Olá, com um pouco de trabalho e cuidado resolvi o problema de tuchos batendo no meu vectra CD 2.2 16v. Como já havia dito ele começou do nada a bater tuchos no meio da rua e assim ficou por um bom tempo, sem muita vontade de abrir na hora acabei trocando óleo novamente, adicionando militec 1 pensando que o problema poderia ser tucho descarregado, medi pressão de bomba, abri carter pra fazer limpeza e pra minha felicidade não havia sequer uma borra. Esgotadas todas as alternativas resolvi abrir, aqui em casa mesmo, algumas ferramentas e um pouco de pesquisa e conhecimento coloquei a mão na massa, tirei algumas fotos e vou explicar um pouco o que eu fiz e o problema ocorrido.
Na primeira etapa tentei descobrir quantos e quais eram os tuchos que estavam batendo. Com o carro frio encostei o ouvido sobre a tamba de válvulas e fui procurando ouvir o tec tec mais alto pra saber exatamente onde era, e felizmente encontrei só um, era o 7° ou 8° tucho do comando de escape onde mostro na foto:

Comecei o processo de desmontagem pelas correias de acessórios e correia dentada, também tirei o corpo/suporte do filtro de ar. Já aproveitei para trocar correia dentada e esticador.
Para retirar a tampa de válvula é só soltar os dez parafusos na ordem certa e depois puxar, ( Obs. Para desmontar, retirar os parafusos em ordem inversa)
ordem:
10,6,2,3,7
9,5,1,4,8

Depois de retirada a tampa de válvulas se nota que não há sujeira nem borra no cabeçote, esta simplesmente limpo e não poderia ser motivo de entupimento pois está limpo tanto em cima quanto embaixo, em prosseguimento retirei o comando de válvulas, para retirar é somente preciso remover os dez parafusos dos mancais e ir tirando um por um com cuidado.

Com o comando retirado os tuchos já estão livres para saírem também, para retirar os tuchos use um imã ou uma ventosa, pois é somente puxar que sai com facilidade, mas antes com uma seringa suguei todo óleo acumulado em cima dos tuchos para uma melhor análise.

Analisando o comando notei que o mesmo não tinha sinais de desgaste e nem ranhuras que poderiam prejudicar a lubrificação:

Com o óleo retirado de cima dos tuchos, notei que o 8° tucho estava um pouco mais pra baixo que os outros, como se nao estivesse voltado para a posição normal de trabalho. note a diferença entre os outros e o 8° comparando pelo alinhamento no cabeçote:

Os alojamentos dos tuchos estão ótimos, sem nenhuma folga e apenas algumas ranhuras sem nenhuma profundidade, mas como não provocam folgas está tudo ok.

Retirado os tuchos e em uma primeira vista percebi que estava com seu embolo no fundo, não voltava para a posição normal (causa disso foi a quebra da mola interna, dava para puxar e empurrar o embolo com os dedos sem nenhuma dificuldade),e os outros por estarem carregados estavam firmes e não havia como apertar o seu embolo somente com a mão.
(Obs. todos os outros tuchos foram marcados com sua posição para não serem invertidos, pois não irei trocar todos por terem muito pouco tempo de uso, todos são da marca INA.)

Com todos os tuchos já descarregados e limpos só falta o novo tucho que tinha encomendado da concessionária em Brasília e estava aguardando. Não retirei fotos na hora de descarregar os tuchos, pois estava sozinho e o ambiente não possibilitava uma boa iluminação, mas com uma morsa fica fácil.

Todos alojamentos já lubrificados e livres de qualquer impureza

Todos os tuchos em seu devido lugar e lubrificados, em caso como o meu que irei manter os outros tuchos, é importante obedecer a ordem antiga para evitar qualquer outro tipo de problemas, acabei esquecendo de tirar foto do tucho novo, mas é apenas outro tucho, observando quando chegou o tucho novo da concessionária, vi que a marca é INA, a mesma dos outros tuchos já montados no carro. para montar o comando de válvulas, devemos observar a ordem dos mancais que ja vem numerados de fabrica seguindo a montagem da direita para a esquerda, e com a gravação do numero lateral voltado para o montador no caso do comando de escape. Devemos aplicar um torque entre 1 e 1,5 kg, ou também se não possuir um torquímetro por ser uma ferramenta cara é possível dar o aperto em graus por não ser um aperto tão preciso, para isso encoste os parafusos até os mancais encostarem no cabeçote, depois aplique um aperto em 30° de uma volta e pronto, só confira depois se não há nenhum parafuso folgado.

Depois de montado o comando, foi só passar silicone preto na junta e nas borrachas de parafuso em pouca quantidade evitando sobrar para dentro do cabeçote, e apertar a tampa na sequencia certa e com um aperto certo, encoste os parafusos com a chave livre, depois de um aperto de 1/4 de volta em todos os parafusos e volte conferindo. só aguardei a cola secar enquanto montava as correias e outros acabamentos para depois funcionar o carro.

Depois de tudo montado chegou a hora de funcionar o carro e esperar os tuchos carregarem na lenta até que não reste mais nenhum barulhinho de tucho descarregado, demorou alguns poucos minutor na lenta pra carregar todos mas logo já não havia mais nenhum ruído e o motor estava funcionando tranquilo sem nenhum balanço nem barulho e tremedeira, liso liso como deve ser, deixei na lenta até acionar a ventoinha e depois fui dar uma volta na máquina sem o tec tec chato. ta ai uma dica para quem tiver o mesmo problema.