Ali eu encontrei vazamento de arrefecimento, mangueiras velhas, duas porcas de parafuso que prendem o coletor ao bloco sem torque, os 4 parafusos que prendem o TBI ao seu suporte (e que servem para vedar ele com a junta) apenas encostados (provavelmente gerando entrada falsa de ar), conexão do tubo do ar da caixa de filtro mal encaixada, mangueira de suspiro do cárter ressecada, TBI sujo, tubo de água de saída do coletor de admissão para o ar quente com muita corrosão, além de acesso ao selo do bloco e tubo de entrada da bomba dágua com um pouco de corrosão já podendo ter um acesso melhor alí para zerar esse problema em potencial.
A princípio eu não iria tão à fundo mas como o carro já está dessa forma e vai saber quando vou fazer outra intervenção dessas e aproveitando que eu já vou ter que comprar as juntas novas resolvi já deixar tudo como deve. Já comprei muita coisa, aproveitando que eu estou trabalhando e volto meio do mês espero quando chegar tudo já tenha chegado e eu mesmo quero ver se consigo fazer!!

Como deve ser o arrefecimento...

...como estava!

Tubo do suspiro do cárter colado com cola quente preta por fora...

...e JB Weld por dentro, quero ver soltar agora!!

Saída de água do cabeçote para o ar quente, provavelmente era dali o vazamento!

Todo mangueiramento que será substituído, inclusive o tubo plástico que já não é o original e nem tem marca!

Mangueira de retorno da válvula termostática.

Mangueira de reservatório cortada com "faca de pão"!

Retorno da Válvula Termostática.

Selo do bloco e tubo de entrada da bomba que eu ainda estou tentando ter coragem pra mexer..

Infelizmente o acesso é bem ruim e deixou marcas, por isso a vontade de deixar isso pronto definitivamente!
A intenção será renovar praticamente todo o arrefecimento, exceto das duas mangueiras do ar quente que são novas e originais, o radiador obviamente que também é novo assim como a válvula termostática e a mangueira dela para o radiador. Se eu tiver coragem eu vou trocar até os selos de bloco e o tubo da bomba!
Outra coisa que eu inclusive já resolvi foi o maldito vazamento das mangueiras de resfriamento da transmissão com uma dica retirada do Youtube aonde o dono de um Corsa Automático tinha o mesmo problema que eu e resolveu substituindo as conexões das mangueiras por uma hidráulica que dificilmente dará problema!

Mangueiras do arrefecimento da transmissão com vazamento, já troquei pelo mesmo sistema do vídeo a seguir..
https://youtu.be/WdADdr0D2eY
Bom, eu volto dia 15, a partir daí vou voltar a mexer nele e espero honestamente que o carro fique ainda melhor que antes!
Valeu!!
.png)