Pessoal, obrigado pelos elogios ao velhinho e ao projeto. 'Nós' agradecemos, haha
Bom, ultimamente venho trabalhando na ideia dos forros de porta, porém é algo bem delicado e trabalhoso.. não gosto de levar isso na correria durante a semana, então mexi só no Domingo, e dei uma pausada para continuar no Sábado. Atualmente ele se encontra assim:

Reparem na colocação do novo tecido de Vectra B no acabamento do forro original, que ainda está separado do forro de porta:

Ainda estou trabalhando na aplicação do Couro "Ecológico", mas está superando expectativas, principalmente graças ao soprador térmico emprestado pelo amigo Leo Arquiteto, que facilita muito na aplicação do tecido (Mesmo assim ainda é trabalhoso, rs) .. Em falar nisso, fim de semana passado foi bom ter ido à Nova Serrana visitar a super garagem do Leo e suas máquinas... deu pra conhecer melhor o meu carro após a transformação parcial do interior, e o câmbio manual, que ainda não havia sido testado em estrada:

Consegui boa média até o momento em que ganhei um retão pela frente e um Audi A1 colando no retrovisor.. Depois disso, foi a primeira vez que eu vi o GPS apontar mais de 200 km/h nesse carro..... o bom e velho C20NE ainda tem fôlego viu! haha
Na estrada só não gostei da combinação do meu novo câmbio. Coroa e Pinhão são bem curtos, a relação que tirei após alguns cálculos é de que minha caixa (F18CR) usa relação de infelizes 3.94 ... ou seja, 3000 RPM a somente 110 km/h (Alô, Corsa, é você? rs) .. Bom, estou estudando formas de melhorar isso, seja trocando a relação, ou seja trocando o câmbio inteiro por um mais longo. O ideal para mim seria um F18WR com relação de 3.42 das F20, isso sim seria prato cheio pro VCD na estrada!
Além disso, percebi ao chegar na casa do Leo uma dificuldade enorme de engatar Ré, e certa dificuldade em engatar primeira e segunda. Estranhei meu trambulador ter 'desregulado' sozinho.... até que a resposta pra isso veio logo no dia seguinte:

Nunca vi nada igual a isso. Notei muita borracha de um desgaste anormal da haste da alavanca, somado com uma dureza no acionamento do varão naquela bucha da gaiola que troquei a alguns dias. A peça paralela não cedeu até hoje, mas os engates já estavam um pouco macios, até que bum! .. Estourou essa parte de apoio da alavanca no varão... realmente bizarro.
Pra sanar de vez todos os possíveis problemas com trambulador, seja curso de marchas, engates, suavidade... eu acabei negociando foi o conjunto completo do Vectra 97 com o Leandro (Corsa Turbo)... creio que trocando todas as peças do sistema, nenhum problema de trambulador vai me assombrar de novo tão cedo, rs
Entre outros detalhes, como já comentei na mensagem anterior.. estou trabalhando em criar alguns acabamentos novos para o Vectra e sanar de vez alguns dos problemas crônicos do modelo: Pra isso, tenho me 'aventurado' na de fabricação de moldes e peças artesanais. Sempre tive vontade de fazer esse tipo de coisa láaaa da época que tinha meu Monza, especificamente toda santa vez que acertava um meio fio ou quebramolas, e lá se iam os acabamentos do Spoiler dianteiro.
Daí... até onde eu saiba, todos os carros sofrem de algum problema crônico em peça, ou falta delas no mercado de reposição - E quando tem, é só aquelas paralelas que não prestam.. onde entra o termo: "Prefiro uma original surrada, que aquela paralela nova" - .. como podem imaginar, no Vectra A não é diferente. Além de ser inexistente as peças de acabamento no mercado de reposição, quando elas aparecem, custam um rim e parte do fígado. Até mesmo as usadas bem bem surradas chegam a custar um absurdo, dependendo do 'fornecedor'. Assim sendo... vinha a muito tempo planejando como criar um pequeno acervo de peças, para manter ao menos o meu A rodando inteiro por mais muitos anos, rs
Estou começando por duas pecinhas que estão bem 'baleadas' no meu interior atualmente: As telinhas de tweeter. Consegui estas peças originais 0km com um amigo, que não se atreve a montá-las (Pois corre sério risco de quebrá-las no processo, mesmo sendo novas)... daí firmamos uma parceria a fins de reproduzí-las com a maior qualidade e fidelidade possível. Os resultados dos ensaios são animadores... eis um exemplo ainda sem receber acabamento, comparada com a original:

No momento eu já acertei no processo de fabricação delas, porém ainda estou acertando alguns detalhes quanto a matéria prima e pigmentação. Por fim, quando tudo estiver ok, passarei para moldes definitivos (E mais delicados, porém ainda mais detalhados), e finalmente entram para acabamento final, e consequente uso e comercialização.
No meio desse caminho... eu vim testando diversos materiais e matérias primas, entre elas um poliuretano sem pigmentação, "cristal". Só de fazer os primeiros testes, logo percebi que a danadinha seria ideal para o reparo de uma peça que a muito me incomodava no Vectra, a luz de placa:

Isso é um defeito crônico de vários carros da GM, pela experiência que tive. Nesse caso a peça é a mesma do Omega e Vectra A, quais além de serem um pouco difícil pra achar e comprar, ainda custam um rim: Mais de 200 mangos... Assim, por uma fração deste custo, parti pra tentar reproduzir a peça... e eis o resultado da primeira peça 'cobaia':

Este material possui boa flexibilidade, resistência e proteção UV. Logo, imagino que irá durar bastante.. creio que é bem melhor opção do que gastar horrores numa nova só por estar amarelada, rs
Partindo disso eu investi um pouco mais na ideia, desenvolvi um molde melhor e algumas formas de aplicação de material que começaram a dar certo.. hoje acabei conseguindo produzir umas assim:

Agora estou esperando saírem do período de cura para fazer acabamento... e pra minha surpresa, ao divulgar o trabalho nestas pecinhas, já apareceram pessoas interessadas e uma auto peça acabou encomendando algumas unidades. De cara topei o desafio, melhorei ainda mais o processo, e já estou preenchendo meu tempo livre com o pequeno empreendimento, que surgiu graças ao Vectra:

Ver isso tomando forma após tanto empenho, estudo, pesquisa e investimento... é algo que realmente eu não tenho palavras pra descrever. É muita felicidade conseguir transformar uma paixão e hobbie em negócio!
Bom, por em quanto é só de novidades... até mais pessoal!
.png)