O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 95/96 - Malagoli
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

459 mensagens
corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Vectra CD 95/96 - Malagoli

por corsa turbo » 24 Ago 2016, 10:20

ooo Malagoli. voce e suas artes hein...
até sabado ta no jeito as outras peças...
E novamente parabens pelo empenho e projetos
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rafael Malagoli
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Malagoli » 27 Ago 2016, 12:50

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje ooo Malagoli. voce e suas artes hein...
até sabado ta no jeito as outras peças...
E novamente parabens pelo empenho e projetos

:40:

Obrigado Leandro! ... É, além de peça ... tem muita mão de obra envolvida. Trocar o interior do carro praticamente por completo não é moleza, ainda mais se tratando de peças 'cambiadas' entre Vectra A e Vectra B, nos quais o assoalho é completamente diferente dos pontos que vão desde a fixação dos bancos dianteiros às 'garrinhas' na parede do tanque, onde ficam os suportes inferiores do banco traseiro.

Moleza não vai ser, mas com certeza fica bom... e melhor ainda quando toda a tapeçaria do carro estiver pronta. Não anda fácil ajeitar os forros de porta, infelizmente a máquina de costura da minha mãe não está colaborando.. toda hora os ajustes de ponto saem fora. Estou vendo na capotaria de um conhecido pra ver se pelo menos as costuras podem ser feitas lá.

Outro problema é com relação ao tecido.. Só encontrei em São Paulo, rodei BH inteira atrás e não encontrei absolutamente nada. Daí antes de fechar o pedido e pedir o pessoal lá de Santo André pra despachar, vou incomodar alguns amigos paulistas aqui do clube para que confirmem pra mim se é mesmo tecido que preciso, antes de acertar a compra, rs ...

Ou seja, pepino, pepino, pepino. Mas uma coisa eu garanto: Se der tudo certo.... vai ficar LINDO isso aqui, :11:

:88:

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ju_Bueno » 30 Ago 2016, 11:22

Malagoli escreveu:Fuente del Mensaje
E também comprei os tecidos que estou usando no procedimento. O Courvin preto, comprei o suficiente pra fazer o carro todo... estou aproveitando o processo para trocar a cor dos forros de porta do meu carro, qual nunca me agradaram muito (O painel é preto e os forros são azulados, vai entender, kkk) .. Já esse tecido cinza, comprei bem pouco, só pra fazer alguns testes e treinamento de costura, kkk

Imagem

Malagoli, não sei se vc observou na minha garagem, mas na já na 1ª pg tirei fotos dos forros do meu carro. O serviço feito foi o seguinte:
foi feito uma placa de eucatex (eu acho - tipo aqueles de fundo de guarda-roupas) no mesmo molde desse tecido cinza aí da foto, revestido no mesmo material do banco (que no meu caso é courvin) e parafusado nessa área
central do forro. Achei uma solução bem interessante e com acabamento bonito.
Embora não seja totalmente visual original, dá um acabamento bem interessante. É claro que, se vc conseguir fazer uma costura bonita como está tentando, vai ficar lindo. Caso não consiga, acho que é uma opção a considerar, ainda mais se vc conseguir o tecido padrão da bancada.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 31 Ago 2016, 19:47

Juliano, eu cheguei a ver o acabamento no seu carro, e muitos e muitos outros seguindo o mesmo 'padrão' (Não só em Vectra A, mas muita gente arruma os forros de Monza e Omega desta forma também, colocando o tecido em uma placa separada do restante do forro) ...

Porém é justamente este acabamento que eu não quero nem passar perto, e por tentar evitá-lo, que estou tendo uma trabalheira que não dá pra explicar. Eu quero por A + B manter o acabamento com costura, pois ao meu ver, a costura em si faz parte do conjunto da peça.

Sei que é complicado, sei que quase ninguém leva essa ideia a sério.. não foi a toa que tanta gente 'bateu a porta' na minha cara quando fui procurar por serviço assim. Lado bom da coisa é que eu pude desenvolver melhor a minha ideia, e não há capricho maior para resolver as coisas que com as mãos do próprio dono, rs

Veremos como isso se desenrola.. em último caso, eu terei que bolar outra saída.

Abraço, obrigado!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 31 Ago 2016, 21:12

Bom, vamos lá..... últimas novidades acerca da reforma de interior do Vectra;

No final de semana passado eu 'ataquei' o carro com o intuito de finalizar de uma vez por todas, os acabamentos do painel e das colunas dianteiras.

A régua do difusor de ar do painel tinha uns riscos e marcas de chave de fenda, causados por algum dos ex-proprietários, que sempre me incomodou. Pequenos detalhes, mas que ficam na cara. Também tinha que re-fixar as telinhas dos tweeters, que haviam sido coladas com cola contato (Cola de Sapateiro, etc), em algum ponto da vida do carro .. (Amiguinho Robson Lott, foi você? hahaha) .. estavam bem fixas no lugar, porém a cola amarelada saltando das bordas delas sempre me deixaram com a pulga atrás da orelha. E pra completar o "pacote", os acabamentos da coluna A tinham sido recobertos com um tecido que mais parecia com as minhas velhas meias de escola, também pelo ex dono, a quase quatro anos atrás .. (Foi mal Robson! kkk)

Me desculpem a falta de imagens desse dia. Eu normalmente saio fotografando estes pequenos processos, mas eu acho que estava tão preocupado em não quebrar estas peças, que deixei as fotos de lado. Todos os itens que encostei neste dia são verdadeiras relíquias entre os proprietários de Vectra A. Mas aí vão umas 'gerais' daquele dia:

Imagem

Imagem

E este tecido 'saltando' as bordas da régua? Não dava pra aturar também né, rs ..

Imagem

Tudo isso foi refeito no maior capricho possível, usando um tecido mais fino e mais apropriado, tanto para as colunas quanto esta borda da régua (Funciona como um anti-ruído, então era importante encapar novamente). Também fiz um reforço nas presilhas dos acabamentos da coluna A com uma fina camada de fibra de vidro, pois alguns encaixes estavam se esfarelando, literalmente.

Finalizando essa etapa envolvendo o painel ali .. o próximo processo é um tanto mais trabalhoso, e ainda está em andamento.

Primeiramente, obrigado Leandro (Corsa Turbo), por fornecer as peças e pelo grande apoio no que venho fazendo no Vectra. Sem a sua ajuda rapaz, já disse e repito, nada disso estaria saindo do papel.

Imagem

Na Segunda Feira, o Leandro me passou os bancos do Vectra CD 1997 que ele está desmanchando. Eu vinha projetando isto já a alguns meses, mas esse conjunto de bancos é outra coisa que simplesmente 'caiu do nada' neste momento. Veio em boa hora, pois como estou reformando os forros de porta, já posso aproveitar para igualar a forração. Porém...... colocar bancos de Vectra B em Vectra A não é tarefa das mais fáceis, saga que pode ser acompanhada abaixo.

Os bancos estavam em boas condições, mas precisam de cuidados.. tanto em limpeza, quando reparos em acabamentos, tecido e espuma. Essa parte cosmética será a última etapa, já que antes eu tenho que desenvolver uma solução para colocar a estrutura dos bancos no Vectra. Já os desmontei e estou preparando tudo para uma bela geral, em quanto trabalho na estrutura dos bancos:

Imagem

O traseiro vai ficar esperando sua hora.. primeiro é solucionar a montagem dos dianteiros, rs:

Imagem

Bom... como não posso parar o carro durante a semana, eu aproveitei minhas brechas para ir mexendo no banco dianteiro do lado do passageiro. Ele é diferente do lado do motorista, devido ao mecanismo de regulagem de altura, então boa parte do processo deste lado não será igual, no outro... o que pode atrasar mais um pouco todo o processo, rs...

Pra entenderem, vamos colocar por partes: Bancos de carros são separados em 2 partes estruturais: "Sub Frame", onde ficam os trilhos e cinto de segurança, e Base do Assento, onde ficam assento, encosto e ajustes ergonômicos.

No Vectra A e similares (Monza, Kadett, Corsa B..) .. Os bancos são montados em peças separadas. O trilho é fixado por 4 parafusos angulares no assoalho, e a base do assento é fixado ao trilho por 4 parafusos horizontais, um em cada extremidade do assento.

Diferente do Vectra A, no Vectra B, todo o mecanismo faz parte de um único conjunto, onde a base do assento é fixada por rebites nas guias do trilho. Pra 'piorar', o sistema usa cintos de segurança com pré-tensionadores, logo, o conjunto é muito mais robusto que o padrão antigo. São pelo menos 10 rebites enormes em cada assento, contra 4 simples parafusos do sistema antigo. Que evolução em segurança separa uma geração de Vectra pra outra... perceberam?

A primeira parte então... foi "limpar" todo este sistema mega-parrudo das bases de assento do Vectra B. Não é apropriado adaptá-los no Vectra A, uma vez que tal modificação demandaria mudanças drásticas no assoalho do carro. "Sem chances!".

Primeira parte sai facinho. São a porção inferior dos trilhos do Vectra B, quais são fixados no assoalho por 4 parafusos verticais:

Imagem

Trilhos removidos, eles revelam a quantidade de rebites que fixam a estrutura inferior na base do assento:

Imagem

Aí começa a árdua tarefa de desbastá-los e separá-los da base:

Imagem

Imagem

Imagem

Sofridos minutos, muito barulho e limalhas depois... os "sub frames" do Vectra A, ao lado do Vectra B:

Imagem

Nesta foto eu já havia removido o sistema de pré-tensionador da trava do cinto. Na verdade foi o primeiro componente que separei da estrutura, não queria passar pelo risco de detoná-lo no processo! ..

Próxima parte, é "limpar" a base do assento para abrir espaço para o sistema de trilhos do Vectra A. Parte de cima na foto já cortada, e finalizando o corte da parte inferior:

Imagem

Imagem

Tudo limpo:

Imagem

Lembrar que uma coisa é disco de desbaste, outra coisa é disco de corte. Baita sistema de abrasivos, no fim das contas foi moleza cortar tanto aço.. esse montinho ali atrás é limalha tirada só deste lado do banco, rs

Imagem

Depois de muito medir e planejar, cheguei na melhor solução para a montagem dos trilhos. Essa hora é crucial para o resultado do projeto, deve-se calcular altura e inclinação do assento, além de conseguir posicionar tudo num espaço que permita o uso dos ajustes e fixação adequada tanto do assento, quando do cinto. Com segurança não se brinca!

Imagem

E aqui o resultado depois de dois dias de luta pra conseguir montar o banco do passageiro no carro:

Imagem

Imagem

Lembrando que eu não estou realizando nem o mínimo furinho no meu carro para colocá-los. É prioridade número 1 manter a estrutura deste carro sempre original, não furo, não corto... só encaro processos que possam ser revertidos. No caso dos bancos, eu praticamente estou fabricando um novo sub-frame para os bancos dianteiros, limitando a alteração somente aos bancos em si.

Amanhã devo dar início às medições do banco do motorista (Vai ser mais trabalhoso, por causa da regulagem de altura, rs..) .. mas creio que até o final do fim de semana, eu consiga colocar todos os bancos no carro. Já a parte de tapeçaria deles (Capas e Espumas) .. bom, sem pressa! O dia que estiver tudo novinho e limpinho, eu instalo definitivamente no carro. E aí só vão faltar os forros de porta... e o tão sonhado volante de Calibra, que já está com a 'pele' novinha em couro e estrutura também reformada, haha ..

Abraço pessoal.. até mais, e desculpem o post longo. Não tinha como ser resumido..... e olha que ainda não tá nem no começo dessa brincadeira aí, rs

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por cledman » 31 Ago 2016, 21:35

Cara... faça sempre posts novos heheh

Curto demais acompanhar!

Os bancos traseiros estão bem legais olhando a foto!

E o volante? Ficou show?

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 01 Set 2016, 14:21

Cledson, sempre que dá tempo eu posto sim.... mas nem tudo que faço no carro consigo postar, até mesmo pq tem coisas que faço correndo por conta de estar na brecha de algum compromisso importante, como por exemplo, a troca da bucha do varão / trambulador, e a troca na haste do trambulador .. foram procedimentos consideravelmente simples perto do restante do trabalho na transmissão, que nem dei muita importância em detalhar o processo, rs

Sobre o interior do carro, mesma coisa... pequenos detalhes eu não vou poder detalhar, afinal, é muito trabalho (Muito mesmo!), pra detalhar tudo por texto e fotos.. é o tipo de coisa que só horas de vídeo e uma boa edição conseguiriam repassar a maior parte das informações.... mas prometo dar ênfase nas partes mais importantes sim, até mesmo pq isso entra para o registro de projetos do carrão, e pode ajudar outras pessoas que um dia queiram fazer algo similar.

Quanto ao volante .. eu ainda não o vi! .. A estrutura dele eu mesmo arrumei em casa, mas daí somente fiz o "template" para a forração de couro, mas por problemas com a máquina aqui de casa, enviei o volante, o tecido e o template para a capotaria de um amigo do meu pai. Na Terça Feira ele ligou dizendo que "Vai ficar perfeito! Assim que liberar aqui eu faço ele pra você." ... e ontem à noite ele já disse estar pronto e ter ficado muito bom, mas eu ainda não tive tempo de buscar, rs .. continua na expectativa até pra mim mesmo.

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por cledman » 01 Set 2016, 16:50

Malagoli..
Ficou muito bom esse trabalho ae naquela "régua".
Agora.. isso do banco tem que ser bem projetado mesmo, afinal, envolve principalmente a segurança do passageiro.
Me tira uma dúvida? O banco traseiro original do Vectra A também tem apoio de braço né? Parece que deu pra ver ali na foto.

Pena que essas espumas são mais raras de achar.
Eu outro dia olhei pro meu corsa, apenas por curiosidade e achei preços de 79 reais a coisa de mais de 200.

E no caso dos bancos, você vai soldar ae estrutura nova no banco e parafusar na estrutura original?
Outra dúvida: Em termos de largura ou altura... muda muita coisa?

Sobre as postagens: Tranquilo! É que curto muito ver esses projetos!
Massa! Quero ver o volante hehe

Eu vi um calibra aqui ontem na rua. Um branco. Com o teto solar aberto!
Realmente fica matador.. muito massa!
O ruim é que ele tava com as lanternas traseiras trocadas por umas bem xuning. Que pecado!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 01 Set 2016, 22:48

Cledson,

O banco traseiro tem encosto central sim, desde os Monza.. mas o padrão é bem diferente entre o modelo antigo e o novo, principalmente o traseiro. Depois que desmontar eu posto fotos detalhadas deles lado a lado.

Sobre as estruturas, todo o trabalho que fiz até o momento, não levou solda. Eu estou fazendo tudo usando chapa, porcas e arruelas tão largas que mais se parecem com espaçadores, rs ... mas esta é somente uma fase provisória, pois assim que tudo estiver ajustado, alinhado e em pleno funcionamento, eu tiro novamente os bancos para soldar estas peças que fiz de forma definitiva no local, e só aí fazer a pintura que dá o acabamento final na estrutura dos bancos. Amanhã eu tento detalhar isso direitinho, pois já cheguei nesta etapa da solda.

O processo que bolei é uma 'cópia' do sistema original. Toda a estrutura dos bancos originais tem vários espaçadores e roscas nos pontos de fixação, todos eles reforçados com soldas e rebites. Eu estou fazendo o mesmo, mas toda a solda e modificação se limita à base dos assentos... os trilhos permanecem completamente originais, assim como a fixação no assoalho.

Sobre lanternas diferentes das originais em Calibra, eu não sei por que o pessoal coloca aquilo.. ou é por que não tem dinheiro pra colocar originais, ou é por que tem mal gosto mesmo, kkk

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 01 Set 2016, 23:37

Vamos lá, mais algumas partes do projeto de interior realizada hoje...

Ontem eu tinha ido dormir com uma missão terminada, a de colocar o banco dianteiro direito... isso significou pra mim uma coisa bem importante: A capacidade de fazer acontecer, rs .. pois bem, eu não sabia que o pior ainda vinha pela frente.

Eu sempre tive a consciência de que o banco do motorista seria o mais problemático. Eis os motivos:

1 - Estrutura e Trilhos completamente diferentes, como no banco do carona..
2 - Mecanismo da regulagem de altura do banco, completamente diferente do Vectra A
3 - Necessidade de manter o mecanismo de regulagem do Vectra B, por causa de acabamento externo do banco
4 - Necessidade de "Mesclar" os mecanismos de regulagem de altura do Vectra B e regulagem de profundidade do Vectra A .. algo nunca imaginado pela montadora né?

Bom, com isso tudo em mente... eu comecei o dia tirando o banco original do motorista de dentro do carro, virando-o de cabeça para baixo, e colocando-o ao lado do banco do motorista de Vectra B, que também já estava de cabeça pra baixo. Fiquei analisando minuciosamente cada milímetro do problema a ser enfrentado, papel na mão, caneta na mão, e fita métrica para medir e anotar qualquer observação importante. Quando tudo estava esquematizado, ataquei o banco do Vectra B:

Imagem

O plano foi o seguinte: Soltar todo o sistema de trilho e cinto de segurança do assento, mantendo somente o mecanismo de regulagem de altura inalterado.

Pra fazer isso, o processo foi bem semelhante ao banco do passageiro... diferente do Vectra A, onde toda a estrutura dos bancos é fixada por parafusos, no Vectra B os bancos tem a estrutura fixada por rebites mais largos que parafusos.... logo, segue o processo de livrá-los das partes que eu precisava reaproveitar. 4 pontos, um em cada canto, separava o trilho do mecanismo de regulagem de altura. Felizmente o mecanismo do cinto estava travado em um destes pontos, então foi tirar um pra soltar os dois, o cinto e o trilho, rs

Imagem

Nota que estes pontos de fixação serão reutilizados... logo, não tirei material das peças para não correr o risco de fragilizá-las... somente desbastei o necessário para efetuar a remoção dos rebites. Os 4 pontos, em detalhe:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Feito isso.. foi só dar uma alavancada em cada ponto, que a estrutura se desprendeu completamente do regulador de altura:

Imagem

Imagem

Do outro lado da brincadeira.. no banco de Vectra A, o processo, como mencionei.. é muito mais simples. Somente 4 parafusos fixam a estrutura inferior do assento:

Imagem

Imagem

Mas o problema aqui era outro... isolar o sistema de regulagem de altura, deixando somente a regulagem de profundidade (E consequentemente, trilhos).

Comecei desmembrando as partes... e trombei com uma grata surpresa! .. A empresa por trás da regulagem de altura dos bancos de Vectra A, é nada menos que a nossa digníssima Recaro! ..

Imagem

Imagem

Bom, feito isso... eu tive que isolar o sistema de regulagem de altura do trilho. No caso deste mecanismo da Recaro, ele é um mero 'parasita' no trilho, mais ou menos como a base do cinto de segurança. Ele fica preso no trilho através de 3 pontos de solda (Tack weld), que com uma breve esmerilhada, bem em cima destes pontos, tornou possível a remoção do conjunto, preservando as peças originais, tanto o regulador de altura, quanto o trilho.

Passado todo o processo de 'limpeza' das peças ... minha régua, caneta, trena e pedaços de chapa entrou em ação novamente, para bolar os adaptadores necessários. Algumas (muitas) horas de trabalho depois.... finalmente consegui instalá-los no carro, com todos os sistemas de regulagem de profundidade (Vectra A) e regulagem de altura (Vectra B) em pleno funcionamento!

Imagem

> Sobre os adaptadores que eu fiz, assim que levar pra soldá-los e fazer o acabamento final, eu tiro fotos e explico mais detalhadamente;

... feito essa parte de estrutura dos bancos dianteiro .. eu tinha que partir pra lavagem dos tecidos né? Isso é um processo que deve levar em torno de 2 a 3 dias até estarem secos, então já era hora de terminar de separá-los das espumas e deixar de molho na água com sabão em pó.. e amaciante, haha

Singela imagem exatamente da hora que terminei de soltar o tecido do banco traseiro... e destas malditas argolinhas. É um parto tirar isso!

Imagem

Só de colocar as capas de molho.. dá pra ver a sujeira na cor da água. E olha que nem comecei a esfregar ainda, vão ficar de molho assim até amanhã:

Imagem

Imagem

Por hoje é "só".... :11:

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por cledman » 01 Set 2016, 23:49

Imagem

Cara... sensacional!
E ow.. vc fez isso tudo ae "no olho"?
Digo.. anotando, medindo, fita métrica e tal?

Que isso! Show demais!
Quer dizer então que o banco regula tanto na altura quanto na profundidade?

E cara.. me corrija se eu estiver errado?
Eu acho que tem uma foto ae que parece que tem o fio com plug que sai do encaixe do cinto de segurança...
Essa aqui:
Imagem

Aquilo ali deve ser pra indicar no painel se o cinto está afivelado né? Bem ali no tensionador.
Teria como fazer isso funcionar? Digo.. Vc sabe se o painel do Vectra A tem isso?
Se já tem isso funcionando, desculpe a ignorância!

É tranquilo para tirar as capas do banco? Eu tenho vontade de fazer isso também!

E esse trilho ae da recaro hein? Pro c vê que as coisas naquela época eram de outra qualidade né?

Só mais uma dúvida: Vc comentou sobre a diferença da estrutura dos bancos e tal. Como é a questão da regulagem da altura do Vectra A e do B ?
Digo.. não sei como é no Vectra, mas no Corsa B, é uma manivelinha que vc roda (me parece ser igual de uma foto que vi ae) e no Corsa C é uma alavanca que vc puxa e vc acerta a altura.

Abraços e parabéns mais uma vez... eu ainda preciso ver esse carro um dia hehe.

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 02 Set 2016, 00:34

Cledson,

Sim, é tudo feito no 'punho'. Certas coisas não vem com manual de instruções.... essa 'aventura' é uma delas, haha

Ajuste de profundidade.. todo banco de carro de produção tem... normal... puxa alavanca, vai pra frente... vai pra trás, rs... e no caso do Vectra A, como em muiiiitos outros GM's modernos, também tem o ajuste de altura no banco do motorista.

Sobre o chicote que tem saindo do mecanismo de cinto de segurança, no trilho do Vectra B: Aquilo é do pré-tensionador do sistema de AirBag... ele provavelmente recebe o sinal da central do airbag pra fazer o mecanismo travar quando o Airbag dispara (Esse tubo com um adesivo amarelo anexado ao cinto é o pré-tensionador, e está escrito nele sobre 'conter carga explosiva', rs). Já sobre a luz do cinto de segurança... Vectra B até onde eu me lembre, pelo menos de 96 a 99, não tinha nada disso ainda... não tenho certeza, mas se tiver, pode ser sim que esse chicote ali tenha uma função dupla. Sobre esse recurso existir no Vectra A, negativo.. nem de longe, rs

Sobre tirar as capas de banco... é tranquilo tirar, um pouco trabalhoso por que tem que desmontar o banco e depois soltar as argolinhas que prendem o tecido na espuma, o que é um pé no saco.. e depois na montagem, tem que refazer todo o processo inverso com bastante cuidado.. então toma tempo, mas se fizer com cuidado, é um processo bem fácil no geral. Vale a pena.... mais sobre isso, eu postei lá no Corsa Clube uma vez, o processo detalhado de lavagem dos bancos do meu Ex-Corsa Wagon GLS... entra lá pra conferir: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... &start=130 ... Inicia na página 14, e muitos detalhes e instruções na página 15. Aliás, esse tópico todo tem um monte de coisa que fiz nesse Corsa Wagon.. praticamente ressuscitei o carrinho na época! O que aprendi e sei fazer hoje no VA, é fruto de diversos experimentos nesse Corsa, haha

Sobre as regulagens de altura do banco... Vectra A = Corsa B ... Vectra B = Corsa C. Provavelmente tem alguma diferença nos bancos, mas o mecanismo é bem semelhante. Na verdade a GM usou o mesmo padrão de assoalho nestas fases dos carros baseados em projeto Opel, e a grande mudança veio junto do Vectra B e do Corsa C... por isso a coincidência com os mecanismos e regulagem dos bancos (Que é consequência do assoalho novo).

Abraço!

Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Robson Lott
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

por Robson Lott » 02 Set 2016, 10:02

Malagas,

Minhas críticas sobre todo esse processo, uma vez público e passível de ser criticado é:

- Não misture sabão em pó e amaciante na mesma água, tá!? A função do amaciante é cortar o efeito do sabão!

:lol:

Abraços!
Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

diogopenaa
Member
Member
Nome Completo: Diogo Pena
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por diogopenaa » 02 Set 2016, 10:41

Nem preciso falar mais nada pra você, né Malagoli? Seu carro e seu capricho são sensacionais!
Imagem

Vectra A GLS 1995 - CAV

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 02 Set 2016, 20:19

Rafael, seguindo o que disse o Robson acima, não misture sabão em pó com amaciante, primeiro coloque no molho com sabão em pó, e outra, não deixe muito tempo não, não é uma grande quantidade de tempo de molho que vai melhorar algo, por sinal , até pode piorar, ajudar a apodrecer as fibras do tecido e esfarelar aquela espuminha que tem por baixo do veludo, lembre-se que ela é colada, e pode soltar aquela cola, daí depois é o que vemos por aí, vc. coloca as capas de volta mas passa algum tempo ela fica meia solta, se repuxando, não fica mais esticadinha, ademais, não esfregue com força e nem use escova, etc...esse veludo é muito sensível, pode até deixar de molho e passar a mão delicadamente, nada de escova ou brutalidade, isso não rola nesse veludo, mais, depois de tirar do molho aí pode por em outro com amaciante, mas também coisa leve, e não coloque amaciante direto no tecido, nunca, dilua primeiro na água, se colocar em cima do tecido aí mancha o veludo.

Eu deixaria de molho por uns 20 minutos e nesse meio tempo trocaria a água, outra, nada de molho forte, muito sabão em pó que é pior, a coisa deve ser equilibrada, depois mais uns dois enxagues só com água, e por último de leve água com amaciante, retira, passa uma água de leve e pronto, não torce, pelo amor de Deus, nem máquina de centrifugar nem nada, vai destruir o forro, passe sempre a mão delicadamente até para retirar o excesso de água e coloque para secar, pendurado num lugar que não pegue sol direto e sem prendedor de roupa que vai marcar, apenas deixe soltinho sobre o varal, mesmo que leve 3 dias pra secar é melhor que fazer algo que vai chorar depois.

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 02 Set 2016, 22:18

Obrigado amigos pelo apoio!

Janderson, fica tranquilo rapaz, hahahaha ... essa é minha quarta saga de lavagem completa de bancos... diríamos que eu sou 'gabaritado' pra esse tipo de serviço, nunca deu nada de errado. Sempre 'sobrou' cuidado aqui pra lidar com esse tipo de coisa, rs

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 02 Set 2016, 22:38

Vamos lá ..... meus dedos estão doendo pra burro, mas é melhor relatar a saga de hoje antes que junta com mais coisa amanhã, e acaba virando uma bagunça (Mais do que já está, kkk)

Bom, comecei o dia olhando para o céu... felizmente fez um sol bem forte o dia todo... ou seja, luz verde e oportunidade ideal pra lavar todos os tecidos.

Lembram das peças que havia botado de molho ontem né ... olha a cor da água:

Imagem

Imagem

Eu nunca passei por um processo de lavagem de bancos sem ficar surpreso com tamanha sujeira que saem deles... sempre é a mesma história.

Virar a noite deixando eles de molho ajuda a soltar bastante a sujeira. Depois é questão de drenar essa água imunda, fazer uns 4 enxágues por peça (Haja água!), e só quando a água começar a clarear, passar para a lavagem com escova e sabão em pó:

Imagem

Depois de lavar bem cada peça, foi só deixar secando durante o dia.. ainda bem que as lavei bem cedo, agora a noite já estava quase todas as peças secas. Somente os encostos do banco traseiro, que lavei na parte da tarde, ainda não secaram completamente..

Imagem

Aliás, hoje eu tive que sair pra buscar material para um trabalho do jeito que o carro estava.. somente montei o sistema do cinto de segurança no banco do motorista e os encostos de cabeça (Para ficar "dentro da lei"), fixei bem o assento, e rodei por quase 55 km... foi um ótimo test drive, e uma ótima experiência. Mesmo sem as capas no banco, que ajudam a dar 'firmeza' nas espumas, a ergonomia e posição em dirigir está perfeita!.. se fechar os olhos, dá pra dizer que está em um Vectra B de verdade, hahaha

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, daí já agora a noite.. peguei todas as capas que já estavam completamente secas para fazer a montagem.

Imagem

Resumidamente, deu pra encapar todos os assentos. Segue o processo:

Minhas já velhas companheiras e conhecidas ferramentas para este tipo de trabalho: Abraçadeiras de nylon, alicate de bico fino e alicate de corte;

Imagem

A maneira que faço é assim:

Imagem

Imagem

Passo as abraçadeiras por todas as hastes de fixação, usando abraçadeiras de 3,6mm nos pontos mais críticos (Onde existiam as argolinhas da fixação original), e 2,5mm nos pontos de apoio 'secundários' (Que coloco a mais, só por segurança). O resultado é perfeito, e muito durável..

Abraçadeira passada nos assentos, eu simplesmente faço uns furinhos na aba de fixação das capas, passo elas, prendo, estico, e depois corto os excessos:

Imagem

Imagem

E pronto, fica do jeitinho que era antes...:

Imagem

Agora o restante (Os encostos) eu vou deixar pra amanhã .. deu pra cansar bastante com isso aí.

Aliás.. amanhã eu devo também realizar a montagem do banco traseiro, e se sobrar tempo, levar pra soldar os suportes que fiz nos bancos dianteiros. Embora estejam absurdamente bem presos usando somente os parafusos, a solda dá um reforço adicional e me permite fazer a pintura, liberando assim a montagem de todos os acabamentos dos trilhos... vai depender se o dia não for lá muito corrido.

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 03 Set 2016, 12:56

:11:

Eu to ali fabricando novos suportes para os encostos do banco traseiro, e 'tá que o pariu!" ... se eu soubesse que fosse dar tanto trabalho assim, eu teria encarado ele primeiro. É muito, muito, muito difícil.. mas vai dar certo, e está ficando magavilhoso isso aqui:

Imagem

:40:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por Malagoli » 04 Set 2016, 20:47

Poltronas no lugar... Ainda estou fazendo os ajustes finais no 'assento do piloto', mas também já está gabaritado e pronto pra voltar ao lugar.

Imagem

Imagem

Imagem

Vou ver se na Quarta Feira sobra algum tempo para montar os suportes soldados e pintados de forma definitiva em todos os bancos, e detalhar todas as entranhas do processo.

Também, nosso amigo Edu Gomes fez a gentileza de ir na loja lá em São Paulo que está me fornecendo o tecido para as forrações de porta.. então logo que o pedido chegar, eu já dou continuidade no trabalho dos forros de porta. Mal posso esperar pra finalizar isso e só curtir os resultados! ... haha

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por cledman » 04 Set 2016, 20:51

PQP!!!
Ficou bom demais hein? O que achou do conforto deles?
Rapaz.. ficou excelente! E o tecido ficou zero com a lavagem?
4a é feriado hein? Da pra aproveitar bastante heheh
Rafael.. o encosto de cabeça tem regulagem de altura também?

Parabéns cara! Demais o trabalho!

459 mensagens