O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema eletrico ignição Vectra B

6 mensagens   •   Página 1 de 1
luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema eletrico ignição Vectra B

por luizhbh » 24 Mar 2016, 18:59

Carissimos, meu Vectra CD 2.2 16 V simplesmente resolveu não ligar mais. Foi assim: Ontem eu entrei no carro e virei a chave, e esperei as luzes de teste acenderem e apagarem como sempre faço, pra depois virar a chave. Entao em vez de ligar o motor as luzes foram "murchando" como se a bateria estivesse acabando, e simplesmente se apagaram ! Quando tentei de novo, nada de ligar mais... os vidros nao funcionavam mais, nem o rádio.

Achei que fosse bateria, e arrumei uma nova pra fazer chupeta. O painel continuou morto, mesmo com a bateria auxiliar. Aí que reparei que a luz interna funcionava normal e apos testar, os farois alto e baixo, e pisca alerta tambem estavam normais, Até mesmo aquele aviso sonoro de seta ligada com porta aberta tava OK. Pressionei o botão do odometro e ele tambem acendeu normal.

Bateria excluida do problema entao... como eu estava num shopping, tive que rebocar o carro até minha casa, e nesse meio tempo fui pesquisando aqui e vi o topico do Almeidão sobre o comutador de ignição. Coincidentemente o cara do reboque tem um vectra C 2011 que TAMBEM teve esse problema e que resolveu com a troca do comutador.

Fiquei feliz, pois seria coisa fácil, barata e rápida de fazer. Achei uns videos onde um cara do paraná inclusive ensina a abrir e LIMPAR o interior do comutador.

Cheguei em casa e parti pro desmonte... depois de tudo feito, NADA do carro dar sinal de vida ! Encomendei um comutador novo, instalei e NADA de dar sinal ! !

Agora a coisa ficou séria ! ! liguei pra um eletricista amigo meu, ele me disse pra testar os conectores com um multimetro.

Fiz um teste colocando a ponta vermelha num conector maior que imagino ser o positivo da bateria, e fui testando nos outros menores. EM TESE alguem ali deveria retornar 12 volts mas não obtive resposta.... entao imagino que nao esteja chegando energia naquele conector do comutador.

Aí é que vem a parte diferente desse tópico. Alguem saberia informar sobre o circuito eletrico envolvido??
Há algum relé? Seria aquele multitimer? Olhei aqueles fusiveis grandoes da caixa de fusiveis e está todos ok, bem como os fusiveis naquela caixinha na frente da bateria.

Tudo eletrico no carro que NAO depende da chave estar virada, funciona direito.. as travas eletricas, pisca alerta, buzina, farois, luzes internas (inclusive o dimmer da principal também funciona..) o alarme aciona normal.

Ajudem ! Pois pra variar, meu carro só dá problema em vespera de feriadão !Hehehhehe !

Obrigado !
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 24 Mar 2016, 22:26

Opa ! ! Depois de revirar tudo no clube e na internet, eu achei um post do Arquiteto que me trouxe uma luz e uma dúvida !

viewtopic.php?f=35&t=11604

Ele mostra os pouco informados e documentados fusíveis Maxi lamina que ficam atras da bateria.. fui lá verificar o meu e PIMBA ! ! Tava lá um de 60 Amperes queimado !

O diabo é o seguinte: Tanto no post do Arquiteto quanto em uma imagem do manual do vectra 2005 que eu achei aqui no forum, os fusiveis de 60 amperes nessa caixa estão posicionados Á DIREITA da caixa, e são TRÊS de 60A e UM de 20A.

No meu carro tenho QUATRO fusiveis de 60A posicionados À ESQUERDA da caixa e um de 20A. Meu carro é 98/99 tem cambio manual e teto solar eletrico. No desenho tosco que fiz dá pra perceber melhor... o meu fusivel que estourou foi o primeiro da esquerda, que acredito ser o do interruptor de ignição. Dito isso, alguem saberia dizer qual é a função dos outros tres de 60 A ???

Imagem
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 26 Mar 2016, 00:40

tu ta com sorte mesmo meu caro lUiz ...

alem de achar a solução ao 45 minutos do segundo tempo .... rsrs

eu ja estava me preparando para desligar o PC e vejo sua mensagem

como sua sorte esta em nivel maximo ja tenho a respota a suas ultimas duvidas

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =45&t=2272

eu ia deixar pra amanha procurar isto no manual mas como

su sorte ta no nivel maximo eu tropecei na resposta no topico do janderson

:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Mar 2016, 14:23

O que faz isto é o comutador de ignição, apaga tudo e tudo que depende da chave não funciona. Minha dica é não comprar um que não seja original ou Arteb que é o mesmo. Eu achei na ultima vez no ML e como já disse, eu abro todos e confiro se é realmente original e realmente o que este vendedor vendeu é original GM.

Confere ai, se for confirmado que é o comutador o qual acho ser, a dica é o link abaixo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 30 Mar 2016, 17:36

Amigos, eu consegui resolver o problema e era o tal fusivel de 60 A que queimou. CREIO que foi devido a algum mal contato no comutador de ignição que estava ruim por dentro, com as trilhas pretas e com os garfinhos cheios de carvão. Comprei um comutador novo junto com o fusivel e tá tudo OK agora !

Achei dois videos interessantes sobre como remover o cilindro e o comutador e como desmontar o comutador pra limpá-lo. Creio que SE eu tivesse descoberto o fusivel queimado ANTES de comprar o comutador novo, teria economizado um trocado! hehehe! !

Deixo os links pra quem quiser aprender mais. E daqui uns dias eu devo postar uma foto aqui com relação dos fusíveis na caixa atras da bateria.

Eu nao sei como postar link do youtube pra que eles apareçam de imediato...

https://www.youtube.com/watch?v=JZBBuyOVAzE

https://www.youtube.com/watch?v=KVBIvSXukLo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 31 Mar 2016, 17:26

Eu não gosto deste tipo de comutador, eu prefiro o com roletes ao invés deste garfinho, mas sendo original não é ele ruim. Quer ter esta peça por muitos e muitos anos sem problema? Coloque um relê auxiliar na partida.
Imagem

6 mensagens   •   Página 1 de 1