por Christianbruno »
12 Jun 2013, 22:42
49594 km - 30/05/13 - Revisão dos 50.000 km
Essa revisão ocorreu 30 meses depois da compra do veículo (carro retirado em 23/11/10) e portanto ainda restariam 6 meses de garantia. A diferença é que agora abri mão da garantia. Achei que agora valeria o risco e coisas grandes e caras já foram substituídas em garantia. O resultado é que troquei em casa (pra quem me acompanha por aí sabe que curto muito fazer a manutenção dos meus carros em casa), ou seja, mão-de-obra grátis e um belo passatempo.
Troquei o que previa o manual e como fui eu mesmo que fiz, aproveitei para inspecionar outros ítens, como a correia de acessórios (que ainda roda uns 30 mkm tranquilamente) e o rolamento do tensionador da correia de acessórios (esse deve aguentar uns 10 mkm antes de começar a roncar). Então, para a revisão dos 60 mkm, já tenho duas coisas a adicionar. Tensionador e correia de acessórios.
Aí alguns perguntam: Valeu a pena? Acho que sim. Vamos lá:
Correia dentada: Contitech (a genuína era dayco, que também é boa, mas sei lá, prefiro a contitech)
Tensionador: INA (mesmo fornecedor da genuína, e o genuíno já estava vazando, embora ainda justo, sem rolar livre demais)
Filtro de óleo: Genuíno GM (mais barato e de qualidade igual ou melhor que os fram)
Filtro de combustível: Genuíno GM (também mais barato e de qualidade igual ou melhor que os fram)
Óleo: Comprei o de minha preferência (Caterpillar API SL/CI-4) Sim óleo para motor Diesel que atende API SL, mais dispersante e detergentes que os óleos tradicionais que atendem apenas SL/SM/SN...
Preço de todo esse serviço? R$ 252,60 por não ter que pagar mão de obra. Uma economia de R$ 450,00 a R$ 500,00 em relação à concessionária.
Por que então deixei à concessionária e abri mão dos últimos 6 meses de garantia?
Achei que valia o risco.
Já troquei algumas peças caras em garantia, sendo a última a caixa de direção. Se vcs olharem o primeiro post (lá na pág #1) verão que o índice de retorno à concessionária em garantia tem diminuído gradativamente, sendo que a troca da cx de direção foi programada. Acho que agora não tem mais muito o que quebrar, já que a mecanica de astra roda pelo nosso país desde 1998, sem maiores complicações. A mecânica é robusta, apenas as peças de carroceria que tem seus pontos fracos.
O mais bacana dessa história toda é que sim, estou economizando em manutenção! Mas sem abrir mão da qualidade das peças ou serviços e ficando de olho em cada detalhe durante cada revisão. Afinal eu posso me dar ao luxo de levar 6 horas em uma manutenção dessas, inspecionando cada componente do carro com calma e olho clínico, coisa que dificilmente alguém faria por mim.
Abraço!