por Last_Warrior »
12 Nov 2015, 10:11
Só um lembrete que a temperatura do painel não é a temperatura real do sistema.. Isso é uma questão cultural, as pessoas acham que a água vai ferver se passar dos 98-100 graus, mas não entendem que o sistema é pressurizado e ela só vai ferver bem acima disso.
Por exemplo o cebolão MTE 760 do omega 4.1/S10 2.5 aciona o primeiro estágio nos 95 graus, e o segundo nos 105 graus. Só como comparação, o cebolão original do Vectra B, aciona o primeiro estágio com 100 graus, e o segundo com 105 graus, portanto, ao fazer a substituição vc só estará alterando o funcionamento do primeiro estágio... Em dias de trânsito muito congestionado e com ar ligado, certamente ele irá acionar o segundo estágio, dando na mesma usar o cebolão original...
Não sou a favor de ficar mudando o projeto original do carro, porque o motor foi otimizado para trabalhar quente, e manter o óleo em determinada temperatura depende de vários fatores e nem todos ps carrod vão estar necessariamente na mesma temperatura.
Por exemplo, o cebolão do omega 4.1 aciona um pouco mais cedo, mas cabe lembrar que o motor inteiro, inclusive o cabeçote, são de ferro fundido, diferente do motor do vectra onde o cabeçote é de alumínio.
Essa de ficar baixando a tempeeatura e quanto mais frio melhor, não é bem verdade.
Meu primo teve um Vectra 2.2 98 verde e ficava preocupado às vezes com a temperatura, mas eu insisti que ele mantivesse o sistema original, sendo que nunca havia chegado ao vermelho.
Ele ficou meio contrariado, mas aceitou minha sugestão, e rodou nada menos que 293.000 com o carro, sendo que ele o comprou com 30.000km, portanto vendeu o carro com 320.000km aprox, com motor totalmente íntegro, só fazendo manutenção básica.
Portanto, se está superaquecendo, é porque deve existir algum problema de fato, porque fica aqui um testemunho que você pode confiar no sistema original.
Detalhe, ele morava em Palmas -TO, onde faz 40 graus de dia durante praticamente todo o ano.
Agora, se quiserem insistir em baixar a temperatura, saibam que pode ocorrer aumento do consumo de combustível, maior carbonização do motor e, a longo prazo, menor durabilidade.
Um outro testemunho...
Meu omega 2.0 alcool, que está na nossa família desde 1998, na época eu não tinha conhecimento de mecânica, e desde que me conheço por gente, o ponteiro nunca passou do azul.
Mesmo fazendo as trocas de óleo corretas, o motor teve que fazer uma retífica prematura por volta dos 190.000km.
Lição aprendida, após a retífica, coloquei a termostática mova dele de 92 graus, e o motor agora esquenta em poucos minutos, vamos ver quanto tempo vai durar.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindoOmega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase originalOmega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% originalSuzuki GSXF 750 07/07 Preta