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Carros dos Membros (Vectra)VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO
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borella
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VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por borella » 28 Jul 2015, 22:10

Olá galera, abrindo aqui a minha garagem, muita falta de tempo mas vamos lá:

Recentemente adquiri um vectra CD 2001/2002 completasso do Diogo Jaderson membro do clube, como era um sonho um CD acabei saindo do Goiás pra buscar o carro em São Paulo, mas valeu a pena.

O carro está ótimo, algumas coisinhas a ser feita do meu agrado mas vou fazendo devagar!

primeira vista do carro
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já na estrada
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parada pra uma foto
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banho depois da viagem, já em casa
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um trato para o fim de semana
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de frente com o GL do meu finado avô
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encontro de outro clube que participo na minha cidade, ainda arrumando os carros
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já tudo organizado
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ao lado do pálio do parceiro Douglas, já com as molas esportivas
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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Arquiteto » 29 Jul 2015, 00:17

este dispensa muita conversa e top e fim de papo

:102:

felicidades com o top full

:88:

zackspeed
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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por zackspeed » 29 Jul 2015, 07:44

TOP mesmo!!! Valeu a pena garoto. Parabéns!!!!

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Thiago Menezes » 29 Jul 2015, 08:58

Parabéns, que te traga muitas alegrias! [emoji106]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
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VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2015, 14:28

Lindo esse carro!

Parabéns e boa sorte!
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Diogo Jaderson » 29 Jul 2015, 22:56

Fala Darlan!

Seja muito bem vindo à Garagem dos Membros!!!

Essa garagem com certeza vou acompanhar de perto :38:

Baixo novamente, aí sim [emoji106]

Enviado do Xperia Z2 via tapatalk [emoji41]

borella
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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por borella » 30 Jul 2015, 19:52

Obrigado galera, tenho pouco tempo mas vou sempre cuidando, isso aí Diogo baixo novamente, doi no coração tirar a originalidade mas ficou bem bonito, rsrs

Gabriel Abrahão
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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Gabriel Abrahão » 06 Ago 2015, 19:21

Parabéns pela nova aquisição, que só te traga alegrias ai. :88:
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supperdu
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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por supperdu » 16 Ago 2015, 19:35

CD 2.2 16V com teto e manual que perfeição...... :11:

Esse motor 2.2 16v Manual deve ser um estouro né? Deve ter folego de sobra..

Lindo carro!

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por mica » 16 Ago 2015, 20:32

Que beleza heim parabéns.
Garagem: Vectra Elite 2.4 16v 2006 Cinza Trinidad
Acesse viewtopic.php?f=70&t=10400

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Oshim » 19 Ago 2015, 19:58

Esse eu vi de pertinhooooo no último Nacional!!!

Dispensa qualquer tipo de comentário...

Carro mais que maravilhoso. Parabéns pela aquisição!! Todo sucesso do mundo com essa nave!
Abraços...

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por borella » 07 Dez 2015, 21:57

Bom galera, aconteceu o seguinte com o meu querido vectra, após uma média de mil km rodados após a troca de óleo, com óleo original filtro original e tudo mais, do nada no meio da rua andando normal ele começou a bater tuchos, não faço ideia do motivo, abri a tampa de válvulas e tudo muito limpo, abri o cárter e tudo mais limpo ainda, adicionei militec 1 e nada, fiz uma viagem com ele de uns 300km e nada também, os tuchos são da marca INA, com pouco tempo de uso. Depois de me cansar do barulho irritante e que doi na alma, vou desmontar amanhã os tuchos e dar uma avaliada nos alojamentos e na situação geral do cabeçote e tuchos, e ver qual será o procedimento, se tudo correr bem pretendo postar aqui fotos do trabalho feito aqui em casa mesmo!

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Arquiteto » 07 Dez 2015, 22:20

ok borelha...

estou curioso por saber o que aconteceu

:47:

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por borella » 08 Dez 2015, 13:17

Bom, hoje de manhã já desmontei o vectra, tirei algumas fotos mas posto depois quando estiver tudo pronto. Já de cara identifiquei um tucho com problemas, acho que a mola interna travou ou quebrou poi ele esta sem nenhuma ação, não está carregado e se mantém com o seu embolo sempre no fundo, consigo puxar ele de volta com as pontas dos dedos sem nenhuma dificuldade ele sobe e desce como se não tivesse a mola por dentro, já descarreguei os outros e estao todos ok.
Agora a grande dificuldade é encontrar pecas, por minha cidade ser pequena não estou conseguindo od tuchos da marca INA ou Delphi, somente encontro da marca Aplic e esta eu não vou usar...

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Andersonss » 08 Dez 2015, 14:08

Esse sempre foi Top :38:

borella
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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por borella » 10 Dez 2015, 17:26

Olá, com um pouco de trabalho e cuidado resolvi o problema de tuchos batendo no meu vectra CD 2.2 16v. Como já havia dito ele começou do nada a bater tuchos no meio da rua e assim ficou por um bom tempo, sem muita vontade de abrir na hora acabei trocando óleo novamente, adicionando militec 1 pensando que o problema poderia ser tucho descarregado, medi pressão de bomba, abri carter pra fazer limpeza e pra minha felicidade não havia sequer uma borra. Esgotadas todas as alternativas resolvi abrir, aqui em casa mesmo, algumas ferramentas e um pouco de pesquisa e conhecimento coloquei a mão na massa, tirei algumas fotos e vou explicar um pouco o que eu fiz e o problema ocorrido.

Na primeira etapa tentei descobrir quantos e quais eram os tuchos que estavam batendo. Com o carro frio encostei o ouvido sobre a tamba de válvulas e fui procurando ouvir o tec tec mais alto pra saber exatamente onde era, e felizmente encontrei só um, era o 7° ou 8° tucho do comando de escape onde mostro na foto:

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Comecei o processo de desmontagem pelas correias de acessórios e correia dentada, também tirei o corpo/suporte do filtro de ar. Já aproveitei para trocar correia dentada e esticador.
Para retirar a tampa de válvula é só soltar os dez parafusos na ordem certa e depois puxar, ( Obs. Para desmontar, retirar os parafusos em ordem inversa)
ordem:
10,6,2,3,7
9,5,1,4,8

Imagem


Depois de retirada a tampa de válvulas se nota que não há sujeira nem borra no cabeçote, esta simplesmente limpo e não poderia ser motivo de entupimento pois está limpo tanto em cima quanto embaixo, em prosseguimento retirei o comando de válvulas, para retirar é somente preciso remover os dez parafusos dos mancais e ir tirando um por um com cuidado.

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Com o comando retirado os tuchos já estão livres para saírem também, para retirar os tuchos use um imã ou uma ventosa, pois é somente puxar que sai com facilidade, mas antes com uma seringa suguei todo óleo acumulado em cima dos tuchos para uma melhor análise.

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Analisando o comando notei que o mesmo não tinha sinais de desgaste e nem ranhuras que poderiam prejudicar a lubrificação:

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Com o óleo retirado de cima dos tuchos, notei que o 8° tucho estava um pouco mais pra baixo que os outros, como se nao estivesse voltado para a posição normal de trabalho. note a diferença entre os outros e o 8° comparando pelo alinhamento no cabeçote:

Imagem



Os alojamentos dos tuchos estão ótimos, sem nenhuma folga e apenas algumas ranhuras sem nenhuma profundidade, mas como não provocam folgas está tudo ok.

Imagem




Retirado os tuchos e em uma primeira vista percebi que estava com seu embolo no fundo, não voltava para a posição normal (causa disso foi a quebra da mola interna, dava para puxar e empurrar o embolo com os dedos sem nenhuma dificuldade),e os outros por estarem carregados estavam firmes e não havia como apertar o seu embolo somente com a mão.
(Obs. todos os outros tuchos foram marcados com sua posição para não serem invertidos, pois não irei trocar todos por terem muito pouco tempo de uso, todos são da marca INA.)

Imagem



Com todos os tuchos já descarregados e limpos só falta o novo tucho que tinha encomendado da concessionária em Brasília e estava aguardando. Não retirei fotos na hora de descarregar os tuchos, pois estava sozinho e o ambiente não possibilitava uma boa iluminação, mas com uma morsa fica fácil.

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Todos alojamentos já lubrificados e livres de qualquer impureza

Imagem



Todos os tuchos em seu devido lugar e lubrificados, em caso como o meu que irei manter os outros tuchos, é importante obedecer a ordem antiga para evitar qualquer outro tipo de problemas, acabei esquecendo de tirar foto do tucho novo, mas é apenas outro tucho, observando quando chegou o tucho novo da concessionária, vi que a marca é INA, a mesma dos outros tuchos já montados no carro. para montar o comando de válvulas, devemos observar a ordem dos mancais que ja vem numerados de fabrica seguindo a montagem da direita para a esquerda, e com a gravação do numero lateral voltado para o montador no caso do comando de escape. Devemos aplicar um torque entre 1 e 1,5 kg, ou também se não possuir um torquímetro por ser uma ferramenta cara é possível dar o aperto em graus por não ser um aperto tão preciso, para isso encoste os parafusos até os mancais encostarem no cabeçote, depois aplique um aperto em 30° de uma volta e pronto, só confira depois se não há nenhum parafuso folgado.

Imagem



Depois de montado o comando, foi só passar silicone preto na junta e nas borrachas de parafuso em pouca quantidade evitando sobrar para dentro do cabeçote, e apertar a tampa na sequencia certa e com um aperto certo, encoste os parafusos com a chave livre, depois de um aperto de 1/4 de volta em todos os parafusos e volte conferindo. só aguardei a cola secar enquanto montava as correias e outros acabamentos para depois funcionar o carro.

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Depois de tudo montado chegou a hora de funcionar o carro e esperar os tuchos carregarem na lenta até que não reste mais nenhum barulhinho de tucho descarregado, demorou alguns poucos minutor na lenta pra carregar todos mas logo já não havia mais nenhum ruído e o motor estava funcionando tranquilo sem nenhum balanço nem barulho e tremedeira, liso liso como deve ser, deixei na lenta até acionar a ventoinha e depois fui dar uma volta na máquina sem o tec tec chato. ta ai uma dica para quem tiver o mesmo problema.

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Arquiteto » 10 Dez 2015, 18:01

que show borella ...

não sabia que vc dominava mecânica com esta profundidade

parabéns pelo trabalho e pelo how to muito bem explicado

:102:

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por borella » 10 Dez 2015, 18:13

Arquiteto escreveu:que show borella ...

não sabia que vc dominava mecânica com esta profundidade

parabéns pelo trabalho e pelo how to muito bem explicado

:102:


Valeu arquiteto, gosto muito de mecânica, e na minha cidade é difícil encontrar bons mecânicos, então resolvi eu mesmo meter a mão, rsrs

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por Diogo Jaderson » 10 Dez 2015, 19:58

Fala Borella!

Show de bola amigo, muito bom o how to, e agora a máquina zerada novamente [emoji2].

Parabéns [emoji122] [emoji122] [emoji122]

Abraço.

Enviado do Xperia Z2 via tapatalk [emoji41]

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Re: VECTRA CD 2.2 16V 2001/2002 MANUAL+TETO

por JoãodoValle » 10 Dez 2015, 20:20

Show de bola amigo manutenção top, das minhas! !!!!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

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