por josehgb »
14 Set 2022, 11:49
sim, é normal ter óleo na mangueira de admissão de ar, ATÉ CERTO PONTO, mas algumas coisas podem agravar a situação.
Vou tentar explicar um pouco com detalhes como funciona essa sujeira:
Quando o motor trabalha, parte dos gases sempre vão escapar pela lateral do cilindro (efeito blowby) e acabar descendo lá pra baixo e acumulando no carter de óleo. Isso é normal, em motores mais desgastados a quantidade que escapa é maior. Esse ar acumulado não pode ficar ali, se não começa a gerar muita pressão e arrebentar vedações entre outras coisas desagradáveis. Em alguns casos loucos tem até vareta de óleo que sai voando porque é naquele caninho que o ar quis dar fuga. Pra direcionar essa saída existe o sistema PCV, vulgo "respiro de óleo/respiro do motor".
NO CASO DO VECTRA, a ideia é que essa pressão que fica lá no pé do motor é direcionado até lá em cima no comando de válvulas, e de lá uma mangueira redireciona essa pressão para algum lugar para aliviar o sistema.
O problema é que essa pressão, esses gases que saem do motor, estão cheio de vapores contaminados e gotículas de óleo que são uma potencial poluição pro meio ambiente. Então pra não jogar isso fora e fazer sujeira os fabricantes optaram por direcionar esse "escape" pra dentro do motor de novo, por isso a mangueira que sai da tampa do comando de válvulas volta de algum jeito pra admissão de ar no motor.
Esse ar sujo de gotículas de óleo e outras porcarias acaba voltando lá pra entrada de ar do motor através do mangote de admissão de ar principal e consequentemente seguindo o caminho acaba na tbi. O problema é que quando ele passa na mangueira da entrada de ar, essa mangueira tem bastante superfície mais fria para ele "pousar", então as gotinhas de óleo acabam parando e condensando ali, fazendo aquele filme de óleo chato. Também pode acontecer de ele condensar direto na TBI, sujando mais ainda
Geralmente existe um filtro chamado de "válvula corta chamas" que ajuda a regular essa parte do fluxo de gases do respiro, mas uma das funções importantes dele é a ideia do filtro justamente também ser uma superfície no meio do caminho que ajuda a reter essas gotículas, elas condensam nele e não chegam a ir para frente, mas a pressão de gases em si segue de boa.
Uma opção se você quiser que não suje o sistema, você pode instalar um filtro chamado "oil catch can" que serve justamente pra barrar as gotículas antes de voltar pra admissão mas permitir livre passagem dos gases.
NÃO SE DEVE ISOLAR ESSE RETORNO E DEIXAR ELE IR EMBORA, isso se chama PCV Delete, quando alguém deixa a mangueira do respiro solta ou coloca aquele filtrinho na ponta. Acontece que a propria admissão/tbi acaba também aspirando parte do gases do PCV, então você tem um lado jogando a pressão pra fora e o outro lado puxando a pressão, o que alivia muito mais a pressão no sistema do que só um lado jogando fora mas sem ninguém do outro querendo puxar.
Pra evitar esses problemas é relativamente simples, mas algumas coisas pioram:
-Motor desgastado, em especial a parte do pistão/válvulas
-Uso de etanol
-Alto nível de óleo
-Óleo de pior qualidade
-Óleo muito velho
-Gasolina de má qualidade.
no caso dos combustíveis, o etanol tem o efeito mais gritante:
O etanol possui muito mais água na sua composição do que a gasolina, então a queima dele gera muito mais moléculas de água no final do que a gasolina. Essas móleculas de água estão lá na pressão que escapam dos cilindros pelo blowby e circulam pelo sistema PCV. O problema é que essa água acaba arrastando mais partículas de óleo quando passa pelo motor, e na hora de condensar acaba condensando bem mais líquido (a própria água) com óleo arrastado. Você pode até reparar que a sujeira acumulada quando o combustível é etanol tem uma cor mais clara de doce de leite, a clássica cor de quando você tem água misturada com óleo e também é bem mais líquido. A sujeira quando é gasolina tende a ser mais fedida e escura, viscosa, quase um piche.
A gasolina adulterada pode ter mais etanol, ou outras coisas que podem fazer com que a queima da mistura ar-combustível seja incompleta, nisso novamente acaba descendo pelo blowby e indo lá pra frente condensar.
Óleo de má qualidade pode ter água ou outras coisas voláteis que depois de aquecer e trabalhar um pouco no motor evaporam, o que gera mais vapor pra sair pelo PCV e ir lá pra frente condensar e sujar. Óleo velho também pode se comportar mal e começar a decompor ou liberar mais vapores e coisas do tipo e consequentemente ir lá pra sujar também
No final das contas, uma manutenção com óleo de boa qualidade, bom combustível e cuidar bem do motor pra não deixar desgastar é o que vai te ajudar, fora isso é limpar de tempos em tempos as mangueiras e ver se não tem obstruções no caminho