Em sociedade com meu pai, compramos um Vectra C Elegance 2010 aut. em Set/2015. Tudo mil maravilhas... se pesquisarem aí no Fórum, acharão fotos dele em primeira manutenção, etc.
Passou por 3 mecânicos diferentes. Um deles se dizia "especializado" GM, que chegou a ir comigo testar o carro e verificar tudo antes de comprar.
Bom, 2 meses após a compra, fizemos uma viagem de mais de 1000km, tudo a mil maravilhas.
Alguns defeitos bobos foram aparecendo durante o primeiro ano, mas nada que comprometesse nossa satisfação com o veículo. Em Jan/2017 a decepção tomou conta.
O motivo desse tópico é pra levar conhecimento aos proprietários. Nosso carro apresentava diversos indícios de um problema que estava para acontecer... mas por desconhecimento, não enxergamos nenhum deles. Portanto, logo listarei os indícios aqui.
Estava fazendo uma viagem com ele para SP. 200km já rodados em um belo domingo de sol. Ar condicionado ajudando no calor do verão, rádio ligado e piloto automático ligado. Até que em uma subida, o câmbio desengrena e a rotação vai a 6.000RPM ao tempo de eu apertar o botão pra desligar o PA. Joguei pro acostamento, coloco o câmbio no N e vou tentando andar.... A impressão que tinha era de que o carro não "sabia" qual marcha engrenar e ficava variando perigosamente entre elas, subindo e descendo a rotação. Parei em um posto, chamei o seguro. Meu Vectra enlouqueceu e não sabe mais as sequências do câmbio.
De início pensei ser algo bobo. Um sensor, um fio com mal contato, um resultado do calor infernal daquele domingo... algo do tipo. Levamos no primeiro mecânico, na minha cidade, sempre no guincho pra não forçar mais ainda. Ele nem olhou pro carro direito e soltou o orçamento: De R$6.500,00 a 8.000,00. Quase tive um infarto.
Levamos na concessionária da cidade, afinal não é possível que um "desentendimento" nas marchas seja motivo pra 8K. A concessionária me diz que não mexe em câmbio automático... que se eu quisesse, eles mandavam o carro pra Araçatuba (150km +/-) e lá eles passavam o orçamento. Deixei pra lá.
Lembram do mecânico "especializado" GM? Nem quis encostar no carro: "Não mexo em câmbio automático".
Depois de muita procura na região e com indicação de todos os tipos, chegamos à um mecânico especializado em transmissão automática em Fernandópolis/SP. Ele diagnosticou o defeito e passou o orçamento: R$ 6.000,00. Sim, 6k no "desentendimento" do câmbio. Mas, diferente de todos os outros, ele explicou o defeito. E aqui explico para vocês.
Sempre usei água da torneira no radiador. SEMPRE! Pra que aditivos? Se a água resfria também, né? Pra que gastar com aditivo? Pois é, cuidado com sua economia aí. O câmbio automático modelo AW50-40 resfria o óleo por uma serpentina ligada ao radiador do carro. O óleo do câmbio passa ao lado da água do radiador para a troca de calor... mas no reservatório de água não tinha aditivo algum! E advinha? Corroeu a serpentina e começou a entrar óleo na água... e água no óleo
.png)
A água dissolveu algumas peças do câmbio. Correu algumas outras... partes das fibras dos discos de composite viraram farelo no filtro de óleo do câmbio. O filtro entupiu e o corpo de válvulas perdeu pressão, causando o "desentendimento" no engate das marchas!
Este é um problema comum de acontecer com esse modelo, com câmbio automático, nos carros que não usam aditivos... e é um problema que vc vai "cozinhando" aos poucos. Portanto, nós compramos o carro com o defeito, mas não soubemos identificar.
Quer saber se tá correndo esse risco?
-Vareta do óleo do câmbio com ferrugem próximo ao puxador
-Presença de borras dentro do reservatório de água
-óleo do câmbio sem viscosidade
-Presença de "farelos" metálicos da ponta da vareta do óleo
-Patinação ou demora na troca das marchas
-"Tranco" ao colocar a alavanca em R ou D.
E aqui algumas dicas para não correr esse risco:
-Pelo amor de Deus, Alá, Santo Daime ou qualquer santidade que acredite, use ADITIVO no Radiador!!!!
-Pelo mesmo amor a santidade acima, troque o óleo do seu câmbio automático! Não existe Câmbio Automático que não se troca óleo!!!
-Procure informações sobre seu veículo! Pra ajudar, o modelo do câmbio do Vectra C é AW50-40.
-Só pra fixar: USE ADITIVO NO RADIADOR!!!
Desde então, nunca mais meXânicos colocam a mão no carro. Cuidado com aquele mecânicos "que mexem no carro do fulano desde que tinha fusca, que é mecânico desde o tempo da TV manchete", porque em muitos casos esses profissionais não se reciclam, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR do Estado. O Vectra C é um carro que, apesar de manter quase o mesmo motor do Monza, possui muita tecnologia e não é qualquer "olhadinha" por baixo do capô que se diagnostica um defeito. Quando o mecânico do câmbio passou o scanner no carro, achou diversos pequenos defeitos que já poderiam ter sido removidos e, infelizmente, o carro tinha passado por uma 'revisão' dias antes em outro local. Que bela revisão...
Fica a dica pra os que possuem e os que pretendem adquirir o modelo. Com o câmbio zerado, parece outro carro... mas com informação, não precisaríamos gastar 6k no veículo, né?!