O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3605
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 27 Mar 2023, 23:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje se ela fosse lisa seria super fácil usar uma camanda minina de silicone

No caso do 8V ate tem ,pode colocar a do kadette que a tampa é lisa e pode ate fabricara junta se tem amanha co uma prancha de rolha e ficaria bom .

Cabeçote é verdade tem juntas mais altas ,acha na NET ou em casa de peças para carro mexido

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 28 Mar 2023, 08:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje se ela fosse lisa seria super fácil usar uma camanda minina de silicone

No caso do 8V ate tem ,pode colocar a do kadette que a tampa é lisa e pode ate fabricara junta se tem amanha co uma prancha de rolha e ficaria bom .

Cabeçote é verdade tem juntas mais altas ,acha na NET ou em casa de peças para carro mexido


Sim, tem esta junta o problema seria a fabricante se seria confiável e eu não sabia disto acabei ficando sem testar quando mexi no meu carro, gostaria de ter feito.
Aliás já arrumei duas soluções para eliminar a detonação dele, uma seria acrescentar 20% de alcool, lembro que o meu é cachaceiro, bem diferente do seu kakkakak. A outra foi atrasar o ponto em 3 mm e agora tentarei a terceira com o ponto no lugar certo e usando uma vela mais fria, como eu uso a Super 4 WR78 e sei que é muito quente, não quero testar ele com uma vela comum, comprei a super 4 WR56 que é mais fria e tenho que testar logo, porque está acabando o verão e ele detona mais no verão porque aqui é muito ar quente que ele respira nesta época. Na verdade neste carro nunca usei velas comuns
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3605
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 29 Mar 2023, 01:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje á arrumei duas soluções

Solução 3 achar uma retifica que faça o prenximento do cabeçote e volte na medida original ,não si o valor mais seria uma opção , VC tem o outro cabeçote guardado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 29 Mar 2023, 08:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje á arrumei duas soluções

Solução 3 achar uma retifica que faça o prenximento do cabeçote e volte na medida original ,não si o valor mais seria uma opção , VC tem o outro cabeçote guardado


Mas nem a pau que abro ele outra vez, não para isto depois de achar duas soluções e funcionando bem, mas estou curioso sobre velas mais frias.
Sim, tenho o outro cabeçote guardado, uma coisa que pensei em fazer nele seria abrir um pouco da meia lua que é fechada em cada cilindro, o problema seria abrir quanto. Mas, como eu disse não mexo mais neste motor para resolver isto, posso mexer em outra coisa, mas exclusivamente nisto não e por sorte o meu é cachaceiro se meter alcool funciona numa boa sem acender luz de anomalia ou qualquer outro impercilho.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 29 Mar 2023, 13:49

Fiz este video sobre a detonação e tentar explicar algumas coisas sobre o assunto e o motivo desta detonação, talvez eu faça mais um teste, mas com certeza as duas formas que eu achei para não detonar me deixaram 100% satisfeito e a possivel terceira nem sei se caberia em outro carro, porque vai depender do que foi tirado do cabeçote e confome eu disse estas duas formas que encontrei serviria para qualquer motor gasolina detonando.

https://www.youtube.com/watch?v=dy9rSvwK0rc
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 04 Abr 2023, 10:48

Troca dos flexiveis das pinças dianteira do Vectra e uma troca geral no fluído do freio com sangria feita por válvula e sozinho.
Sangrado tambpem a embreagem.
Se alguem tiver duvidas posta aqui porque no próximo sabado irei trocar o cilindro mestre e refazer toda a sangria e na embreagem farei a sangrica com uma seringa no sentido inverso para mostrar como é.

https://www.youtube.com/watch?v=W0MvkLErc5w
Imagem

Goguno
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Ago 2019, 09:07
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Goguno » 08 Abr 2023, 02:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Valeu Almeidão! então está original meu sistema, é assim mesmo? não utiliza nenhum sensor ali no radiador?

Não seu modelo não tem cebolão nonradiador as ventoinha são comandadas pela ECU que toma a informação da temperatura do sensor de temperatura .
Cuando for trocar a termostática checa o radiador é o principal causante de problemas de temperatura no vectra .

O segundo estagio liga a 93/95 graus painel ,não é comum ligar o segundo estagio ate porque ele liga a 105 graus motor é Cuase um ultimo recurso para salvar o motor liga só em situações extremas.
Todo vectra vai baixar agua é normal a tampa do reservatório é na verdade uma válvula de pressão (1,4 bar se não to enganado) normal baixar meio copo ou ate um copo de agua a cada dois três meses em carros de uson diario, se baixa mais e não tem vazamentos e porque alguma coisa esta aumentando mais do normal a pressão no sistema , super aquecimento aumenta a pressão e faz baixar mais agua VC não vê porque sai em foma de vapor pela tampa do reservatório.
Aditivo de cualidade é obrigatório no vectra sem aditivo o radiador independente da marca ele oxida o alumínio e entope as galerias que são muito finas mais finas do que uma moeda de um real .
Com o ar ligado ate dizfrasa um pouco o problema porque em cuanto o ar esta ligado as ventoinhas ficam ligadas o tempo todo , foi asim no meu carro e em outros que passaram por problemas similares .
Fica de olho no meu caso custo uma retifica de cabeçote 16v ate os retentores de válvula estragaram pelo exeso de calor , não e para entrar em panico mais sim para resolver asim que rever chance .



Boa noite camarada!! Acompanho vcs em silêncio aqui no forum!! Não ouso debater com tantos mestres kkkkk
Fiquei com uma dúvida, o Vectra CD 2.2 16v ano 2000, pelo que entendi, não tem cebolão no radiador. Mas tem vários anúncios do cebolão 797 da MTE dizendo que ele é compatível com esse modelo. Ele vai onde no carro? Seria o Termo-interruptor (cebolão) MTE 797100105.
O sensor de temperatura do arrefecimento e o sensor de temperatura do painel já fazem essa função que seria do cebolão? Se sim, pq o sensor cebolão aparece no catálogo de peças até o ano de 2005 com o código 52481192?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Abr 2023, 19:10

Goguno escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Valeu Almeidão! então está original meu sistema, é assim mesmo? não utiliza nenhum sensor ali no radiador?

Não seu modelo não tem cebolão nonradiador as ventoinha são comandadas pela ECU que toma a informação da temperatura do sensor de temperatura .
Cuando for trocar a termostática checa o radiador é o principal causante de problemas de temperatura no vectra .

O segundo estagio liga a 93/95 graus painel ,não é comum ligar o segundo estagio ate porque ele liga a 105 graus motor é Cuase um ultimo recurso para salvar o motor liga só em situações extremas.
Todo vectra vai baixar agua é normal a tampa do reservatório é na verdade uma válvula de pressão (1,4 bar se não to enganado) normal baixar meio copo ou ate um copo de agua a cada dois três meses em carros de uson diario, se baixa mais e não tem vazamentos e porque alguma coisa esta aumentando mais do normal a pressão no sistema , super aquecimento aumenta a pressão e faz baixar mais agua VC não vê porque sai em foma de vapor pela tampa do reservatório.
Aditivo de cualidade é obrigatório no vectra sem aditivo o radiador independente da marca ele oxida o alumínio e entope as galerias que são muito finas mais finas do que uma moeda de um real .
Com o ar ligado ate dizfrasa um pouco o problema porque em cuanto o ar esta ligado as ventoinhas ficam ligadas o tempo todo , foi asim no meu carro e em outros que passaram por problemas similares .
Fica de olho no meu caso custo uma retifica de cabeçote 16v ate os retentores de válvula estragaram pelo exeso de calor , não e para entrar em panico mais sim para resolver asim que rever chance .



Boa noite camarada!! Acompanho vcs em silêncio aqui no forum!! Não ouso debater com tantos mestres kkkkk
Fiquei com uma dúvida, o Vectra CD 2.2 16v ano 2000, pelo que entendi, não tem cebolão no radiador. Mas tem vários anúncios do cebolão 797 da MTE dizendo que ele é compatível com esse modelo. Ele vai onde no carro? Seria o Termo-interruptor (cebolão) MTE 797100105.
O sensor de temperatura do arrefecimento e o sensor de temperatura do painel já fazem essa função que seria do cebolão? Se sim, pq o sensor cebolão aparece no catálogo de peças até o ano de 2005 com o código 52481192?


Vou te contar uma história, sou Capixaba e aqui na minha cidade eu tenho um amigo nordestino que é Cearense e todos o chamam de Paraíba. Curiosamente eu perguneti a ele: Por que todos te chamam de Paraíba se você é Cearence? E ele na lata respondeu: - "Capixaba é tudo burro" kakakakka;

Resumo então que seu carro ano 2000 não usa cebolão, ele usa um sensor em cima da termostática que controla a temperatura da agua para a central e os eletros ventiladores que vulgarmente são chamadas de Ventoinhas. Sem fazer propaganda, mas se for da MTE seria o 4051. Para painel o seu carro usa o sensor MTE 3029 que fica do lado ali da termostática e bem perto deste outro.
Imagem

Goguno
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Ago 2019, 09:07
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Goguno » 08 Abr 2023, 22:20

Foi o que eu entendi, depois de ler todo forum... Se o catálogo tivesse certo, teria ganhado um tempo. Essa leitura dos tópicos acabou às 0300 hrs da manhã kkk

Goguno
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Ago 2019, 09:07
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Goguno » 08 Abr 2023, 23:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Goguno escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Valeu Almeidão! então está original meu sistema, é assim mesmo? não utiliza nenhum sensor ali no radiador?

Não seu modelo não tem cebolão nonradiador as ventoinha são comandadas pela ECU que toma a informação da temperatura do sensor de temperatura .
Cuando for trocar a termostática checa o radiador é o principal causante de problemas de temperatura no vectra .

O segundo estagio liga a 93/95 graus painel ,não é comum ligar o segundo estagio ate porque ele liga a 105 graus motor é Cuase um ultimo recurso para salvar o motor liga só em situações extremas.
Todo vectra vai baixar agua é normal a tampa do reservatório é na verdade uma válvula de pressão (1,4 bar se não to enganado) normal baixar meio copo ou ate um copo de agua a cada dois três meses em carros de uson diario, se baixa mais e não tem vazamentos e porque alguma coisa esta aumentando mais do normal a pressão no sistema , super aquecimento aumenta a pressão e faz baixar mais agua VC não vê porque sai em foma de vapor pela tampa do reservatório.
Aditivo de cualidade é obrigatório no vectra sem aditivo o radiador independente da marca ele oxida o alumínio e entope as galerias que são muito finas mais finas do que uma moeda de um real .
Com o ar ligado ate dizfrasa um pouco o problema porque em cuanto o ar esta ligado as ventoinhas ficam ligadas o tempo todo , foi asim no meu carro e em outros que passaram por problemas similares .
Fica de olho no meu caso custo uma retifica de cabeçote 16v ate os retentores de válvula estragaram pelo exeso de calor , não e para entrar em panico mais sim para resolver asim que rever chance .



Boa noite camarada!! Acompanho vcs em silêncio aqui no forum!! Não ouso debater com tantos mestres kkkkk
Fiquei com uma dúvida, o Vectra CD 2.2 16v ano 2000, pelo que entendi, não tem cebolão no radiador. Mas tem vários anúncios do cebolão 797 da MTE dizendo que ele é compatível com esse modelo. Ele vai onde no carro? Seria o Termo-interruptor (cebolão) MTE 797100105.
O sensor de temperatura do arrefecimento e o sensor de temperatura do painel já fazem essa função que seria do cebolão? Se sim, pq o sensor cebolão aparece no catálogo de peças até o ano de 2005 com o código 52481192?


Vou te contar uma história, sou Capixaba e aqui na minha cidade eu tenho um amigo nordestino que é Cearense e todos o chamam de Paraíba. Curiosamente eu perguneti a ele: Por que todos te chamam de Paraíba se você é Cearence? E ele na lata respondeu: - "Capixaba é tudo burro" kakakakka;

Resumo então que seu carro ano 2000 não usa cebolão, ele usa um sensor em cima da termostática que controla a temperatura da agua para a central e os eletros ventiladores que vulgarmente são chamadas de Ventoinhas. Sem fazer propaganda, mas se for da MTE seria o 4051. Para painel o seu carro usa o sensor MTE 3029 que fica do lado ali da termostática e bem perto deste outro.



Cara, só um detalhe, acho que no meu carro esses dois sensores ficam perto da bobina e não em cima da válvula termostática.
Não tenho como verificar agora, o carro tá na oficina...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 09 Abr 2023, 11:12

Goguno escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Goguno escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Não seu modelo não tem cebolão nonradiador as ventoinha são comandadas pela ECU que toma a informação da temperatura do sensor de temperatura .
Cuando for trocar a termostática checa o radiador é o principal causante de problemas de temperatura no vectra .

O segundo estagio liga a 93/95 graus painel ,não é comum ligar o segundo estagio ate porque ele liga a 105 graus motor é Cuase um ultimo recurso para salvar o motor liga só em situações extremas.
Todo vectra vai baixar agua é normal a tampa do reservatório é na verdade uma válvula de pressão (1,4 bar se não to enganado) normal baixar meio copo ou ate um copo de agua a cada dois três meses em carros de uson diario, se baixa mais e não tem vazamentos e porque alguma coisa esta aumentando mais do normal a pressão no sistema , super aquecimento aumenta a pressão e faz baixar mais agua VC não vê porque sai em foma de vapor pela tampa do reservatório.
Aditivo de cualidade é obrigatório no vectra sem aditivo o radiador independente da marca ele oxida o alumínio e entope as galerias que são muito finas mais finas do que uma moeda de um real .
Com o ar ligado ate dizfrasa um pouco o problema porque em cuanto o ar esta ligado as ventoinhas ficam ligadas o tempo todo , foi asim no meu carro e em outros que passaram por problemas similares .
Fica de olho no meu caso custo uma retifica de cabeçote 16v ate os retentores de válvula estragaram pelo exeso de calor , não e para entrar em panico mais sim para resolver asim que rever chance .



Boa noite camarada!! Acompanho vcs em silêncio aqui no forum!! Não ouso debater com tantos mestres kkkkk
Fiquei com uma dúvida, o Vectra CD 2.2 16v ano 2000, pelo que entendi, não tem cebolão no radiador. Mas tem vários anúncios do cebolão 797 da MTE dizendo que ele é compatível com esse modelo. Ele vai onde no carro? Seria o Termo-interruptor (cebolão) MTE 797100105.
O sensor de temperatura do arrefecimento e o sensor de temperatura do painel já fazem essa função que seria do cebolão? Se sim, pq o sensor cebolão aparece no catálogo de peças até o ano de 2005 com o código 52481192?


Vou te contar uma história, sou Capixaba e aqui na minha cidade eu tenho um amigo nordestino que é Cearense e todos o chamam de Paraíba. Curiosamente eu perguneti a ele: Por que todos te chamam de Paraíba se você é Cearence? E ele na lata respondeu: - "Capixaba é tudo burro" kakakakka;

Resumo então que seu carro ano 2000 não usa cebolão, ele usa um sensor em cima da termostática que controla a temperatura da agua para a central e os eletros ventiladores que vulgarmente são chamadas de Ventoinhas. Sem fazer propaganda, mas se for da MTE seria o 4051. Para painel o seu carro usa o sensor MTE 3029 que fica do lado ali da termostática e bem perto deste outro.



Cara, só um detalhe, acho que no meu carro esses dois sensores ficam perto da bobina e não em cima da válvula termostática.
Não tenho como verificar agora, o carro tá na oficina...


Sim, a opção de usar estes sensores seria atrás do cabeçote ou na termostática, no caso do 16V atrás do cabeçote é abaixo da bobina. Antigamente todos os carros usavam ali, inclusive o Monza e hoje alguns carros ainda usam e é um local onde a agua tem a mesma temperatura que a saida da termostática.
Imagem

Goguno
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Ago 2019, 09:07
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Goguno » 09 Abr 2023, 21:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Goguno escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Goguno escreveu:Fuente del Mensaje


Boa noite camarada!! Acompanho vcs em silêncio aqui no forum!! Não ouso debater com tantos mestres kkkkk
Fiquei com uma dúvida, o Vectra CD 2.2 16v ano 2000, pelo que entendi, não tem cebolão no radiador. Mas tem vários anúncios do cebolão 797 da MTE dizendo que ele é compatível com esse modelo. Ele vai onde no carro? Seria o Termo-interruptor (cebolão) MTE 797100105.
O sensor de temperatura do arrefecimento e o sensor de temperatura do painel já fazem essa função que seria do cebolão? Se sim, pq o sensor cebolão aparece no catálogo de peças até o ano de 2005 com o código 52481192?


Vou te contar uma história, sou Capixaba e aqui na minha cidade eu tenho um amigo nordestino que é Cearense e todos o chamam de Paraíba. Curiosamente eu perguneti a ele: Por que todos te chamam de Paraíba se você é Cearence? E ele na lata respondeu: - "Capixaba é tudo burro" kakakakka;

Resumo então que seu carro ano 2000 não usa cebolão, ele usa um sensor em cima da termostática que controla a temperatura da agua para a central e os eletros ventiladores que vulgarmente são chamadas de Ventoinhas. Sem fazer propaganda, mas se for da MTE seria o 4051. Para painel o seu carro usa o sensor MTE 3029 que fica do lado ali da termostática e bem perto deste outro.



Cara, só um detalhe, acho que no meu carro esses dois sensores ficam perto da bobina e não em cima da válvula termostática.
Não tenho como verificar agora, o carro tá na oficina...


Sim, a opção de usar estes sensores seria atrás do cabeçote ou na termostática, no caso do 16V atrás do cabeçote é abaixo da bobina. Antigamente todos os carros usavam ali, inclusive o Monza e hoje alguns carros ainda usam e é um local onde a agua tem a mesma temperatura que a saida da termostática.



Perfeito, agora entendi.
Aproveito para tirar uma dúvida: comprei uma válvula termos termostática original. O código dela da GM 90501699 bate com o catálogo da MTE 373.82. A diferença é que a da MTE a inscrição gravada na válvula é 82 graus e na original é 82*/97*. O que seria esse 97 graus da original?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4165
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 10 Abr 2023, 09:02

82° é a temperatura em que começa a abertura e aos 97° estará totalmente aberta.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Abr 2023, 09:15

Só lembrando que são numeros representados pelo motor, porque no painel com 82 graus ela já estará 100% aberta porque 82 no painel já está bem mais de 100 la no motor.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Abr 2023, 13:21

Mais uma homocinética estragou e esta com um ano de uso, mas eu nem quero culpar o fabricante por isto porque mexi umas 3 vezes ali depois de montada apesar que acho que não era para estragar, mas como mexi melhor pensar que estrou por isto. Bora, trocar ela e colocar uma outra da Axios.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3605
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 13 Abr 2023, 16:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mais uma homocinética estragou e esta com um ano de uso

achei estranho almeidao no meu carro ja faz uns dois anos que troque a do lado dereito na epoca meio que com pouca grana coloque uma chinesca e ta segurando a onda ate agora vamos ver cuanto dura .
cuando tem dinheiro tento comprar da marca NAKATA axios nunca coloque não saberia falar a cualidade dela

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Abr 2023, 22:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mais uma homocinética estragou e esta com um ano de uso

achei estranho almeidao no meu carro ja faz uns dois anos que troque a do lado dereito na epoca meio que com pouca grana coloque uma chinesca e ta segurando a onda ate agora vamos ver cuanto dura .
cuando tem dinheiro tento comprar da marca NAKATA axios nunca coloque não saberia falar a cualidade dela


Comprei uma Axios, vou tentar esta a do lado esquerdo é axios nova. Estou achando muito estranho, a marca que comprei é bom e cheguei a pensar que poderia ser a interna, mas acho que não porque em linha reta não faz ruido, só virando forte para direita.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3605
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 14 Abr 2023, 13:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou achando muito estranho, a marca que comprei é bom e cheguei a pensar que poderia ser a interna

a interna e muito dificil estragar no meu carro so troque uma das internas do lado esquerdo a do lado dereito é original de fabrica ainda , nunca coloque axios mais a marca é conhecida , por aqui as peças estão meio caras para comprar então cada vez menos se consigue comprar peças originais ,
as ultimas veses que comprei peças não foi nem de marca a referecia ultimamente por aqui são as marcas que utilizam en taxis e dão pouco problema e tem pouca reclamação .
uma peça que tem que trocar no meu carro é a articulação da barra de direção e original não tem e se pedir de fora o preço é ridiculo vou ter que ver cual marca utilizam os taxis GM e partir para esa opção , tem uma pequena folga mais faz um barulho do caseta pensei ate em facer um furo nela e colocar um parafuso pasante ate conseguir trocar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8877
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 14 Abr 2023, 14:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou achando muito estranho, a marca que comprei é bom e cheguei a pensar que poderia ser a interna

a interna e muito dificil estragar no meu carro so troque uma das internas do lado esquerdo a do lado dereito é original de fabrica ainda , nunca coloque axios mais a marca é conhecida , por aqui as peças estão meio caras para comprar então cada vez menos se consigue comprar peças originais ,
as ultimas veses que comprei peças não foi nem de marca a referecia ultimamente por aqui são as marcas que utilizam en taxis e dão pouco problema e tem pouca reclamação .
uma peça que tem que trocar no meu carro é a articulação da barra de direção e original não tem e se pedir de fora o preço é ridiculo vou ter que ver cual marca utilizam os taxis GM e partir para esa opção , tem uma pequena folga mais faz um barulho do caseta pensei ate em facer um furo nela e colocar um parafuso pasante ate conseguir trocar


kakakak, parafuso não vai dar certo. Você diz a axial ou a ponteira? Que marca tem ai na Argentina? Axial aqui eu troquei uma vez sem precisar porque o ruido era outro lugar e usei TRW, as ponteiras (terminal de direção) TRW são boas e tem uma outra que estou usando que é da marca Viemar e tambem e não deu Problema.
Nakata é boa em tudo, porem é dificil de achar nas lojas aqui e tem o problema que quanto mais famosa, muito mais delas são falsificadas.

Sobre as homocinéticas, as duas minhas eram originais e as duas deslizantes ainda são originais. No caso da Axios, não posso falar muito porque estou usando uma na esquerda e são fabricadas na China e leva o nome axios e inclusive a graxa é Axios/Monroe. E parece que neste ramo de peças eles são novos e tem muitos carros GM vindo de fabrica com elas. Aqui custa entre R$ 240,00 a R$ 265,00 e pela internet achei uma por R$ 177,00 estou esperando chegar pra ver se é axios mesmo.
Imagem

Goguno
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Ago 2019, 09:07
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Goguno » 15 Abr 2023, 13:51

Almeidão escreveu:Só lembrando que são numeros representados pelo motor, porque no painel com 82 graus ela já estará 100% aberta porque 82 no painel já está bem mais de 100 la no motor.



Aula!!!!
Essa é a certa mesmo então, né?!! Como o camarada aí em cima disse, com 97 ela vai estar totalmente aberta. Se no painel com 82 já vai ter quase 97 no motor, acho que não corro risco.
Valeu galera. Agora é garantir no radiador. Faz todo sentido o que vcs já falaram... Não adianta fazer nada disso e o radiador estar tapado.

1382 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Juniorsouza10 e 52 visitantes