O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 95/96 - Malagoli
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

459 mensagens
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rafael Malagoli
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 22 Jul 2016, 16:27

Continuando a saga do câmbio .. "algo não está certo" nisso aqui. Não tem condição o engate das marchas de um Vectra GSi ser igual de caminhão, na boa ..

:47:

Julguem vocês mesmo...

Neutro:
Imagem

Terceira:
Imagem

Quarta:
Imagem

Só pra ilustrar de forma rápida mesmo, mas o que acontece é que todas as marchas pra frente (Ré, Primeira, Terceira e Quinta), estão com os engates aparentemente na posição correta. Em quanto isso... todas as marchas pra trás (Segunda e Quarta), estão com o acionamento tão tão pra trás, que por pouco não esbarram no freio de mão.

Nota: Todas as buchas do trambulador são novas, o reparo do varão é novo.. e a única bucha que ainda não troquei, foi a do liame, que está pra chegar na semana que vem de Sampa... mesmo assim, sinceramente, acho que só aquela buchinha não daria essa diferença toda da posição de engate das marchas.

Também fiz a regulagem ontem, e todas as marchas engatam sem dificuldade alguma, na 'manteiga' mesmo .. porém o curso da alavanca está muito anormal.

Alguém tem algum palpite pra que possa tentar corrigir isso?

Valeu! :88:

P.S.: Caso nada der certo, minha esperança em deixar a coisa no 'padrão', ainda está sob o kitizinho de Short Shift.. aquilo deve ajudar a resolver isso, não é possível, :11:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 22 Jul 2016, 19:39

Eu acho que notei onde está o problema no varão da caixa...

Se eu estiver certo das ideias, algum 'inteligente' inverteu o sistema de fixação do trambulador, que vai fixado ali no suporte central. .. se for isso mesmo eu to lascado, vai ser um trabalheira do cão pra colocar essa peça na posição correta.

Imagem

Estou esperando o pessoal dos A's me passar fotos comparando os sistemas deles com a montagem do meu .. veremos.

Lado bom da história, é que se for isso mesmo.. não tem que sair correndo atrás de mais possíveis problemas. Vai só da minha força de trabalho e paciência né, kk

:23:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 22 Jul 2016, 23:14

Resolvido o problema do varão. Realmente, tinham montado tudo invertido na oficina..

Não foi tão difícil arrumar, essa chapinha sai só de puxar as abas pro lado, liberando o pino e depois foi moleza soltar a peça.

Só pra comparação, em neutro, olha como a haste do trambulador ficava totalmente desalinhada:

Imagem

E mesmo desse jeito.. eu consegui deixar todas as marchas engatando! Como eu não sei, mas obviamente, a Quinta marcha entrava pegando com tudo ali na lata da parede.

Daí saquei a peça, inverti todos os periféricos dela, travei, lubrifiquei ..

Imagem

E montei novamente, agora do jeito certo:

Imagem

Ainda falta trocar a bucha e o pino ali do liame, até na foto dá pra ver a pequena 'férias' da bucha atual. Segunda feira a peça nova chega, e aí sim eu faço o ajuste fino das marchas e posso finalmente terminar de montar o console e a coifa das marchas.

Aqui o resultado da regulagem atual:

Neutro:
Imagem

Primeira:
Imagem

Segunda:
Imagem

Ainda o curso é bemmm mais longo do que gostaria.. acho que vou sim encarar a ideia do short shifter, eu vou tentar fabricar as pecinhas.. se der certo, legal, se não ... fica pros cabos, haha

Bom.. foi um baita stress até descobrir e resolver essa questão da alavanca... mas ao mesmo tempo foi uma boa sessão de aprendizagem. Nunca havia encostado em trambulador antes, kkk

:88:

Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Robson Lott
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

Vectra A 95/96 Malagoli

por Robson Lott » 23 Jul 2016, 06:51

Esse curso tá beeeeem longo e fora da maneira q deveria mesmo, malagas... Tem algo errado aí!

Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Vectra A 95/96 Malagoli

por Arquiteto » 23 Jul 2016, 15:57

to de queixo caido ...

isto não e adaptação e montagem originaaaaaaaLL

so vc mesmo Malagoli ... muita moral

:102:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 23 Jul 2016, 20:01

Bom, hoje eu busquei e recebi mais algumas peças faltantes do sistema, e assim foi possível prosseguir com a regulagem final do trambulador e montagem de alguns acabamentos.

Primeiramente, retirei todas as peças do sistema e fiz uma limpeza completa delas. Daí fui remontando, e o trambulador ficou muito melhor depois que coloquei o guarda pó da parede corta fogo. A peça original possui um coxim, que fez toda a diferença no quesito de posição da alavanca...

Imagem

Imagem

O único problema em colocar o guarda pó e o coxim... foi a dificuldade de acesso e fixação correta das peças. Ainda bem que eu sou magrinho e meu motor ainda é 8v... se já tivesse feito o swap, com certeza não sobraria espaço pra colocar essa peça da maneira correta. Tive que literalmente me sentar no cofre do motor, rs:

Imagem

Terminando a montagem e regulagem, coloquei as peças de acabamento e terminei de fixar o console central. Tudo originalzinho, como o restante das peças:

Imagem

Guarda pó, manopla e desenho das marchas, são todos do Vectra B.

Fiz 'm'... na hora de montar o guarda pó, cortei errado a abraçadeira dele .. e quando fui recolocar, as minhas não dão tamanho. Na segunda eu ajeito isso.. mas já deu pra sair pra umas voltas e testar o sistema, está excelente... Eis como ficou a posição das marchas:

Neutro:
Imagem

Primeira:
Imagem

Segunda:
Imagem

O próprio engate está mais fácil e rápido, esse coxim da parede corta fogo realmente fez muita diferença! .. Quanto ao posicionamento, acho que isso é o melhor que vou conseguir do trambulador original do F18.

Agora só falta remontar todos os acabamentos e peças internas, tomando o mesmo cuidado que tive na hora da desmontagem... e além disso, falta lubrificar os pedais, conjunto trambulador, e ligar a luz de ré. O restante será feito na oficina, que é só a troca do diferencial... já estou com as peças que irão substituí-lo:

Imagem

Aí estão as peças principais de diferencial e velocímetro, que são os itens que precisam de substituição com urgência na caixa que montei. A relação está boa, não vou mexer em nada por em quanto.

Entre outros detalhezinhos.... consegui uma plaqueta do painel dianteiro que vai substituir a que tenho atualmente no carro. Estava bem detonada:

Imagem

Não está perfeita.. mas está bem melhor né, kkkk ... devo colocá-la só quando montar o 16v, na ocasião eu vou dar uma geral no cofre do motor.. e ela vai ajudar a compor no visual 0km que isso vai ficar daqui uns meses, espero!

No mais pessoal, compartilhando um pouco sobre o que eu aprendi em toda essa trabalheira de converter a transmissão, eu digo:

- Se quer perfeito, faça você mesmo. Ninguém teria tanto cuidado e capricho quanto o dono pra fazer uma conversão desse tipo... já devo estar acumulando umas 40 horas trabalhadas envolvendo desmontagem, montagem, regulagem, busca de peças e tudo mais.. e olha que ainda nem terminei de montar todos os acabamentos.

- Custos... sempre serão mais que o planejado, especialmente se estiver saindo à procura de peças originais e de alta qualidade. Eu já passei quase que 50% do valor planejado no começo, e ainda falta montar o Diferencial, e só Deus sabe o que mais pode aparecer, rs ... bom, do lado bom, ainda não está me custando nem 1/4 do valor de uma transmissão automática nova. Ou seja, é óbvio que compensa a conversão!

- Sempre o que é bom... pode melhorar. Estou usando o conjunto de transmissão completo e original do Vectra GSi, que mesmo sendo bom, ainda não se enquadra no meu projeto em todos os quesitos.. então eu ainda irei fazer algumas melhorias nele futuramente. Só tenho que me recuperar do baque financeiro que essa troca forçada me trouxe, rs

Assim que terminar de montar tudo, eu atualizo isso aqui novamente. Abraço pessoal, valeu!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 24 Jul 2016, 18:02

Acabei de terminar de montar o interior! .. Eu achei que ia ter mais 'forças' pra poder aproveitar o desmonte e fazer a lavagem dos bancos, porém acreditem... minhas mãos, braços e coluna já estão doendo a dias devido a tanto trabalho colocado na conversão do câmbio... Então eu deixei passar, só montei tudo no jeitinho mesmo. Fica pra próxima essa lavagem, rs

Também, hoje pela manhã, eu fiz todas as ligações elétricas envolvendo essa modificação: O Jumper no comutador de partida, que estava com a ligação provisória, foi melhorada.. porém o jumper ainda está no conector do chicote original que vem do comutador, pois não quero cortá-lo por em quanto (Estou sem termo retrátil pra fazer o acabamento) .. E no mesmo conector, fiz a ligação do interruptor de ré do câmbio manual para o sistema de luzes do carro. Depois isolei tudo muito bem, organizei e prendi os chicotes... que só voltarei a mexer no dia que trocar o cabeçote e o sistema de injeção.

Assim que levar pra trocar o diferencial eu tiro mais algumas fotos ... mas em fim, no que tange à conversão de automático pra manual... está tudo concluído!

.. nem acredito, foram semanas de trabalho pra ajeitar isso tudo, e o resultado é nada menos que perfeição, parece original do carro ... só que com um toque modernizado das peças da alavanca de Vectra B, haha

Até mais pessoal,

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Malagoli » 25 Jul 2016, 16:31

Mais alguns detalhes de ontem, quando havia terminado toda a montagem do sistema manual:

A descansa para o pedal de embreagem, que é existente no chassis do automático:
Imagem

Por onde passa o cabo de embreagem. No automático existe o furo, porém fica tapado com um tampão de borracha...:
Imagem

Até mesmo o acabamento anti poeira e acústico, que vai por baixo do painel, é compatível com a nova disposição dos pedais:
Imagem

Imagem

E uma geral já do 'cockpit' remontado.... finalmente, tudo pronto aqui dentro!
Imagem

Espero que estas fotos deixem bem claro que o trabalho foi totalmente concluído mantendo o maior nível possível de originalidade do carro, capricho e cuidado na hora de desmontar e montar todas as peças.. todos os tampões, guarda pó e mínimos detalhes de um sistema manual foram instalados na montagem... Sem absolutamente NENHUMA adaptação, o sistema manual é completamente plug n' play no chassis do Vectra automático.

Acho que isso vai desmistificar um monte de palpites de curiosos por aí, que nunca botaram a cara num processo destes, e ficam dando um monte de palpite errado né, kkk

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por cledman » 25 Jul 2016, 18:04

Memorável!!! Parece que ficou perfeito e impecável!!!!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 27 Jul 2016, 16:36

Valeu Cledson!

Bom pessoal, lembram que eu disse que o diferencial da caixa estava com 'férias'? Pois é ... olhem o estado:

(Imagens fortes, se tiver estômago fraco, saia da frente do PC, kkkk)

Imagem

Eu acho que tem dente faltando ali né!.. mas nada se compara ao pino:

Imagem

Imagem

Quem tiver folga no câmbio aí... fica esperto viu, uma vez que isso quebra, não sai nada barato o reparo... e tal folga em diferencial é um tanto comum em carros mais antigos da GM, como Monza, Kadett.. e os próprios Vectra A e Astra Belga.

Mas de todos os males.... agora sim, está tudo pronto! ... Diferencial trocado, carro todo montado... no futuro só vai faltar mais umas pecinhas novas no trambulador e pequenos ajustes, mas do jeito que deixei, já ficou excelente!

Bora partir pra recuperação financeira agora... e encarar o 16v mais pro fim do ano!

corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por corsa turbo » 28 Jul 2016, 10:59

Fala Malagoli.. Palentaria corroida é cancer dos gm's mesmo.. agora pino assim deve ter rodado com a pré carga errada por muito tempo....
Agorá é só curitr o carro né!!
Parabens pelo trampo!
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 28 Jul 2016, 11:54

Opa, agora que parei para ler tudo sobre essa conversão... Só tenho algo a dizer: Parabéns meu amigo!!! que serviço a nível profissional e bem feito pqp, realmente desmascara o mito desse povo que fala muito mas não poe a mão na massa.

Depois que tiver rodando nos passa as impressões na dirigibilidade e resposta, conte como sentiu a diferença!

Acompanharei a saga para 16v tbm!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 29 Jul 2016, 21:05

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje Fala Malagoli.. Palentaria corroida é cancer dos gm's mesmo.. agora pino assim deve ter rodado com a pré carga errada por muito tempo....
Agorá é só curitr o carro né!!
Parabens pelo trampo!

Mestre!!! Realmente, não tinha condição esse dano todo.. eu já tive folga de diferencial em Monza, mas nada nesse nível ali, kkk
Valeu, até mais!

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Opa, agora que parei para ler tudo sobre essa conversão... Só tenho algo a dizer: Parabéns meu amigo!!! que serviço a nível profissional e bem feito pqp, realmente desmascara o mito desse povo que fala muito mas não poe a mão na massa.

Depois que tiver rodando nos passa as impressões na dirigibilidade e resposta, conte como sentiu a diferença!

Acompanharei a saga para 16v tbm!

Obrigado João!

Sobre dirigibilidade e resposta... bom, dirigibilidade continua boa, o conjunto é bem confortável, mas não se compara à praticidade de um automático, rs .. realmente no lado do conforto, existe uma perda bem grande. Porém, quando se trata de 'resposta'... ahh sim, o câmbio manual é bem mais instantâneo, o carro não "pensa" em ir, ele vai! .. parece ter aliviado as rédeas desse velho C20NE, o carro ficou muito mais esperto em qualquer situação, seja arrancada, retomada.. gostava do automático, mas não me arrependo nada de ter passado ele pra manual.. ainda mais considerando o veneninho que vem por aí, rs

Abraço!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 29 Jul 2016, 21:16

Depois da saga durante esta quinzena quanto à conversão da transmissão ... foi um dia de fechar todo o trabalho com chave de ouro, dando aquele trato no VCD!

Meu primo Ralff, da Carvalho Detail (Super recomendado, profissional de primeira!) fez a cristalização do meu carro em Abril de 2015. De lá pra cá, ele vem fazendo algumas 'revisões' no trabalho a cada 2 meses, com lavagem em banho de espuma, descontaminação com clay e proteção com cera. Hoje foi dia desse trampo todo de novo..

Algumas fotos na 'clínica' do mestre, haha:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Carro preto não é fácil de manter em dia... qualquer descuido na lavagem marca a pintura... mas quando agente consegue, mesmo com toda a dificuldade, nada é mais gratificante que ver o carro reluzente, liso e como novo à luz do sol. Ainda mais quando se trata de um 'senhor' de idade já com seus quase 22 anos de uso, kkk

A pintura ainda vai receber alguns retoques no futuro, mas quando estiver tudo 100%, agente lacra na vitrificação.. aí sim, dura pra mais alguns anos, haha

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por cledman » 29 Jul 2016, 22:47

WOW!
Ficou um espelho!
Realmente o trabalho do cara é de primeira hein?
Carro cada dia mais novo! hehe

Caardoso
GL Member
GL Member
Nome Completo: Rodrigo Cardoso
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Caardoso » 31 Jul 2016, 16:34

Sinceramente ainda não vi outro caso de tanto zelo com seu carro, parabéns, isso é para poucos! Cuidar de um carro da bastante trabalho e toma muito tempo de nós, as vezes tempo que nem temos mas o resultado é recompensador! Mais uma vez, parabéns!!
Branco Mahler

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 31 Jul 2016, 20:29

Obrigado pessoal! ..
Realmente, não é moleza não... mas o velhinho sempre responde bem aos tratos, então a disposição em dar, não falta, kk

Valeu!

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 31 Jul 2016, 23:48

caramba babei nestas fotos e nos reflexos

:38:

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 01 Ago 2016, 00:16

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje caramba babei nestas fotos e nos reflexos

:38:

X2, eu que o diga, já tive um Astra preto, dá trabalho, e muito mesmo, termina de lavar já tá sujando, qualquer marquinha de dedo fica na lataria, tem que ter coragem para ter um carro preto, a lavagem então era um procedimento cirurgico, kkkk...

Malagoli, sobre o restante, transformação e afins, sinceramente, não tenho palavras para descrever, só tenho uma coisa agora na cabeça, tu é um cabra macho mesmo, meu novo ídolo, e outra, que Vectra A maravilhoso !!!

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 01 Ago 2016, 11:57

:40:

Obrigado Leo, Janderson... Realmente, essa questão de manter carro preto limpo é complicado, fora os risquinhos que hora ou outra aparecem do nada e que me deixam doido, kkk .. nessas horas realmente bate uma saudade da cor dos carros Prata que tive, rs

Sobre os Up's, eu venho fazendo o máximo que dá com a verba e tempo que tenho disponível, mas nunca com pressa, primeiro pois o custo de qualquer modificação é alto, e o próprio processo não é tão simples. Essa saga do cabeçote já vem desde Dezembro, aos pouquinhos fui trabalhando cada peça, estudando cada detalhe.. espero que ainda este ano eu consiga montar tudo isso. Boa parte já foi, mas o pior ainda está por vir, kk

Abraço, valeu!

459 mensagens