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Vectra BEsticador da correia de serviço fazendo tec tec

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Almeidão
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Almeidão » 16 Jun 2014, 08:48

Adriano cruz escreveu:Eu troco a correia soltando a porca desse calço do agregado e suspendo o motor com um macaco.


Então é dois.
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ArnaldoRj
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 17 Jun 2014, 15:35

Vamos lá companheiros, hoje amanheci o dia disposto a futucar o vecão. Fui na auto peças e pedi a 1900(original) e outra menor e mais próxima dessa e o vendedor me mostrou a 6PK1892 da S-10, e comparei as duas na mão e percebi que a diferença era mínima e no meu entendimento, o suficiente. Outra menor iria forçar muito o tensionador, que a meu ver seria desnecessário. Já em casa, soltei o parafuso de baixo do calço, suspendi um pouco o motor e tirei a velha e pus a nova(tive que tirar a polia do tensionador, pois a passagem era muito estreita e não passava nem a pau). Tudo no lugar, funcionando e o principal: sem tec tec. RESOLVIDO!!!.
O que observei na correia velha foi o grande número de pedras cravadas nela, inclusive uma maior chegou a perfurá-la conforme a foto. Talvez seja pelo fato do meu Vectra estar sem o peito de aço. Lembro que minha antiga Fiat Uno tinha duas "latas" com aba de borracha uma no lado do motor e a outra no lado da caixa de marcha para não deixar detritos e água atingir o motor e caixa e não sei se o Vectra tem isso ou algo parecido, pois se tiver o meu não tem e isso evitaria que essas pedras subisse. Informem sobre isso.
Imagem Observem a posição do tensionador: agora está no meio.ImagemObservem o números de pedrinhas.ImagemObservem o que uma única pedra fez.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 17 Jun 2014, 17:33

Almeidão escreveu:
Adriano cruz escreveu:Eu troco a correia soltando a porca desse calço do agregado e suspendo o motor com um macaco.


Então é dois.

:88:

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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 17 Jun 2014, 17:35

ArnaldoRj escreveu:Vamos lá companheiros, hoje amanheci o dia disposto a futucar o vecão. Fui na auto peças e pedi a 1900(original) e outra menor e mais próxima dessa e o vendedor me mostrou a 6PK1892 da S-10, e comparei as duas na mão e percebi que a diferença era mínima e no meu entendimento, o suficiente. Outra menor iria forçar muito o tensionador, que a meu ver seria desnecessário. Já em casa, soltei o parafuso de baixo do calço, suspendi um pouco o motor e tirei a velha e pus a nova(tive que tirar a polia do tensionador, pois a passagem era muito estreita e não passava nem a pau). Tudo no lugar, funcionando e o principal: sem tec tec. RESOLVIDO!!!.
O que observei na correia velha foi o grande número de pedras cravadas nela, inclusive uma maior chegou a perfurá-la conforme a foto. Talvez seja pelo fato do meu Vectra estar sem o peito de aço. Lembro que minha antiga Fiat Uno tinha duas "latas" com aba de borracha uma no lado do motor e a outra no lado da caixa de marcha para não deixar detritos e água atingir o motor e caixa e não sei se o Vectra tem isso ou algo parecido, pois se tiver o meu não tem e isso evitaria que essas pedras subisse. Informem sobre isso.
Imagem Observem a posição do tensionador: agora está no meio.ImagemObservem o números de pedrinhas.ImagemObservem o que uma única pedra fez.


As fotos não aparecem, pelo menos daqui do meu Notebook. :62:

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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 17 Jun 2014, 18:58

Então não compreendi como postá-las. Vou ler novamente e tentar de novo, pois são importantes.
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Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 17 Jun 2014, 19:06

Imagem Observem a posição do Tensionador.
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 17 Jun 2014, 19:08

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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 17 Jun 2014, 19:14

Imagem Vejam as pedrinhas.
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 17 Jun 2014, 19:15

Imagem Uma pedrinha maior o que fez.
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Almeidão » 18 Jun 2014, 10:59

Eu imaginei que a da silverado ou S/10 daria ali e o esticador ficou na marca certa. Agora se voce precisar trocar o esticador, voce deve comprar este mesmo modelo que é o do carro mais novo, tipo Astra, Zafira etc.
Realmente, a polia precisa ser tirada para tirar ou colocar a correia ou voce deve colocar um calço para manter o esticador esticado que ela sai sem tirar a polia e este calço é em forma de arame tipo prego que entra nas duas orelhinhas que ele tem e para trocar este esticador precisa deste calço para soltar o parafuso debaixo.

Eu fiz um em forma de L usando um arame de porta de carro, estes interno de abrir por dentro e sempre que mexo ali eu coloco ele travando o esticador aberto.
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 19 Jun 2014, 08:26

Na hora não me atentei em travar o esticador para tirar a correia, tem razão. E só para corrigir, eu soltei a porca do calço do motor e não o parafuso como mencionei acima. Quanto ao esticador, o que está nele é o dele mesmo e apartir de agora, caso tenha que trocar um dos dois ítens, terá que ser o esticador original ( o dele mesmo) e a mudança seria no tipo da correia que agora passará a ser a da S-10 (6PK1892). E o esticador antigo que retirei ainda está guardado e em bom funcionamento, pois havia tirado penssando que pudesse estar ruim originando o tec tec. Próximo passo: Amortecedores e uma bucha traseira dir.
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Bob_Isponja » 14 Jul 2014, 16:49

ArnaldoRj escreveu:Na hora não me atentei em travar o esticador para tirar a correia, tem razão. E só para corrigir, eu soltei a porca do calço do motor e não o parafuso como mencionei acima. Quanto ao esticador, o que está nele é o dele mesmo e apartir de agora, caso tenha que trocar um dos dois ítens, terá que ser o esticador original ( o dele mesmo) e a mudança seria no tipo da correia que agora passará a ser a da S-10 (6PK1892). E o esticador antigo que retirei ainda está guardado e em bom funcionamento, pois havia tirado penssando que pudesse estar ruim originando o tec tec. Próximo passo: Amortecedores e uma bucha traseira dir.

Boa tarde Arnaldo, a correi na qual faz o barulho é a correia de acessórios Poly-V, correto?
No meu palio fazia o mesmo tec/tec do tensionador, mas tenho quase certeza de que era na correia dentada..
dps que fiz a substituição das correias que apareceu o famoso tec/tec do motor... meu vecão tá fazendo o mesmo barulho que o do palio, só que o vectra tá muito mais chato, o do palio só fazia qndo o giro do motor estava muito baixo, já o do vecão faz sempre até pq ele é pesadão e precisa de mais giro para sair do que o do palio...
:88:

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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 15 Jul 2014, 21:35

Sim, o barulho era na poly v. No meu caso, o antigo dono trocou o compressor do ar cond.mas não sabia se a polia do compressor que entrou era do mesmo tamanho da polia do que saiu. O que justificaria um tec tec caso ele tenha colocado um compressor de polia menor. A correia ficaria mais folgada fazendo com que o esticador trabalhasse totalmente(ou quase)encolhido fazendo com que batesse em seu final gerando o tec tec. Se o seu motor for do modelo do meu 97, você conseguirá ver quando deixar o motor pesado( ligando o ar cond), vai dar para visualizá-lo batendo no final.*********** De repente na troca das correias vc pode ter colocado uma de aplicação diferente, um pouco maior, o que permitiria que isso ocorresse. A correia original do Vectra (97) é a 6PK1900. Espero ter ajudado, foi essa explicação que me deram e segui. E após verificar que minha correia era a original e havia o barulho, cheguei a conclusão que a polia do AC era menor e pus uma correia um pouco menor, o da S-10 6PK 1892 e deu certo.
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Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Bob_Isponja » 15 Jul 2014, 22:31

ArnaldoRj escreveu:Sim, o barulho era na poly v. No meu caso, o antigo dono trocou o compressor do ar cond.mas não sabia se a polia do compressor que entrou era do mesmo tamanho da polia do que saiu. O que justificaria um tec tec caso ele tenha colocado um compressor de polia menor. A correia ficaria mais folgada fazendo com que o esticador trabalhasse totalmente(ou quase)encolhido fazendo com que batesse em seu final gerando o tec tec. Se o seu motor for do modelo do meu 97, você conseguirá ver quando deixar o motor pesado( ligando o ar cond), vai dar para visualizá-lo batendo no final.*********** De repente na troca das correias vc pode ter colocado uma de aplicação diferente, um pouco maior, o que permitiria que isso ocorresse. A correia original do Vectra (97) é a 6PK1900. Espero ter ajudado, foi essa explicação que me deram e segui. E após verificar que minha correia era a original e havia o barulho, cheguei a conclusão que a polia do AC era menor e pus uma correia um pouco menor, o da S-10 6PK 1892 e deu certo.

Entendi Arnaldo, cara o problema que sou o segundo dono do carro, o meu é um Vecão 2002 Expression 2.2 8V , com isso não sei se houve a troca do compressor do ar-condicionado, como já vi em outros tópicos parece que é meio frágil, mas o tec/tec tá foda!
Depois vejo se faço um vídeo para vc ver o tanto que tá barulhento, acredito que nunca tinha sido substituída as correias, pois peguei o carro com 62k rodados, e já tem uns 2 anos que estou com ele...
Bem, depois vou dar uma olhada direitinho a respeito do tamanho da correia... valeu pela ajuda!

:88:

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Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por caiotofano22 » 30 Out 2016, 13:31

Meu carro está fazendo uma barulheira infernal. Parece um trator velho. PENSEI que era algo no motor, contudo necessitei andar mais 20km após o surgimento do barulho e o motor não perdeu força nem nd. Cheguei agora no trabalho e abri o capo pra olhar. Não parecia barulho de metal. Então tirei a capa da correia dentada pra olhar. ELa está com uma super folga do lado direito. ALGUÉM já teve esse problema? sabe dizer se é o tencionador da correia dentada que quebrou?

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Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 01 Nov 2016, 13:04

caiotofano22 escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro está fazendo uma barulheira infernal. Parece um trator velho. PENSEI que era algo no motor, contudo necessitei andar mais 20km após o surgimento do barulho e o motor não perdeu força nem nd. Cheguei agora no trabalho e abri o capo pra olhar. Não parecia barulho de metal. Então tirei a capa da correia dentada pra olhar. ELa está com uma super folga do lado direito. ALGUÉM já teve esse problema? sabe dizer se é o tencionador da correia dentada que quebrou?

Veja se está folgado o parafuso dele que é chave 13 mm se não me engano

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