Bom, vamos lá..... últimas novidades acerca da reforma de interior do Vectra;
No final de semana passado eu 'ataquei' o carro com o intuito de finalizar de uma vez por todas, os acabamentos do painel e das colunas dianteiras.
A régua do difusor de ar do painel tinha uns riscos e marcas de chave de fenda, causados por algum dos ex-proprietários, que sempre me incomodou. Pequenos detalhes, mas que ficam na cara. Também tinha que re-fixar as telinhas dos tweeters, que haviam sido coladas com cola contato (Cola de Sapateiro, etc), em algum ponto da vida do carro .. (Amiguinho Robson Lott, foi você? hahaha) .. estavam bem fixas no lugar, porém a cola amarelada saltando das bordas delas sempre me deixaram com a pulga atrás da orelha. E pra completar o "pacote", os acabamentos da coluna A tinham sido recobertos com um tecido que mais parecia com as minhas velhas meias de escola, também pelo ex dono, a quase quatro anos atrás .. (Foi mal Robson! kkk)
Me desculpem a falta de imagens desse dia. Eu normalmente saio fotografando estes pequenos processos, mas eu acho que estava tão preocupado em não quebrar estas peças, que deixei as fotos de lado. Todos os itens que encostei neste dia são verdadeiras relíquias entre os proprietários de Vectra A. Mas aí vão umas 'gerais' daquele dia:


E este tecido 'saltando' as bordas da régua? Não dava pra aturar também né, rs ..

Tudo isso foi refeito no maior capricho possível, usando um tecido mais fino e mais apropriado, tanto para as colunas quanto esta borda da régua (Funciona como um anti-ruído, então era importante encapar novamente). Também fiz um reforço nas presilhas dos acabamentos da coluna A com uma fina camada de fibra de vidro, pois alguns encaixes estavam se esfarelando, literalmente.
Finalizando essa etapa envolvendo o painel ali .. o próximo processo é um tanto mais trabalhoso, e ainda está em andamento.
Primeiramente, obrigado Leandro (Corsa Turbo), por fornecer as peças e pelo grande apoio no que venho fazendo no Vectra. Sem a sua ajuda rapaz, já disse e repito, nada disso estaria saindo do papel.

Na Segunda Feira, o Leandro me passou os bancos do Vectra CD 1997 que ele está desmanchando. Eu vinha projetando isto já a alguns meses, mas esse conjunto de bancos é outra coisa que simplesmente 'caiu do nada' neste momento. Veio em boa hora, pois como estou reformando os forros de porta, já posso aproveitar para igualar a forração. Porém...... colocar bancos de Vectra B em Vectra A não é tarefa das mais fáceis, saga que pode ser acompanhada abaixo.
Os bancos estavam em boas condições, mas precisam de cuidados.. tanto em limpeza, quando reparos em acabamentos, tecido e espuma. Essa parte cosmética será a última etapa, já que antes eu tenho que desenvolver uma solução para colocar a estrutura dos bancos no Vectra. Já os desmontei e estou preparando tudo para uma bela geral, em quanto trabalho na estrutura dos bancos:

O traseiro vai ficar esperando sua hora.. primeiro é solucionar a montagem dos dianteiros, rs:

Bom... como não posso parar o carro durante a semana, eu aproveitei minhas brechas para ir mexendo no banco dianteiro do lado do passageiro. Ele é diferente do lado do motorista, devido ao mecanismo de regulagem de altura, então boa parte do processo deste lado não será igual, no outro... o que pode atrasar mais um pouco todo o processo, rs...
Pra entenderem, vamos colocar por partes: Bancos de carros são separados em 2 partes estruturais: "Sub Frame", onde ficam os trilhos e cinto de segurança, e Base do Assento, onde ficam assento, encosto e ajustes ergonômicos.
No Vectra A e similares (Monza, Kadett, Corsa B..) .. Os bancos são montados em peças separadas. O trilho é fixado por 4 parafusos angulares no assoalho, e a base do assento é fixado ao trilho por 4 parafusos horizontais, um em cada extremidade do assento.
Diferente do Vectra A, no Vectra B, todo o mecanismo faz parte de um único conjunto, onde a base do assento é fixada por rebites nas guias do trilho. Pra 'piorar', o sistema usa cintos de segurança com pré-tensionadores, logo, o conjunto é muito mais robusto que o padrão antigo. São pelo menos 10 rebites enormes em cada assento, contra 4 simples parafusos do sistema antigo. Que evolução em segurança separa uma geração de Vectra pra outra... perceberam?
A primeira parte então... foi "limpar" todo este sistema mega-parrudo das bases de assento do Vectra B. Não é apropriado adaptá-los no Vectra A, uma vez que tal modificação demandaria mudanças drásticas no assoalho do carro. "Sem chances!".
Primeira parte sai facinho. São a porção inferior dos trilhos do Vectra B, quais são fixados no assoalho por 4 parafusos verticais:

Trilhos removidos, eles revelam a quantidade de rebites que fixam a estrutura inferior na base do assento:

Aí começa a árdua tarefa de desbastá-los e separá-los da base:



Sofridos minutos, muito barulho e limalhas depois... os "sub frames" do Vectra A, ao lado do Vectra B:

Nesta foto eu já havia removido o sistema de pré-tensionador da trava do cinto. Na verdade foi o primeiro componente que separei da estrutura, não queria passar pelo risco de detoná-lo no processo! ..
Próxima parte, é "limpar" a base do assento para abrir espaço para o sistema de trilhos do Vectra A. Parte de cima na foto já cortada, e finalizando o corte da parte inferior:


Tudo limpo:

Lembrar que uma coisa é disco de desbaste, outra coisa é disco de corte. Baita sistema de abrasivos, no fim das contas foi moleza cortar tanto aço.. esse montinho ali atrás é limalha tirada só deste lado do banco, rs

Depois de muito medir e planejar, cheguei na melhor solução para a montagem dos trilhos. Essa hora é crucial para o resultado do projeto, deve-se calcular altura e inclinação do assento, além de conseguir posicionar tudo num espaço que permita o uso dos ajustes e fixação adequada tanto do assento, quando do cinto. Com segurança não se brinca!

E aqui o resultado depois de dois dias de luta pra conseguir montar o banco do passageiro no carro:


Lembrando que eu não estou realizando nem o mínimo furinho no meu carro para colocá-los. É prioridade número 1 manter a estrutura deste carro sempre original, não furo, não corto... só encaro processos que possam ser revertidos. No caso dos bancos, eu praticamente estou fabricando um novo sub-frame para os bancos dianteiros, limitando a alteração somente aos bancos em si.
Amanhã devo dar início às medições do banco do motorista (Vai ser mais trabalhoso, por causa da regulagem de altura, rs..) .. mas creio que até o final do fim de semana, eu consiga colocar todos os bancos no carro. Já a parte de tapeçaria deles (Capas e Espumas) .. bom, sem pressa! O dia que estiver tudo novinho e limpinho, eu instalo definitivamente no carro. E aí só vão faltar os forros de porta... e o tão sonhado volante de Calibra, que já está com a 'pele' novinha em couro e estrutura também reformada, haha ..
Abraço pessoal.. até mais, e desculpem o post longo. Não tinha como ser resumido..... e olha que ainda não tá nem no começo dessa brincadeira aí, rs
.png)