O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem do JoãodoValle (Neblinas, Xenon, Mid, Antena, CD...)
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

720 mensagens
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Garagem do JoãodoValle (Neblinas, Xenon, Mid, Antena...)

por JoãodoValle » 26 Jun 2015, 08:44

Obrigado Jonas, a cada dia ficará mais ainda!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 06 Jul 2015, 11:47

Hora de dar um basta no arrefecimento, quem me acompanhou viu que sempre tive problema com arrefecimento e servi de cobaia para mecânicos mau instruídos os quais me levaram sempre ao erro, gerando custos abusivos e nunca resolvendo o problema, foram 2 cabeçotes, litros e mais litros de aditivo ao ralo, radiador, bombas, etc, assim tão logo me enchi e fui atrás de um melhor entendimento do sistema e passei eu mesmo a fazer manutenção nele.

Desde o primeiro dia que resolvi por a mão na massa, com instruções do nosso consultor Almeidão, vi que o sistema não é nada complexo, alias muito simples e de muita eficiência se em dia. Logo adquiri mangueiras, cebolão, sensores e fui pra guerra, a dois anos não tenho tido mais problemas com arrefecimento, mas recentemente meu cebolão (MTE 760) não anda muito funcional, armando um pouco tarde elevando a temperatura próximo aos 95º, por sorte instalei uma chave em baixo do painel que pude arma-la manualmente, e assim fui tocando até a chegada de um novo cebolão, esse agora MTE 763, nada contra o 760, que me serviu bem por 2 anos, mas em conversa com Almeidão tomei ciência que o 763 arma um pouco mais cedo, como moro em cidade com certas subidas fortes e clima tropical decidi colocar para manter o sistema um pouco mais suave e evitar que suba muito.

Logo aproveitei para sanar dois vazamentinhos na mangueira do radiador e na valvula termostatica.

Mangueira velha rasgada onde ficam as abraçadeiras sem vergonhas:
Imagem

Líquido de arrefecimento Valeo devidamente salvo:
Imagem

Sistema limpinho por dentro a 2 anos já:
Imagem

Anel novo da termostática, na CCS paguei R$ 14,00. Achei caro mas também o anterior que custou R$ 2,00 vazou :76:
Imagem

Mangueira e abraçadeiras novas, na CCS não tinha abraçadeira original de pressão, aí comprei dessa que achei excelente, ela não corta a borracha por baixo e vede muuuuuito bem.
R$ 31,00 Mangueira
R$ 2,00 Abraçadeira
Imagem

Situação do plug do cebolão do radiador:
Imagem

Comprei esse plug novo por R$ 22,00:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-cacd-_JM
Imagem

Soldinha básica pra não ter dúvidas:
Imagem

Espaguete termoretrátil (ou termocontrátil como na terra do almeidão rrsrs):
Imagem

E thaannnnnnn:
Imagem

E por hora é isso, esse foi o trabalho do fim de semana passado, estava esperando chegar o cebolão par postar tudo mas foi extraviado e deve chegar essa semana, assim postarei detalhes de como ficará tudo isso, por enquanto apenas a foto que me deixa um pouco preocupado:

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 06 Jul 2015, 11:55

Show de bola João, belo serviço parabéns!

Realmente não tem muito segredo o sistema de arrefecimento e tão importante para o bom funcionamento do motor, mas infelizmente a cultura brasileira não faz as pessoas pensarem assim. Simplesmente mete água ali e fod....

Parabéns mais uma vez, abração!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 06 Jul 2015, 11:59

Thiago Menezes escreveu:Show de bola João, belo serviço parabéns!

Realmente não tem muito segredo o sistema de arrefecimento e tão importante para o bom funcionamento do motor, mas infelizmente a cultura brasileira não faz as pessoas pensarem assim. Simplesmente mete água ali e fod....

Pois é, fico indignado com isso ainda mais por que mecânico que se diz profissional tem o deve de saber disso e orientar os usuários, mas na verdade acho que querem mesmo que exploda tudo para garantirem o serviço de amanhã.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 06 Jul 2015, 13:04

JoãodoValle escreveu:

Pois é, fico indignado com isso ainda mais por que mecânico que se diz profissional tem o deve de saber disso e orientar os usuários, mas na verdade acho que querem mesmo que exploda tudo para garantirem o serviço de amanhã.

João, só uma correção, o anel de 2 reais funciona perfeitamente, aliás aqui custa 1, voce deve trer dado azar e colocado ele sobre um relevo de sujeira ou algo assim, na verdade vedadores de borrachas qualquer um sendo novo é 10.

Fico feliz que alguem acredita na gente e logo descobre que não é nada difícil mexer e vendo como funciona se vê claramente que os mecanicos não tem conhecimento em nada no quesito arrefecimento, mais deveria ter. Se bem que eu ainda não achei nenhuma que saiba outras coisas que possa me convencer.

Sobre os fios, eu andei comprando uns conduites, achei legal e troquei alguns do meu carro. Tem pra mim que vou ficar lhe devendo alguma coisa. Que achas?
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 06 Jul 2015, 14:27

Almeidão escreveu:
JoãodoValle escreveu:

João, só uma correção, o anel de 2 reais funciona perfeitamente, aliás aqui custa 1, voce deve trer dado azar e colocado ele sobre um relevo de sujeira ou algo assim, na verdade vedadores de borrachas qualquer um sendo novo é 10.

Fico feliz que alguem acredita na gente e logo descobre que não é nada difícil mexer e vendo como funciona se vê claramente que os mecanicos não tem conhecimento em nada no quesito arrefecimento, mais deveria ter. Se bem que eu ainda não achei nenhuma que saiba outras coisas que possa me convencer.

Sobre os fios, eu andei comprando uns conduites, achei legal e troquei alguns do meu carro. Tem pra mim que vou ficar lhe devendo alguma coisa. Que achas?

Bom trabalho , chapa nada melhor do que o proprietário do vectroso meter a mão na massa! A confiança é o segredo de tudo , tendo pessoas boas ao seu lado te apoiando vai tudo bem.
Só para ter deixar mais tranquilo as abraçadeiras que você colocou são parecidas com estas?
Imagem
Então fica tranquilo são muitos boas mesmo , eu utilizou estas para manter a pressão do turbo sempre firme e garanto ficam firmes mesmo.

Parabéns João!!!

Mantenedor/Vectra/CD.2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por CaioMs » 06 Jul 2015, 23:57

Caramba João, que manutenção top... Tudo muito limpo e funcional, parabéns. Agora me diga uma coisa, como vc salvou seu aditivo na hora de tirar?

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ju_Bueno » 07 Jul 2015, 10:20

CaioMs escreveu:Agora me diga uma coisa, como vc salvou seu aditivo na hora de tirar?

Isso também me interessa pois o meu, apesar de já estar com adiitvo, ainda tem pendências...

E parabéns João, trabalho executado com muito zelo! :88:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Jul 2015, 14:08

Tirar o adidito não é difícil ou seja uma quantidade o suficiente para mexer no cebolão ou termostática.

Ferramenta necessária, uma mangueira de 1,4 ou 11mm, esta mangueira é uma transparente trançada que normalmente usam se em compressores de ar, tipo dentista. Ou algo parecido, apesar que esta mangueira seja muito fácil de encontrar, acha ela até no meu porta malas kakkakka. Acho que até já postei fotos aqui, eu não, eu enviei fotos para o Crispim ele postou, não sei onde está, mas tem isto por ai e ainda tenho estas fotos comigo.

1 - Abrir o reservatório e sem tirar a agua dele, colocar esta mangueira dentro dele e fazer entrar dentro do outro tubo que sai embaixo do reservatório, ela entrará justinha, entra uns 2 a 3 cm, nada mais. se tiver difícil de acertar, passe a ponta dela em um esmeril que facilita muito.
2 - Colocar a boca no reservatório e assoprar até sair agua nesta mangueira que estará dentro de um balde.
3 - Vai sair muita agua, tipo meio balde.
4 - Antes te tirar a mangueira do local, com outra mangueira tirar o que tem dentro do reservatório e ai está o serviço pronto e agora podem mexer na Termostática, Cebolão e mangueira superior sem peerder uma gota de aditivo.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 07 Jul 2015, 15:23

Pronto, o mestre falou tudo, é exatamente esse o processo que fora me ensinado por ele mesmo, sempre que mexo no sistema de arrefecimento faço isso e nunca perco o aditivo, uso uma mangueira daquelas de chuveirinho que acho que toda casa deve ter umas 5 igual eu tenho ahhahahaha, ela é um pouquinho menor, mas aí passo umas 3 voltas de fita isolante na ponta e fica sensacional...

Estou preparando as imagens e vídeos aqui, ficou aniiiimaaaaaaalllll.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 07 Jul 2015, 15:58

Bom, enfim cheguei o post mais esperado, cebolão instalado e problema totalmente resolvido, agora meu sistema está totalmente eficiente e livre de quaisquer problemas, como dito aí vão os detalhes:

Aqui o bendito cebolão MTE 763 88/95º:
Imagem

Para esse serviço precisa remover o líquido de arrefecimento, e como aqui usamos líquido de qualidade não queremos que vá pelo ralo, assim com instruções já mencionadas do nosso consultor almeidão, tudo salvo como deve ser:
Imagem

Para ter acesso ao cebolão, a forma mais fácil que descobri foi soltando a mangueira do radiador superior e tirando o farol direito do lugar,sei que é chato tirar o farol do lugar mas como o meu tem seta separada fica tudo mais fácil:
Cebola antigo MTE 760:
Imagem

Cebola novo MTE 763:
Imagem

Não reparem o cano do AC, sim, meu AC não está operante, por enquanto, pois agora que finalizei com arrefecimento vou por pra funcionar esse trem aí.

Segue vídeo do resultado:
http://www.youtube.com/watch?v=dt0QZeyvj2I

Ficou excelente, a ventoinha arma em aproximadamente 87º e volta pra 82~85º, na estrada continua tudo tranquilo, radiador novo e valvula nova, mantendo 80~81º aproximadamente.

Super satisfeito só tenho a agradecer as instruções que recebi, e a cada dia me orgulho mais desse fórum.

Obrigado a todos

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 07 Jul 2015, 16:07

Almeidão escreveu:
JoãodoValle escreveu:

Meu brother, vc é o cara sem comentários, foi tudinho como previsto o carro ficou suave e sem contratempos, troquei em 30 minutos a contar de abrir o capô e deixar a ventuinha armar, troquei ontem e já forcei bem o carro em ladeiras, transito lento e tudo mais, tá muito bom. Obrigado mesmo.

Sobre o conduíte eu achei o médio apenas, queria esse fininho igual do sensor de temperatura pra ficar mais discretinho, é desse que vc tem?

Devendo algo pra mim??? Para tio, eu que lhe devo um rim por tanto que já me ajudou.

Mantenedor escreveu:Só para ter deixar mais tranquilo as abraçadeiras que você colocou são parecidas com estas?
Imagem
Então fica tranquilo são muitos boas mesmo , eu utilizou estas para manter a pressão do turbo sempre firme e garanto ficam firmes mesmo.

Parabéns João!!!

Mantenedor/Vectra/CD.2.0/16VT.

Vlw meu outro Brother, vc sempre nos prestigiando tbm, sem palavras...

Sobre a abraçadeira não é tão robusta quanto essa sua que até parede ser de inox, mas ontem mesmo precisei soltar a mangueira pra trocar o cebola e notei que realmente ela abraça de verdade e não rasga a mangueira.

CaioMs escreveu:Caramba João, que manutenção top... Tudo muito limpo e funcional, parabéns. Agora me diga uma coisa, como vc salvou seu aditivo na hora de tirar?

Vlw irmão, temos um bem em comum e vc sabe como esse carro é apaixonante, sua dúvida respondida pelo almeidaço!

Ju_Bueno escreveu:
CaioMs escreveu:Agora me diga uma coisa, como vc salvou seu aditivo na hora de tirar?

Isso também me interessa pois o meu, apesar de já estar com adiitvo, ainda tem pendências...

E parabéns João, trabalho executado com muito zelo! :88:

Sempre por aí né Ju, feliz de acompanhar nossas manutenções tbm, seu carro é um luxo :28:

Abraços galera

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Jul 2015, 18:00

João, estou eu aqui de novo. Sobre tirar o farol, eu já nem tiro o meu para trocar o cebolão, mas para isto tive que sacrificar uma chave somente para ele, tipo cortar ela no meio, emerilhar por fora da boca para ficar reto e fino onde entra no cebolão etc, bem o meu coloquei o faro inteiro e para tirar ele sem muito esforço precisa soltar o para-choques.

Sobre o conduite, comprei vários, mande seu endereço lá por MP e diga mais ou menos que tamanho precisa e espessura do mesmo. I need to pay
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 07 Jul 2015, 19:14

Realmente chefe, a chave precisa ser meio que especial mesmo, a minha é gigante e acho que vou cortar tbm pois acho que não precisarei dela pra outro fim. Realmente pra quem tem esse farol (acho que serei um deles) tem mesmo que soltar o parachoques.

Abraço

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

CaioMs
GLS member
GLS member

por CaioMs » 07 Jul 2015, 21:45

Po, fiquei com medo agr.. O cebolao que ta no meu ta armando com quase 95 graus no painel. Na marcação do cebolão o primeiro estágio é 105. Ta assim a um bom tempo ja, meu mecânico condenou o original a um tempo atrás e colocou esse. Ahh, sobre a dica do almeidão de tirar o fluido, testei e não desperdicei uma gota.. Tive que trocar o anelzinho de vedação da termostática.. Aprovado :88:

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 08 Jul 2015, 08:28

CaioMs escreveu:Po, fiquei com medo agr.. O cebolao que ta no meu ta armando com quase 95 graus no painel. Na marcação do cebolão o primeiro estágio é 105. Ta assim a um bom tempo ja, meu mecânico condenou o original a um tempo atrás e colocou esse. Ahh, sobre a dica do almeidão de tirar o fluido, testei e não desperdicei uma gota.. Tive que trocar o anelzinho de vedação da termostática.. Aprovado :88:

Cara, parou tudo, seu carro está trabalhando muito quente, eu no seu lugar colocaria o 760 ou 763 o que está no seu deve ser o 767, ele arma muito tarde mesmo.

Aí vc me pergunta, mais o 767 não é original do vectra? Eu digo sim, mas nem tudo que é original é o melhor! Nessa temperatura o sistema trabalha muito forçado, sempre no extremo de temperatura, isso a longo prazo diminui a vida útil de juntas, mangueiras, plásticos e tudo mais dentro do cofre.

A quem diz que o certo é uma temperatura exata para ocorrer a queima corretamente, eu concordo sim, que um motor frio consume mais combustível, mas pra esse ponto isso ocorre abaixo de 80º, sempre ouvi isso mas só acreditei mesmo quando coloquei MID, a diferença é grande realmente, mas quando está entre 80 e 90º o consumo é o mesmo exatamente, e ele trabalhando entre essas casas certeza que será mais garantida a extensão da vida útil desse motor.

Portanto meu colega, assim que puder troca esse trem sô!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 08 Jul 2015, 08:39

Excelente João, agora o Vectroso está 100% arrefecimento funcionando a todo vapor :102:

Parabéns pelo trampo, ficou da hora :105:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 08 Jul 2015, 08:46

Thiago Menezes escreveu:Excelente João, agora o Vectroso está 100% arrefecimento funcionando a todo vapor :102:

Parabéns pelo trampo, ficou da hora :105:

Vlw amigo... feliz por estar por aqui sempre tbm!!!!! :40: :40:

CaioMs
GLS member
GLS member

por CaioMs » 08 Jul 2015, 12:03

Ja vou providenciar então. Agora, o cebolao que estamos falando, é o de cima? O outro é do ar condicionado? Pra tirar ele de la, qual ferramenta vc usou?

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 08 Jul 2015, 12:34

CaioMs escreveu:Ja vou providenciar então. Agora, o cebolao que estamos falando, é o de cima? O outro é do ar condicionado? Pra tirar ele de la, qual ferramenta vc usou?

É o de cima mesmo como nas fotos, o outro de duas vias é do AC sim.

Usei uma chave de boca (só não lembro o número, depois confirmo), é um espaço ruim para ela entrar por causa de um apoio que tem no radiador pra prender a ventoinha, portanto precisa remover a mangueira curva que sai do radiador e entra na valvula.

Quando colocar no lugar não aperte muito, mas o suficiente pra não soltar, passe um pouco de graxa no anel dela para não estourar quando apertar.

720 mensagens