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Vectra B[RESOLVIDO] HELP! Carro não resfria. Ventoinha não funciona normalmente.

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mvmsodre
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[RESOLVIDO] HELP! Carro não resfria. Ventoinha não funciona normalmente.

por mvmsodre » 13 Set 2016, 10:17

Bom dia pessoal, algumas pessoas já sabem o sufoco que estou passando com meu Vecão. Ele está aquecendo muito e não está resfriando como deveria.

Vectra CD 2.0 16V ano 97/97

Problemas apresentados:
- Fusível queimado. Encontrei um fusível queimado na caixa em frente a bateria e fiz a troca.
- Superaquecimento. Ele ta passando dos 100º, preciso parar pra deixar ele esfriar, tenho medo de já ter queimado a junta.
- Água evapora e sai pela tampa do reservatório quando a temperatura está muito alta. (acho que é normal).
- As duas ventoinhas armam normalmente o 1º estágio quando o ar condicionado é ligado.
- Demora para armar o 1º e o 2º estágio com o ar desligado. 95ºC.
- Não permanece ligada quando desligo o motor. (Antes ficava ligada no 2º estágio resfriando).

Problemas questionados pelos amigos do grupo:
- Fusível queimado. (Trocado).
- Vazamento no radiador. (Descartado pois a água não baixa).
- Cebolão com defeito. (Pediram para eu conferir, vou fazer isso agora, mas não sei diagnosticar, então vou dar uma olhada nos conectores pra ver se ta oxidado).
- Válvula termostática com problemas. (Descartado pelo mecânico, não desmontou). Farei a troca na próxima revisão.
- Bomba d'água com problemas. (Trocada pelo ex dono recentemente). Farei a troca na próxima revisão.
- Sensor de temperatura. (Descartado, pois está marcando corretamente no painel).

Então é isso galera, eu não sei o que fazer, já levei na oficina mecânica e eles realizaram sangria e completaram a água do reservatório, porém volta a acontecer o problema.
Eles "condenaram" a ventoinha e o radiador. Pedindo para levar nas oficinas elétrica para resolver a ventoinha e num especializado para varetar o radiador.

O problema que é que eu não posso ficar andando no carro pra baixo e pra cima com ele aquecendo assim. Alguém poderia matar essa charada?

Eu tô achando que tá entrando água na câmara de combustão :62: por que antes o escapamento era sequinho e agora tem respingos de água. Se for isso mesmo já to até imaginando o prejuízo.

Alguém me ajuda.
Editado pela última vez por mvmsodre em 30 Set 2016, 12:52, em um total de 1 vez.
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HELP! Carro não resfria. Ventoinha não funciona normalmente.

por Ju_Bueno » 13 Set 2016, 10:46

Marcos, recomendo uma estudada nos tópicos apropriados dos links abaixo:

viewtopic.php?f=39&t=10615

viewtopic.php?f=39&t=11748

Há muita informação e é importante vc estar bem familiarizado com o funcionamento do arrefecimento. Vc encontrará neles sensores recomendados, temperaturas de atuação de ambos os estágios das ventoinhas, válvula termostática, sintomas e evidências de ar ou compressão passando pro arrefecimento, etc... Reunindo informações vc começa o mata-mata das possibilidades, assim, não fica totalmente na mão de "reparadores" que costumam dizer que "Vectra trabalha com temperatura alta mesmo", ou trocar peças desnecessariamente.
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HELP! Carro não resfria. Ventoinha não funciona normalmente.

por JoãodoValle » 13 Set 2016, 10:55

Blz André, vamos matando aos poucos então ate chegar num diagnóstico ok?

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Demora para armar o 1º e o 2º estágio com o ar desligado. 95ºC.

Sim, realmente está errado, isso acontece entre 89 a 90º, pode ser problema no cebolão ou AR no sistema, ou a circulação da agua comprometida por mau funcionamento da bomba dagua.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Não permanece ligada quando desligo o motor. (Antes ficava ligada no 2º estágio resfriando).

Aqui tem um problema possivelmente elétrico, não tenho dúvidas disso, iria direto nos reles na frente da bateria.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Cebolão com defeito. (Pediram para eu conferir, vou fazer isso agora, mas não sei diagnosticar, então vou dar uma olhada nos conectores pra ver se ta oxidado).

Eu diria ser quase impossível um diagnóstico preciso nessa peça, o que precisar ver é se teu carro tem a peça correta, verifique o código estampada na lateral dela onde vai a chave sextavada para apertá-la. O que sempre se vê é ela queimar de vez e para isso a ventoinha ficaria ligada direto.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Válvula termostática com problemas. (Descartado pelo mecânico, não desmontou). Farei a troca na próxima revisão.

Pode sim ter problemas com certeza se ele esquenta rápido e não resfria, ela pode estar impedindo a circulação da agua, e isso só diagnostica fora do carro, aquele esquema de medir a temperatura das duas mangueiras só serve para saber se ela está totalmente travada, mas ela pode estar enroscando devido a oxidação, outro item que se troca preventivo independente que qualquer coisa.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Sensor de temperatura. (Descartado, pois está marcando corretamente no painel).

Acho que já comentei isso com vc, existem dois sensores de temperatura da água, um usado pela ECU que pode sim apresentar problemas, porém iria afetar a injeçaõ e não a temperatura pois ele apenas informa a temperatura do motor para injeção fazer um boa mistura, e existe tbm o sensor do painel apenas informa a temperatura pro painel do carro.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
Eles "condenaram" a ventoinha e o radiador. Pedindo para levar nas oficinas elétrica para resolver a ventoinha e num especializado para varetar o radiador.

É, então já sabemos que vc pode procurar outro mecânico, pois radiador não se "vareta", pois o zinabre formado por corrosão não se desprende jamais do alumínio, no máximo vc pode trocar as caixas plásticas do radiador se tiver vazamentos, agora entupimento só trocando por outro novo. Ventoinha tbm não se condena por atrasar a rotação ou algo do tipo, pois quem as controla é o cebolão em conjunto com reles, então no máximo uma boa revisão elétrica por quem entende de VECTRA cairia bem.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
O problema que é que eu não posso ficar andando no carro pra baixo e pra cima com ele aquecendo assim. Alguém poderia matar essa charada?

Realmente, encoste esse carro ate resolver o problema.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
Eu tô achando que tá entrando água na câmara de combustão :62: por que antes o escapamento era sequinho e agora tem respingos de água. Se for isso mesmo já to até imaginando o prejuízo.

Não se mate antes da hora kkkk, Esse respingos podem ser resultado de condensação, fiquei tranquilo, agua na câmara de combustão na aceleração sai com força no escape, se for pouca coisa ela evapora antes de chegar na ponta, e vc notaria baixar a agua no reservatorio alem disso o carro falharia.

Resumindo, eu no seu lugar levaria num bom eletricista, quando digo bom, não é aquela oficina que tem 45 anos, esses no meu ponto de vista as vezes não são os melhores pois a maioria não se atualiza e está apegado ainda nos fuscas e kombis, procure uma oficina jovem, com pessoas bem instruídas e coerentes.

Próximo passo independente de resolver a elétrica, troque bomba dagua, valvula termostática e cebolão, se vai trocar esse coloque o modelo MTE760 que com certeza te trará muitos benefícios, não ligue pra especificação dele que indica aplicação para omega e outros carros, pode confiar. A valvula se atente no modelo, tem que ser 82º da MTE ou Whaler, bomba dagua urba ou nakata.

Radiador, o melhor teste de eficiência é sair com ele na estrada e manter uma velocidade de uns 80km/h em linha reta por pelo menos uns 10km constantes sem subidas, a temperatura no painel não deve ultrapassar os 82º aproximadamente, caso não passe disso seu radiador está perfeito, não há com o que se preocupar com ele, caso contrário pode comprar um novo, isso estou falando depois de ter trocado a sua valvula termostatica hein, pois se ela estiver travando a temperatura ainda subirá

Bom, com calma vc chega lá, mas nao adianta arrancar os cabelos sem antes matar esses itens que listei, pois são itens que estão relacionados a isso e devem ser preventivamente trocados.

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HELP! Carro não resfria. Ventoinha não funciona normalmente.

por mvmsodre » 13 Set 2016, 11:48

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Marcos, recomendo uma estudada nos tópicos apropriados dos links abaixo:

viewtopic.php?f=39&t=10615

viewtopic.php?f=39&t=11748

Há muita informação e é importante vc estar bem familiarizado com o funcionamento do arrefecimento. Vc encontrará neles sensores recomendados, temperaturas de atuação de ambos os estágios das ventoinhas, válvula termostática, sintomas e evidências de ar ou compressão passando pro arrefecimento, etc... Reunindo informações vc começa o mata-mata das possibilidades, assim, não fica totalmente na mão de "reparadores" que costumam dizer que "Vectra trabalha com temperatura alta mesmo", ou trocar peças desnecessariamente.


Obrigado pela dica! Vou ler sim e aprender mais sobre o assunto.
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por mvmsodre » 13 Set 2016, 11:50

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Blz André, vamos matando aos poucos então ate chegar num diagnóstico ok?

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Demora para armar o 1º e o 2º estágio com o ar desligado. 95ºC.

Sim, realmente está errado, isso acontece entre 89 a 90º, pode ser problema no cebolão ou AR no sistema, ou a circulação da agua comprometida por mau funcionamento da bomba dagua.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Não permanece ligada quando desligo o motor. (Antes ficava ligada no 2º estágio resfriando).

Aqui tem um problema possivelmente elétrico, não tenho dúvidas disso, iria direto nos reles na frente da bateria.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Cebolão com defeito. (Pediram para eu conferir, vou fazer isso agora, mas não sei diagnosticar, então vou dar uma olhada nos conectores pra ver se ta oxidado).

Eu diria ser quase impossível um diagnóstico preciso nessa peça, o que precisar ver é se teu carro tem a peça correta, verifique o código estampada na lateral dela onde vai a chave sextavada para apertá-la. O que sempre se vê é ela queimar de vez e para isso a ventoinha ficaria ligada direto.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Válvula termostática com problemas. (Descartado pelo mecânico, não desmontou). Farei a troca na próxima revisão.

Pode sim ter problemas com certeza se ele esquenta rápido e não resfria, ela pode estar impedindo a circulação da agua, e isso só diagnostica fora do carro, aquele esquema de medir a temperatura das duas mangueiras só serve para saber se ela está totalmente travada, mas ela pode estar enroscando devido a oxidação, outro item que se troca preventivo independente que qualquer coisa.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
- Sensor de temperatura. (Descartado, pois está marcando corretamente no painel).

Acho que já comentei isso com vc, existem dois sensores de temperatura da água, um usado pela ECU que pode sim apresentar problemas, porém iria afetar a injeçaõ e não a temperatura pois ele apenas informa a temperatura do motor para injeção fazer um boa mistura, e existe tbm o sensor do painel apenas informa a temperatura pro painel do carro.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
Eles "condenaram" a ventoinha e o radiador. Pedindo para levar nas oficinas elétrica para resolver a ventoinha e num especializado para varetar o radiador.

É, então já sabemos que vc pode procurar outro mecânico, pois radiador não se "vareta", pois o zinabre formado por corrosão não se desprende jamais do alumínio, no máximo vc pode trocar as caixas plásticas do radiador se tiver vazamentos, agora entupimento só trocando por outro novo. Ventoinha tbm não se condena por atrasar a rotação ou algo do tipo, pois quem as controla é o cebolão em conjunto com reles, então no máximo uma boa revisão elétrica por quem entende de VECTRA cairia bem.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
O problema que é que eu não posso ficar andando no carro pra baixo e pra cima com ele aquecendo assim. Alguém poderia matar essa charada?

Realmente, encoste esse carro ate resolver o problema.

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje
Eu tô achando que tá entrando água na câmara de combustão :62: por que antes o escapamento era sequinho e agora tem respingos de água. Se for isso mesmo já to até imaginando o prejuízo.

Não se mate antes da hora kkkk, Esse respingos podem ser resultado de condensação, fiquei tranquilo, agua na câmara de combustão na aceleração sai com força no escape, se for pouca coisa ela evapora antes de chegar na ponta, e vc notaria baixar a agua no reservatorio alem disso o carro falharia.

Resumindo, eu no seu lugar levaria num bom eletricista, quando digo bom, não é aquela oficina que tem 45 anos, esses no meu ponto de vista as vezes não são os melhores pois a maioria não se atualiza e está apegado ainda nos fuscas e kombis, procure uma oficina jovem, com pessoas bem instruídas e coerentes.

Próximo passo independente de resolver a elétrica, troque bomba dagua, valvula termostática e cebolão, se vai trocar esse coloque o modelo MTE760 que com certeza te trará muitos benefícios, não ligue pra especificação dele que indica aplicação para omega e outros carros, pode confiar. A valvula se atente no modelo, tem que ser 82º da MTE ou Whaler, bomba dagua urba ou nakata.

Radiador, o melhor teste de eficiência é sair com ele na estrada e manter uma velocidade de uns 80km/h em linha reta por pelo menos uns 10km constantes sem subidas, a temperatura no painel não deve ultrapassar os 82º aproximadamente, caso não passe disso seu radiador está perfeito, não há com o que se preocupar com ele, caso contrário pode comprar um novo, isso estou falando depois de ter trocado a sua valvula termostatica hein, pois se ela estiver travando a temperatura ainda subirá

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Obrigado pelas Dicas João. Vou levar na elétrica e pedir para trocar estas peças. Agora testar o carro numa reta de 10km sem subida é meu sonho kkkk Aqui em minas é só curva e morro. Vou atualizar minha garagem assim que o problema for resolvido.

Obrigado mais uma vez.
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por vecao azul1973 » 26 Set 2016, 13:34

Já solucionou? Dá uma olhada no modelo do seu radiador e eu tava com radiador errado e tava com esse mesmo problema seu. Tem q ser radiador brasado.

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por mvmsodre » 26 Set 2016, 13:38

vecao azul1973 escreveu:Fuente del Mensaje Já solucionou? Dá uma olhada no modelo do seu radiador e eu tava com radiador errado e tava com esse mesmo problema seu. Tem q ser radiador brasado.

Já resolvi sim brother! Troquei a válvula termostática, cebolão e sensor de temperatura.
Mas o problema mesmo deveria ser a válvula, as outras peças troquei por prevenção.

Abraços.
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por diegoemmanuell » 30 Set 2016, 10:55

Sugiro revisar os relés que ficam na frente da bateria. O meu estava assim. Quando chegava nos 90 graus, a ventoinha externa armava e a interna estava parando, daí a temperatura não voltava. Fui numa auto eletrica, o cara identificou que era apenas mal contato nos relés. agora está armando direitinho.
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por mvmsodre » 30 Set 2016, 12:53

Os relés estavam Ok.
Achei 1 fusível queimado e troquei o cebolão. Resolveu o problema das ventoinhas, mas não o problema do aquecimento.
Então troquei a termostática e o sensor de temperatura, e o problema foi resolvido.

Abraços.
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