DionVieira escreveu:Fuente del Mensaje Marcos, você perguntou via MP mas preferi responder aqui para podermos compartilhar informações. As duas perguntas tem uma resposta que é, depende de quanta definição você quer.
É consenso que se você quer alta definição tem de ter no mínimo a mesma potência do módulo para os alto falante, mas se você quiser um som realmente definido deverá usar o dobro da potência, ou seja, se seu kit 2 vias tem 60 watts, o ideal é que seja alimentado com 120 watts, isso garante controle total do cone e temperatura ideal de trabalho (lembre-se, sempre executando cortes de frequência e nunca deixando passar distorção) se não souber regular e não quiser se arriscar use a mesma potência do alto falante.
Ainda sobre módulo, não se esqueça de ponderar outros parâmetros como THD (distorção total harmônica), em módulos de alta definição isso deve ser <=0,1% e o "S/N" (relação sinal ruído) que deve ser o mais alto possível, acima de 90db está de bom tamanho.
Agora sobre RCA do player, você perguntou se faz diferença ter 2 ou 3. Faz, faz muita diferença. Primeiro, quando se tem uma saída dedicada para o subwoofer você tem total controle sobre ele e direto no player, regular na saída do sinal é sempre melhor, aparelhos com saída para subwoofer possuem no mínimo um seletor de corte passa baixo e um ganho de subwoofer, além de inverter a polaridade (caso use o subwoofer invertido). Segundo, se o player tem apenas 2 saídas então ele não é preparado para sistemas de som avançado, com certeza ele terá muito menos configuração que o de 3 saídas, como equalizador de várias bandas, filtro passa alta, atraso de palco, etc. Terceiro, esse é muito importante, se ele não é preparado para som então a corrente de saída será padrão 2 volts, não é ruim, não chega a perder definição, mas se vc tiver que ligar a saída do subwoofer junto com outra, como a saída traseira, então será dividido 1 volt pra cada e para compensar terá que dar mais ganho no módulo e aí vai distorção e onda quadrada pro falante, estragando o som e podendo danificar os alto falantes. Se quer qualidade mesmo e usar subwoofer, frente e traseira, compre um player de 3 saídas, se possível compre com 3 volts ou 4 volts, com isso você reduz o ganho do módulo (fator multiplicação que multiplica o som mas também multiplica o ruído, então quanto menos precisar multiplicar, menos ruído terá) alguns players da Alpine chegam a 6 volts.
Resumindo:
Módulo no mínimo a mesma potência mas se possível o dobro, verificar THD e S/N para módulos de alta definição.
Player para som de alta definição, sempre com 3 saídas e se possível, com saída RCA de alta voltagem.
Desculpe o textão amigo, mas gosto de explicar com detalhes, vlw.
Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Pra galera saber o que eu perguntei...
Pra substituir o subwoofer original que vinha nele, como já tinha dito, comprei um JBL 8" Selenium 8PX - 100 Watts RMS.
Para ligar esse sub, o kit de 2 vias nas porta dianteiras (talvez 3, ainda estou negociando com minha consciência e como meu bolso), e um par de coaxiais nas porta traseiras, eu vou precisar de um módulo, certo? Como eu calculo a potência ideal desse módulo?
Agora , eu queria trocar o som. Não aguento mais ligar meu celular no som do carro pela AUX e nem ficar selecionando pasta em pen drive. Prefiro o Bluettooth e Spotify usando meu celular.
No caso, eu preciso de um som com 3 pares de saída RCA ou um com 2 já resolve minha vida? Eu andei perguntando para alguns amigos, e eles disseram que 3 pares seria o ideal, pq aí vc liga cada par de altos falantes e o sub em individualmente em cada par de saída RCA. Isso realmente faz alguma diferença?
No mais, desde já agradeço sua atenção.