O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFumaça branca e água no escap. sem baixar nível - Vectra B

30 mensagens
  • 1
  • 2
Leandro Goncalves
Member
Member
Nome Completo: Leandro Goncalves
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Fumaça branca e água no escap. sem baixar nível - Vectra B

por Leandro Goncalves » 12 Fev 2016, 10:40

Meu Vectra B 2.0 16v 1997 141cv
Olá, primeira vez que escrevo mas acompanho já a algum tempo, estou com um problema que ninguém sabe resolver, a 2 anos estava entrando água no cilindro (1) e foi feito faceamento substituição de selos e junta, até aí ok a água parou de sumir, porém a fumaça continuou, ao ligar não fumaça nada, porem depois de um tempo começa a fumaçar branco e o escapamento fica cheio de água na ponta, já rodei 450km direto com ele dia de sol e ao encostar fui verificar e lá estava a fumaça (mas já não estava mais molhado). até hoje vivo com essa fumaça, Não baixa água, Não baixa fluido de freio, Não baixa Fluido direção, A unica coisa que baixa e bem pouco é óleo devido a vazamentos próximo a correia e no sub cárter, mecânico já olhou disse que a fumaça não é de óleo e sim de água porém tenho que fazer o motor completo segundo ele, queria saber se alguém já passou por isso.
Esses dias troquei a tampa de válvulas que estava vazando muito óleo pelo motor, e molhando a mangueira que vai pra tbi, diminuiu a melancia mas continua lá quase nada mais esta lá, antes molhava demais mesmo. E a fumaça continua na mesma proporção já tem mais de 2 anos. Se alguém souber algo agradeço.

Andersonss
GLS member
GLS member
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA B FUMAÇA BRANCA E AGUA ESCAPAMENTO SEM BAIXAR AGU

por Andersonss » 12 Fev 2016, 12:19

Rapaiz que eu saiba essa tal fumaça branca ocorre por alguns fatores..
Dia umido.. aqui no sul do RS no inverno todos carros parecem maquinas de fumaça branca...
Gasolina adulterada.. ja trocou de posto nesses 2 anos..? (digo isso pq na minha cidade só tem 1 posto confiável)
ou junta do cabeçote queimada que ai a agua vai direto pro escapamento..
vc já cheirou a agua do reservatório? ela pode estar com cheiro a gasolina e então esta misturando e saindo agua pelo escapamento.. foi o que aconteceu com o meu e só depois de algum bom tempo que veio a afetar o óleo... :2:
Boa sorte

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 12 Fev 2016, 12:45

Obrigado por responder. Então aqui ultimamente ta calor d+ e mesmo assim a fumaça esta lá, dando sombra no chão se vc tampa o sol ve ela nitidamente saindo, dias nublado nem precisa ta frio se vc para na lenta sai tanta fumaça que tampa a traseira do carro, subindo morro aí que sai mesmo e demora sumir no ar...... Gasolina aqui é foda, colocava so no posto Shell a power aqui enchia direto e não mudava nada, fui pro Petrobrás grid foi uns 4 tanques e nada, fui pro Ipiranga o rendimento foi minusculo e nada bom é o que tem aqui. A junta troquei a 2 anos eu ate achava que a fumaça era porque a água tava entrando no cilindro, pois arrumei e parou de sumir água mas continuou a fumaçar, hoje em dia não baixa nada e também não fede a água. Acho que é fazer o motor meso :/

Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Diesel » 12 Fev 2016, 13:34

Creio que se a água do radiador não baixa, não está entrando água nos cilindros. Aliás, se entra água suficiente pra fumaçar tanto, o carro falha e perde rendimento.

Se a fumaça realmente não tem cheiro, é vapor e isso é mais comum em dias frios ou com o carro ainda frio. Depois que chega na temperatura de trabalho, a fumaça para, a menos que o dia esteja bem.frio e com a umidade do ar bem alta.

Pode ser tambem gasolina batizada com etanol, e etanol ruim, que já foi batizado com água.

Fumaça de óleo queimando é meio azulada, tem cheiro forte e logo a boca do escape fica melada de óleo.

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 12 Fev 2016, 14:13

Obrigado por responder. Pois é, esse é o problema rodei 450km com carro e a inda fumaçava branco ou seja ja estava a muito tempo em funcionamento :/ . Não sei que gasolina usar ja coloquei de todos postos da minha cidade. O mecânico disse pra mim fazer o motor e visualmente confirmou que não ta queimando óleo, o que esta saindo é água. Ja um outro mecânico disse que teria de abrir pra ver o que esta havendo e que abrindo teria de fazer o motor de qualquer forma...... Um amigo disse que pode ser redentor de válvula aí não sei....
O escapamento limpo nenhum sinal de óleo.
Sera que catalisador tem algo a ver?

será que pingos de óleo faz fumaçar branco?

Andersonss
GLS member
GLS member

por Andersonss » 13 Fev 2016, 12:27

Óleo= fumaça azulada...
Amigo se a água não esta com cheiro a combustível, e não esta baixando agua, ai já não sei.. :5:
o que sei é quando vc abriu o cabeçote deveria ter feito assentamento de valvulas e troca dos retentores..
ainda aposto no combustível tente colocar gasolina pódium e veja o que acontece..
Seu carro esta com a valvula termostática? qual temperatura ele trabalha?
mencionei o negócio da agua com cheiro pq o meu não baixava tanta agua assim e só descobrir pelo cheiro de gasolina na agua e pelas mangueiras estufadas demais..

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 13 Fev 2016, 13:22

Obrigado por responder, fumaça azul nunca deu e nem no escapamento pode passar a mão vai encontrar água ou poeira preta, amigo não sei onde fica válvula termostática.....
Em relação ao cabeçote sim, devia ter mexido mesmo.....
Tem cheiro não, também tem umas 3 semanas que troquei radiador e sem cheiro também...
Aqui só tenho Ipiranga aditivada, Shell v-power e Petrobras grid.

Não sei mais o que fazer, já me ofereceram dinheiro nele, quase aceitei pois queria pegar um automático ou um mais novo que 2000, acho muito bonito CD como o meu ou GLS.

sapo_joe
GL Member
GL Member
Nome Completo: Victor
Estado: Minas Gerais

por sapo_joe » 15 Fev 2016, 13:11

Se não abaixa água, pode ficar despreocupado. O governo aumentou a proporção de álcool hidratado na gasolina, e esse sintoma vem do excesso de álcool. Infelizmente, nossos carros não são Flex, e isso pode ocorrer sim.

O que você pode fazer para testar é abastecer uma vez com gasolina Pódium da Petrobrás, que ainda tem a proporção antiga de álcool e fazer um teste.
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

Andersonss
GLS member
GLS member

por Andersonss » 15 Fev 2016, 14:22

sapo_joe escreveu:Se não abaixa água, pode ficar despreocupado. O governo aumentou a proporção de álcool hidratado na gasolina, e esse sintoma vem do excesso de álcool. Infelizmente, nossos carros não são Flex, e isso pode ocorrer sim.

O que você pode fazer para testar é abastecer uma vez com gasolina Pódium da Petrobrás, que ainda tem a proporção antiga de álcool e fazer um teste.

Isso é verdade, se não esta baixando agua e com nenhum sintoma pode ficar tranquilo..

Andersonss
GLS member
GLS member

por Andersonss » 15 Fev 2016, 14:26

Aliás ontem andei com outro carro q tenho com motor maior e na maioria do tempo sempre saiu fumaça branca não muita mas saiu e estava bem quente... e não esta com junta queimada nem nada, foi abastecido com shell vpower, se ta tudo normal, não há com o que se preocupar, e se achar que o carro não esta lhe agradando mais passe pra frente, embora agente se apegue nos carros, mas é a vida boa sorte, abrass :88:

vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: douglas simões
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por vectra cd » 15 Fev 2016, 14:45

Quando estava sem catalizador no meu Vectra CD pela manhã saia muita fumaça branca.

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 15 Fev 2016, 19:40

Agradeço a todos que tiraram um tempinho. Fiz uma foto hoje depois de rodar 120km

A fumaça não é pouca.....

Imagem
Editado pela última vez por Leandro Goncalves em 16 Fev 2016, 09:37, em um total de 1 vez.

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 15 Fev 2016, 19:44

sapo_joe escreveu:Se não abaixa água, pode ficar despreocupado. O governo aumentou a proporção de álcool hidratado na gasolina, e esse sintoma vem do excesso de álcool. Infelizmente, nossos carros não são Flex, e isso pode ocorrer sim.

Sim amigo também pensei isso, mas a fumaça é tanta que da canudo de fumaça branca em qualquer subida e demora sumir no ar é mais que o normal eu acho, vejo outros vectras e normal..... :47:
Aqui a Petrobras so vende comum e grid....

Acho que vou deixar quieto, mecânicos ta tudo querendo fazer meu motor..... :61:

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 15 Fev 2016, 19:48

Andersonss escreveu:Aliás ontem andei com outro carro q tenho com motor maior e na maioria do tempo sempre saiu fumaça branca não muita mas saiu e estava bem quente... e não esta com junta queimada nem nada, foi abastecido com shell vpower, se ta tudo normal, não há com o que se preocupar, e se achar que o carro não esta lhe agradando mais passe pra frente, embora agente se apegue nos carros, mas é a vida boa sorte, abrass :88:

Dó de vender, o carro nunca me deixou na mão gosto muito dele e dos mimos, so faltou teto cambio AT....rs muito obrigado, postei umas fotos de como fica o escapamento quando o carro ta rodando :88:

sapo_joe
GL Member
GL Member
Nome Completo: Victor
Estado: Minas Gerais

por sapo_joe » 16 Fev 2016, 22:02

Leandro Goncalves escreveu:

Sim amigo também pensei isso, mas a fumaça é tanta que da canudo de fumaça branca em qualquer subida e demora sumir no ar é mais que o normal eu acho, vejo outros vectras e normal..... :47:

Acho que vou deixar quieto, mecânicos ta tudo querendo fazer meu motor..... :61:

Motor a gente faz quando está baixando muito óleo e o carro fica fraco. Não é seu caso, pelo que você diz.

Uma coisa interessante seria você fazer umas viagens longas em rodovia com seu carro... Fumaça branca pode ser sinal de carbonização no motor, e um pouco de borra... Uma boa gasolina aditivada, com óleo novo, e uma viagem de uns 500km em boas estradas (velocidades acima de 100km/h) podem dar uma boa limpeza interna no motor.
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

Fespr
Member
Member
Nome Completo: Felipe Sprandel

Re: Fumaça branca e água no escap. sem baixar nível - Vectra

por Fespr » 18 Fev 2016, 11:09

Leandro Goncalves escreveu:

Na minha opiniao. Se a fumaça é densa e demora a sumir no ar.......é oleo amigo!

Verifica o suspiro do motor, pode estar entupido, gerando pressao dentro do motor, justificaria em parte os vazamentos de oleo e a fumaça!
Depois eu partiria para os retentores de valvulas, que nao sai tao caro assim a subtituiçao!

Se isso nao resolver, va a um bom mecanico e mande fazer um teste de compressao, assim voce fica sabendo se realmente precisa fazer motor ou se estao tentando te roubar.Pois esta historia de abrir motor pra ver se tenque fazer é desculpa esfarrapada.Dai ja esta aberto e voce vai ter que fazer.

E ainda pode acontecer de ter baixa compressao e ser problema de assentamento de valvulas como o amigo ja comentou antes.

Tem tambem um procedimento bem simples.

Retire a tampa do reservatorio de expansao.
Retire a vareta do nivel de oleo.
Retire a tampa de abastecimento de oleo que fica na tampa de valvulas.
Com a ajuda de uma estopa e um compressor de ar,coloque pressao pra dentro do motor.

# Se der bolhas no reservatorio de expansao = junta queimada

# Se sair ar pela vareta do oleo = folga nos aneis e ou desgaste nos cilindros!

Ainda assim o mais preciso é o teste de compressao.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 18 Fev 2016, 16:39

Fumaça e água pela manhã é vapor, depois que seca se vaza um pouquinho de fumaça pode ser o cabeçote. Um cabeçote tendo o motor bem cuidado em temperatura começa a passar óleo nos retentores de válvula perto dos 80.000 km. Quantos Km tem o seu carro? Ou melhor. Quantos mil km tem que você fez o cabeçote?

Este vazamento na polia, é o retentor e deve está passando um pouco pelos retentores de válvula também.

Fazer um motor que esteja passando óleo sem fazer ruido no eixo, eu não faria mesmo, mas o cabeçote sim se ele tiver mais que este 80 mil. Levar em uma retífica, não deixar plainar ele, somente acertar as válvula, sedes e retentores que deve ser sabó ou original que no funco será o mesmo.

Se tiver fazendo ruido de mancal batendo, ai amigo só abrindo o motor mesmo
Imagem

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 23 Fev 2016, 09:11

Na minha opiniao. Se a fumaça é densa e demora a sumir no ar.......é oleo amigo!

Verifica o suspiro do motor, pode estar entupido, gerando pressao dentro do motor, justificaria em parte os vazamentos de oleo e a fumaça!
Depois eu partiria para os retentores de valvulas, que nao sai tao caro assim a subtituiçao!

Se isso nao resolver, va a um bom mecanico e mande fazer um teste de compressao, assim voce fica sabendo se realmente precisa fazer motor ou se estao tentando te roubar.Pois esta historia de abrir motor pra ver se tenque fazer é desculpa esfarrapada.Dai ja esta aberto e voce vai ter que fazer.

E ainda pode acontecer de ter baixa compressao e ser problema de assentamento de valvulas como o amigo ja comentou antes.

Tem tambem um procedimento bem simples.

Retire a tampa do reservatorio de expansao.
Retire a vareta do nivel de oleo.
Retire a tampa de abastecimento de oleo que fica na tampa de valvulas.
Com a ajuda de uma estopa e um compressor de ar,coloque pressao pra dentro do motor.

# Se der bolhas no reservatorio de expansao = junta queimada

# Se sair ar pela vareta do oleo = folga nos aneis e ou desgaste nos cilindros!

Ainda assim o mais preciso é o teste de compressao.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk[/quote]

Obrigado por responder. Farei esse passo como citou a cima, e mandar tirar os vazamentos, hoje percebi que quando pego estrada tem um parafuso na tampa que vaza óleo também......mas junta acredito que não pois a água nunca baixa. O carro ta rodando 100%, não bate nada, abrindo o motor pra verificar se precisa fazer é possível remontar e continuar a rodar sem fazer? Pois pensei assim, levar numa oficina boa e pedir um orçamento e com o que eles detectarem no orçamento ter em mãos pra orçar em outras....... Tomara que seja os vedadores e só, se não vou ter de vender a moto pra fazer esse motor :62:

Leandro Goncalves
Member
Member

por Leandro Goncalves » 23 Fev 2016, 09:52

Almeidão escreveu:Fumaça e água pela manhã é vapor, depois que seca se vaza um pouquinho de fumaça pode ser o cabeçote. Um cabeçote tendo o motor bem cuidado em temperatura começa a passar óleo nos retentores de válvula perto dos 80.000 km. Quantos Km tem o seu carro? Ou melhor. Quantos mil km tem que você fez o cabeçote?

Este vazamento na polia, é o retentor e deve está passando um pouco pelos retentores de válvula também.

Fazer um motor que esteja passando óleo sem fazer ruido no eixo, eu não faria mesmo, mas o cabeçote sim se ele tiver mais que este 80 mil. Levar em uma retífica, não deixar plainar ele, somente acertar as válvula, sedes e retentores que deve ser sabó ou original que no funco será o mesmo.

Se tiver fazendo ruido de mancal batendo, ai amigo só abrindo o motor mesmo

Obrigado por responder. Sim, a qualquer hora do dia sendo a primeira ligada escorre água no escapamento. A fumaça branca dia e noite, a noite forma um paredão se o carro tiver parado e não some fácil...... Bata nada, motor funciona redondinho.... Amigo, vc acha que se a fumaça estivesse passando pelos cilindros seria azul?ou branca também? Ou azul vem dos cilindros e branca dos retentores? :2: Nunca fiz o motor esta com 110mil, o cabeçote ja levou plaina devido ter queimado junta a um tempo atras. Compensa fazer o cabeçote ou comprar um já retificado e depois vender o meu no ML? Nem sei se baixa óleo devido a esse problema, pois o carro ta com vazamento no sub carter e perto da polia, aí de vez enquando baixa 200ml..... Vou mandar vedar os vazamentos logo.

michel_bf
Member
Member
Nome Completo: Michel Batista Freitas
Estado: São Paulo

por michel_bf » 23 Fev 2016, 10:59

olha amigo eu tive um polo hatch 2003 com o mesmo problema, queimou junta, fiz o cabeçote e ainda assim continuo, menos mais continuou, levei na oficina e o pessoal não achava nada, o meu só melhorou quando comecei a abastecer com gasolina aditivada, e ficou praticamente 100% quando um certo dia levei o carro na oficina pra trocar os amortecedores etc, ao erguerem o carro percebi que meu carro estava com o escapamento começando a apodrecer nos silenciosos, porém não estava furado, ai um pouco intrigado com aquilo peguei uma chave de fenda e fui mexendo no podre até furar e pra minha surpresa vazou uns dois litros de água do silencioso. resumindo ficou água acumulado nos silenciosos do carro, troquei o escape inteiro resolveu o problema, fiquei com o carro mais 60mil km vendi, nesse tempo ainda que fiquei com o carro não saiu mais fumaça.

30 mensagens
  • 1
  • 2