O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Painel não funciona, mensagem "OFF" Vectra B

23 mensagens
  • 1
  • 2
borella
Member
Member
Nome Completo: Darlan Borella Ianitsky
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Painel não funciona, mensagem "OFF" Vectra B

por borella » 01 Ago 2015, 12:43

Bom dia! estou com problemas no meu vectra cd 2.2 16v 2001/2002, o que acontece é o seguinte: recentemente adquiri de um dos membros do clube, cheguei de viagem, lavei o carro por fora e deixei na garagem, após algumas horas fui ligar o carro e nada de o painel funcionar, todas as luzes funcionando normal mas conta giros, velocimetro, temperatura e combustivel parado odometro tbm nao muda mais, no odometro quando aperto o botao para zerar aparece uma mensagem "off" piscando, após isso, andei com ele assim, depois no outro dia funcionou perfeitamente, deixei o carro parado novamente e pra minha surpresa parou outra vez, ja voltou a funcionar e parou duas vezes. Andei pesquisando outros tópicos parecidos mas fala sobre a reprogramação do módulo, mas mesmo assim nesses casos nas fotos postadas apenas ficavam uns tracos no local do odometro e nao marcava mais nada, e tambem acho que nao seja o meu caso pois o meu voltou a funcionar duas vezes. o que eu ja fiz foi desmontar tudo e analisar com o esquema em maos as tensoes dos pinos dos conectores azul e branco, e descobri que nao vem tensão alguma para os fios de combustivel temperatura e nem o vermelho "TURN-W". ja nao tenho mais ideias de onde procurar o defeito!!!

mensagem que aparece no painel

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: PAINEL NAO FUNCIONA, APARECE MSG "OFF"

por Arquiteto » 01 Ago 2015, 18:14

Borella

realmente este problema esta muito misterioso ...

ha pouco tempo alguem teve um membro com problema de parte do painel parar de funcionar

ele ao mexer no painel havia rompido alguma trilha , diferente do seu ...

mas não custa verificar ...

outra coisa q acho de merece ser verificada e o sensor de velocidade e rele de velocidade do sistema abs

estes topicos tocam neste assunto ...

viewtopic.php?f=39&t=9989&p=126551&hilit=rele+de+velocidade#p126551

viewtopic.php?f=45&t=5107&p=108705&hilit=rele+de+velocidade#p108705

:88:

borella
Member
Member

por borella » 02 Ago 2015, 09:36

O problema foi encontrado, realmente no pino "TURN-W" do conector azua deveria ter 12v, puxando um fio qualquer e ligando nele, o painel volta a funcionar normalmente, agora o problema e grande problema mesmo é descobrir de onde vem este fio para encontrar a causa do defeito.

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 06 Ago 2015, 20:32

borella ja deu uma olhada neste topico ... talvez ajude ...

viewtopic.php?f=35&t=427

:47:

tambem posso tem mandar o diagrama eletrico do VB, e so me passar seu email ...

:88:

borella
Member
Member

por borella » 06 Ago 2015, 21:29

Bom galera, eu descobri o defeito como disse realmente galtava a alimentação 12v no pino 8 do conector azul, mas como não consegui encontrar de onde sai essa alimentação e não teve como localizar o fio até o fim eu acabei puxando os 12v de outro local e fiz um jumper nesse fio embaixo do painel, isso foi tiro e queda, funcionou na hora e ainda está perfeito mas como não gosto de ver nada errado e fora do padrão ainda não desisti de encontrar o fio original pra voltar como era antes. Mas por enquanto está funcionando perfeitamente.

Arquiteto, se puder me enviar o diagrama elétrico eu agradeço. Darlanborella@hotmail.com. obrigado!

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 06 Ago 2015, 23:44

borella enviei um convite na sua cx de email para vc acessar no one drive ...

se não chegar me da um toque ...

charlessd
Member
Member
Nome Completo: charles de souza dozol
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por charlessd » 09 Ago 2015, 15:16

borella escreveu:Bom galera, eu descobri o defeito como disse realmente galtava a alimentação 12v no pino 8 do conector azul, mas como não consegui encontrar de onde sai essa alimentação e não teve como localizar o fio até o fim eu acabei puxando os 12v de outro local e fiz um jumper nesse fio embaixo do painel, isso foi tiro e queda, funcionou na hora e ainda está perfeito mas como não gosto de ver nada errado e fora do padrão ainda não desisti de encontrar o fio original pra voltar como era antes. Mas por enquanto está funcionando perfeitamente.

Arquiteto, se puder me enviar o diagrama elétrico eu agradeço. Darlanborella@hotmail.com. obrigado!

Poderia mostrar uma foto deste conector azul? O meu nao esta funcionando, vlw

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk

borella
Member
Member

Re: PAINEL NAO FUNCIONA, APARECE MSG

por borella » 09 Ago 2015, 23:42

charlessd escreveu:
borella escreveu:Bom galera, eu descobri o defeito como disse realmente galtava a alimentação 12v no pino 8 do conector azul, mas como não consegui encontrar de onde sai essa alimentação e não teve como localizar o fio até o fim eu acabei puxando os 12v de outro local e fiz um jumper nesse fio embaixo do painel, isso foi tiro e queda, funcionou na hora e ainda está perfeito mas como não gosto de ver nada errado e fora do padrão ainda não desisti de encontrar o fio original pra voltar como era antes. Mas por enquanto está funcionando perfeitamente.

Poderia mostrar uma foto deste conector azul? O meu nao esta funcionando, vlw

Então, agora é complicado tirar foro pq já ta td montado. Mas não tem erro, fica atrás do painel, são dois conectores, um branco e um azul. Mas deixa eu tentar te ajudar, o que acontece no painel do teu? Fica td apagado ou aparece algo no odômetro?

charlessd
Member
Member

por charlessd » 11 Ago 2015, 20:35

Fica apagado ,nao sei se pod3 ser so for a lampadazinha... o resto dos mostradores iluminados funcionam

charlessd
Member
Member

por charlessd » 11 Ago 2015, 20:37

A kilometragem nao aparece iluminaçao.

borella
Member
Member

por borella » 11 Ago 2015, 21:53

charlessd escreveu:Fica apagado ,nao sei se pod3 ser so for a lampadazinha... o resto dos mostradores iluminados funcionam

Com certeza, se todos os ponteiros funcionam e tudo mais está correto, vai ser mesmo só a lâmpada do odômetro, coisa simples de trocar depois q tirar o painel, mas para ter certeza que está funcionando porém a lâmpada está queimada, basta olhar bem de perto e tentar observar se enxerga os números mesmo sem iluminação

charlessd
Member
Member

por charlessd » 11 Ago 2015, 21:58

[emoji106]

charlessd
Member
Member

por charlessd » 11 Ago 2015, 21:58

Vlw amigo...

Danilo Ramos
Member
Member
Nome Completo: Danilo Goulart Ramos
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Danilo Ramos » 22 Set 2015, 18:00

Borella conseguiu mais alguma coisa, pois estou com o mesmo problema no pino 8, após retirar o painel para retirar um ruído, ao montar funcionou e en seguida passou os ponteiros, se puder ajudar agradeço!

Danilo Ramos
Member
Member
Nome Completo: Danilo Goulart Ramos
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Danilo Ramos » 26 Set 2015, 19:52

Problema solucionado, depois de três dias atrás do problema, a solução estava na chave de ignição com mal contato nos pinos.

borella
Member
Member

por borella » 07 Dez 2015, 21:48

Danilo Ramos escreveu:Problema solucionado, depois de três dias atrás do problema, a solução estava na chave de ignição com mal contato nos pinos.

Opa amigo, que bom que resolveu, o meu eu acabei conectando o pino 8 direto no 12v e tbm resolveu, só estou incomodado que não ficou original. Mas e aí, vc trocou os contatos da ignição?

edson.kalmann
Member
Member
Nome Completo: Edson Kalmann
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV

Re: Painel não funciona, mensagem "OFF" Vectra B

por edson.kalmann » 09 Dez 2015, 00:57

Ola, tive essa dor de cabeça a uns dias com meu vectra, condenaram painel, e na verdade era uma "solda fria" na BSM (aquela caixa preta que fica junto a caixa de fusiveis, onde encaixa os reles e fusiveis). Foi feita uma re solda e ficou 100%

borella
Member
Member

por borella » 09 Dez 2015, 21:40

Boa dica, hj montei o cabeçote e as molas originais com amortecedores novos, amanhã se der coragem vou olhar bem direito essa BSM pra ver como está. Obrigado

borella
Member
Member

por borella » 21 Dez 2015, 14:56

[RESOLVIDO] Desse defeito eu apanhei igual gente grande mas foi resolvido, após descobrir que não havia a tensão 12v no pino 8 do conector azul e fazer um Jumper para resolver o problema acabei criando outro que com essa tensão constante impedia as travas das portas funcionarem então não saia da minha cabeça que deveria ir mais a fundo e descobrir a raiz do defeito, e foi o que fiz e agora está tudo como deve ser. Com a resposta do amigo ( Danilo Ramos ) que disse ter o mesmo problema causado pelos contatos da ignição, fui procurar qual a relação da ignição com o painel, e descobri que o mesmo fio que sai do painel no pino 8 do conector azul para travar as portas em 15 km/h também vem do comutador da chave. Vou tentar explicar um pouco de como funciona esse circuito: "No comutador da chave existe um pino que é pressionado quando a chave é inserida no contato, esse pino ao ser pressionado fecha um contato no fundo do comutador mandando 12v diretamente para o painel e a central de alarme por um único circuito, quando o painel recebe essa tensão ele fica ativo, esperando a chave ser ligada na posição II para todos os ponteiros funcionarem, porém quando a chave é ligada, o pino do comutador gira desencontrando os contatos e zerando a tensão do circuito, mas ai todos os ponteiros já estão em funcionamento. Com o circuito livre e o carro em movimento a uma velocidade de 15 km/h o painel manda um pulso negativo para a central de travas elétricas que aciona as travas do veículo, e assim fica até desligar o motor. quando se desliga o motor e volta a chave para a posição 0, o pino do comutador volta a dar contato e volta a ter 12v no circuito, então a central reconhece a tensão positiva e destrava a porta do motorista, quando a chave é retirada do contato o pino volta a posição inicial por causa da mola que o empurra para cima e assim libera a central para ser acionado o alarme do veículo". no meu caso o que aconteceu foi que quebrou a trava do cilindro da ignição e como ficou solto dentro do suporte quando a chave era inserida não pressionava o pino do comutador e não mandava os 12v para o painel ativar, então quando eu ligava o carro nenhum ponteiro funcionava. foi só trocar o cilindro e retirar o Jumper que eu havia feito para resolver temporariamente o problema e tudo funcionou perfeitamente.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 21 Dez 2015, 15:56

borella escreveu:[RESOLVIDO] Desse defeito eu apanhei igual gente grande mas foi resolvido, após descobrir que não havia a tensão 12v no pino 8 do conector azul e fazer um Jumper para resolver o problema acabei criando outro que com essa tensão constante impedia as travas das portas funcionarem então não saia da minha cabeça que deveria ir mais a fundo e descobrir a raiz do defeito, e foi o que fiz e agora está tudo como deve ser. Com a resposta do amigo ( Danilo Ramos ) que disse ter o mesmo problema causado pelos contatos da ignição, fui procurar qual a relação da ignição com o painel, e descobri que o mesmo fio que sai do painel no pino 8 do conector azul para travar as portas em 15 km/h também vem do comutador da chave. Vou tentar explicar um pouco de como funciona esse circuito: "No comutador da chave existe um pino que é pressionado quando a chave é inserida no contato, esse pino ao ser pressionado fecha um contato no fundo do comutador mandando 12v diretamente para o painel e a central de alarme por um único circuito, quando o painel recebe essa tensão ele fica ativo, esperando a chave ser ligada na posição II para todos os ponteiros funcionarem, porém quando a chave é ligada, o pino do comutador gira desencontrando os contatos e zerando a tensão do circuito, mas ai todos os ponteiros já estão em funcionamento. Com o circuito livre e o carro em movimento a uma velocidade de 15 km/h o painel manda um pulso negativo para a central de travas elétricas que aciona as travas do veículo, e assim fica até desligar o motor. quando se desliga o motor e volta a chave para a posição 0, o pino do comutador volta a dar contato e volta a ter 12v no circuito, então a central reconhece a tensão positiva e destrava a porta do motorista, quando a chave é retirada do contato o pino volta a posição inicial por causa da mola que o empurra para cima e assim libera a central para ser acionado o alarme do veículo". no meu caso o que aconteceu foi que quebrou a trava do cilindro da ignição e como ficou solto dentro do suporte quando a chave era inserida não pressionava o pino do comutador e não mandava os 12v para o painel ativar, então quando eu ligava o carro nenhum ponteiro funcionava. foi só trocar o cilindro e retirar o Jumper que eu havia feito para resolver temporariamente o problema e tudo funcionou perfeitamente.

Que bom que conseguiu resolver Borella, parabéns pelo empenho e também por compartilhar a solução com a gente :88:

Seu tópico foi incluso nos links diretos como resolvido.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

23 mensagens
  • 1
  • 2