na mão faço o cara revisar ítem por ítem que está no manual, mas dessa vez, não pude acompanhar. E pela marca de poeira nas peças já vi que alguns pontos não foram verificados (tipo tensão da correia dentada e etc...). Mas como eu, CHATO, tenho um bom conhecimento de mecânica, prefiro fazer que mandar fazer.

Então, usei a concessionária pra fazer:
- O que eu não tenho equipamento pra fazer e que saía o mesmo preço fazer lá e fazer fora
- O que está incluso no plano de manutenção para manter a garantia,
- Reparo em garantia.

Abraço e espero que agora o carro continue assim, só dando alegria!

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:36

22/05/12 - 26347 km - Troca das duas lâmpadas pingo d'água das lanternas - Osram Cool Blue

Bem pessoal,

meu carro anda sossegado ultimamente... Houve hoje a troca das duas lâmpadas das meia-luzes (pinguinho, pingo dágua, luz de posição, lanterna, luz de estacionamento, luz que sozinha não serve pra muita coisa pois não permite ver nem ser visto, ou como quiserem chamar). Comprei o par pois da osram não vende separadamente e instalei há pouco (férias são férias).

Claro que o carro tem seus barulhos, agora no inverno fica evidente o barulho de borracha contra metal na suspensão traseira... mas é só a temperatura subir acima dos 15 graus ou eu rodar mais de 30 minutos com o carro e o barulho some. Mas fora isso, anda fazendo média de 10 km/l no meu trajeto semi-urbano e na estrada anda estável na casa dos 12,5 km/l em pista dupla. Em pista simples faz mais que 13 km com um litro de gasolina (afinal em pista simples a velocidade é limitada por caminhões e carros 1.0).

Estou pra mudar de trajeto no começo do mês que vem, com mais trânsito e anda-e-pára, então a média urbana deve cair, mas dentro do esperado.

Mais uma vez, tô bem satisfeito com o conjunto do carro. Agora que já aceitei que ele não é um carro premium alemão mas um carro popular alemão que sofreu todas as reduções de custo imagináveis para o nosso mercado, não tô mais me incomodando com um barulhinho ou outro (dentro das duas portas dianteiras tem algo solto, que qdo eu for mexer na porta por alguma outra razão eu tiro esse grilo lá de dentro, e a suspensão traseira que já citei) e tô curtindo mto o carro. Vai bem, é silencioso, não é tão beberrão qto se alardea por aí, e tem manutenção bem barata para o seu porte e equipamentos.

Mais alguns meses e ele passará pela revisão dos 30K e após isso, dependendo do trânsito, passarei a trocar o óleo e filtro em um intervalo menor (5000km), pois como já citei antes, até agora seu uso não foi no ciclo severo, longe disso!

Mas pra mim, tão importante quanto fazer a manutenção, é manter o histórico. E isso continuarei fazendo.

Abraço a todos!

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:36

29965 km - 25/06/12 - Revisão dos 30000 Km

Bom pessoal, enquanto estava em dúvida com relação a fazer ou não a revisão na concessionária, fui surpreendido por um problema no tambor da ignição. A chave não girava e o carro foi rebocado para a concessionária.

Chegando lá foi trocado o tambor de ignição, do volante e as duas chaves. Aproveitei e fiz a revisão dos 30 mkm.

420 reais para troca de óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e velas. Filtro de ar não for trocado pois estou trocando a cada 20 mkm e não a cada 30 como pede o manual.

Até aí, tudo lindo. ao sair da CCS me dei conta que rodaram 32 km com meu carro (na certa usaram meu carro pra levar alguém em casa) e ainda por cima percebi que todo o conjunto regulável onde vai o tambor, a chave de seta e a alavanca de regulagem está torto...

toca voltar lá amanhã pra encher o saco do pessoal.

Assim que as coisas se desenrolarem eu volto a postar.

Abraço!

Edit 31/07/12

Era só reposicionar o acabamento da coluna de direção... 20 minutinhos ficou tudo Ok...

Agora é curtir por mais 10 mkm até a próxima dúvida (digo, revisão)...

Até mais!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:37

23/09/12 - 32087km - Faltou 1 l de óleo no meu carro!

Pessoal, é o seguinte: hoje, ao verificar o nível de óleo do meu carro me dei conta que o FILHO DA MÃE botou 3,5l de óleo no motor do carro, ao invés de 4,5. Acho que o desavisado nunca tinha visto um família II da frente dele, uma vez que 3,5l é a capacidade dos família I. Como eu sei que faltava 1 litro? Fácil: a vareta do vectra marca a diferença de 1l entre o mínimo e o máximo. O óleo estava no mínimo.

Bom, nesta medida é hora de completar. Não quer dizer que está baixo, mas é hora de completar. Se estiver entre o mínimo e o máximo, não é necessário completar. Nunca deve ficar acima do máximo.

Completei com meio litro que eu tinha aqui em casa, que sobrou do antigo corsa da minha esposa, e boa. Pensei muito em ir à concessionária reclamar, mas melhor fazer eu mesmo, já que tive alguns problemas com a concessionária CHAMPAGNAT TEFFÉ em Curitiba. O impressionante é que sou muito bem atendido na CHAMPAGNAT PRADO VELHO e que o gerente de pós-vendas de ambas é o mesmo mas o serviço da filial inaugurada há pouco é sofrível (vejam os posts anteriores).

Ainda falta um meio litro de óleo para completar os 4,5l mas isso não é problema, pois 4l está dentro da tolerância. Eu estou até com vontade de testar o tal bardahl b12.

Mas no final das contas, deixo aqui a dica de uma concessionária na região de curitiba onde sou bem atendido (Champagnat Prado Velho, no trevo da PUC) e de duas que realmente não gosto do atendimento (Champagnat Teffé e Gran Park).

Abraço!

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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:40

35529km - 10/11/12 - Troca do fluido de freio pois o carro está completando dois anos de fabricação.

Bom pessoal, substituí o fluido de freio pelo Bosch dot4 de coloração vermelha. Quero aqui abrir um parêntesis e falar sobre o fluido de freio.

Tenho um amigo que foi instrutor do SENAI por muitos anos, e lá ele era responsável pelos cursos da gm. Outro dia estavamos falando sobre a substituição do fluido de freio e ele me disse que em carros com ABS esse procedimento ainda mais importante que em carros com freio mecânico. Funciona assim: fluido de freio é higoscopico, ou seja, absorve muita água. Essa água oxida muito o fluido, chegando a formar sedimentos no fluido. Isso ocorre em todos os tipos de freio, e em todos os tipos de fluido, exceto o dot5.

Até aí, beleza! Agora pense no freio com abs e um fluido contaminado, em que esses sedimentos vão pra dentro das válvulas do abs. Nesse momento, há um serio risco de travar uma válvula e o abs parar de funcionar.

Melhor trocar o fluido no máximo a cada 2 anos, como prevê o manual.

Nesse mesmo dia, trocamos o fluido de freio do jeep wrangler do meu compadre. No carro dele estava claro que fazia mais de uma década que não se mexia em fluido de freio. A sedimentação era total e o fluido já estava preto. Por sorte o carro dele e um dos poucos jeep sem abs e com cambio manual que eu ja vi na vida. Se fosse com abs, o risco de ter problemas nas válvulas internas a central do abs seria muito grande.

Mas atenção ao sangrar o freio de carro com abs! Segundo esse meu amigo, se houver ar no sistema e a central entrar em funcionamento, ela pode travar! E aí, só comprando uma central nova! Então, antes de sangrar o freio com abs, retire a chave de dentro do carro pra nenhum desavisado girar a chave, o que faz o abs entrar em funcionamento e executar seu auto-teste. Esse é um perigo real e ja ocorreu nas aulas de mecânica.

Um abraço!

Christianbruno
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Re: Diário de bordo - Elegance 2011 manual

por Christianbruno » 12 Jun 2013, 22:41

Pessoal, no fim de semana passado fez dois anos que estou com o carro.

Afora os probleminhas do início da vida do carro, ele está muito bem. Está com aproximadamente 36600km e como tenho uma mega planilha com os custos do carro, segue o resumo dos gastos até hoje.

Combustível: R$ 9872,62 - 4172,47 litros.
Manutenção: R$ 3791,35 - inclui a instalação de acessórios e o reparo da chuva de granizo que andou tomando no começo.
Seguros, taxas, impostos e multas: R$ 9004,41
Total gasto em 24 meses: R$ 22668,65.

A compra do carro saiu R$ 55.600,00 ha época.
Supondo que eu o vendesse hoje a uma concessionária pelo valor de R$ 37.000,00, ele teria desvalorizado R$ 18.600,00.

Somando 22668,65 com 18600,00 meu custo foi de R$ 41268,65. O que daria um custo de R$1720,00 ao mês. Parece caro andar de carro? calma vai piorar.

Agora imaginem que eu não tivesse comprado o carro há dois anos, imaginem que eu andasse de bicicleta.

eu teria pego os 55600,00 e eles teriam rendido 15% em dois anos. Com isso eu teria R$ 63940,00. Se eu somar a este valor os 22668,68 que eu gastei no carro, eu estaria com 86608,65 mais os juros mensais, que faria o valor passar mole dos 90.000,00 reais.

Resumindo, quanto foi que eu gastei no carro: os 90.000,00 (vamos considerar 86.608,65) menos os 37.000,00 de valor residual. Isso dá 49608,65. Ou traduzindo em parcelas, R$ 2067,00 ao mês.

Caro? depende do seu salário.
E se fosse usado? a diferença não é tão grande assim, pois num usado a diferença entre valor de compra e valor residual é menor, mas a manutenção é mais cara (pneu, amortecedor e freio tem um custo absurdo). O seguro do usado tende a ser mais caro que o do novo.

Como reduzir esse custo mensal? usando o carro! usando muito! quanto mais vc percorrer com o carro, menor o custo por km. Quanto mais tempo vc ficar com o carro, menor o seu custo anual, e por consequencia o custo mensal.

Abração!

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