Carissimos, meu Vectra CD 2.2 16 V simplesmente resolveu não ligar mais. Foi assim: Ontem eu entrei no carro e virei a chave, e esperei as luzes de teste acenderem e apagarem como sempre faço, pra depois virar a chave. Entao em vez de ligar o motor as luzes foram "murchando" como se a bateria estivesse acabando, e simplesmente se apagaram ! Quando tentei de novo, nada de ligar mais... os vidros nao funcionavam mais, nem o rádio.
Achei que fosse bateria, e arrumei uma nova pra fazer chupeta. O painel continuou morto, mesmo com a bateria auxiliar. Aí que reparei que a luz interna funcionava normal e apos testar, os farois alto e baixo, e pisca alerta tambem estavam normais, Até mesmo aquele aviso sonoro de seta ligada com porta aberta tava OK. Pressionei o botão do odometro e ele tambem acendeu normal.
Bateria excluida do problema entao... como eu estava num shopping, tive que rebocar o carro até minha casa, e nesse meio tempo fui pesquisando aqui e vi o topico do Almeidão sobre o comutador de ignição. Coincidentemente o cara do reboque tem um vectra C 2011 que TAMBEM teve esse problema e que resolveu com a troca do comutador.
Fiquei feliz, pois seria coisa fácil, barata e rápida de fazer. Achei uns videos onde um cara do paraná inclusive ensina a abrir e LIMPAR o interior do comutador.
Cheguei em casa e parti pro desmonte... depois de tudo feito, NADA do carro dar sinal de vida ! Encomendei um comutador novo, instalei e NADA de dar sinal ! !
Agora a coisa ficou séria ! ! liguei pra um eletricista amigo meu, ele me disse pra testar os conectores com um multimetro.
Fiz um teste colocando a ponta vermelha num conector maior que imagino ser o positivo da bateria, e fui testando nos outros menores. EM TESE alguem ali deveria retornar 12 volts mas não obtive resposta.... entao imagino que nao esteja chegando energia naquele conector do comutador.
Aí é que vem a parte diferente desse tópico. Alguem saberia informar sobre o circuito eletrico envolvido??
Há algum relé? Seria aquele multitimer? Olhei aqueles fusiveis grandoes da caixa de fusiveis e está todos ok, bem como os fusiveis naquela caixinha na frente da bateria.
Tudo eletrico no carro que NAO depende da chave estar virada, funciona direito.. as travas eletricas, pisca alerta, buzina, farois, luzes internas (inclusive o dimmer da principal também funciona..) o alarme aciona normal.
Ajudem ! Pois pra variar, meu carro só dá problema em vespera de feriadão !Hehehhehe !
Obrigado !