Bom galera, demorou um pouco para eu instalar o kit, mas fiz no capricho e coloco o passo-a-passo aqui para compartilhar com os amigos, as fotos não estão muito legais pois foram todas tiradas a noite na garagem, único horário que tinha um tempinho para ir instalando aos poucos, além disso não tinha muito espaço, fiz tudo deitado no chão, sem levantar o carro nem nada, daí imaginem a trabalheira.
Mãos a obra :grito:
Começem tirando a tampa de acesso a lâmpada do farol de neblina, é uma tampa plástica preta que é de 1/4 ou 3/4 de volta (sei lá), mas tem nela o sentido de abrir/fechar.
Com a tampa em mãos cortar com um estilete ou serrinha um pedacinho de plástico quadradinho que fica na base dessa tampa, tirando fora esse pedacinho deve-se posteriormente fazer um furo no centro da tampa, esse furo deve ser feito de preferência com uma serra-copo tamanho 22 para quem quer um acabamento perfeito, pode ser feito também com uma broca comum para madeira, fica a critério de quem instalar, na pressa me esqueci de tirar foto desse detalhe
mas não tem erro, é barbada, depois de feito o furo lixar levemente o local para tirar as rebarbas do plástico, o resultado que devemos ter é esse :
Fotos do kit xenon com lâmpadas base H3, as usadas no farol de neblina
Segundo passo, procurar um lugar para instalar o reator (coisa mais chata do mundo), o local deve ser com boa ventilação, não deve ficar muito solto, etc...depois de muito queimar neurônio achei um local apropriado (acho né,hehehe...) e de fácil acesso, coloquei fixado com fita dupla-face de alta aderência no "papo" do para-choque, ali naquele local o reator não aparece para quem vê o carro de frente, a ventilação é boa pois entra ar suficiente com o carro andando para refrigerar o radiador, não esquenta muito naquela região pois o sensor de temperatura externa fica próximo e não mente na informação da temperatura, então logo é um local que não sofre com temperaturas elevadas do motor, fica num nível mais plano e menos propenso a ficar sacolejando, não fica diretamente preso na lataria, ali é plástico, a chance de interferência é menor, enfim, achei próximo do ideal.
Não colei a fita direto no reator, porquê ? porque preferi usar o suporte dele, assim , colando o suporte do reator, fica mais fácil numa eventual troca do reator por defeito retirar o mesmo, ai é só desencaixar o reator ficando preso o suporte, já pensou se o reator pifa e ele está colado firme ? retirar seria fogo...
Ficou assim:
Suporte com fita dupla-face
Fita dupla-face usada, essa é italiana, muito usada no ramo automotivo, aguenta altas temperaturas, é siliconada, não solta com a umidade ou água, tem alto poder de adesão, etc....tem uma similar dessas mas é da 3M, altamente recomendável também.
Local escolhido para colar o reator:
(obs: para facilitar o acesso ao local eu retirei a grade dianteira do motor sem retirar o para-choque, uma técnica que eu estudei muito e que vou ensinar vcs. também num outro how-to)
Ligações básicas do kit xenon, não tem o menor mistério, lembrando que as ligações podem variar de kit pra kit, marca pra marca.
Notem que basicamente é azul com preto e vermelho com vermelho, não tem erro, é tudo muito intuitivo e tem conectores que permitem fazer as ligações num só sentido, não tem como errar, na segundo foto mostra que só sobra duas pontinhas na lâmpada, uma vermelha e outra preta, a vermelha é o positivo da lâmpada, vc. vai ligar no fio que ía ligado a antiga lâmpada de neblina, o fio preto é o negativo, esse tem que soltar o conector que está fixo no próprio refletor do farol de neblina e ligar o conector nesse fio do xenon, sem erro. Desculpem-me se não fui muito claro, mas com o kit em mãos vcs. vão ver o que eu estou falando.
Vamos voltar a tampa do farol e a colocação da lâmpada, passando os fios da lâmpada pelo furo que foi feito na tampa.
Detalhe, ao manusear a lâmpada xenon (ou mesmo qualquer outra) nunca toque o bulbo (vidro) da lâmpada com as mãos, a gordura que se tem na pele (mesmo com as mãos muito limpas) fica no vidro e ao ligar a lâmpada e esta esquentar ela pode queimar, por isso o recomendável é usar luvas, eu peguei no hospital umas luvas cirúrgicas que estavam com o prazo vencido, mas pode-se comprar esse tipo de luvas também nas farmácias, tem em algumas e acho que deve ser na faixa de uns 6 ou 8 reais o par, vale a pena pois são melhores para trabalhar , não se perde o tato dos dedos com elas.
Agora se algum cabeção por descuido :007: tocar com os dedos na lâmpada aí pode-se limpar elas passando um cotonete embebido em alcool isopropílico (tem que ser esse por não conter água), esse alcool tem nas farmácias de manipulação e serve para diversas outras finalidades também, tais como limpar leitores de Cd, na informática, etc....
O resultado que devemos ter passando os fios da lâmpada pelo furo que fizemos anteriormente na tampa do farol de neblina é esse
Nota-se que a borracha (dos fios da lâmpada) deve ficar bem justa para evitar a entrada de água no farol (mais uma vez cuidado ao fazer o furo na tampa, não deve ficar grande para a borracha não ficar "dançando"), por isso essa borracha tem uma saliência no meio dela, metade do anel de borracha fica para dentro da tampa e a outra parte para fora da tampa, bem justa mesmo.
Depois de tudo instalado, reator no local, lâmpada passando pela tampa, lâmpada no local da antiga, fios conectados, o resultado é esse
Eu vou ser sincero com vcs. , aqui o pessoal me conhece e sabe que sou meio "chato" com essas coisas de carro, eu não gostei nem um pouco de ver a fiação do xenon toda solta por baixo ali do para-choque, não ficava visível olhando assim de fora, só deitando por baixo do carro, mas achei meio vulnerável , sem proteção dos fios e com um acabamento meio feio, então o "fresco" aqui
foi procurar descobrir quem fabrica aquelas proteções plásticas para os chicotes para a indústria automotiva, uns chamam de espaguete outros de corrugado, etc...cada lugar tem um nome, fui atrás disso aqui em Poa e não encontrei, descobri que quem é o fornecedor da GM é uma firma chamada Azulplast, (
http://www.azulplast.com.br ) consegui entrar em contado com um representante e consegui o que queria, o porém é que tive que comprar um rolo desse negócio, mas tudo bem, fico para usar em outras coisas... o rolo com 25 metros saíu por $ 70,00, é o mesmo, original, já com corte linear para deixar sair conectores que precisa em determinado trecho, cortei esse corrugado e passei a fiação dentro, prendi o corrugado com presilhas de naílon, o corrugado que usei é o de tamanho 18mmm, lembro que essa do corrugado é opcional, cada um pode também usar a imaginação e fazer o acabamento a seu critério, dá para usar até aquelas mangueiras que se passa fio de luz residencial, aquele parecido esse corrugado, a vantagem desse que usei é que é uma coisa mais original e específica para essa finalidade, pois o plástico é mais duro e resistente a calor e produtos químicos usados nas lavagens, etc...,é coisa para carro mesmo.
Ficou assim o resultado final
Me esqueci de falar que usei um furo do para-choque(vcs. vão ver pelas fotos) para passar uma presilha de nailon e fixar o reator ao para-choque, é mais uma segurança extra, não precisava pois a fita dupla-face já segura tudo muito bem, é apenas mais uma segurança como falei, aproveitei o furo já que estava ali dando "sopa", hehehe....
Não postei fotos do xenon ligado pois o carro está empoeirado (carro escuro é phoda
), mas devo dizer que ficou muito lindo, tudo funciona perfeitamente, não pisca o CB de bordo, não dá queda de tensão ao ligar e desligar, tudo perfeitissímo como manda o figurino e iluminando assustadoramente muito
assim que dêr um trato no bichano eu coloco umas fotinhos pra vcs. , ok.
Agora rumo aos faróis principais que também vou instalar o xenonzão, mas primeiro vou dormir, pois estou quebrado, passei noites me rolando no chão, tudo pelo Vectrão :001:
Espero que gostem , qualquer coisa perguntem.
Abração a todos
Janderson