O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 12 Fev 2023, 13:33

opa a regulagem de altura nunca incomodo .até porque não mexo muito nela e se mexo tento não estar sentado acredito qu 85 kilos e um pouco muito para o sistema kakakakk o que esta estragado desde que pegue o carro é o ajuste lombar é não consegui soltar a capa do banco para arrumar .
Tony pessoalmente não gosto muito de molas esportivas na minha terra temos costume de encolher as originais ou viajar o prato do amortecedor é utilizar a mola original assim não perde o conforto

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 12 Fev 2023, 14:25

Ai vem aquela duvida. Será que foi fabricada como esportiva ou prepararam uma comum com aquecimentos para ficar esportiva? Tem gente que aquece um eixo para desempenar e acha que fica igual um aquecimento feito em uma industria preparada para isto.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 12 Fev 2023, 16:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Ai vem aquela duvida. Será que foi fabricada como esportiva ou prepararam uma comum com aquecimentos para ficar esportiva? Tem gente que aquece um eixo para desempenar e acha que fica igual um aquecimento feito em uma industria preparada para isto.

São esportivas mesmo
Fabricadas pelo TEBÃO suspensões

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Fev 2023, 15:51

Eu sofri um pouco para soltar a travinha da homocinetica com um alicate de bico comum e resolvi preparar uma ferramentea simples e assim eu fiz. E já troquei uma homocinetica com esta ferramenta e logo vou postar o video desta troca,
https://www.youtube.com/watch?v=FdcfOODjKZE
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 13 Fev 2023, 17:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu sofri um pouco para soltar a travinha da homocinetica com um alicate de bico comum e resolvi preparar uma ferramentea simples e assim eu fiz. E já troquei uma homocinetica com esta ferramenta e logo vou postar o video desta troca,

Tu usou o alicate errado
Esse com curva dá tambem
Tem que ser o reto pra ficar facil kkkk
E bater no munhão .é como quem recondiciona chama o miolo onde corre as esferas

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 13 Fev 2023, 17:15

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu sofri um pouco para soltar a travinha da homocinetica com um alicate de bico comum e resolvi preparar uma ferramentea simples e assim eu fiz. E já troquei uma homocinetica com esta ferramenta e logo vou postar o video desta troca,

Tu usou o alicate errado
Esse com curva dá tambem

Tu não viu o que é sofrimento quando quebra a perninha da trava
Ja tirei muitas travas quebradas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Fev 2023, 18:08

Tu usou o alicate errado
Esse com curva dá tambem

Tu não viu o que é sofrimento quando quebra a perninha da trava
Ja tirei muitas travas quebradas

Eu imagino, este troço quebrado, cheio de graxa, local ruim deve ser horrível. Usei este na ultima troca nem precisei puxar a homocinpetica, ela caiu kakakakkaka.
O Video logo será postado e tem outro usando o anterior sem ser preparado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2023, 12:16

Atrasei o ponto do carro uns 2,5 mm e estou terminando os testes. Praticamente acabou toda e qualquer dedonação tanto na alta como na baixa, e sabemos que na alta é mais terrivel afinal estava detonando até nas baixadas ao acelerar forte. Um resumoi geral posso dizer que zerou a detonação em 100% e qualquer um que dirigir o carro não vai sentir nada de diferente em potencia, eu lógico por ter ele 20 anos tive uma percepção minina na baixa e nada desesperador
Minha preocupação seria o consumo, porem na cidade fica ai entre 7,8 a 8.5 sem ar condicionado ligado e em rodovias recente viajei 337 km, sendo 70 km sem ar e o restante com ar ligado, crusei na ida 4 cidades de praia e uns 100 quebra molas, na volta vim pela 101 por todo o percurso e consegui nele 11.29 km por litro. É vou permacer com ele assim, e neste caso não preciso usar alcool e era necesspario 25% para ele não detonar e naõ tinha feito a media com este combustivel.

DICAS PARA QUEM TEM UM FLEX.; Se tenho um eu usaria sim 50% gasolina e 50% alcool, com toda a certeza do mundo iria ficar muito bom, porem não podemos esquecer que para isto seria abastecido apenas 23% de alcool, considerando que na gasolina tem hoje 27%.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Fev 2023, 23:36

Tony até agora não vi mola esportiva que funcione 100% igual original . teste em diversos carros e vi molas tortas ,mola que ao fechar bate os elos um com o outro,mola quebrada .continuo achando a melhor opção despontar os pratos dos amortecedores e soldar mais baixo ou adaptar uma rosca com as molas originais .

a trava da homocinetica em algum momento comprei o alicate para travas tipo zeguer é nunca mais SOFRI com as travas kakakaka

hoje tava mexendo no carro limpe todos os plug do motor mais ainda da uma isolada mínima na lenta . vou testar o map é senão for acho que a sonda lambda pode estar ruim já faz uns 3 anos que troque ela

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 15 Fev 2023, 03:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Tony até agora não vi mola esportiva que funcione 100% igual original . teste em diversos carros e vi molas tortas ,mola que ao fechar bate os elos um com o outro,mola quebrada .continuo achando a melhor opção despontar os pratos dos amortecedores e soldar mais baixo ou adaptar uma rosca com as molas originais .

a trava da homocinetica em algum momento comprei o alicate para travas tipo zeguer é nunca mais SOFRI com as travas kakakaka

hoje tava mexendo no carro limpe todos os plug do motor mais ainda da uma isolada mínima na lenta . vou testar o map é senão for acho que a sonda lambda pode estar ruim já faz uns 3 anos que troque ela

Eu peguei o carro ja estava com molas esportivas
O cara me deu as originais,eu jamais iria rebaixar o carro
Meu vectra ´94 e na trazeira não tem como mexer nos pratos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Fev 2023, 09:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Tony até agora não vi mola esportiva que funcione 100% igual original . teste em diversos carros e vi molas tortas ,mola que ao fechar bate os elos um com o outro,mola quebrada .continuo achando a melhor opção despontar os pratos dos amortecedores e soldar mais baixo ou adaptar uma rosca com as molas originais .

No Vectra B a traseira o prato é só encaixado se der uma batidinha ali ele sobe e daria para levantar sem calço, pra descer é mais difícil. Sobre a lenta do seu carro, o 16V é mais complicado que o 8V para acertar isto, mas neste caso eu colocaria a lambda como ultima opção, o sensor de temperatura da água sim as vezes pode oscilar e rara as vezes os bicos ou um bico quando estoura um ou mais filtros neles. Lógico que este diagnóstico seria com a TBI e os sensores dela tudo bem limpo porque as vezes os problemas acabam com uma boa limpeza.

Sobre os filtros dos bicos é algo que ainda estou estudando, mas ele se destroi e entra nos bicos e vão se deteriorando até sumir por completo e as vezes oscila algo no carro por um tempo e depois volta ao normal sozinho porem sem o filtro, fica só a armação plastica até que um dia esta armação quebra também, ai sim vem o problemão e é preciso sorte de conseguir jogar os pedaços ou um pedaço de frente para trás. Por isto que bicos para não serem limpos, precisam ter este cuidado na manutenção de trocar os filtros, e ainda não sei quanto tempo eles duram para impor um tempo seguro para isto. Talvez uns 3 a 5 anos.
No momento eu presumo que a simples troca dos filtros destes bicos antes que eles estourem, pode eliminar uns 80% de possibilidade de ter que passar com eles na maquina de limpeza, seria manutenão preventiva
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Fev 2023, 11:50

TROCAR OLEO DIREÇÃO HIDRAULICA, no caso do Vectra não é necesspario tirar a ventoinha, basta colocar uma mangueira por dentro do reservatorio onde ela entra meio justa no tubo de retorno que dá para trocar o óleo velho pelo novo, mas antes ´é preciso avaliar a mangueira que entra embaixo, a minha estava ressecada na ponta e tive que cortar um pedaço por isto tirei a ventoinha.
https://www.youtube.com/watch?v=JLSNIibyzYY
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 17 Fev 2023, 13:24

já troque uma vez o óleo da direção com ajuda da velha e conhecida seringa kkakak

a lenta do carro comente no tópico convenção para o alcohol é tô achando que é a gasolina com uma quantidade ridícula de etanol porque com o scaner ligado a galinha na rotação é no mesmo momento que o carro corrige a mistura cuando da uma queda na leitura da sonda.
a gasolina está uma vergonha tem bem mais do que 27% de etanol só assim para terem conseguido baixar o preço carros um pouco mais novos a maioria é Flex e não sente mais é comparo consumo a falha na lenta com a gasolina de Argentina e a diferença é evidente .la o carro não tinha esa falha agora tem é fica com mistura pobre a maioria do tempo. e o consumo o carro eu utilizo todo dia é paso de rodar 8.5/8.7km/l na cidade com ar ligado a rodar 7.5 km/l em situações similares dentro da cidade com lombada sinal é tráfego de anda é para(mais para do que anda kakakak).

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Fev 2023, 18:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje já troque uma vez o óleo da direção com ajuda da velha e conhecida seringa kkakak

a lenta do carro comente no tópico convenção para o alcohol é tô achando que é a gasolina com uma quantidade ridícula de etanol porque com o scaner ligado a galinha na rotação é no mesmo momento que o carro corrige a mistura cuando da uma queda na leitura da sonda.
a gasolina está uma vergonha tem bem mais do que 27% de etanol só assim para terem conseguido baixar o preço carros um pouco mais novos a maioria é Flex e não sente mais é comparo consumo a falha na lenta com a gasolina de Argentina e a diferença é evidente .la o carro não tinha esa falha agora tem é fica com mistura pobre a maioria do tempo. e o consumo o carro eu utilizo todo dia é paso de rodar 8.5/8.7km/l na cidade com ar ligado a rodar 7.5 km/l em situações similares dentro da cidade com lombada sinal é tráfego de anda é para(mais para do que anda kakakak).

Chirola, tenho muita duvidas e algumas deduções sobre o alcool na gasolina. Lógico estou no Brasil e aqui os carros já acostumaram com o combustivel e acho que os que mais sofrem são exatamente os Flex. Alias eu nem sabia que na Argentina estão colocando alcool na gasolina. O meu 97/98 8V e isto realmente diferencia muito do seu que é 16V, mas o meu não muda nada na lenta ou funcionamento ao colocar alcool, digo em funcionamento porque ele com certeza consome mais e fica mais valente.
Tem um grande porem, assim que sugiu o carro a álcool aqui, muitos donos de postos colocavam mais agua no álcool e o carro sofria muito com isto e a desculpa que o carro a álcool era assim mesmo e na verdade não era, porem ao fazer isto no álcool que vai ser misturado com a gasolina em uma situação que o flex aceita "o meu tambem aceita mesmo não sendo Flex" aumentou o risco de ter mais agua no alcool e ela se separar da gasolina e ai sim vira um inferno e não foi uma só vez que isto aconteceu aqui no Brasil. Isto sim tem que ficar atento ai se tiverem começando com o álcool no seu país.

OUTRO DETALHE SOBRE O ALCOOL E ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE VEJO NA INTERNET.
Meu carro detonando porque estava taxado eu meti alcool na gasolina tipo 25% e ele parou de detonar, então eu presumo que aquele posto vendia uma gasolina dentro do padrão, ou seja se ele não detonasse é porque eles tinham misturado alcool nela. Vejo videos na intetnet mostrando que o problema da detonação está nos postos, olhando minhas experiencias percebo claramente que as deduções deles são piores que as minhas. Na verdade se o carro for flex ou tiver taxado, se detonar é porque a gasolina é boa, está dentro do padrão e que se não detonar é porque ela está batizada com álcool.
Carro felx eu ja comentei, melhor forma de usar ele seria colocar 23% de alcool e completar com gasolina, assim seriam 50% de cada e sem detonação.

Não sei se isto te ajuda ou atrapalha, aqui minha unica raiva que tenho do álcool é o preço absurdo dele porque depois que inventaram a injeção e os donos de postos ficaram ciente que não poderia por agua nele, o funcionamento dos carros ficaram melhores que a gasolina, principalmente eu que acho que o Flex é um carro a álcool e precariamente funciona com gasolina também. E eu assim que tiver um flex vou usar 23% alcool e completar com gasolina e assim seria 50/50 sendo os 23% hidratado com até 6% de água.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Fev 2023, 18:30

Troquei a coifa interna do lado direito Vectra a do cambio e sem tirar o semi eixo, serve para quem for trocar as das rodas também. Tenho outro video para postar, porem homocinética lado esquerdo e apertei com torquimetro, esta ai ainda usei a ferramenta comum, e achei que apertando com o torquimetro eu diria que ficou mais ou menos parecido, para quem quiser saber deixo aqui como fazer até eu postar o outro video.
TORQUIMETRO: 100 NM, afrouxa 80 graus, aperta 20 NM e completa com mais 80 graus.

https://www.youtube.com/watch?v=momazUvcM2c
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 23 Fev 2023, 02:16

depois de utilizar o torquimetro um tempo vc aprende cuantos graus de aperto equivale ao torque que vc quer é assim chega perto do aperto correto mesmo sem a ferramenta também já tem parafuso que aperto sem torquimetro é se conferir estão bem perto ou igual que se apertar com torquimetro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Fev 2023, 09:15

chirola escreveu:Fuente del Mensaje depois de utilizar o torquimetro um tempo vc aprende cuantos graus de aperto equivale ao torque que vc quer é assim chega perto do aperto correto mesmo sem a ferramenta também já tem parafuso que aperto sem torquimetro é se conferir estão bem perto ou igual que se apertar com torquimetro

Foi isto que eu percebi Chirola, infelizmente não fiz neste video porque eu esqueci de levar o Torquimetro, mas já tem um video que logo postarei trocando a homocinetica lado esquerdo e sim nele usei e fiz o torque conforme a homocinetica pede.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Fev 2023, 11:58

Atrasar o ponto entre 2 a 3 mm de um motor 8V usando a polia original. Acredito que se pode adiantar fazendo o sentido inverso, porem não tive como testar porque o meu carro iria detonar demais. Hoje uso zero alcool e eu tinha a opção de usar 25% sem mexer na polia ele também não detonava,

https://www.youtube.com/watch?v=jvhVx8mE8cs
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Fev 2023, 17:05

Hoje troquei os mangotes de freio dianteiro, há tempos queria fazer esta sanguia sozinho e me preparei para isto e BINGO. Logo teremos um video sobre isto ou dois um só com sangria e igual fiz com a embreagem. Peça que usei, uma valvula de retenão, estas que o fluxo só vai para um lado sem possibilidade de retornar e um pedacinho de teflon para vedar a rosca do parafuso de sangria..
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Fev 2023, 13:53

bom rode com o carro Para gastar a gasolina e procure outro posto . a luz da injeção paro de acender por causa da mistura pobre.
hoje vou terminar a instalação do alarme no meu carro , coloque um alarme taramps nele achei um bom custo benefício falta os interruptor das portas vai é porta-malas .também tem que colocar um relé para aumentar o pulso negativo que abre a mala a subida de vidro ao ligar o alarme foi fácil de instalar o alarme tem um fio auxiliar programável que envia 15 segundos de pulso negativo .
se desligar a bateria o one_touch desativa e tem que programar ele de novo ao ligar a bateria então vc fecha os vidros e mantém a tecla apertada fechando por 5 segundos e agora sim fecha os vidros ao ligar o alarme .vou continuar investigando tem coisas para programar como fechar as travas ao dar contato e destravar ao desligar a igniçao o que é bom porque carona tem costume de tentar abrir a porta antes de vc destravar ela kkkkk

1382 mensagens