O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVazamento Agua Cabeçote Vectra GT

20 mensagens   •   Página 1 de 1
diegotwim
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Vazamento Agua Cabeçote Vectra GT

por diegotwim » 01 Nov 2015, 17:58

Procurei aqui no forum e não achei nada parecido, apenas alguns casos com problema de termostatica e junta queimada, por isso estou abrindo esse topico apra apresentar meu problema, a solução e para contar com a ajuda de vocês.

Hoje cheguei com o carro em casa e percebi que estava fazendo um barulho de vazamento, fui ver e o reservatorio de agua estava bem baixo, mas não chegou a ferver em momento algum. Completei o nivel e dei partida no carro para ver se achava o vazamento e para a minha surpresa tava jorrando agua do cabeçote, mijando mesmo, por baixo do coletor de admissão, mas não era das mangueiras, parecia vir bem proximo da flange do coletor mesmo, no circulo vermelho da foto.

Alguem teria alguma sugestão ou sabe o que pode ser? Me disseram que pode ser selo, mas teria algum selo por ali? Talvez uma trinca? Qualquer ajuda ja é bem vinda, valeu!

Imagem
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vazamento Agua Cabeçote Vectra GT

por Almeidão » 01 Nov 2015, 18:56

diegotwim escreveu:Procurei aqui no forum e não achei nada parecido, apenas alguns casos com problema de termostatica e junta queimada, por isso estou abrindo esse topico apra apresentar meu problema, a solução e para contar com a ajuda de vocês.

Hoje cheguei com o carro em casa e percebi que estava fazendo um barulho de vazamento, fui ver e o reservatorio de agua estava bem baixo, mas não chegou a ferver em momento algum. Completei o nivel e dei partida no carro para ver se achava o vazamento e para a minha surpresa tava jorrando agua do cabeçote, mijando mesmo, por baixo do coletor de admissão, mas não era das mangueiras, parecia vir bem proximo da flange do coletor mesmo, no circulo vermelho da foto.

Alguem teria alguma sugestão ou sabe o que pode ser? Me disseram que pode ser selo, mas teria algum selo por ali? Talvez uma trinca? Qualquer ajuda ja é bem vinda, valeu!

Imagem

muito estranho, só desmontando pra ver porque onde ficam os bicos, não tem como ter agua ali, possa ser outro lugar e ele se espreme ali.
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 01 Nov 2015, 19:17

Bem do lado tem a valvula do ar quente, mas é certeza que esta saindo do cabeçote mesmo, porque eu consegui ver o jato de agua saindo e é agua, pois é rosa devido ao aditivo. To meio preocupado e desanimado de ter que tirar o cabeçote fora.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Nov 2015, 01:24

eu não consegui imaginar nada ali para jogar agua pra fora, a não ser um parafuso mal colocado e tenha estourado o cabeçote em um ponto que sai agua. Não acredito ser ele, mas sem desmontar não dá para opinar, ou estando de longe pior ainda.
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 02 Nov 2015, 01:29

E então, to sem tempo então o jeito vai ser esperar ate terça para levar ao mecânico. Mas a vontade e tirar tudo já e ver oque ta acontecendo, imagine a angustia.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 02 Nov 2015, 12:58

tem o tubo de agua que passa ali atras do motor ...

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 02 Nov 2015, 21:41

sim, eu vi la, mas não é, sai do cabeçote mesmo. me disseram ser um selo, o que mais desanima é investir tanto nas manutenções e cuidar para acontecer isso, mas poderia ser com qualquer outro carro.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Nov 2015, 23:21

Não lembro se tem um selo ali, más se tive é fácil desmontar e colocar outro. Mas não estou concordando que seja ali, se for teria que entrar e o carro iria quase que não funcionar. Se bem que ele seria para fora, é possivel sim. Mas com certeza se for um cêlo além de fácil é algo barato.

Neste link abaixo tem fotos de um cabeçote e não vi tampão alí, normalmente tem um na frente, não ali do lado. Só se for do bloco e esteja esguichando ali, isto sim é possivel e mesmo assim fácil e barato.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -todos-_JM

Sds
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 03 Nov 2015, 13:17

Carro no mecanico, agora aguardar para ver. Ali tem um selo, depois com o carro frio eu consegui sentir com o dedo, pra ver mesmo é meio dificil com o coletor no lugar.

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por luizhbh » 03 Nov 2015, 14:53

Vai tranquilo que é selo(ou tampão, depende da região) corroído mesmo. Quanto à manutenção, depende muito do aditivo que voce tá usando e principalmente da ÁGUA que usa junto com ele.

Muita gente despreza essa questão da água, mas eu sou ferrenho defensor da utilização de aditivo de boa qualidade misturado à água desmineralizada(tem diferença entre destilada e etc...) a desmineralizada tem o máximo de sais minerais removidos dela, fazendo com que ela perca sua condutividade eletrica. Assim, ela evita a chamada corrosão galvanica do cabeçote e bloco. Colocando um aditivo de boa qualidade, eu gosto dos Delphi ou ACDelco, Urba, Havoline e talvez o Bardahl, voce complementa fornecendo lubrificação para a bomba de água, evitando espuma e aumentando o ponto de fervura.
Se voce não tiver acesso a algum fornecedor garantido de água assim, parta pra utilização do aditivo vendido já misturado, pra ter certeza que seu sistema está de fato protegido e funcionando bem.

O Almeidão tem a sorte de ter um poço artesiano na casa dele que supre água de boa qualidade, mas como não temos todos essa sorte e na maior parte das vezes precisamos usar a água da rede pública, estamos ferrados, pois ela é entupida de cloro, resíduos minerais e outros contaminantes diversos...

Segue uma foto do meu cabeçote que foi vítima de corrosão galvanica por uso indiscriminado de água "torneiral"...
assumo minha completa imbecilidade nisso, pois estava com um vazamento... e fui enrolando, enrolando e completando com água de torneira de Belo Horizonte por quase um ano, com direito a uso de torneira de Uberlandia tambem, onde me parece, a água tem muito calcario... no final a agua estava bastante contaminada com aquele visual barrento, acabou danificando a junta...

Só pra informação, esse cabeçote havia sido desmontado, devidamente inspecionado e plainado no final de 2012. E rodou uns 45 mil km até dar esse probleminha que me custou R$ 2.600, com a benção de ter conseguido um cabeçote semi novo DE VERDADE ! heheheh!

Imagem

Imagem
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 03 Nov 2015, 17:28

Desculpa o palavrão, mas pqp, que zica hein.
Meu carro foi feito a troca da termostatica e da agua recentemente, colocando aditivo e agua desmineralizada. A agua estava bem limpa, saia apenas um liquido rosa, parecendo aditivo puro até, coloquei agua da torneira esse final de semana apenas, para poder levar até o mecanico (na mesma rua). Agora o carro ta la, aproveitei para fazer uma revisãozinha nele na parte da correia e na suspensão.

Obrigado a todos pela atenção, volto depois com o resultado.

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 03 Nov 2015, 18:35

Pois é o que te recomendo mesmo é ver qual aditivo tá sendo usado...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Nov 2015, 03:32

luizhbh, eu não acredito que a água sendo ruim com um bom aditivo não resolva. Sim, tenho aquele poço salvador na empresa hahhahahha, mas este mesmo poço tapou um radiador com menos de um ano de uso usando um aditivo ruim tipo radiex e depois troquei o radiador e usei a mesma água usando o Havoline e foi só felicidade até hoje e não troco ele por nada, só se ele acabar. É mais fácil eu comprar um carro novo e jogar fora o que tem e colocar Havoline que usar outro que não seja ele. Também não dá para usar diluido, fica pior porque o sistema do Vectra cabe 7 litros e o máximo que se consegue tirar de lá desmontando parte do carro seria 3,5 ou até um pouquinho mais tirando a bomba fora, ou seja usar diluído é fria. Uma coisa é certa, água mineral eu não uso mesmo, mas não gasto dinheiro com desmineralizada porque não tem como colocar ela lá sem misturar com o que tem dentro a não ser abrir o motor ou colocar o Vectra de pneus para cima e não dá para fazer isto só para colocar água melhor. Eu coloco sem medo água comum corrente de rio ou água fornecida pela companhia da minha cidade que é água tratada com cloro, porem nunca sem ter lá dentro 3 litros de Havoline Long Life concentrado, Vidro branco e tampa laranja e duvido que venham de fábrica com qualquer outra água, afinal o bom aditivo resolve o problema da água também. Na verdade não foi a água mineira que estragou o cabeçote do seu carro, mas sim a água mineira sem aditivo.

Para quem nunca leu sobre aditivo e ler esta imensa estrofe, saibam que usar um aditivo incorreto pode ser ainda pior que usar água pura, então não é bem assim de usar sempre aditivo, é usar o correto para o carro, minha dica é esta sobre o que uso e cada um tem direito de escolher o que achar melhor, sendo que os vendidos em casas de peças são um tremendo risco, já os de companhias petrolíferas vendidos em postos de gasolinas quase sempre são 100% confiável. Aliás os produtos de postos de gasolinas são super caros, mas são sempre bons.

Sds
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 04 Nov 2015, 08:08

Almeidão escreveu:luizhbh, eu não acredito que a água sendo ruim com um bom aditivo não resolva. Sim, tenho aquele poço salvador na empresa hahhahahha, mas este mesmo poço tapou um radiador com menos de um ano de uso usando um aditivo ruim tipo radiex e depois troquei o radiador e usei a mesma água usando o Havoline e foi só felicidade até hoje e não troco ele por nada, só se ele acabar. É mais fácil eu comprar um carro novo e jogar fora o que tem e colocar Havoline que usar outro que não seja ele. Também não dá para usar diluido, fica pior porque o sistema do Vectra cabe 7 litros e o máximo que se consegue tirar de lá desmontando parte do carro seria 3,5 ou até um pouquinho mais tirando a bomba fora, ou seja usar diluído é fria. Uma coisa é certa, água mineral eu não uso mesmo, mas não gasto dinheiro com desmineralizada porque não tem como colocar ela lá sem misturar com o que tem dentro a não ser abrir o motor ou colocar o Vectra de pneus para cima e não dá para fazer isto só para colocar água melhor. Eu coloco sem medo água comum corrente de rio ou água fornecida pela companhia da minha cidade que é água tratada com cloro, porem nunca sem ter lá dentro 3 litros de Havoline Long Life concentrado, Vidro branco e tampa laranja e duvido que venham de fábrica com qualquer outra água, afinal o bom aditivo resolve o problema da água também. Na verdade não foi a água mineira que estragou o cabeçote do seu carro, mas sim a água mineira sem aditivo.

Para quem nunca leu sobre aditivo e ler esta imensa estrofe, saibam que usar um aditivo incorreto pode ser ainda pior que usar água pura, então não é bem assim de usar sempre aditivo, é usar o correto para o carro, minha dica é esta sobre o que uso e cada um tem direito de escolher o que achar melhor, sendo que os vendidos em casas de peças são um tremendo risco, já os de companhias petrolíferas vendidos em postos de gasolinas quase sempre são 100% confiável. Aliás os produtos de postos de gasolinas são super caros, mas são sempre bons.

Sds

Só para complementar seu relato Almeidão que eu concordo plenamente, no próprio manual recomenda ''água potável'' :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 04 Nov 2015, 15:50

E adivinhem quem foi o sorteado? Apesar de ter um selo do lado, o cabeçote abriu um furo! Nunca vi isso na minha vida, logo posto as fotos!

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 04 Nov 2015, 15:58

O circulo vermelho é o selo e o circulo amarelo é o furo:

Imagem

Ja dizia o poeta: "Numa chuva de Xuxa no meu colo cai Pelé!"

diegotwim
GL Member
GL Member

por diegotwim » 04 Nov 2015, 16:17

luizhbh escreveu:Pois é o que te recomendo mesmo é ver qual aditivo tá sendo usado...

Antes usava o ACDelco e agora o aditivo é o delphi, se não me engano. Não é o top, mas é bom.

maykonsluk
GL Member
GL Member
Nome Completo: Maykon
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por maykonsluk » 04 Nov 2015, 17:03

diegotwim escreveu:O circulo vermelho é o selo e o circulo amarelo é o furo:

Imagem

Caramba meu que loucura nunca vi cabeçote furar assim do nada , ta com cara de algum problema de fabrica na usinagem da peça praticamente impossível furar ali por corrosão, nem com água pura faria isso.

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 04 Nov 2015, 19:26

Putz, eu nunca tinha visto disso também. Isso ai ta com todo jeito de ser problema na fabricação da peça. Talvez uma solda ai resolva o problema, mas, acho que é mais confiável ir atrás de outro cabeçote.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 04 Nov 2015, 20:11

maykonsluk escreveu:
diegotwim escreveu:O circulo vermelho é o selo e o circulo amarelo é o furo:

Imagem

Caramba meu que loucura nunca vi cabeçote furar assim do nada , ta com cara de algum problema de fabrica na usinagem da peça praticamente impossível furar ali por corrosão, nem com água pura faria isso.

Concordo plenamente ! ! Eu tambem NUNCA vi cabeçote, ainda mais relativamente novo, com furo EXTERNO na galeria de água... acho que nem se usar solução de bateria acontece uma coisa dessa ! Hehehehhe! !

Se esse carro foi sempre seu e você nunca fez nenhuma gambiarra, seria interessante consultar um advogado que manja um pouco de carro e tenha experiencia com direito do consumidor.... isso daí tá com toda cara de que pode te dar uma indenização por vício oculto. TIra o máximo de foto que puder, se for possível, arrume outro cabeçote e guarde esse...
Faça o serviço e depois manda a batata pra GM... um dia vai sair e nesse dia voce vai rir disso ! !

E sim... os aditivos ACDelco e Delphi são bons sim.
Imagem

20 mensagens   •   Página 1 de 1