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Vectra BESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

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diego_
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por diego_ » 21 Dez 2020, 09:51

Saudações pessoal.
Finalmente desde de 2007 eu vou precisar trocar meu escapamento.
Quando eu troquei o coloquei Vanzin, que nem existe mais e tava firme e forte até semana passada.

No caso eu pretendo trocar todos os componentes até o coletor, então é catalizador, intermediário e surdina.

Eu sei que a Tupper comprou a Vanzin em 2008 mas tenho recebido relatos de baixa qualidade.
A Mastra tem uma linha que é para ser uma copia dos originais, o qual me agrada muito a ideia, mas localizei apenas o silencioso traseiro na mastra, o resto é meio que genérico.

Além destas duas marcas que são mais conceituadas, quais mais poderiam ser utilizadas e que tenham o acabamento original?

Alguem tem alguma opinião sobre elas? Por analogia eu iria de Tupper, pois meu escape foi trocado em 2007 e só agora deu problema, então faz sentido, mas como faz muito tempo que a Vanzin foi comprada, não sei se sobrou algo deles lá ainda, e até onde eu saiba a Vanzin fabricava original para a GM na época.
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Almeidão
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Almeidão » 21 Dez 2020, 10:15

Eu iria de Tupper, isto porque foi a melhor que encontrei para o meu carro, mas não sei se comprei ele na época boa ou não, sei que pra mim até hoje é melhor que a Master e aqui não tem mais opções. O silencioso traseiro eu hoje uso um esportivo, comprei na internet e gostei do ruído dele e principalmente do peso.
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diego_
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por diego_ » 21 Dez 2020, 12:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu iria de Tupper, isto porque foi a melhor que encontrei para o meu carro, mas não sei se comprei ele na época boa ou não, sei que pra mim até hoje é melhor que a Master e aqui não tem mais opções. O silencioso traseiro eu hoje uso um esportivo, comprei na internet e gostei do ruído dele e principalmente do peso.



Estou contigo nesta.
Mastra só encontrei o silencioso traseiro, mas não encontrei o resto do sistema. O problema é o preco do tupper, o conjunto completo chega próximo de 1300 conto.
Ai a gente fica pensando se vale a pena botar o sistema original ou meter um escape completo em inox, já que preco vai ser bem parecido.

Entrando neste mérito alguem sabe de alguma marca que faça o escape em inox?
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Ju_Bueno
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Ju_Bueno » 21 Dez 2020, 16:51

Vou colar aqui minha experiência com ambas, contradizendo vcs rsrs...

Ju_Bueno escreveu:Em dezembro de 2013 silencioso traseiro: R$ 98,00;
em 15/03 / 2014 silencioso intermediário: R$ 108,00 ambos da marca Mastra.

Eu já havia trocado essas peças há menos de dois anos. Fui atrás do mais barato sem conhecer e me importar com marca, e comprei Tupper. Duraram cerca de 18 meses (meus trajetos predominantemente curtos com pouco aquecimento do sistema). Mas após algum tempo de fórum, li em relatos em que essa marca é inferior a Mastra, por isso escolhi essa 2ª dessa vez. Vamos ver quanto tempo duram...

Dando aqui um Feedback pra mim mesmo e pra quem mais se interessar, na segunda semana de janeiro o silencioso traseiro pediu arrego aos 2 anos e 1 mês de uso, após uma viagenzinha que fiz. Comparando com a citação acima, paguei uns 10% mais caro no Mastra, e ganhei 7 meses a mais de produto. Totalmente satisfeito!!


Quando comprei o Astra, já há 3 anos, coloquei o intermediário e silencioso traseiro da Mastra também. Até agora parece estar tudo em ordem!
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Almeidão
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Almeidão » 22 Dez 2020, 11:00

Tem também o problema do uso o carro, exemplo: ligar um carro e funcionar 2 minutos e em seguida soltar o intermediário vai descer água na cabeça e isto é normal. Logo sabemos que ao funcionar o carro em trajetos curtos a água que fica ali não tem tempo de secar pelo calor e com certeza vai estragar mais rápido.
Somando isto aos novos produtos que cada dia passa a ser mais descartável devido a ganância passando a ser um concorrente desleal, já podemos pensar que se durar um ano já estaria bom. Alguém descobre um produto ou uma solda diferente que adianta o processo e vão vender mais barato, o concorrente que vende o caro, porém muito bom não conseguirá vender, logo ele vai descobrir a forma e competir outra vez e quem perde com tudo isto somos nós.
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por diego_ » 22 Dez 2020, 11:53

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem também o problema do uso o carro, exemplo: ligar um carro e funcionar 2 minutos e em seguida soltar o intermediário vai descer água na cabeça e isto é normal. Logo sabemos que ao funcionar o carro em trajetos curtos a água que fica ali não tem tempo de secar pelo calor e com certeza vai estragar mais rápido.
Somando isto aos novos produtos que cada dia passa a ser mais descartável devido a ganância passando a ser um concorrente desleal, já podemos pensar que se durar um ano já estaria bom. Alguém descobre um produto ou uma solda diferente que adianta o processo e vão vender mais barato, o concorrente que vende o caro, porém muito bom não conseguirá vender, logo ele vai descobrir a forma e competir outra vez e quem perde com tudo isto somos nós.


Neste ponto eu deixo um pequeno furinho no escapamento, não é o suficiente para mudar o ronco, mas grande o suficiente para agua liquida que fica no escape ter um lugar para escorrer. Deixo isso na ponteira e no silencioso final.
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por luckyd » 22 Dez 2020, 13:22

diego_ escreveu:Entrando neste mérito alguem sabe de alguma marca que faça o escape em inox?


Desde o coletor eu não sei, mas o intermediário e silencioso traseiro tem a Bärenwald

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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por diego_ » 23 Dez 2020, 17:56

luckyd escreveu:Fuente del Mensaje
diego_ escreveu:Entrando neste mérito alguem sabe de alguma marca que faça o escape em inox?


Desde o coletor eu não sei, mas o intermediário e silencioso traseiro tem a Bärenwald


obrigado pela ideia, mas esse pessoal faz algo mais universal. Eu estou querendo o escape igual ao original (formato, curvas etc) mas feito em inox, até o formato do silencioso traseiro. Cheguei a conclusão que simplesmente não existe. Vou ver se consigo colocar o Tuper amanha ou na próxima semana e digo o resultado final
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Júnior Borges » 24 Dez 2020, 10:39

Essa semana tive que mexer no escapamento do Vectra, coloquei o intermediário da Mastra, achei muito boa a qualidade, e paguei R$ 160.

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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por diego_ » 24 Dez 2020, 14:58

bem pessoal, coloquei o conjunto inteiro Tuper hoje.
paguei R$1300,00 com 4 borrachas de faltavam no escape no Box Nicaragua em Curitiba.

Cenário inicial:
Sem catalizador, abafador substituindo o mesmo. Intermediário e final estourados, bem degradados. Notava-se um ronco profundo ao acelerar, bem esportivo, consumo de combustivel alto para o padrão do carro 6 KM/l dentro de Curitiba.

Primeiras impressões: notei que voltou a sair agua no escapamento, finalmente um catalizador que funciona. Notei que o carro deu uma leve amarada, mas ficou mais constante, quando eu pegava uma velocidade maior, eu notava um salto próximo dos 3.5k RPM, esse comportamento era mais visivel em 3ª marcha. agora não existe mais esse "segundo estágio" mas a performance ficou igual.

Não tem mais barulho de escape, apenas o motor faz algum ruido.

Consumo não tenho como dar muitas impressoes ainda, mas no pouco que rodei fez 6,8KM/l, uma melhoria significativa.

coloquei todo o conjunto Tuper,

Segundo o dono da oficina, apenas 2 marcas prestam, Tuper e Mastra, sendo a Tuper a melhor, por ser a fabricante original dos escapamentos, mesmo atualmente, e a Mastra possui uma boa qualidade também.

OFF: vale a pena pintar o escapamento? pensei em pintar de preto, deixar apenas a ponteira cromada pra fora, ele iria desaparecer na parte de baixo do carro. ou pintar de aluminio e fazer ele ter destaque,

Penso em pintar para aumentar a vida util dele, já que não vai pegar ferrugem por fora, apenas por dentro
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Júnior Borges » 24 Dez 2020, 16:04

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje bem pessoal, coloquei o conjunto inteiro Tuper hoje.
paguei R$1300,00 com 4 borrachas de faltavam no escape no Box Nicaragua em Curitiba.

Cenário inicial:
Sem catalizador, abafador substituindo o mesmo. Intermediário e final estourados, bem degradados. Notava-se um ronco profundo ao acelerar, bem esportivo, consumo de combustivel alto para o padrão do carro 6 KM/l dentro de Curitiba.

Primeiras impressões: notei que voltou a sair agua no escapamento, finalmente um catalizador que funciona. Notei que o carro deu uma leve amarada, mas ficou mais constante, quando eu pegava uma velocidade maior, eu notava um salto próximo dos 3.5k RPM, esse comportamento era mais visivel em 3ª marcha. agora não existe mais esse "segundo estágio" mas a performance ficou igual.

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OFF: vale a pena pintar o escapamento? pensei em pintar de preto, deixar apenas a ponteira cromada pra fora, ele iria desaparecer na parte de baixo do carro. ou pintar de aluminio e fazer ele ter destaque,

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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por AdrianoS » 30 Dez 2020, 16:53

Boa tarde pessoal!
Já usei Mastra com carcaça semelhante ao do original de fábrica, fica mais silencioso e macio que o Tupper, sim, porém custou o dobro dos Tupper e teve a mesma durabilidade.
Está certo que tem a questão levantada pelo nosso amigo Almeidão, que a durabilidade é muito influenciada pelas condições de uso, como trajetos curtos, combustível ruim, etc.
Mas particularmente, desde então utilizo somente os Tupper, que apesar de ser um pouco mais barulhento, mas já me acostumei, e a cada 1 ano e meio, no máximo 2 anos preciso trocar porque começa a furar.
Talvez a ideia de mandar fabricar o sistema inteiro em aço inox seja uma boa, lembrando que os originais de fábrica, se não me engano também o eram. Me recordo que o abafador intermediário e o traseiro aguentaram 7 anos até a primeira troca.
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Almeidão » 30 Dez 2020, 23:58

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje bem pessoal, coloquei o conjunto inteiro Tuper hoje.
paguei R$1300,00 com 4 borrachas de faltavam no escape no Box Nicaragua em Curitiba.

Cenário inicial:
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Você pode usar o preto alta temperatura da colorgin, é o único que presta pra fazer em casa, ele aguenta o tranco numa boa, mas tenha em mente que ele estraga primeiro de dentro pra fora, portanto a tinta não ajuda muito, somente na estética mesmo.
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por diego_ » 31 Dez 2020, 11:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje bem pessoal, coloquei o conjunto inteiro Tuper hoje.
paguei R$1300,00 com 4 borrachas de faltavam no escape no Box Nicaragua em Curitiba.

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Sem catalizador, abafador substituindo o mesmo. Intermediário e final estourados, bem degradados. Notava-se um ronco profundo ao acelerar, bem esportivo, consumo de combustivel alto para o padrão do carro 6 KM/l dentro de Curitiba.

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isso que eu estava pensando, a unica forma de ter um escapamento que não estrague tão cedo seria ter alguma forma de extrair a água que acumula dentro dele, além de a parte interna ser tratada com tinta de alta temperatura e impermeavel. Não seria necessário nem mesmo ser em inox neste caso
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Almeidão » 31 Dez 2020, 12:40

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje bem pessoal, coloquei o conjunto inteiro Tuper hoje.
paguei R$1300,00 com 4 borrachas de faltavam no escape no Box Nicaragua em Curitiba.

Cenário inicial:
Sem catalizador, abafador substituindo o mesmo. Intermediário e final estourados, bem degradados. Notava-se um ronco profundo ao acelerar, bem esportivo, consumo de combustivel alto para o padrão do carro 6 KM/l dentro de Curitiba.

Primeiras impressões: notei que voltou a sair agua no escapamento, finalmente um catalizador que funciona. Notei que o carro deu uma leve amarada, mas ficou mais constante, quando eu pegava uma velocidade maior, eu notava um salto próximo dos 3.5k RPM, esse comportamento era mais visivel em 3ª marcha. agora não existe mais esse "segundo estágio" mas a performance ficou igual.

Não tem mais barulho de escape, apenas o motor faz algum ruido.

Consumo não tenho como dar muitas impressoes ainda, mas no pouco que rodei fez 6,8KM/l, uma melhoria significativa.

coloquei todo o conjunto Tuper,

Segundo o dono da oficina, apenas 2 marcas prestam, Tuper e Mastra, sendo a Tuper a melhor, por ser a fabricante original dos escapamentos, mesmo atualmente, e a Mastra possui uma boa qualidade também.

OFF: vale a pena pintar o escapamento? pensei em pintar de preto, deixar apenas a ponteira cromada pra fora, ele iria desaparecer na parte de baixo do carro. ou pintar de aluminio e fazer ele ter destaque,

Penso em pintar para aumentar a vida util dele, já que não vai pegar ferrugem por fora, apenas por dentro

Eu faria preto Diego, mas tem que ser com tinta que suporte altas temperaturas pra não descascar...


Você pode usar o preto alta temperatura da colorgin, é o único que presta pra fazer em casa, ele aguenta o tranco numa boa, mas tenha em mente que ele estraga primeiro de dentro pra fora, portanto a tinta não ajuda muito, somente na estética mesmo.


isso que eu estava pensando, a unica forma de ter um escapamento que não estrague tão cedo seria ter alguma forma de extrair a água que acumula dentro dele, além de a parte interna ser tratada com tinta de alta temperatura e impermeavel. Não seria necessário nem mesmo ser em inox neste caso


A dica é: Nunca ligar o carro e andar menos que 5 KM. Então para mim é impossível, quanto a isto o fabricante pode ficar tranquilo que o meu vai gastar mesmo kakakaka.
Sobre o escapamento de Inox, tenho minhas dúvidas porque internamente tem as parte de metal que faz o trabalho de abafador, uns tem manta de fibra etc. Será que tudo nele é Inox???? Em um escapamento não podemos pensar só no cano e na estrutura externa do abafador.
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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por chirola » 31 Dez 2020, 16:47

caramba gente omtem foi dar uma olhada dos preços por aqui dos escapamentos em inox e nao tem como , aqui na argentina uma descarga em inox completa ,
coletor 4x2 , downpipe 2x1 longo , abafador central cano e abafador traseiro , de cualidade (marca silen pro ou bella silen ) ronda os 2200 reais sem colocaçao .
acredito que so vou trocar o abafador central mesmo por outro similar de lata mesmo .

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ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por AdrianoS » 31 Dez 2020, 21:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
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isso que eu estava pensando, a unica forma de ter um escapamento que não estrague tão cedo seria ter alguma forma de extrair a água que acumula dentro dele, além de a parte interna ser tratada com tinta de alta temperatura e impermeavel. Não seria necessário nem mesmo ser em inox neste caso


A dica é: Nunca ligar o carro e andar menos que 5 KM. Então para mim é impossível, quanto a isto o fabricante pode ficar tranquilo que o meu vai gastar mesmo kakakaka.
Sobre o escapamento de Inox, tenho minhas dúvidas porque internamente tem as parte de metal que faz o trabalho de abafador, uns tem manta de fibra etc. Será que tudo nele é Inox???? Em um escapamento não podemos pensar só no cano e na estrutura externa do abafador.



Pois é, também tenho minhas dúvidas, creio que essas fabricações artesanais de hoje, não conseguiriam reproduzir fielmente todos os componentes com a mesma qualidade do que era produzido na época para a linha de montagem original de fábrica, isso sem elevar e muito o custo, pois ninguém irá comprar equipamentos e materiais para fabricar apenas um e depois deixar tudo encostado, seria desperdício. E se fabricam algo assim que dure muito tempo, é prejuízo também porque aquele que comprou uma vez, irá mandar fazer outro só dali muitos anos, porque irá durar muito tempo...
É uma questão a se analisar, de uma dúvida que deixa a pulga atrás da orelha.
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Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

ESCAPAMENTO - entre Tupper e Mastra

por Ju_Bueno » 05 Jan 2021, 09:37

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Quando comprei o Astra, já há 3 anos, coloquei o intermediário e silencioso traseiro da Mastra também. Até agora parece estar tudo em ordem!

Falei cedo demais... Na semana passada tirei o carro da garagem e vi uns respingos de água no piso. Moral da história - o abafador traseiro está chegando ao fim da vida :23:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
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