Adriano cruz escreveu:Eu troco a correia soltando a porca desse calço do agregado e suspendo o motor com um macaco.
Então é dois.
Adriano cruz escreveu:Eu troco a correia soltando a porca desse calço do agregado e suspendo o motor com um macaco.
Almeidão escreveu:Adriano cruz escreveu:Eu troco a correia soltando a porca desse calço do agregado e suspendo o motor com um macaco.
Então é dois.
ArnaldoRj escreveu:Vamos lá companheiros, hoje amanheci o dia disposto a futucar o vecão. Fui na auto peças e pedi a 1900(original) e outra menor e mais próxima dessa e o vendedor me mostrou a 6PK1892 da S-10, e comparei as duas na mão e percebi que a diferença era mínima e no meu entendimento, o suficiente. Outra menor iria forçar muito o tensionador, que a meu ver seria desnecessário. Já em casa, soltei o parafuso de baixo do calço, suspendi um pouco o motor e tirei a velha e pus a nova(tive que tirar a polia do tensionador, pois a passagem era muito estreita e não passava nem a pau). Tudo no lugar, funcionando e o principal: sem tec tec. RESOLVIDO!!!.
O que observei na correia velha foi o grande número de pedras cravadas nela, inclusive uma maior chegou a perfurá-la conforme a foto. Talvez seja pelo fato do meu Vectra estar sem o peito de aço. Lembro que minha antiga Fiat Uno tinha duas "latas" com aba de borracha uma no lado do motor e a outra no lado da caixa de marcha para não deixar detritos e água atingir o motor e caixa e não sei se o Vectra tem isso ou algo parecido, pois se tiver o meu não tem e isso evitaria que essas pedras subisse. Informem sobre isso.Observem a posição do tensionador: agora está no meio.
Observem o números de pedrinhas.
Observem o que uma única pedra fez.
ArnaldoRj escreveu:Na hora não me atentei em travar o esticador para tirar a correia, tem razão. E só para corrigir, eu soltei a porca do calço do motor e não o parafuso como mencionei acima. Quanto ao esticador, o que está nele é o dele mesmo e apartir de agora, caso tenha que trocar um dos dois ítens, terá que ser o esticador original ( o dele mesmo) e a mudança seria no tipo da correia que agora passará a ser a da S-10 (6PK1892). E o esticador antigo que retirei ainda está guardado e em bom funcionamento, pois havia tirado penssando que pudesse estar ruim originando o tec tec. Próximo passo: Amortecedores e uma bucha traseira dir.
ArnaldoRj escreveu:Sim, o barulho era na poly v. No meu caso, o antigo dono trocou o compressor do ar cond.mas não sabia se a polia do compressor que entrou era do mesmo tamanho da polia do que saiu. O que justificaria um tec tec caso ele tenha colocado um compressor de polia menor. A correia ficaria mais folgada fazendo com que o esticador trabalhasse totalmente(ou quase)encolhido fazendo com que batesse em seu final gerando o tec tec. Se o seu motor for do modelo do meu 97, você conseguirá ver quando deixar o motor pesado( ligando o ar cond), vai dar para visualizá-lo batendo no final.*********** De repente na troca das correias vc pode ter colocado uma de aplicação diferente, um pouco maior, o que permitiria que isso ocorresse. A correia original do Vectra (97) é a 6PK1900. Espero ter ajudado, foi essa explicação que me deram e segui. E após verificar que minha correia era a original e havia o barulho, cheguei a conclusão que a polia do AC era menor e pus uma correia um pouco menor, o da S-10 6PK 1892 e deu certo.
caiotofano22 escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro está fazendo uma barulheira infernal. Parece um trator velho. PENSEI que era algo no motor, contudo necessitei andar mais 20km após o surgimento do barulho e o motor não perdeu força nem nd. Cheguei agora no trabalho e abri o capo pra olhar. Não parecia barulho de metal. Então tirei a capa da correia dentada pra olhar. ELa está com uma super folga do lado direito. ALGUÉM já teve esse problema? sabe dizer se é o tencionador da correia dentada que quebrou?
Usuários navegando neste fórum: Matheusczz123 e 120 visitantes