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Vectra BVentoinha Ligada Direto - Vectra B

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leonardorcj
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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por leonardorcj » 26 Out 2015, 08:21

Almeidão, vc é o cara mesmo viu!

Realmente não vou 'fazer' o que explica bem detalhado meu amigo, é perigoso de colocar fogo no vecão kkk. Vou levar o carro novamente no eletricista, se ele me confirmar que é o cebolão vou retornar até a loja e solicitar a troca. Olhando na embalagem o trem do MTE-THOMSON é bão msm tem garantia de 1 ano.

Só por motivo de informação: Por que é loucura usar o 767?

Abraços.



Almeidão escreveu:Sobre o Cebolão, não tem nada de ar ou qualquer outra coisa, o melhor para o Vectra é o MTE 760 ou MTE 763. Acho uma loucura usar o 767.

O que você precisa fazer, desconectar a tomada dele e ligar o carro, se não funcionar a ventoinha com ele desconectado, com certeza voce foi premiado e tem um cebolão com defeito. Eu faria mais, vou perder um tempo escrevendo mesmo sabendo que é quase certo que voce não fará.

1 - O fio marrom do cebolão é negativo, logo os dois outros sairão negativo também ao armar o cebolão.
2 - arranjaria um bocal com dois fios e uma lampada comum, qualquer uma pode ser de painel, freio, em fim, qualquer uma.
3 - cortaria os dois fios do cebolão, que não seja o marrom
4 - ligaria os dois em um fio do bocal com a lampada, o outro fio do bocal ligaria em positivo e ligaria o carro, se acender a lampada, ficaria claro que é o cebolão o problema.

Bem, nem todos cortariam estes fios, então arrumaria uma tomada para ele, colocaria o marrom na lata e faria o teste. Mas se for cortar, solde ele depois, emenda só fica boa com solda.

De qualquer forma, 99% que o problema é ele.

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por leonardorcj » 26 Out 2015, 14:35

Amigos, boa tarde!

Só passando uma informação que tive conversando direto com a MTE-THOMSON no chat online. Informaram que a aplicação para o Vectra é o MTE-797, sendo que para eles o MTE-760 e MTE-763 não consta para as aplicações deste veículo.

:47:

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Alcir Andreoni » 26 Out 2015, 14:43

leonardorcj escreveu:Amigos, boa tarde!

Só passando uma informação que tive conversando direto com a MTE-THOMSON no chat online. Informaram que a aplicação para o Vectra é o MTE-797, sendo que para eles o MTE-760 e MTE-763 não consta para as aplicações deste veículo.

:47:

Incrível, não? :47:

Realmente eles não disponibilizam a 760 ou a 763 para o Vectra, somente a 797... :13:
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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por leonardorcj » 26 Out 2015, 14:54

Gerou uma dúvida Alcir kkk

Fiz uma pesquisa na internet deste MTE-797, coincidência ou não é idêntico ao que tirei do meu veículo, a parte de plástico é na cor cinza, porém, tem gravado de todo tamanho o GM.

:9:

Alcir Andreoni escreveu:
leonardorcj escreveu:Amigos, boa tarde!

Só passando uma informação que tive conversando direto com a MTE-THOMSON no chat online. Informaram que a aplicação para o Vectra é o MTE-797, sendo que para eles o MTE-760 e MTE-763 não consta para as aplicações deste veículo.

:47:

Incrível, não? :47:

Realmente eles não disponibilizam a 760 ou a 763 para o Vectra, somente a 797... :13:

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Alcir Andreoni » 26 Out 2015, 15:07

leonardorcj escreveu:Gerou uma dúvida Alcir kkk

Fiz uma pesquisa na internet deste MTE-797, coincidência ou não é idêntico ao que tirei do meu veículo, a parte de plástico é na cor cinza, porém, tem gravado de todo tamanho o GM.

:9:

Alcir Andreoni escreveu:
leonardorcj escreveu:Amigos, boa tarde!

Só passando uma informação que tive conversando direto com a MTE-THOMSON no chat online. Informaram que a aplicação para o Vectra é o MTE-797, sendo que para eles o MTE-760 e MTE-763 não consta para as aplicações deste veículo.

:47:

Incrível, não? :47:

Realmente eles não disponibilizam a 760 ou a 763 para o Vectra, somente a 797... :13:

E como você acha que eu fiquei vendo o catálogo eletrônico da MTE? :62: :62:

E agora? Quem pode nos salvar?

Não vale dizer que o Chapolin Colorado! :52:
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Re: Ventoinha ligada direto

por Ju_Bueno » 26 Out 2015, 15:47

Leonardorcj escreveu:Só passando uma informação que tive conversando direto com a MTE-THOMSON no chat online. Informaram que a aplicação para o Vectra é o MTE-797, sendo que para eles o MTE-760 e MTE-763 não consta para as aplicações deste veículo.

Dá nada não! Onde vc for comprar, pede o 763 e diz que vc tem um Astra 95. Veja no link abaixo onde o João comprou o dele:
JoãodoValle escreveu:Comprei o meu 763 essa semana na jocar:

https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715592

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Re: Ventoinha ligada direto

por leonardorcj » 26 Out 2015, 15:55

Ju_Bueno, no mesmo site da Jocar tem o MTE-797, inclusive mais barato!

- A questão é: Vou usar o certo ou um que o substitui?

:2:

Ju_Bueno escreveu:
Leonardorcj escreveu:Só passando uma informação que tive conversando direto com a MTE-THOMSON no chat online. Informaram que a aplicação para o Vectra é o MTE-797, sendo que para eles o MTE-760 e MTE-763 não consta para as aplicações deste veículo.

Dá nada não! Onde vc for comprar, pede o 763 e diz que vc tem um Astra 95. Veja no link abaixo onde o João comprou o dele:
JoãodoValle escreveu:Comprei o meu 763 essa semana na jocar:

https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715592

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 26 Out 2015, 16:45

Gentem, deêm uma olhada assim que possível nos tópicos onde são recomendados esses cebolões 760 e 763, fiquem tranquilos não esta havendo nenhum equívoco.

Originalmente o vectra saiu com 767, isso é fato incontestável. Mas depois de muitos teste o almeidão chegou a conclusão de que o esses dois alternativos são a melhor opção para trabalho em nossos carros. E olha que o almeidão tem o vectra dele a uma década e já se certificou dessas melhorias.

Tbm no começo fiquei com pé atrás, mas aderi a causa seguindo todas as dicas do nosso amigo e tudo se resolveu, assim como outros membros do fórum.

Entenda que seu carro tem xxx.xxx km rodados, e no minimo 1 década rodando, imagine mangueiras, tubulações, borrachas, guarnições e tudo mais qual estado estão, mesmo se já foram trocadas, trabalhando a 95º ~100º? Agora imagine elas com um funcionamento entre 88º e 90º... Sim, tudo vai durar muito mais por muito mais tempo sem deteriorar e sem atrapalhar em nada no funcionamento do motor nem na queima de combustível, fora o fato que carro que sai de fábrica tem comportamento diferente de carro com 10 anos de uso, mesmo que com tudo novo, isso é fato indiscutível, ou seja, quer por o 767 original coloque, mas não se assuste se a temperatura continuar alta.

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por keliton » 26 Out 2015, 16:48

Concordo com o João e segui os conselhos do nosso mago Almeidão, no meu antigo GLS também troquei o cebolão pelo 760 e a temperatura melhorou significativamente bem...

Fica mais um relato de melhoria.
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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por leonardorcj » 26 Out 2015, 16:55

Amigos, boa tarde!

Sem querer gerar polêmica, mas e a aplicação MTE-797 que a própria MTE-THOMSON indica, não procede para os Vectras 'rodados'?

- Pelo que me lembro antes de apresentar o problema no meu Vecão nunca chegou a trabalhar acima de 90º.

Abraços.

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Alcir Andreoni » 26 Out 2015, 17:00

Só para deixar todo mundo maluco!!!

Tanto a 767 como a 797 vão ligar a ventoinha próximo dos 100º...

Acho isso perigoso demais! :47:
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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 26 Out 2015, 17:01

Não tem aplicação ou recomendação do fabricante, isso é uma dica de melhoria, tbm não é regra, posso ter generalizado mas posso dizer "eventualmente" a temperatura possa subir, não é regra. Se não está confiante as dicas do fórum siga a instrução do fabricante.

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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Ju_Bueno » 26 Out 2015, 17:46

leonardorcj escreveu:Sem querer gerar polêmica, mas e a aplicação MTE-797 que a própria MTE-THOMSON indica, não procede para os Vectras 'rodados'?
- Pelo que me lembro antes de apresentar o problema no meu Vecão nunca chegou a trabalhar acima de 90º.

No anúncio da Jocar, na foto com zoom vc pode ver: 1- 100°; 2 - 105°.Como disse o Alcir, o acionamento ocorrerá próximo dos 100°, temperatura alta, mesmo que esteja dentro do limite. Considerando que os 88° tb estão dentro do limite, o que parece melhor: Vc ter a temperatura mais alta possível, ou a mais baixa possível? - lembrando que esta temperatura baixa não será pior para a queima do combustível, como tb já dito.

Como disse tb o Almeidão em outro tópico: se o limite aceitável do colesterol for 100, onde vc está mais seguro - com 99 ou com 80?
Trabalhar próximo do limite máximo é arriscado - qquer probleminha que der, não haverá tempo para evitar danos. É como nesses carros populares que não marcam a temperatura. Qdo dá uma zica, acende a luz no painel indicando que já azedou algo no motor.
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Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Almeidão » 27 Out 2015, 14:41

Porque é loucura o 797? Quem tem um carro normal o qual na estrada anda na faixa de 80 a 82 sendo que em momentos mais críticos tipo subidas lentas atrás de caminhões, paradas rápidas em quebra molas ela vai ai nos 90. Porque teria que ser 100 na cidade?

LEIAM, MEDITEM E ANALISEM
Eu nunca disse que a temperatura em 95 ou 98 seria anormal, eu disse sempre que é um absurdo já que em rodovias ela está em 82, só que em rodovias a rotação do motor é mais alta e gira mais agua para o radiador que por sua vez recebe ar frontal constantemente e é só alegria para o motor. Na cidade ela circula uns 60% menos e precisa ser refrigerada por ventiladores, só que quanto mais alta ela tiver e o ventilador armar, mas é demorado para baixar e com isto o motor é que sofre e tudo que está perto dele.
Voltando nos 98º que todos dizem ser normal, precisam entender algo muito importante, a faixa de funcionamento é de 82 a 98 (isto como exemplo), porque pode ser menos e pode ser mais. Dentro desta faixa tudo é correto, então tendo ele como máximo em 82 a 90, estou dentro da faixa só que sem risco e sem susto porque ela em 95, basta falhar algo que em 3 minutos mais vai queimar a junta e sem contar com os desgastes maiores nas peças móveis que ao esquentar fica mais exposta a isto. Deve ter uns 6 anos que não troco mangueiras e elas continuam como borrachas.

É aquela velha história do colesterol, o meu é normal, 190. Só que não posso comer queijo e um monte de coisas mais, ou seja é um normal falso.

Se na estrada meu carro tudo funcionando perfeito ela fosse 90, eu seria um louco baixando ela na cidade, mas já que ela não chega nem perto disto na estrada, eu seria um louco deixar ela ir até 100 na cidade. E podem observar, os Vectras novos fazem isto ou até mesmo os que usam sensor diferente do nosso porem sendo Vectra B tipo ano 2000, a temperatura é igual a minha depois que mudei. Isto é mais que óbvio que os engenheiros mudarom para melhorar e baixarom para este 90 como máximo. Para mudar o nosso, teriam que fazer um recall, não preciso nem informar que isto eles não farão mesmo, então continuam a vender o Celobolão churrasqueiro.

Não estou fazendo nada a mais que acompanhar a evolução sendo que o motor é o mesmo.

Cuidem dela, seu carro não precisa ter febre sempre.

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Re: Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por Thiago Menezes » 18 Nov 2015, 11:57

Tópicos fundidos por tratarem do mesmo assunto.
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Re: Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por maykonsluk » 29 Jan 2016, 10:29

Bom dia galera
Estou com uma duvida, sempre tive carros da linha vw eles ao desligar a chave a ventoinha continua trabalhando por mais alguns segundos,
porem no meu Vectra GT não esta funcionando dessa forma, a temperatura com o carro ligado sempre se mantem dentro da faixa de trabalho , ou seja próximo ao meio , raríssimas exceções chega ao meio , porem se eu desligo a chave enquanto a ventoinha esta trabalhando a mesma para de girar , e a temperatura sobre um pouco chegando no máximo ao meio nunca passou , quando religo o carro a ventoinha já liga se tiver exatamente no meio aciona o segundo estagio retornando a temperatura que estou acostumado, isso é normal ? a parte elétrica do carro é original nunca foi alterado nada , acredito se for defeito possa ser do sensor de temperatura.

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Re: Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por Diesel » 29 Jan 2016, 15:16

maykonsluk escreveu:Bom dia galera
Estou com uma duvida, sempre tive carros da linha vw eles ao desligar a chave a ventoinha continua trabalhando por mais alguns segundos,
porem no meu Vectra GT não esta funcionando dessa forma, a temperatura com o carro ligado sempre se mantem dentro da faixa de trabalho , ou seja próximo ao meio , raríssimas exceções chega ao meio , porem se eu desligo a chave enquanto a ventoinha esta trabalhando a mesma para de girar , e a temperatura sobre um pouco chegando no máximo ao meio nunca passou , quando religo o carro a ventoinha já liga se tiver exatamente no meio aciona o segundo estagio retornando a temperatura que estou acostumado, isso é normal ? a parte elétrica do carro é original nunca foi alterado nada , acredito se for defeito possa ser do sensor de temperatura.

No meu VCD 99, ao desligar o carro com a ventoinha funcionando, ela permanece ligada por uns minutos.

Até pensei estar com defeito, pois funciona mais tempo do que outros carros que tive, mas ela sempre desliga uns 2 minutos depois.

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Re: Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por maykonsluk » 29 Jan 2016, 17:12

Os carros que possuem cebolão fazem isso mesmo, minha duvida esta nos modelos novos se o funcionamento é igual , dei uma pesquisada melhor e encontrei uma informação não sei se procede ,
Diz que nos sistemas de arrefecimento que são controlados por somente um sensor ,as ventoinhas permanecem ativadas somente se ao desligar o carro elas estavam trabalhando em segundo estagio , meu carro raramente vi funcionar em segundo estagio , somente conforme falei quando chega no meio.

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Re: Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por Thiago Menezes » 01 Fev 2016, 11:54

maykonsluk escreveu:Bom dia galera
Estou com uma duvida, sempre tive carros da linha vw eles ao desligar a chave a ventoinha continua trabalhando por mais alguns segundos,
porem no meu Vectra GT não esta funcionando dessa forma, a temperatura com o carro ligado sempre se mantem dentro da faixa de trabalho , ou seja próximo ao meio , raríssimas exceções chega ao meio , porem se eu desligo a chave enquanto a ventoinha esta trabalhando a mesma para de girar , e a temperatura sobre um pouco chegando no máximo ao meio nunca passou , quando religo o carro a ventoinha já liga se tiver exatamente no meio aciona o segundo estagio retornando a temperatura que estou acostumado, isso é normal ? a parte elétrica do carro é original nunca foi alterado nada , acredito se for defeito possa ser do sensor de temperatura.


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Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por Lucarmond1 » 29 Mar 2017, 22:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Porque é loucura o 797? Quem tem um carro normal o qual na estrada anda na faixa de 80 a 82 sendo que em momentos mais críticos tipo subidas lentas atrás de caminhões, paradas rápidas em quebra molas ela vai ai nos 90. Porque teria que ser 100 na cidade?

LEIAM, MEDITEM E ANALISEM
Eu nunca disse que a temperatura em 95 ou 98 seria anormal, eu disse sempre que é um absurdo já que em rodovias ela está em 82, só que em rodovias a rotação do motor é mais alta e gira mais agua para o radiador que por sua vez recebe ar frontal constantemente e é só alegria para o motor. Na cidade ela circula uns 60% menos e precisa ser refrigerada por ventiladores, só que quanto mais alta ela tiver e o ventilador armar, mas é demorado para baixar e com isto o motor é que sofre e tudo que está perto dele.
Voltando nos 98º que todos dizem ser normal, precisam entender algo muito importante, a faixa de funcionamento é de 82 a 98 (isto como exemplo), porque pode ser menos e pode ser mais. Dentro desta faixa tudo é correto, então tendo ele como máximo em 82 a 90, estou dentro da faixa só que sem risco e sem susto porque ela em 95, basta falhar algo que em 3 minutos mais vai queimar a junta e sem contar com os desgastes maiores nas peças móveis que ao esquentar fica mais exposta a isto. Deve ter uns 6 anos que não troco mangueiras e elas continuam como borrachas.

É aquela velha história do colesterol, o meu é normal, 190. Só que não posso comer queijo e um monte de coisas mais, ou seja é um normal falso.

Se na estrada meu carro tudo funcionando perfeito ela fosse 90, eu seria um louco baixando ela na cidade, mas já que ela não chega nem perto disto na estrada, eu seria um louco deixar ela ir até 100 na cidade. E podem observar, os Vectras novos fazem isto ou até mesmo os que usam sensor diferente do nosso porem sendo Vectra B tipo ano 2000, a temperatura é igual a minha depois que mudei. Isto é mais que óbvio que os engenheiros mudarom para melhorar e baixarom para este 90 como máximo. Para mudar o nosso, teriam que fazer um recall, não preciso nem informar que isto eles não farão mesmo, então continuam a vender o Celobolão churrasqueiro.

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Cuidem dela, seu carro não precisa ter febre sempre.

Sds

Bom Almeidao, no meu VB 96, tenho um sensor de temperatura bosch equivalente ao mte4051 (com 2 pinos) que é o original dele, e minha ventoinha esta disparada, nao para por nada nesse mundo. Começou no mesmo dia em que fiz a troca do meu aditivo. 10 horas depois do carro ter desligado 100% frio, se eu for la e encaixar o relé ela aciona de imediato sem que haja necessidade da chave na igniçao kkkkk. Fiz alguns testes e tudo indica a falha no cebolao, e quando eu desconecto seu chicote a ventoinha desarma na hora. Meu carro aciona a ventoinha aos 90° (100 no tech2) mas ainda nao consegui ver qual cebolao esta la. Caso eu coloque o 760 eu teria que mudar algo? Fazer alguma adaptaçao? Ou posso colocá-lo no lugar do provável 797 atual e botar pra rodar? O 760 funciona juntamente com o sensor de temperatura que eu mencionei? Agradeço desde já! Estou no desespero com isso.
Vectra GLS 96/97 2.0 8v - Cinza Monet :38:
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