O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Set 2022, 08:30

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E os caras aqui para prender um plastico usa um torque de turbina nos parafusos kakakak.

Sei lá aqueles plásticos quebram só de olhar ,todo vectra que desmontei tem quebrado o plástico do alojamento da chave de luces, eu a um tempo compre uma parafusadeira sem fio pequena e aperto tudo com ela , nunca se passa do torque porque é fraquinha e é ela que ajusta e afrouja .
Mais só encostar o parafuso já segura é plastico e é frágil a maioria dos nossos carros já tem mais de 15/20 anos

É Chirola, meu carro apareceu um ruido no comando e eu não sei o que é. Venho acompanhando estas pancadinhas desde que troquei ele e ontem localizei exatamente onde é com uma chave de fendas como estetoscópio no ouvido. Ele é exatamente na parte onde o comando entra do lado da bateria, ali naquele pescoço metalico antes de começar a tampa e isto aparece exatamente minutos depois de aquecido. Terei que abrir em cima e verificar se tem algo ali, detalhe ao passar o ouvido na tampa se ouve claramente os tuchos sem qualquer ruído, somente naquele local. Será que tenho que voltar com o letra K outra vez?

Se alguem tiver uma ideia o que seja, dá um toque aqui, eu poderia suspeitar que seja alojamento de tuchos e o som ir para aquele lado, independente disto tinha um tucho meio vazio daquele lado e a primeira coisa a fazer será trocar ele e comprei 2 originais para fazer isto. O certo é que não estou contente com este ruído.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 06 Set 2022, 12:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se alguem tiver uma ideia o que seja, dá um toque aqui, eu poderia suspeitar que seja alojamento de tuchos e o som ir para aquele lado,

da uma olhada para ver se o comando tem folga axial , o barulho de tucho é bem carateristico acho que vc identificaria facil .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Set 2022, 13:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se alguem tiver uma ideia o que seja, dá um toque aqui, eu poderia suspeitar que seja alojamento de tuchos e o som ir para aquele lado,

da uma olhada para ver se o comando tem folga axial , o barulho de tucho é bem carateristico acho que vc identificaria facil .

Folga axial não tem, foi bem testado antes de colocar e usei uma trava bem justa, mas posso trocar ela, também não é batida de tuchos quando vazio, mas estou supondo que seja um tucho não vazio, porem não carregado corretamente, ou seja com defeito tipo meio termo. Lembro que tinha um vazio entre os oito que tirei, outro que pensei seria alojamneto dos tuchos e uma pequena folga ali naquela ponta do comando, folga que eu não vi ao montar e fiz vários testes visual que não é algo tão confiável, mas na medida do possível foi feita. Vou desmontar ele outra vez e verificar no proximo sábado se não der jeito terei que voltar o comando K ou até mesmo um outro mais usado da letra H que tenho.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Set 2022, 17:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Folga axial não tem, foi bem testado antes de colocar e usei uma trava bem justa

se tem folga no alojamento do tucho acho que não carregaria bem , teria que ver o balancim o o pratinho . so vendo de perto mesmo .

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Set 2022, 17:16

hoje foi dia de compras , e aproveito para mostrar em foto porque sempre falo que no 16v não e a tampa e sim a junta o que causa vazamento de oleo.
dolado das polias dos comandos a junta não tem os angulos bem feitos e neses angulos que vai um pingo de silicone do lado do cabeçote .
Imagem

do lado da bobina o defeito é mais notavel ainda .
Imagem
Imagem
nas duas meia lua tem o mesmo defeito do molde pode ver que chegando perto da meia lua a junta é achatada e tem literalmente um degrau se pasar o dedo nesta parte da para sentir bem ali vai pingo de silicone tambem .
a junta é da marca SABO .
é neses pontos que da vazamento , pode apertar a tampa mais a imperfeição e tão bruta que vaza do mesmo jeito so colocando silicone para corregir o defeito .
pode trocar de tampa que em pouco tempo vai vazar denovo .
a bmw X1 tem uma junta que tambem tem 3 meialuas na junta e ja to vendo reclamo de vazamento na tampa .
e de pasada ja que vou mexer ali consegui o cotovelo do respiro do bloco original ainda , estaba no stock e levei sorte ja nçao vem mais original por aqui .
Imagem
vou ver se não chove final de semana .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Set 2022, 08:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje hoje foi dia de compras , e aproveito para mostrar em foto porque sempre falo que no 16v não e a tampa e sim a junta o que causa vazamento de oleo.
dolado das polias dos comandos a junta não tem os angulos bem feitos e neses angulos que vai um pingo de silicone do lado do cabeçote .
Imagem

do lado da bobina o defeito é mais notavel ainda .
Imagem
Imagem
nas duas meia lua tem o mesmo defeito do molde pode ver que chegando perto da meia lua a junta é achatada e tem literalmente um degrau se pasar o dedo nesta parte da para sentir bem ali vai pingo de silicone tambem .
a junta é da marca SABO .
é neses pontos que da vazamento , pode apertar a tampa mais a imperfeição e tão bruta que vaza do mesmo jeito so colocando silicone para corregir o defeito .
pode trocar de tampa que em pouco tempo vai vazar denovo .
a bmw X1 tem uma junta que tambem tem 3 meialuas na junta e ja to vendo reclamo de vazamento na tampa .
e de pasada ja que vou mexer ali consegui o cotovelo do respiro do bloco original ainda , estaba no stock e levei sorte ja nçao vem mais original por aqui .
Imagem
vou ver se não chove final de semana .

As juntas de borrachas vedam muito fácil, e se vazar com certeza é porque tem algo errado e ai está claro que há imperfeições na junta, pior que a tampa acaba sofrendo nas mãos de mecanicos que sem perceber isto mete aperto nos parafusos e ai sim estragam a tampa.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Set 2022, 10:15

Fiz este video sobre os relês do Vectra, quais as funções e qual seria o relê certo a usar. No caso do Vectra a maioria dos auxiliares comuns todos são invertidos, eu chamo de diagonal, na verdade a inversão estão entre o 30 e 86, aliás qualquer esquema montado para relê auxiliar se deve usar sempre o positivo no 86, assim ao usar um relê invertido não haverá curto, embora ali tenha que usar da forma que vem nos carros, para evitar aquecimento no alojamento deles. Tem informações sobre a diferença de um auxiliar e um inversor.
Se seu carro tem o alojamento amarelo queimado, o problema pode ser o uso errado dos reles.

https://www.youtube.com/watch?v=0hrcnYqRPgA
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 09 Set 2022, 18:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje As juntas de borrachas vedam muito fácil, e se vazar com certeza é porque tem algo errado e ai está claro que há imperfeições na junta,

sim tem partes que chega cuase a um milimetro a diferença de grosor da junta , no inicio vai vedar mais cuando reseque um pouco e perca poder de dilatação vai vazar .
o tipo de aperto da tampa não vai permitir apertar mais do que faz falta , no 16v os parafusos ficam no meio da tampa e não na borda se apertar de mais so vai afundar o alojamento do parafuso e ao esquentar a preção nas bordas vai acabar deformando a tampa .
por iso falo em colocar umpouquinho de silicone nestas areas , asim compensa a deformação da junta e o loctite ele vira cuase parte da junta cuando seca e tem o mesmo poder de dilatação que a borracha .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Set 2022, 21:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje As juntas de borrachas vedam muito fácil, e se vazar com certeza é porque tem algo errado e ai está claro que há imperfeições na junta,

sim tem partes que chega cuase a um milimetro a diferença de grosor da junta , no inicio vai vedar mais cuando reseque um pouco e perca poder de dilatação vai vazar .
o tipo de aperto da tampa não vai permitir apertar mais do que faz falta , no 16v os parafusos ficam no meio da tampa e não na borda se apertar de mais so vai afundar o alojamento do parafuso e ao esquentar a preção nas bordas vai acabar deformando a tampa .
por iso falo em colocar umpouquinho de silicone nestas areas , asim compensa a deformação da junta e o loctite ele vira cuase parte da junta cuando seca e tem o mesmo poder de dilatação que a borracha .

Realmente o loctite black e tem outros como superblack e mais um cinza que são fantásticos, eles secam até com óleo.
Bem, amanhã cedo vou abrir e checar sobre os tuchos do meu carro, vou até reutilizar a borracha da tampa, comprei uma nova original, mas desta vez testarei ele primeiro trocando 2 tuchos ou talvez mais de 2, sendo que 2 são originais novos. Vai depender do resultado para investir nos 6 que ficaram na GM kakakakakak. Se for alojamento de tuchos que eu acho meio difícil de ser, com certeza irá ficar assim. Bem tem a lotofácil da independencia a qual sou concorrente sério em uns bolões muito caro, lalvez eu compre um motor novo kakakakaka.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 10 Set 2022, 00:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Realmente o loctite black e tem outros como superblack e mais um cinza que são fantásticos, eles secam até com óleo.

Verdade mais tem que respeitar o tempo de secado .

Tomara ganhe uma grana no bolão sempre ajuda vou ver como vai est o tempo no comigo, e se consigo uma vaga aonde posa deixar o carro sem ligar ate segunda para secar bem a cola , se não não vale a pena mexer

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2022, 19:06

Abri aqui, está tudo limpo, comando liso cmo novo, aquele tucho que estava vazio estava cheio, troquei ele assim mesmo, mas na lenta se houve ruidos. Acho ser os alojamentos dos tuchos porque ele sai com uma facilidade danada e é somente na lenta não de imediato quando para, eu paro espero um pouco e vem o ruido. Cheguei a uma conclusão que este ruido já estava e tinha outros mais, porém ao acabar com uma bateria de ruido, ficou este que aparece na lenta quando quente. Acelerando o carro fica perfeito, funcionamento perfeito e sem lotofácil ele ficará assim kakakaka.
O resto está 100% perfeito.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 10 Set 2022, 20:56

Vai saber , também to com umas porás asim kakakkakak, nunca escute barulho do motor no meu carro de uns tempos pra CA to evitando os bicos injetores , coisa que nunca tinha ouvido antes ,acho quebto pirando kakakakk.
Ou já é trauma .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Set 2022, 13:38

Alguem já usou o MOTOR KOTE? Vejo alguns milagres deste produto e já cansado de ver esta maquininha que o cara testa que faz um rúido que me atrapalha o ouvido só de ver o teste, e tem ainda aqueles comentários que o carro sem óleo nenhum andou ainda 18 km. Bem, um carro sem óleo andará um bom tempo ainda, com este produto ou sem ele. Vi alguns testes na internet de carro batendo tuchos, colocam o produto e depois de um tempo ele para de bater, mas eles nunca voltam com o motor frio outra vez para eu ter a continuidade do teste e segurando a descarga para garanti que esteja frio. Sabemos que podemos simular isto com os tuchos vazio, ligar o carro e sem um produto extra e tempos depois ele para de bater somente com o próprio óleo.
O testes eles usam aquele velho truque de mágico do cara e coroa. Joga a moeda se der cara eu ganho se der coroa voce perde, e eu que sou pior São Tomé, só acredito fazendo kakakak.

Tendo todas estas informações acima e que suponho que o teste não seja correto, resolvi eu mesmo fazer com o meu carro. Comprei dois vidros deste produto, vou esperar o carro chegar na kilometragem de troca de óleo e farei estes testes e vamos ver se é realmente um produto confiável.
Meu carro é perfeito, comando, tuchos todos novos, embora demorou pra carregar, porém não esvazia, está economico e temperatura normal e nunca bate nada quando frio, ele é realmente ao contrário, quando quente tem um ruido de metal consequentemente do comando que volto a informar está integro e suponho que seja alojamento dos tuchos, empeno de gaiola etc, e nunca bate quando quando sobe o giro acima de 1.100 RPM.
Farei o video, e com certeza comentarei isto tudo no video, e embora não acreditar neste produto, mas torcerei para que seja verdade e comigo não
tem meio termo tipo psicológicamente melhorou etc. É tudo ou nada, não pode ter porcentagem de melhora no meu caso.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Set 2022, 14:30

bom sabado a noite consegui uma vaga para o carro ficar parado ate segunda , então domingo troque a junta e fiz uma checagem geral de velas cabos , mangueiras etc.
so cheque as coisas não so muito da limpeza , se esta funcionando melhor tocar muito kakakakakak

bom a junta como ja fale é uma bosta mal feita e com partes irregulares de diferente espesor entãoa cola é obrigatoria para corregir os defeitos da junta nova , bati algumas fotos , fique meio sem coragem de pegar muito no telefone com as mãos cheias de oleo mais pelas fotos se entende a ideia.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

silicone so nos pontos que se ve na foto , coloque a tampa no lugar sem parafusos e deixe la por uma meia hora , para ter uma referença colocque uma cuantidade de cola igual a da junta em um plastico e cuando vi que a cola tinha criado uma capinha seca por fora coloqueos parafusos e encoste com a mão , so depois de uma hora(uma hora y meia no total ) aperte a tampa e fico la mais 20horas sem ligar o carro , vamos ver cuanto dura porque a junta é realmente groseira no acabamento .
uma vez tinha conseguido uma junta marca taranto e o acabamento era melhor mesmo sendo marca considerarda inferior a sabo .

aproveite para tirar umas fotos do corpo de borboleta(sempre limpo mesmo depois de um ano da ultima manutenção , e mostrar o sistema PCV que utilizo no meu carro , sei que muitos sofrem com a borboleta melada de oleo , na foto pode ver que realmente limpeza de motor não é o meu forte kakakakak alias limpeza geral do carro não é meu forte , o carrro eu gosto muito mais como ele fica no tempo direto perdi o pique de ficar limpando ele a diario e a limpeza se resume a vidros e luces.

Imagem
pode ver que realmente não limpe para a foto ela esta com poeira do uso normal mais sem um pingo de oleo.
Imagem

o que fiz para conseguir iso não é misterio ate ja foi comentado aqui no forum , pegue a valvula PCV original do 16v e fure o miolo dela ,tem que tirar do lugar para não cair sujeira no coletor . ficando a valvula como se fose um bico de ligar mangueira comum .
e coloque a valvula do 8V , e a tempos que minha borboleta não sofre com oleo nela , o sistema PCV funciona se esta bem conetado e a valvula funcionando 100% , a valvula cuando esta nova ou boa tem no miolo uma esfera que abre e fecha a pasagem do ar , então vc pega ela e jacoalha ela tem que sentir o miolo solto dentro dela alias sente como se tem uma peça solta dentro da valvula então vc sabe que esta boa . o vapor de oleo não afeta em nda o funcionamento do motor meu carro esta sem catalizador e mesmo asim pasa o test de emição de poluentes com folga .
Imagem
a valvula é a da foto acima.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Set 2022, 14:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Alguem já usou o MOTOR KOTE?

olha ja teste o liqui moly que é super bem falado em infinidade de sites e coisas do estilo , e a minha opinhão ...
uma merda se o tucho esta trancado troca ele kakakakak, cuando a peça esta com defeito não tem produto magico , meu carro tinha dois tuchos que demorabam em carregar e toda partida ele batiam , colocque oleo 10w30 , coloque o tal do liqui moly coloque otras bostas que nem lembro e so paro cuando coloque dois tuchos novos marca INA kakakakakk. ate se tem sujeira e o produto amolecer ela vai para dentro do tucho , se tem folga de mais o produto não vai tirar e se o tucho esta com a mola cansada não vai rejuvenecer . pode ter alguma situação que melhore mais nunca vi ao vivo,
é a minha opinhão sem querer ofender nenguem cada um acredita no que faz bem pra ele .

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Set 2022, 14:45

tem que ver o que pode ter mudado na montagem , seu carro não tinha ese barulho e eu sei como vc monto tudo , e mais com nenhum dos dois cabeçote tinha este barulho vc teria sentido antes sempre faz manutenção e barulho metalico não deijaria pasar nunca e mais cuando é um carro de usodiario que vc conhece cada parafuso nele .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Set 2022, 15:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje tem que ver o que pode ter mudado na montagem , seu carro não tinha ese barulho e eu sei como vc monto tudo , e mais com nenhum dos dois cabeçote tinha este barulho vc teria sentido antes sempre faz manutenção e barulho metalico não deijaria pasar nunca e mais cuando é um carro de usodiario que vc conhece cada parafuso nele .

Estou com duvids Chirola, é possivel que tinha sim, é que o carro tinha outros ruidos que se acabaram e ficando um somente fica mais facil de perceber. E tem um porém especial, não sou muito de ficar em marcha lenta mexendo no motor e no transito dentro dele não se ouve nada, e muito menos andando fraco ou forte, então é possivel que tinha e eu nem tinha percebido. Olhando uns videos destes de motagem do comando letra K, percebi que tinha lá este ruído e que no dia não percebi e acredito que foi isto, eliminandop vários ruídos, naquele momento só ouví ele redondo. Mas está para ser quase 100% que seja alojamentos dos tuchos que saem com facilidade e demorou muito pra carregar.

Aproveito aqui para comentar sobre a válvula que tem no filtro de óleo que um dia eu disse ser válvula de retenção, porém eu estava errado, esta válvula ali é valvula de segurança, digamos que o filtro por um motivo qualquer fique entupido, esta válvula liberarpá o óleo sem filtrar, mas nçao ficará o carro sem óleo embora a luz ficará acesa.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Set 2022, 15:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje esta válvula liberarpá o óleo sem filtrar, mas nçao ficará o carro sem óleo embora a luz ficará acesa.

sim a bomba tem um bypass que caso o filtro fique entupido devia oleo direto para as galerias como mode emergrncia .
mais o barulho que vc comenta ele tinha com os dois cabeçotes ou so com o que esta agora no carro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Set 2022, 16:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje esta válvula liberarpá o óleo sem filtrar, mas nçao ficará o carro sem óleo embora a luz ficará acesa.

sim a bomba tem um bypass que caso o filtro fique entupido devia oleo direto para as galerias como mode emergrncia .
mais o barulho que vc comenta ele tinha com os dois cabeçotes ou so com o que esta agora no carro

Eu não tinha percebido isto antes, mas olhando o video novamente com o cabeçote antigo eu consigo ouvir que tinha. Porém no cabeçote anterior os tuchos carregaram bem mais rápido. No video abaixo cabeçote anterior com o comando letra H, minuto 22 eu ouço esta pancadinha. pra ser sincero não consegui captar bem quando era o comando letra K e nos videos eu estou comentando alguma coisa que fica impossivel de ouvir qualquer coisa diferente. Tem um detalhe nunca quando frio e eu posso pensar que talvez o K faria menos por ser mais gordo e eu não notei, mas nao estou com vontade de voltar este K, é muito trabalho kakakakak. Mas no teste que farei com o motor kote vou tentar separar bem este ruido que um amigo meu disse que é possivel ser alojamentos de tuchos que por sinal são originais GM e com um ano de uso..

https://www.youtube.com/watch?v=6b4_bB5QCV8
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 16 Set 2022, 07:47