O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CFuncionalidades de pós-chave(partida e desligamento)

24 mensagens
  • 1
  • 2
RentRiber
Member
Member
Nome Completo: RENATO RIBEIRO ALEIXO
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Funcionalidades de pós-chave(partida e desligamento)

por RentRiber » 07 Jul 2015, 14:54

Senhores,

Não achei nada especifico sobre esta minha dúvida, portanto resolvi criar um tópico.

Tenho um problema em meu GTX/11 desde quando o comprei e ainda não identifiquei onde exatamente pode ser a causa, para assim efetuar um reparo de forma mais assertiva, sem ter que ficar desmontando tudo e trocando um monte de coisas.

Inicialmente notei que o som original não desliga após desligar o carro, mesmo com a configuração devidamente feita. Outro inconveniente é que as portas também não são destravadas. Ou seja, sempre que eu estaciono tenho que pressionar, o botão no painel ou da própria chave. :13:

Pesquisando sobre o problema, vi alguns comentários sobre o rebatimento automático nos GTX a partir de 2010, como um funcionalidade também vinculada a este sinal.

Outra característica que notei é que o tambor nunca saltou, ou seja ele realiza apenas o movimento de giro.

Minha dúvida é se o problema está realmente na ignição e qual seria exatamente o componente, ou se pode ser algo diferente...

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Julio Viol
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Funcionalidades de pós-chave(partida e desligamento)

por Julinho Viol » 07 Jul 2015, 15:24

tudo levar a crer que é um problema no miolo da ignição, problema cronico dos vectra, se voce der uma pesquisada na internet vai achar até matérias de site sobre isto, o meu ex GT 2010 tb não desligava o somapos retirar a chave, mesmo estando isto configurado corretamente, meu volante não travava, ele não apitava se eu deixasse a chave no contato e abrisse a porta, vendi sem arrumar

RentRiber
Member
Member

por RentRiber » 08 Jul 2015, 14:14

Chequei melhor e vi que o dono anterior retirou a trava do volante. Prática que me parece comum....

Entretanto mesmo sem a trava o carro não nota a presença da chave. Fiz uma visita a uma oficina especializada e me disseram que quando retirada a trava, o carro não soa mais o alarme de presença de chave, entretanto continuaria desligando o som.

Neste ponte fiquei com a seguinte duvida... Afinal, quais são as funcionalidades originais do carro quando se retira a chave? Ele destrava as portas? Rebate? E se for retirada a trava?

Alguém poderia me esclarecer?

De toda forma o meu caso não está normal, pois outro indício de que o sinal de presença da chave nao esta ok é que, ao viajar por exemplo, o som do carro desliga varias vezes sozinho, como se estivesse sido esquecido ligado com o carro desligado. :62:

Irei comprar o suporte e o contator novo a fim de deixar como o original novamente, mas gostaria de saber exatamente quais funções deverão passar a funcionar.

Julio Cesar
GLS member
GLS member
Nome Completo: julio cesar cordeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

por Julio Cesar » 08 Jul 2015, 14:30

RentRiber escreveu:Chequei melhor e vi que o dono anterior retirou a trava do volante. Prática que me parece comum....

Entretanto mesmo sem a trava o carro não nota a presença da chave. Fiz uma visita a uma oficina especializada e me disseram que quando retirada a trava, o carro não soa mais o alarme de presença de chave, entretanto continuaria desligando o som.

Neste ponte fiquei com a seguinte duvida... Afinal, quais são as funcionalidades originais do carro quando se retira a chave? Ele destrava as portas? Rebate? E se for retirada a trava?

Alguém poderia me esclarecer?

De toda forma o meu caso não está normal, pois outro indício de que o sinal de presença da chave nao esta ok é que, ao viajar por exemplo, o som do carro desliga varias vezes sozinho, como se estivesse sido esquecido ligado com o carro desligado. :62:

Irei comprar o suporte e o contator novo a fim de deixar como o original novamente, mas gostaria de saber exatamente quais funções deverão passar a funcionar.
O som original tem como você configurar ele pra desligar ou não com a chave. A respeito de retirar a chave do tambor, quando se faz isso ele destrava as portas automaticamente, e se o som estiver configurado, ele desliga o som tb.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

RentRiber
Member
Member

por RentRiber » 08 Jul 2015, 15:16

A configuração do Som está correta Julio. Testei como ativada ou desativada e o comportamento é sempre o mesmo...

Obrigado pela resposta!

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por Janderson » 08 Jul 2015, 16:23

Todo o teu problema está no tambor da ignição/comutador, é que o carro (sistema elétrico dele) entende que vc. não retirou a chave do contato, por isso está dando esses "chiliques" aí, quando se retira a chave do contato as portas destravam e o som original desliga, os espelhos não, eles não rebatem sozinhos e nem mesmo após fechar o carro pelo controle, deve-se sempre usar o botão para rebatimento dos espelhos ali no controle dos espelhos na porta do motorista, lógico, tem uma interface para comprar no comércio que faz esse rebatimento ao fechar o carro, mas original de fábrica o funcionamento é esse que falei, sempre pelo botão.

Procura arrumar a ignição e deixa tudo original,pois com o tempo surgem mais problemas até enlouquecer de vez o carro e o dono junto, é vidro que não vai fechar, porta que não fecha/trava, etc...todo o segredo é ali, o carro tem que entender que tirou a chave do contato e a partir daí desligar o que ficou ligado, travar e fechar o que está aberto, etc...

Tem alguns tópicos aqui que tem relatos desses problemas do tambor de ignição, dá uma pesquisada :88:

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 08 Jul 2015, 16:31

Mestre Jedi e suas aulas magníficas!!! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

RentRiber
Member
Member

por RentRiber » 08 Jul 2015, 16:49

Obrigado Janderson,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 08 Jul 2015, 19:11

Exatamente como descreve o Janderson, no comutador tem um contato tipo uma estrelinha e se o tambor não vir para fora ela permanece ligada. O que deve ter ocorrigo é que para tirar a trava do volante foi preciso abrir e tirar o miolo e tem uma travinha logo no inico do tambor, tipo lingueta para fazer este trabalho e muita gente apanha para colocar esta trava que não é nada difícil, mas não percebem que ali tem um local específico para a mola, e muitos colocam de qualquer jeito ao invés de colocar de lado no local correto, assim a mola amassa e não deixa a travinha trabalhar corretamente que é liberar espaço para a mola do comutador empurrar o tambor para fora.

Também não acho um problema crônico, ou alguem mexeu ali e montou errado ou falta um lubrificante certo para os que nunca forom mexidos, muitos colocam grafite e este lubrificante é péssimo, serve somente por hora depois vira um monte de entulho e fica agarrando, para os que querem lubrificar, a maneira mais fácil é molhar a chave no óleo lubrificante comum e colocar ela dentro com óleo e ligar e desligar umas vezes, depois limpar a chave e já durará quase um ano e deve voltar a fazer outra vez e assim para todo o sempre do carro. WD40 também não é bom, este produto é para limpar e evapora rápido.
Imagem

Janderson
Ouvidoria

por Janderson » 09 Jul 2015, 21:37

Bem observado amigo Almeidão a questão do grafite, o grafite pode ser bom na hora, mas com o tempo vai acumulando dentro do tambor e criando uma "massa", dificultando ainda mais o funcionamento do mecanismo, o correto mesmo é óleo ou uma pequena quantidade de graxa especifica para isso, tipo graxa branca ou pasta térmica de silicone, a mesma usada nos processadores de computador, pois essa pasta aguenta o calor que dentro do carro fechado no verão chega a uns 70 ºC, é só ir numa loja de informática e comprar essa pasta, por aqui vendem uma bisnaguinha tipo uma ampola de injeção, é uma dose pequena digamos assim, por uns 3,00 reais, detalhe, passar isso no segredo da chave, e daí colocar ela na ignição, nunca se joga nada dentro do contato, sempre na chave, quem já comprou carro 0Km já deve ter notado que a chave vem com o segredo "melecado/melado", então é procedimento adotado na fábrica, nada de grafite :88:

Abraços
Janderson

Imagem

RentRiber
Member
Member

por RentRiber » 10 Jul 2015, 09:12

Show de bola pessoal!

Realizei os procedimentos de lubrificação e nada se alterou. Provável que tenha sido montado da forma incorreta. De toda forma irei comprar uma trava nova a fim de deixar o carro como original.

Muito obrigado !

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jul 2015, 10:37

Caramba Jaderson, comprei recente uma bisnaga desta e paguei com o frete 50 reais, bem comprei para usar em um processador de receptor de antenas nem sabia que ela serveria para isto, mas pelo preço que paguei melhor usar o óleo mesmo. Outra dica seria a graxa de silicone, paguei caro também quando comprei, 75 por dois potinhos mais frete, comprei para lubrificar o cambio do meu carro que é com cabos de aço, uso sempre no tambulador e desmontei a alavanca inteira trocando tudo que era preciso usando esta mesma graxa de silicone que parece vaselina, porem coloquei um pouquinho no motor quente, ali perto das velas e este pouquinho ficou uma semana, só saindo quando eu limpei. Se não me engano foi dica do Arquiteto.
Imagem

Janderson
Ouvidoria

por Janderson » 10 Jul 2015, 15:29

Almeidão escreveu:Caramba Jaderson, comprei recente uma bisnaga desta e paguei com o frete 50 reais,...

Compro aqui em lojas de informática, tem de vários tamanhos, a pasta térmica que me refiro é daquelas tipo bisnaga, é pouquinho que vem , mas o suficiente para a chave, é até melhor pois aí não fica um produto velho usado pelos cantos, compro baratinho e quando preciso compro novamente uso e jogo fora, por aqui acho bisnaguinhas por 3 , 5 reais, no ML também tem ,mas daí o frete saí mais caro que o produto em sí.

Olha só:
http://lista.mercadolivre.com.br/pasta- ... cessador#D[A:pasta-termica-processador,B:0]

Esse tipo que uso, não necessariamente essa marca, mas tipo seringa de injeção sabe:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lastec-_JM

Abraços
Janderson

Imagem

othonissa
Member
Member
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por othonissa » 30 Ago 2015, 00:41

Galera boa Noite.
Tenho um problema similar.
Eu ligo o carro e a chave volta para o 2 estágio (eu acho q e segundo pois ele volta)mas o som nao liga e as portas nao travão automático depois de 20km/h e o radio nao liga por nada mas o resto funcioas. Sera que e essa estrelinha que citarao acima ou tenhl
O q realizar a troca do miolo.

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por Arquiteto » 30 Ago 2015, 01:26

sei não viu ... alguem aqui ja teve a experiencia de retirar um processador de computador da placa mae

esta pasta termica endurece e vira quase uma cola ...

uso grafite a anos e nunca tive problemas ...

mas vai que e sou sortudo rsrsr

fabiobosco
Member
Member
Nome Completo: Fabio Rodrigo Bosco
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por fabiobosco » 30 Ago 2015, 08:46

Ola, Meu GT/2010 esta com o mesmo problema, e ainda mais um que agora é o mais grave, a chave gira, as luzes acendem, mas no ultimo estagio nao da a apartida, escuto a injeção ligar, mas nao gira nada, depois do tranco ele pega. Ele nega umas 10 vezes e depois começa a funcionar normalmente do nada.... o que pode ser???

othonissa
Member
Member
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por othonissa » 30 Ago 2015, 08:54

fabiobosco escreveu:Ola, Meu GT/2010 esta com o mesmo problema, e ainda mais um que agora é o mais grave, a chave gira, as luzes acendem, mas no ultimo estagio nao da a apartida, escuto a injeção ligar, mas nao gira nada, depois do tranco ele pega. Ele nega umas 10 vezes e depois começa a funcionar normalmente do nada.... o que pode ser???

No seu caso procure um eletricista q se o ultimo estagio nao da contato e pq o trambulador ou a caixa de partida foi para o ferro

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

fabiobosco
Member
Member
Nome Completo: Fabio Rodrigo Bosco
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por fabiobosco » 30 Ago 2015, 15:36

OPa, blza obrigado... vou tentar isso...

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por RicardoGLS » 10 Set 2015, 09:33

Janderson escreveu:Bem observado amigo Almeidão a questão do grafite, o grafite pode ser bom na hora, mas com o tempo vai acumulando dentro do tambor e criando uma "massa", dificultando ainda mais o funcionamento do mecanismo, o correto mesmo é óleo ou uma pequena quantidade de graxa especifica para isso, tipo graxa branca ou pasta térmica de silicone, a mesma usada nos processadores de computador, pois essa pasta aguenta o calor que dentro do carro fechado no verão chega a uns 70 ºC, é só ir numa loja de informática e comprar essa pasta, por aqui vendem uma bisnaguinha tipo uma ampola de injeção, é uma dose pequena digamos assim, por uns 3,00 reais, detalhe, passar isso no segredo da chave, e daí colocar ela na ignição, nunca se joga nada dentro do contato, sempre na chave, quem já comprou carro 0Km já deve ter notado que a chave vem com o segredo "melecado/melado", então é procedimento adotado na fábrica, nada de grafite :88:

Abraços
Janderson

Anderso? Eu tenho graxa em spray serve? Eu aplico só na chave ou dentro do tambor?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2015, 15:55

Gente, use óleo de motor, uma gota na chave e acaba o problema por uns 6 a 8 meses e depois use outra vez. Podem passar na chave mesmo, graxa só resolve de imediato, e o grafite com tempo entope tudo.
Imagem

24 mensagens
  • 1
  • 2