O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1071 mensagens
Andrepilot
GLS member
GLS member
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 04 Out 2022, 19:35

Bom pessoal, dando sequência aqui nas atualizações da manutenção, o que começou com um "deixa eu mandar dar um jato de areia nesse coletor de admissão" acabei achando algumas coisas que não estavam legais e resolvi fazer o máximo que eu puder na parte de trás do motor, principalmente pela dificuldade do acesso naquela parte.

Ali eu encontrei vazamento de arrefecimento, mangueiras velhas, duas porcas de parafuso que prendem o coletor ao bloco sem torque, os 4 parafusos que prendem o TBI ao seu suporte (e que servem para vedar ele com a junta) apenas encostados (provavelmente gerando entrada falsa de ar), conexão do tubo do ar da caixa de filtro mal encaixada, mangueira de suspiro do cárter ressecada, TBI sujo, tubo de água de saída do coletor de admissão para o ar quente com muita corrosão, além de acesso ao selo do bloco e tubo de entrada da bomba dágua com um pouco de corrosão já podendo ter um acesso melhor alí para zerar esse problema em potencial.

A princípio eu não iria tão à fundo mas como o carro já está dessa forma e vai saber quando vou fazer outra intervenção dessas e aproveitando que eu já vou ter que comprar as juntas novas resolvi já deixar tudo como deve. Já comprei muita coisa, aproveitando que eu estou trabalhando e volto meio do mês espero quando chegar tudo já tenha chegado e eu mesmo quero ver se consigo fazer!!

Imagem
Como deve ser o arrefecimento...

Imagem
...como estava!

Imagem
Tubo do suspiro do cárter colado com cola quente preta por fora...

Imagem
...e JB Weld por dentro, quero ver soltar agora!!

Imagem
Saída de água do cabeçote para o ar quente, provavelmente era dali o vazamento!

Imagem
Todo mangueiramento que será substituído, inclusive o tubo plástico que já não é o original e nem tem marca!

Imagem
Mangueira de retorno da válvula termostática.

Imagem
Mangueira de reservatório cortada com "faca de pão"!

Imagem
Retorno da Válvula Termostática.

Imagem
Selo do bloco e tubo de entrada da bomba que eu ainda estou tentando ter coragem pra mexer..

Imagem
Infelizmente o acesso é bem ruim e deixou marcas, por isso a vontade de deixar isso pronto definitivamente!

A intenção será renovar praticamente todo o arrefecimento, exceto das duas mangueiras do ar quente que são novas e originais, o radiador obviamente que também é novo assim como a válvula termostática e a mangueira dela para o radiador. Se eu tiver coragem eu vou trocar até os selos de bloco e o tubo da bomba!

Outra coisa que eu inclusive já resolvi foi o maldito vazamento das mangueiras de resfriamento da transmissão com uma dica retirada do Youtube aonde o dono de um Corsa Automático tinha o mesmo problema que eu e resolveu substituindo as conexões das mangueiras por uma hidráulica que dificilmente dará problema!

Imagem
Mangueiras do arrefecimento da transmissão com vazamento, já troquei pelo mesmo sistema do vídeo a seguir..

https://youtu.be/WdADdr0D2eY

Bom, eu volto dia 15, a partir daí vou voltar a mexer nele e espero honestamente que o carro fique ainda melhor que antes!

Valeu!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 04 Out 2022, 23:44

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
A intenção será renovar praticamente todo o arrefecimento, exceto das duas mangueiras do ar quente que são novas e originais, o radiador obviamente que também é novo assim como a válvula termostática e a mangueira dela para o radiador. Se eu tiver coragem eu vou trocar até os selos de bloco e o tubo da bomba!

Oi André trabalho bem feito e o dono que faz ,só asim fica como VC gosta .
Da conta do recado sim , os selos não e difícil de trocar se procurar no YouTube acha video de como TIR fácil com uma chave de boca, mais ao colocar os novos aconselho passar cola na borda deles .
O vazamento de agua na saída do ra quente esta bem claro a mancha na foto e o perigo é que a mancha chega no buraco da admiçao ,o motor pode sub agua e não seria nada bom.
Um conselho se conseguir compra a braçadeiras elásticas como as que vem de fabrica e tira as de parafuso ,as elásticas vedam melhor e não machucam a mangueira esmagando ela como as de parafuso , se não ahar elásticas procura abrasadeira tipo tucho , elas são de parafuso só que muda o sistema de apert e funcionam melhor do que as batatinhas de 2 reais ,
Fico chateado porque VC pago para facer um serviço e foi feito uma merda , mais sei que VC da conta e vai ficar no capricho
Abraço meu amigo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 05 Out 2022, 10:32

Eu não trocaria o tubo de agua da bomba, usaria uma boa lixa eli e tomaria mais cuidado com o aditivo porque onde tem saida de agua ou entrada não pode ter estas marcas de ferrugem. O tampão do bloco voce deve trocar porque não tem como ver por dentro, o tubo sim voce sabe ai ao vivo o que tem de parede nele e não era para está oxidado por fora.
Imagem

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 05 Out 2022, 20:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Um conselho se conseguir compra a braçadeiras elásticas como as que vem de fabrica e tira as de parafuso[...]

Cara, sabe que eu nunca tinha pensado por esse angulo? A intenção inicial seria comprar abraçadeiras de inox mais largas mas essa idéia que você deu foi genial pois eu iria resgatar a originalidade que eu tanto prezo! Valeu mesmo!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não trocaria o tubo de agua da bomba, usaria uma boa lixa eli e tomaria mais cuidado com o aditivo porque onde tem saida de agua ou entrada não pode ter estas marcas de ferrugem. O tampão do bloco voce deve trocar porque não tem como ver por dentro, o tubo sim voce sabe ai ao vivo o que tem de parede nele e não era para está oxidado por fora.

Mais uma ótima idéia! Só que eu sempre tive muito cuidado com aditivos, para você ter uma idéia quando eu peguei esse carro em SP levei eu uma oficina High Torque e troquei o óleo, fluido de freio e aditivo do arrefecimento pois estava tudo largado, inclusive o óleo já estava com dois anos sem trocar pois o dono afirma ter rodado apenas 5000km nesse pedíodo. O arrefecimento eu realmente não posso dar 100% de certeza que troquei nessa oportunidade pois o carro estava com vazamento e eu lembro de descer para o Rio colocando fluido na estrada mas com certeza eu consegui melhorar bastante o vazamento (ainda baixava, mas bem pouquinho e eu acredito ter achado finalmente o problema como já falei), troquei a bomba que já estava com o rotor de plástico ficando ruim e consegui reativar o ar quente, e sempre, sempre abasteci com aditivo AC Delco pronto pra uso, ou seja, já na proporção correta com água desmineralizada.

Mas eu devo fazer isso sim, acho que não vou trocar esse tubo não, vou perder muito tempo, ter muito trabalho e ele ainda não está ruim não!

Valeu!

:105:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Out 2022, 08:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Um conselho se conseguir compra a braçadeiras elásticas como as que vem de fabrica e tira as de parafuso[...]

Cara, sabe que eu nunca tinha pensado por esse angulo? A intenção inicial seria comprar abraçadeiras de inox mais largas mas essa idéia que você deu foi genial pois eu iria resgatar a originalidade que eu tanto prezo! Valeu mesmo!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não trocaria o tubo de agua da bomba, usaria uma boa lixa eli e tomaria mais cuidado com o aditivo porque onde tem saida de agua ou entrada não pode ter estas marcas de ferrugem. O tampão do bloco voce deve trocar porque não tem como ver por dentro, o tubo sim voce sabe ai ao vivo o que tem de parede nele e não era para está oxidado por fora.

Mais uma ótima idéia! Só que eu sempre tive muito cuidado com aditivos, para você ter uma idéia quando eu peguei esse carro em SP levei eu uma oficina High Torque e troquei o óleo, fluido de freio e aditivo do arrefecimento pois estava tudo largado, inclusive o óleo já estava com dois anos sem trocar pois o dono afirma ter rodado apenas 5000km nesse pedíodo. O arrefecimento eu realmente não posso dar 100% de certeza que troquei nessa oportunidade pois o carro estava com vazamento e eu lembro de descer para o Rio colocando fluido na estrada mas com certeza eu consegui melhorar bastante o vazamento (ainda baixava, mas bem pouquinho e eu acredito ter achado finalmente o problema como já falei), troquei a bomba que já estava com o rotor de plástico ficando ruim e consegui reativar o ar quente, e sempre, sempre abasteci com aditivo AC Delco pronto pra uso, ou seja, já na proporção correta com água desmineralizada.

Mas eu devo fazer isso sim, acho que não vou trocar esse tubo não, vou perder muito tempo, ter muito trabalho e ele ainda não está ruim não!

Valeu!

O aditivo que voce usou eu não sei, mas acho que a High Torque usa Radiex, fazem propaganda para eles. Uma coisa digo com certeza, não era para ter este ferrugem se o aditivo fosse bom. Compre 3 litros de Havoline Xtended life concentrado e pode colocar agua direto da torneira, e durante o uso que é pra 5 anos e eu troco com 3, todas as vezes que preciso completar eu nunca completo com aditivo, sempre com agua durante todo este período.
Abraçadeiras precisam ser elasticas, as de parafusos vão apertando de qualquer jeito e a mangueira fica igual uma liguiça até cortar, isto quando não trinca o tubo ou entrada do radiador,
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 06 Out 2022, 08:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje acho que a High Torque usa Radiex, fazem propaganda para eles

Sim, inclusive, os líquidos para arrefecimento com a marca High Torque são fabricados pela Radiex - caí uma vez nessa pra nunca mais!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Out 2022, 10:11

Uma coisa é colocar o aditivo em um carro qualquer e fazer um video, se houver reclamação no mesmo local, não teremos um video dela. Detalhe, aditivo bom você não precisa limpar sistema, basta trocar ele com um trabalho simples, afinal ele vence, mas não suja.

Se alguem tiver o contado da Havoline, me avise por favor, quero mandar meu PIX kakskskskskskks.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 06 Out 2022, 16:05

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje acho que não vou trocar esse tubo não,

cara se falar para vc que meu carro ainda esta com o tubo original de fabrica kakakakakak
troque o motor mais o tubo e o mesmo por ter aquele bico fininho para o retorno de aquecimento do TBI e o motor comprado não tinha então o tubo e o mesmo a 25 anos .
a junta do coletor do meu carro eu coloque so com graxa nela a uns dois anos ou mais não tinha graxa comum e coloque a que tinha que era graza de homocinetica as abraçadeiras são elasticas de fabrica e a que não era coloque elastica so a grande da mangueira com formato de S que liga o cano na carcaza da termostatica que tem uma de parafuso e uma elastica porque não achei do tamanho correto na epoca,
vai ficar bem legal e bem feito sei o capricho que vc tem e sei que nunca economizo cuando teve que comprar repostos e peças para seus carros .
e a combinação não falha peças de cualidade e capricho na montagem sempre dan certo

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 06 Out 2022, 23:26

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
O aditivo que voce usou eu não sei, mas acho que a High Torque usa Radiex, fazem propaganda para eles. Uma coisa digo com certeza, não era para ter este ferrugem se o aditivo fosse bom[...]

Eu comprei esse carro em abril de 2018, ou seja, já se passaram 4 anos e ainda não terminei!!!! :13:

Mas em minha defesa esse carro estava em péssimas condições e com a manutenção completamente negligenciada, e foi como eu falei, ele estava a 2 anos com o mesmo óleo, e nem sei qual era a qualidade dele!

Uma coisa eu posso te garantir, eu rodei mais de 35.000km nesse carro nesse período, mas a partir do final de abril de 2018 só entrou Motul no cárter dele, todas as trocas eu substituí o filtro de óleo junto, fluido de freio Dot 4 ATE, fluido da direção hidráulica novo, fluido de transmissão Dexron III (que vou substituir por Dexron VI quando puder!) e sim, sempre com aditivos AC Delco pronto para uso para já estar na proporção correta!!!

Até mesmo gasolina, no mínimo dos mínimos 90% de toda a gasolina que eu coloquei nele foi aditivada e sempre de posto confiável, e tenho absoluta certeza de que essa corrosão no cano não é de 4 anos para cá, provavelmente já estava assim faz tempo, e talvez esse cano seja até o original de fábrica, ou seja, já tem 26 anos!

Repare na evolução do cofre desse carro:
Imagem
Foto de 2010, 8 anos antes de vir parar comigo e olha o estado do arrefecimento!

Imagem
Repare o estado do motor e seu reservatório no dia que eu fui comprar ele!

Imagem
Logo depois que eu comprei e fiz as primeiras revisões, isso com menos de 1 mês comigo!

Imagem
Uma foto mais recente, difícil até acreditar que seja o mesmo carro!

Assim, eu estou fazendo o máximo para deixar ele impecável, mas dentro das minhas possibilidades, quem dera eu pudesse fazer um cheque de 100 mil e pedir para o By Deni fazer ele do jeito que eu queria deixar, mas honestamente duvido que esse carro já tenha sido tão bem tratado, mas assim infelizmente eu realmente já queria que tivesse terminado mas um dia a gente consegue!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje[...]vai ficar bem legal e bem feito sei o capricho que vc tem e sei que nunca economizo cuando teve que comprar repostos e peças para seus carros .
e a combinação não falha peças de cualidade e capricho na montagem sempre dan certo

Deus te ouça amigo, Deus te ouça!

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Out 2022, 02:05

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje duvido que esse carro já tenha sido tão bem tratado,

Pela cor da ferrugem ela esta lá a teeeempos e o único aditivo que ESE carro viu foi o que VC coloco kakakakkak, o fim de ESE carro seria um ferro velho se não dose comprado por VC ,estava cheio de gambiarras e foi difícil achar mao de obra para uma restauração os detalhes são demorados mais é o que faz a diferença entre restauração e arrumar .
Também é uma mecânica que não acha muita informação e ISO faz mais demorado tudo cada coisa restaurada levo tempo de pesquisa agora faltam coisas que VC mesmo consegue concertar .
O cofre fico de mais o RAD cover caralho que peça bonita e que acabamento top da no cofre.

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 07 Out 2022, 05:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Pela cor da ferrugem ela esta lá a teeeempos e o único aditivo que ESE carro viu foi o que VC coloco kakakakkak, o fim de ESE carro seria um ferro velho se não dose comprado por VC [...]
O cofre fico de mais o RAD cover caralho que peça bonita e que acabamento top da no cofre.
Pois é, eu sinceramente acho que ele está melhor hoje do que a doze anos atrás, talvez aí com seus 60000km (ou até menos!) porque realmente ele tinha caído nas mãos de quem não ligava tanto para manutenção, haja visto a cor do reservatório e as gambiarras que foram fazendo, e por mais que eu tenha incluído poucas coisas que não estavam instaladas originalmente no carro como esse RadCover, mas que era acessório opcional, minha prioridade sempre foi a restauração mecânica, elétrica e de acabamentos e tudo que não seria original ou de época, como os Leds no painel, faróis de acrílico e Rádio/DVD eu retirei. E realmente foi sim baseado em muita pesquisa e até importação de peças como os faróis, lanternas e até a tampa do reservatório de expansão, por exemplo, tudo para manter a originalidade das marcas que forneciam para a Opel na Europa.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2022, 08:46

A idade do meu também está por ai, embora o meu motor seja um de Astra entre 2002 a 2004.
Resumo geral o tubo da bomba acho que é desnecessário trocar, não digo sobre o tubo de agua e também não confio no aditivo ACDelco, bem, Cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça, mas isto não importa, está bom pra voce segue como você já faz, mas tenho uma curiosidade de como usar um produto diluido pronto pára uso e esta dúvida paira sobre minha cabeça por anos.
Como voce coloca ele dentro do sistema de arrefecimento?
Imagem

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 07 Out 2022, 12:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A idade do meu também está por ai, embora o meu motor seja um de Astra entre 2002 a 2004.
Resumo geral o tubo da bomba acho que é desnecessário trocar, não digo sobre o tubo de agua e também não confio no aditivo ACDelco, bem, Cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça, mas isto não importa, está bom pra voce segue como você já faz, mas tenho uma curiosidade de como usar um produto diluido pronto pára uso e esta dúvida paira sobre minha cabeça por anos.

Agora eu fiquei curioso, eu não tenho conhecimento profundo sobre fluidos de arrefecimento então eu uso o que, até aonde eu saiba, a marca que a GM usa.

Em relação a como usar o aditivo “pronto para uso” é super simples, assim como o concentrado sem a necessidade de se preocupar com proporção aditivo/água desmineralizada já que essa mistura já vem pronta.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2022, 12:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A idade do meu também está por ai, embora o meu motor seja um de Astra entre 2002 a 2004.

Agora eu fiquei curioso, eu não tenho conhecimento profundo sobre fluidos de arrefecimento então eu uso o que, até aonde eu saiba, a marca que a GM usa.

Em relação a como usar o aditivo “pronto para uso” é super simples, assim como o concentrado sem a necessidade de se preocupar com proporção aditivo/água desmineralizada já que essa mistura já vem pronta.

Eu também tenho esta curiosida de como fazem para usar este aditivo, bom, eu saberia como fazer e por isto perguntei. Para usar um aditivo pronto será ´preciso:
1 - soltar a mangueira de saida do radiador, mas ainda não sai a agua toda, então do lado da entrada coloca uma mangueira empurra até o fundo e tira o resto do radiador.
2 - Tira a bomba de Água e levanta o carro do lado esquerdo para o bloco ficar desnivelado com o lado da bomna mais baixo, assim sairá o que tem no bloco.
3 - Por fim solta a mangueira do radiador de ar quente atrás do alternador e assopra ali pára tirar o que tem no radiador de ar quente.

Nem é tão difícil, mas será que fazem isto? Se não fizerem assim, é possivel que coniga tirar se fizer como eu faço, 4 litros dos 7. Caso contario sairão somente 3.
Eu uso concentrado com agua de torneira neste motor desde 2004.

Mas tudo isto estárá no meu proximo video kakkakakka.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 07 Out 2022, 14:28

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Agora eu fiquei curioso, eu não tenho conhecimento profundo sobre fluidos de arrefecimento então eu uso o que, até aonde eu saiba, a marca que a GM usa.

Quando iniciei aqui no fórum eu não tinha noção alguma do assunto. Em resumo, por experiências que foram compartilhadas, foram bem recomendados aqui os aditivos da Bardhal, Delphi, Havoline e AC Delco (que, pelo menos na época, era de fabricação de um destes 3, se não me engano).

Quando entrei nesse mundo, comecei com o Bardhal pois encontrei com facilidade aqui na cidade. Após necessitar mexer com isso novamente, por não mais conseguir o Bardhal passei a usar o Delphi, que continuo usando até hoje. Após quase 2 anos de uso, fiz em casa os enxágues no sistema usando esse equipamento:

Imagem

... e fiquei positivamente surpreso porque o líquido estava com o aspecto bem limpo:

Imagem

Isso foi o que saiu no primeiro enxágue, e posteriormente, a água foi saindo cristalina. Recentemente precisei trocar uma mangueira e perdi a proporção do aditivo, mas como já se passaram 2 anos e meio da última troca, vou realizar esse procedimento novamente e registrar a situação do líquido que vai sair. Para repor, já estão na mão 3 litros do Delphi concentrado.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2022, 15:05

Equipamento bonito este seu kakakka, bem quando se faz enxague com uma ferramenta ou diretamente como eu faço no meu deixa bem claro que sai todo o liquido que estava la dentro mas deixa agua nova no radiador de ar quente, parte no radiador frontal e dentro do bloco. Ai voce completa com aditivo concentrado na proporção adequada e fica 100% com liquidos novos no interior do motor. Mas usando maquinas ou não, ainda não compreendo o motivo de ter ele diluido na proporção certa se dentro do motor ainda tem agua que só sai da fora que eu descrevi acima ou girando o carro de pneus para cima.

Sobre a fabricação do aditivo é complicado, porque sabemos que Delphi, AC Delco, Havoline não fabricam aditivo de radiador e não posso dizer da Bardhal e infelizmente estão sempre buscando preços para aumentar o faturamento, não faz muito tempo o oleo de caixa da GM era Ipiranga, depois mudou pra Castrol sintético e nem sei se segue ele ainda. Ai que as vezes podemos dançar, e eu comento sobre um que mantem a linha interna e externamente e com certeza se mudar eu ficarei sabendo em poucos dias.

Iindependente disto, jamais eu usaria um diluido, sempre concentrado e Havoline tem diluido também.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 07 Out 2022, 15:29

Imagino que o diluído possa ser usado após alguma intervenção pontual para repor uma pequena perda de líquido.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 07 Out 2022, 19:34

Almeidão escreveu:Fuente del MensajePara usar um aditivo pronto será ´preciso:
1 - soltar a mangueira de saida do radiador, mas ainda não sai a agua toda, então do lado da entrada coloca uma mangueira empurra até o fundo e tira o resto do radiador.
2 - Tira a bomba de Água e levanta o carro do lado esquerdo para o bloco ficar desnivelado com o lado da bomna mais baixo, assim sairá o que tem no bloco.
3 - Por fim solta a mangueira do radiador de ar quente atrás do alternador e assopra ali pára tirar o que tem no radiador de ar quente.

Nem é tão difícil, mas será que fazem isto? Se não fizerem assim, é possivel que coniga tirar se fizer como eu faço, 4 litros dos 7. Caso contario sairão somente 3.
Eu uso concentrado com agua de torneira neste motor desde 2004.

Mas tudo isto estárá no meu proximo video kakkakakka.

Se eu fosse mudar de marca de aditivo sem dúvidas eu iria ter que fazer isso que você postou, mas no meu caso, como vou apenas completar o que saiu, eu não vou precisar ter tanto trabalho até porque eu iria perder o aditivo que restou tanto no bloco quanto no radiador e na serpentina de ar quente.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [...]Mas usando maquinas ou não, ainda não compreendo o motivo de ter ele diluido na proporção certa se dentro do motor ainda tem agua que só sai da fora que eu descrevi acima ou girando o carro de pneus para cima.

Nesse período que eu estou com esse carro já fiz a substituição desse fluido umas 3 ou 4 vezes e como ele estava (na esperança de sanar definitivamente dessa vez!) tendo que completar com aditivo devido a esse pequeno vazamento esse estava sendo sempre renovado e como eu nunca tive problemas com isso (e espero nunca ter!), à princípio devo manter a mesma marca, agora se em algum momento me convencer do contrário eu faço essa manobra para substituir 100% do fluido.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje[...]independente disto, jamais eu usaria um diluido, sempre concentrado e Havoline tem diluido também.

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Imagino que o diluído possa ser usado após alguma intervenção pontual para repor uma pequena perda de líquido.

A água é a melhor trocadora de calor que existe, porém ela causa alguns problemas que o aditivo foi formulado para evitar, já o aditivo concentrado (puro) não é um bom trocador de calor e não é recomendado utilizar ele como único líquido no sistema.

Por outro lado a água comum ou de torneira possui substâncias (como sais, cloro...) que podem agredir o motor internamente o que será apenas perceptível quando se desmontar, por isso os fabricantes são unânimes em recomendar o uso de água desmineralizada no sistema em combinação ao aditivo recomendado.

Segue um texto retirado da internet mas que basicamente replica o que todas as fontes técnicas dizem:

"A água desmineralizada protege os componentes metálicos de corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do motor. Já o etileno glicol garante que a água não evapore".

"A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco. Isso ocorre porque a água pode conter sais minerais como cloro, flúor e cálcio, que se acumulam em certas regiões do motor, acelerando o processo de oxidação e desgaste de partes metálicas e mangueiras. O cloro, aliás, pode reagir com o alumínio das peças. Outro problema em adicionar apenas água é a perda de eficiência da mistura, que poderá evaporar causando rápida queda de nível, além de perder as características de proteção do motor e das borrachas".

Eu sou extremamente cuidadoso em relação à manutenção, mas posso sim estar enganado em relação a algum procedimento, mas eu estou bastante animado dessa vez, inclusive eu pretendo retirar também a tampa de válvulas para dar um banho químico e já pedi a junta dela para substituir, acredito que depois disso tudo vai ficar basicamente os detalhes da pintura dianteira e catar coisinhas como tampas de parafusos, e coisas do tipo, espero estar certo!

Imagem
Só pra lembrar como ele era...

Imagem
...será que mudou?

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 08 Out 2022, 07:46

ERA só mais um Vectra na multidão...
JULIANO -

Imagem

Imagem

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 09 Out 2022, 04:53

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje ERA só mais um Vectra na multidão...

1071 mensagens