O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Andrepilot
GLS member
GLS member
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 18 Abr 2020, 21:01

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Tu é uma ótima influência. Só coloca produto de qualidade no carro.
O Opel tá quase quase. Todo mundo na torcida pra que seja concluído e possamos ver o resultado.

Fala não, não vejo a hora de ele ficar pronto! É um pouco decepcionante porque se não fosse o cara ser tão enrolado já era para estar pronto, mas como diz o Chirola, se ficar bom então vai ter valido a pena!
:8:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 18 Abr 2020, 23:36

oi andre consegui algumas fotos e com um pouco de vergonha na cara crie uma garagem agora terei que conseguir mais fotos para deijar ele mais completo
viewtopic.php?f=70&t=18045&p=197330#p197330

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 19 Abr 2020, 00:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre consegui algumas fotos e com um pouco de vergonha na cara crie uma garagem agora terei que conseguir mais fotos para deijar ele mais completo
viewtopic.php?f=70&t=18045&p=197330#p197330

Cê tá doido, vergonha? Carro lindo! Isso aqui era vergonha:

Imagem
Um pneu de cada marca e tamanho assim que chegou!

Imagem
Sem comentários!

Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Luan dos Santos Machado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por Luan dos Santos » 19 Abr 2020, 00:14

Mas aí tem a questão do teu orgulho ser ainda maior. Tu acabou com dois "projetos" de Frankenstein e deu vida pra algo bem mais bonito. :103:
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 19 Abr 2020, 00:18

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Mas aí tem a questão do teu orgulho ser ainda maior. Tu acabou com dois "projetos" de Frankenstein e deu vida pra algo bem mais bonito. :103:

Mas ainda não acabei... kkkkkkk

Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Luan dos Santos » 19 Abr 2020, 00:20

Mas tá mais perto da Mosca Branca de Olhos Azuis do que do Frankenstein. :11:

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 19 Abr 2020, 00:32

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Mas tá mais perto da Mosca Branca de Olhos Azuis do que do Frankenstein. :11:

Deus te ouça!!!!!

:88:

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 19 Abr 2020, 21:24

Notícias do front:

O de sempre, hoje ele mandou uma mensagem 16:45 dizendo que estava parando naquela hora porque estava no carro desde de manhã e que conseguiu apertar aquele parafuso que faltava (da mangueira a válvula de expansão), tinha montado o conjunto dianteiro (ventoinha ext/condensador/radiador) mas que ainda faltava a ventoinha interna porque o acesso era bem ruim e que inclusive ele teve que retirar a válvula da bomba de ar secundário pra facilitar o acesso e depois que ele conseguir fazer isso ele já vai partir para o teste de estanqueidade.

Toda essa dificuldade que ele está tendo se deve ao fato de ele não ter retirado o para-choques dianteiro que facilitaria muito poder instalar pela frente do que por dentro, mas o problema também é que sozinho fica complicado de retirar o parachoques, apesar de eu mesmo já ter feito isso algumas vezes no GLS.

A minha idéia será amanhã ver se achava um chicote interno do ar condicionado pois se esse cortado que ele achou "cortado" se não for do ar vai ser muito mais complicado de ele fazer essa parte toda, daí eu vou preferir achar algum que vá pelo menos até a caixa de fusíveis e ter a esperança de que de lá em diante o chicote já tenha essa parte do ar, vamos ver.

Estou me programando para terça-feira (depois de amanhã) ir para lá para ajudar ele e ver se consigo voltar pelo menos com o carro funcionando mesmo que eu tenha que voltar lá para fechar o ar, não quero esse carro mais desmontado daquele jeito lá não.

Perguntei a ele se ele tinha tirado alguma foto de hoje ele disse que esqueceu mas que amanhã de manhã ele manda.

Puta falta de comprometimento mas tudo bem, vamos aguardar, á falta menos que antes!

:23:

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 20 Abr 2020, 00:58

bom pelomenos noticia de progreso, se o test de estanqueidade da certo ja pode comensar a montar a eletrica ja que a parte mecanica esta instalada e sem fugas.
o problema é que a maioria da paret eletrica pasa por dentro do painel , e nao tem como facer ate a parte mecanica estar toda instalada para poder pasar os chicotes e ir testando, sei que o coracao fica na mao mais acho melhor sofrer uma vez so do que ter que sofrer denovo para desmontar o painel denovo para terminar a parte eletrica interna, dificil opinar tambem.
90% das oficinas nao consegue cumprir o prazo mais falam sempre um prazo estimativo e otimista ate de mais para conseguir pegar o trabalho.
se o cara fala demra um mes para instalar acredito que cuase nenguem deijaria o carro.
o ar analogico e mais facil na parte eletrica por ser liga e desliga , nao tem termometros internos e coisa do tipo como no ar digital.
se for la tenta chegar a um acordo e data de entrega asim como vc entende os problemas dele ele tem que entender o seu lado tambem , da ate para aceitar um atraso mais ficar sem nocao de cuando vai ficar pronto nao e aceitavel.
ao fim de contas nao e de graca.
cara fico indignado e mais por ja ter pasado por coisa do tipo mais de uma vez.
continuo na torcida , e com fe de que vai ter valida a pena o stress

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 20 Abr 2020, 08:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom pelomenos noticia de progreso, se o test de estanqueidade da certo ja pode comensar a montar a eletrica ja que a parte mecanica esta instalada e sem fugas[...]

Obrigado pelas palavras amigo!

Sabe qual foi o grande problema? Hoje eu estava revendo a minha conversa com ele e entre o dia 31 de março e o dia 02 de abril ele estava com tudo desmontado, deve ter sido um puta trampo fazer aquilo e acredito que leve mais uns 2 dias para remontar sem ajudante. Depois disso ele limpou (só internamente e olhe lá) a caixa evaporadora e foi pegar no carro novamente dia 15, e isso porque já tinha tudo em mãos dia 04 que foi quando chegou o evaporador e a válvula de expansão!!!!

Acredito que ele tenha pego outro serviço neste meio tempo, só pode, por esse tipo de coisa que eu vou precisar ir lá amanhã pra pelo menos dar uma adiantada e se tudo der certo acredito que até quinta o carro esteja pronto, mas se eu não for só Deus sabe...

Hoje devo ter mais novidades, abração!

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 20 Abr 2020, 18:04

Pessoal, alguém por acaso tem o esquema elétrico desse chicote, principalmente desse plug verde aqui?

Imagem
Imagem

Ele fica atrás da bateria ele liga o chicote das ventoinhas e compressor ao chicote do carro, no que está no carro tem 11 contatos ativos já o que em comprei tem apenas seis. Eu estou achando que é da bomba de ar secundário mas pode não ser.

Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Brates » 20 Abr 2020, 19:18

André, não sei se ajuda...mas tenta ver em "sistema elétrico".

https://chevrolet.7zap.com/pt/vectra/51045-2011/

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 20 Abr 2020, 19:25

o andre quem entende muito de refrigeracao e ar e o almeidao acredito que ele posa tirar a duvida
ou pelomenos ajudar a identificar do que e o plug

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 20 Abr 2020, 22:04

Brates escreveu:Fuente del Mensaje André, não sei se ajuda...mas tenta ver em "sistema elétrico".
https://chevrolet.7zap.com/pt/vectra/51045-2011/

Não cara eu já tinha procurado lá.... na verdade eu já procurei até lá fora mas está difícil!!! Vai ter que ser na raça mesmo! hahahaha

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o andre quem entende muito de refrigeracao e ar e o almeidao acredito que ele posa tirar a duvida
ou pelomenos ajudar a identificar do que e o plug

Eu realmente acho que tem a ver com a bomba de ar secundário, amanhã fiquei de ir cedo pra lá e vou levar uma câmera boa para tirar fotos dele, amanhã posto o que aconteceu! em relação ao Almeidao tem muito tempo que ele não comenta nada, não sei se ele não tem entrado no grupo ou não acompanha o Opel mais...

:88: :88:

Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Brates » 21 Abr 2020, 18:39

Tenta ver com o Diego, André...

viewtopic.php?f=45&t=18037

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 22 Abr 2020, 00:51

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Tenta ver com o Diego, André...

viewtopic.php?f=45&t=18037

Eu tinha visto esse tópico amigo, muito obrigado! Vou perguntar a ele, valeu!!

Então hoje estive lá, na verdade cheguei as 10:30 e saí as 15:30! Exatamente.. 5 horas.. pode mandar me internar!!!

Então, quando eu cheguei ele estava migrando os fios do plug "novo" para o "antigo" (do carro), confesso até que fiquei animado achando que tudo ia dar certo.. SQN!

:62:

Rapaz vou te falar, desesperador ver o carro daquele jeito, todo desmontado por dentro, cheio de peças espalhadas, cheio de fio, e eu que estava acostumado como carro todo direitinho, ficou aquele aspecto de carro velho, muito feio meu Deus..

Imagem

Imagem
Dá um desespero ver ele assim... na rua... todo desmontado igual um carro abandonado.

:11:

E isso ainda não era o pior, o pior foi ver o "técnico" meio que perdido igual cego em tiroteio, pra você ter uma idéia em algum momento ele tentou partir o carro e nenhum sinal... eu realmente queria ter visto a minha cara!

Imagem

Fui ver e a bateria estava com 7,24v, daí ele pediu uma bateria de emergência para dar partida no carro e o Scanner, bom, o primeiro estava com 13% de carga e o Scanner o cara não tinha pago a assinatura e estava bloqueado.

Para piorar ele achou que poderia ter tido algum problema no comutador de partida e foi abrir ele.. advinha... claro que foi peça para tudo que é lado, foi ridículo! kkkkkkk aproveitei a deixa e disse "cara eu preciso ir..." e meti o pé!

:15:

Para não dizer que o dia foi totalmente perdido eu aproveitei e instalei o "Ressonador" e a caixa do filtro de ar, também coloquei as mini calotas do lado direito (as do lado direito não deu por causa da calçada).

Imagem
Finalmente temos o ressonador de volta! (o furo a esquerda do parafuso era do suporte do condensador adaptado).

Imagem
Ventoinha e condensador originais! Ainda não posso dizer que foi uma vitória porque a luta ainda não terminou e eu estou apanhando pra cacete, mas ainda tenho esperanças de conseguir terminar isso, seria muito legal se conseguisse antes do dia 28, o dia que ele fará dois anos comigo.

Imagem
Estou muito curioso para ver se realmente vai haver diferenças no comportamento do motor agora com o ressonador, pelo menos no quesito barulho! Não que ele fosse barulhento mas em teoria o ressonador faz o motor ficar mais silencioso.

Imagem

Imagem
As mini calotas do lado direito já instaladas. A cor está um pouquinho fora mas eu vou manter elas assim porque quando eu for repintar as rodas eu vou pedir para repetirem exatamente essa cor que é a original!

Na volta passei em um cara que estava desmanchando um VB 1999 e peguei o teto para o Opel (o dele esta descolando) e o console central, a parte de baixo da carenagem da coluna de direção e o comando de farol para o GLS.

Imagem
A forração do teto (estava imunda mas já terminei de lavar) que eu comprei para o OPEL, mas comprei também o console central, um comando de farol e uma carenagem da coluna de direção para o GLS. A intenção era até pegar o chicote interior do painel para fazer o mais original possível mas infelizmente o cara já tinha mandado a sucata restante (um carro totalmente liso e alinhado) para a empresa de reciclagem, infelizmente hoje ele já deve ser caco de carro.

Depois que eu cheguei em casa o "técnico" mandou uma mensagem dizendo que arrumou o comutador e decidiu retornar plug para o modo original e fazer uma instalação "paralela" do sistema. Eu tinha a intenção de fazer a instalação 100% original, mas isso é utopia e pensando como funciona o sistema de ar e ventoinhas não é nenhuma ciência de foguetes não e uma boa instalação limpa e bem feita será bem vinda.

A lógica do sistema é a seguinte:

Cebolão comanda as duas velocidades das ventoinhas, na primeira a caixa liga as duas ventoinhas em série (também funciona com carro desligado) e na segunda ela liga as duas ventoinhas em paralelo (não funciona com o carro desligado).

O pressostato de baixa não permite armar o compressor para evitar danificar ele em caso de vazamento de gás.

O pressostato de alta desarma o compressor para evitar danificar as mangueiras em caso de excesso de pressão.

Essas duas lógicas são praticamente "mecânicas" (no sistema analógico pré 99) então são sistemas relativamente simples.

Agora para armar o ar condicionado temos que ter um sinal "pós chave", o sinal deve passar pelo "botão da ventilação" e depois para o botão do ar, a partir desse vai um comando para o módulo da injeção que aí sim ele manda um "pulso" para armar o compressor. Em suma é só isso.

Antes o botão ligava o ar mesmo com o motor desligado (inclusive armava o compressor) e com a ventilação desligada, o que cria um grande problema de congelamento de evaporador e peso que o arranque tinha que girar na partida se o ar estivesse ligado, ou seja, uma bosta!

O que eu decidi: ele vai ter mais uns 3 dias para as coisas andarem, se eu perceber que as coisas empacaram eu vou pedir para ele remontar o carro (levará uns 2 dias para ficar pronto) do jeito que está, sem o ar mesmo, para ele fazer uma gambiarra deixando as ventoinhas no primeiro estágio nem que seja direto só para eu chegar em casa e final do mês eu interno o carro em uma autoelétrica para terminar esse serviço.

Mas eu ainda tenho um pouco de esperanças de que eu traga ele totalmente operacional e funcionando da maneira correta! Se eu não conseguir agora e se não conseguir na segunda tentativa exatamente do jeito que eu acho que tem que ser eu desfaço tudo e deixo ele 100% original como veio de fábrica, ou seja, sem ar, posso até passar calor mas adaptação meia boca eu não quero mais não!

Sinceramente eu acho que vamos conseguir afinal transformam ar analógico em digital que para mim é bem mais complicado, não é possível ser tão difícil assim instalar um analógico com praticamente todas as peças originais.

:55:

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 22 Abr 2020, 12:43

Aí Chirola, lembrei de você, olha um GM Vectra com RadCover... até emblema Opel na tampa de válvulas tem!

https://youtu.be/UTQ6bwHWUQY

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 22 Abr 2020, 19:25

Notícias do front:

As 18:19 eu mandei um "e ae sumido" (alguma novidade?) no WhatsApp e ele me respondeu que por causa do aniversário da filha dele não mas me garantiu que amanhã ele já estará com o ar funcionando 100% original e depois de amanhã ele monta o interior do carro.

Isso me pegou de surpresa e meio incrédulo perguntei "oooquêêêê?????? Como assim????" pois ontem eu saí de lá totalmente incrédulo e desanimado de lá mas ele me garantiu que já sabe como fazer, inclusive dentro do carro e que precisaria de amanhã para fazer o carro funcionar, sexta-feira para montar dentro e testes para barulhos e etc, e sábado SEM FALTA ele estaria me entregando o carro.

Não quero criar expectativas mas foi difícil não ficar feliz com essa notícia, veremos se vai ser isso mesmo que vai acontecer!

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 22 Abr 2020, 20:38

bom vamos por partes.
pergunta?
na foto do forro do teto a metade vc lipo e a otra metade esta suja ainda ou a luz da ese efeito?
o foor esta enteiro cuando descola so descolando tudo e colando novamente para evitar degraus no tecido , ou trocando mesmo eu tambem trocaria logo .
as calotas, show, e olha que as outras que vc tinha adaptado ja estba legal.
olha ache algo que posa ajudar a entender como funciona ou como e ligado
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap53.htm
da uma olhada. nao sei no 1.6 no 2.0 16v tem ainda o sensor de temperatura no cabecote que tambem atua nas ventoinhas e e ligado na central.
da para facer uma ligacao paralela e deijar ela com visual de original pasando os fios dereitinho por dentro das mangueiras plasticas , e se ele realmente entendeu como funciona e tem o material pode sim ficar pronto para o sabado.
o resonador acredito que ajude um pouco nao sei se no barulho mais na toma de ar os duto catan ar de pontos estrategicos , atras do arachoque e na frente do condensador aunde o ar vem de fura do cofre.
o visual do condensador e duto de admicao original deija o carro com um visual de original que nao e presiso comentar as fotos falam por si mesmas.
o rad cover cara , da aquele acabamento que o vectra nacional nao teve junto com a capa isolante do capo e do portamalas uma pena porque sao detalhes que facem a diferenca na hora que vc abre tanto o capo como o portamalas .
continuo na torcida meu amigo com muita fe e grandes espectativas .

Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Luan dos Santos » 22 Abr 2020, 21:16

Rapaz, que saga.
Torcendo para que o cara cumpra o prazo dessa vez.

1066 mensagens