por leonardorcj »
15 Jul 2016, 07:25
Fessl, bom dia!
Foi no 'olhometro' mesmo. (rs) Meu irmão, que é meu mecânico pra essas horas, que fez a desmontagem e montagem, apenas servi como ajudante (hehe). O mais complicado foi montagem das engrenagens dentro do satélite, juntos gastamos uns 40 minutos (ou mais) (kkk) coisa de física mesmo (kkk). Outra informação que acho importante citar, talvez alguns não saibam, nem nós sabíamos até deparar com o 'problema', foi preciso ter (ou comprar) uma 'chave' para o aperto da rosca, se não me engano, é na peça que serve também como retentor do óleo da caixa, pois, também trocamos as 'borrachas' de vedação desta peça.
Desculpe não sei o nome da peça e nem achei aqui para mostrar em imagem, mas é cilíndrica e dentada, encaixa certinho na peça facilitando a desmontagem e montagem, a mesma é conectada a uma chave de catraca. Entendo muito pouco de mecânica, então se falei algum nome ou termo errado alguém mais experiente corrige ai.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e abraço.
=D
fessl escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia....
Bom o meu acabou de acontecer isso. Eu também nunca ouvi qualquer barulho, nem andando com os vidros abertos. A 1 mês atrás eu levantei o carro para ver uma outra coisa e com o carro ligado, engatei uma 2 marcha e para a minha surpresa quando cheguei proximo a roda do lado do motorista ouvi um barulho como se estivesse rolamento ruim, vindo do cambio. Achei que era a junta homocinetica. Programei a desmontagem para a troca da junta. Andando com o carro ouvi o estouro da engrenagem (achei que tinha caido tudo no chão, kkk). Bom cheguei em casa e na oportunidade ao desmontar os semi-eixos vi que a junta estava Ok. Abri o cambio por baixo e só os restos mortais do pinhão que estavam na tampa.
Agora para eu fazer a montagem denovo preciso apertar a porca que ajusta a folga dos rolamentos. Minha pergunta é: qual é o torque recomendado para a caixa F18? Eu tenho o manual de manutençao do vectra C e na caixa manual diz que com rolamentos novos é de 150 a 200N. Voce ajustou no "olhometro", já que existe uma marca na porca para colocar a trava dela ou foi pelo torque? Na net nao achei nada especifico, apenas um video do Dr. macete mostrando o ajuste que ele fez: " deixa uma folguinha minima" ...... como você procedeu??
No aguardo.